domingo, 14 de março de 2021

“Max Schachmann vence Paris-Nice”


Primoz Roglic termina em 15º, perde amarela na última etapa, depois de duas quedas, mas lutou até ao fim

 

Por: José Morais

Fotos: ASO

Primoz Roglic da Jumbo-Visma perdeu na última etapa o título de campeão do Paris-Nice depois de cair duas vezes na etapa reduzida de 92,7 quilómetros de Le Plan-du-Var a Levens que se realizou este domingo, Magnus Cort da EF Education-Nippo venceu a 8ª e última etapa, que terminou ao sprint, Christophe Laporte da Cofidis foi o 2º e Pierre Latour da Total Direct Energie terminou em 3º lugar

O esloveno, que saiu com 52 segundos de vantagem sobre Max Schachmann da Bora-Hansgrohe, caiu pela primeira vez numa descida logo no início da etapa, porem Roglic voltou rapidamente ao pelotão, com a roupa toda rasgada e escoriações no quadril esquerdo, mas esta não foi a única queda, e a 25 km da meta, caiu novamente, não havendo imagens da mesma, o ciclista da Jumbo-Visma começou então a perder tempo a 15 quilómetros da chegada, com Schachmann, vencedor do Paris-Nice de 2020, a envergar a camisa amarela virtualmente, mas Roglic não desistiu e lutou sempre até ao fim, terminou a etapa com o ombro deslocado a 3min08s, e encerrou o Paris-Nice em 15º na classificação geral, a 2min16s.


Steven Kruijswijk, companheiro de equipa de Roglic explicou no final o que tinha acontecido, e dizia, “Ele bateu na descida numa das últimas curvas acorrente saltou, e não conseguiu colocar a mesma, atrasou-se, e na frente é claro que começaram a puxar e a acelerar, havia muito vento e, com apenas três ou quatro de nós, não conseguimos fechar a lacuna, tentamos o mais rápido possível, mas não conseguimos aguentar, após a primeira queda, muito violenta, a equipa conseguiu coloca-lo novamente na frente da corrida e tentamos assumir o controle da corrida, depois surge a última queda inesperadamente e foi o caos, se isso não acontece-se penso que poderíamos ter mantido a camisa até à meta, ele lutou até o fim, foi o mais forte na corrida, mas tudo pode acontecer até o último dia, até corta a meta da chegada”.


 

 

Top 10 da etapa:

1 Magnus Cort (Din) EF Education-Nippo 2:16:58

2 Christophe Laporte (Fra) Cofidis m.t.

3 Pierre Latour (Fra) Total Direct Energie m.t.

4 Dylan Teuns (Bel) Bahrain Victorious m.t.

5 Warren Barguil (Fra) Team Arkea-Samsic m.t.

6 Dylan van Baarle (Ned) Ineos Grenadiers m.t.

7 Ion Izagirre Insausti (Spa) Astana-Premier Tech m.t.

8 Matteo Jorgenson (USA) Movistar Team m.t.

9 Yves Lampaert (Bel) Deceuninck-QuickStep m.t.

10 Maximilian Schachmann (Ger) Bora-Hansgrohe m.t.

 

 

Top 10 da classificação geral final

1 Maximilian Schachmann (Ale) Bora-Hansgrohe 28:49:51

2 Aleksandr Vlasov (Rus) Astana-Premier Tech 0:00:19

3 Ion Izagirre Insausti (Esp) Astana-Premier Tech 0:00:23

4 Lucas Hamilton (Aus) Team BikeExchange 0:00:41

5 Tiesj Benoot (Bel) Team DSM 0:00:42

6 Guillaume Martin (Fra) Cofidis 0:01:14

7 Jack Haig (Aus) Bahrain Victorious 0:01:18

8 Matteo Jorgenson (EUA) Movistar Team 0:01:29

9 Aurélien Paret Peintre (Fra) AG2R Citroën Team 0:01:31

10 Gino Mäder (Sui) Bahrain Victorious 0:01:32

“Van der Poel ganha a solo à frente de Pogacar no Tirreno-Adriático”


João Almeida (Deceuninck-QuickStep) caiu para a sexta posição da geral

 

 Fonte: Lusa

Foto: Instagram Mathieu van der Poel

O ciclista holandês Mathieu van der Poel (Alpecin Fenix) venceu este domingo a quinta etapa do Tirreno-Adriático, após um ataque a 50 quilómetros da meta, enquanto o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) reforçou a liderança da geral.

Van der Poel, que já tinha vencido a terceira tirada ao sprint, demonstrou a excelente forma em que está ao vencer pela terceira vez em março, a começar pela Strade Bianche, num dia em que João Almeida (Deceuninck-QuickStep) caiu para a sexta posição da geral.

Ainda assim, não levantou os braços nem celebrou ao cortar a meta, mesmo que a tenha 'arrancado' à antiga, com um ataque a mais de 50 quilómetros num dia de chuva intensa.

No circuito de 23,6 quilómetros até à meta, com quatro passagens pela exigente subida de Castelfidardo, parecia que Van der Poel venceria sem dificuldade, e com muita distância para os favoritos.

A 17 quilómetros do fim, Pogacar decidiu perseguir o holandês por sua conta, fazendo jus à 'maglia azzurra' de líder e encetando uma perseguição que quase rendia frutos: acabou por cortar a meta em segundo, a 10 segundos do adversário.

Atrás desse esforço épico dos dois, numa etapa repleta de movimentações na luta pela etapa e pela geral, o 'muro' de Castelfidardo, com 15% de inclinação, acabou por selecionar os restantes adversários, já depois da luta pelo primeiro lugar.

O belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) foi terceiro, a 49 segundos, e conservou o segundo lugar atrás de Pogacar, mantendo vivas as esperanças para a vitória na geral final, à falta de duas etapas.

João Almeida cedeu quatro minutos para o vencedor e cortou a meta em 17.º, caindo para o sétimo posto, agora a 4.42 minutos do líder, e embora tenha ficado longe de poder atacar o pódio final, tem o 'top 10' cimentado.

Nelson Oliveira (Movistar) subiu oito posições para o 73.º posto, ao ser 79.º na tirada, enquanto Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi 107.º e caiu para 112.º.

Na segunda-feira, corre-se a sexta e penúltima etapa, entre Castelraimondo e Lido di Fermo, com 169 quilómetros e um perfil mais ameno, após a montanha de hoje, antes do contrarrelógio decisivo de terça-feira, em San Benedetto del Tronto.

Fonte: Record on-line

“Vicente Garcia de Mateos e Isidro Marquez evenceram VII Duatlo Cidade de Almansa”


Esta manhã na cidade de Almansa, província de Albacete, comunidade autónoma de Castilla-La Mancha em Espanha, Vicente De Mateos fazendo dupla com o atleta Isidro Marquez, sagrou-se vencedor do “Duatlón Sprint por Relevos" disputado em sistema de estafetas por um ciclista e um atleta da seguinte forma: 5km atletismo + 20km ciclismo + 2,5km atletismo.

De Mateos que como é óbvio correu o sector de ciclismo e apesar de ter incluído esta prova no seu trajeto de preparação não desperdiçou a oportunidade de chegar à vitória, levando assim as cores da equipa ANTARTE-FEIRENSE ao pódio em Espanha na sua estreia, “De Castelo Ao venceu Peito”.

 

Declarações de Vicente Garcia de Mateos:

“Para mim foi um orgulho poder participar na primeira corrida de 2021 com as cores Antarte-Feirense e mais ainda por poder ganhar. Obrigado ao meu companheiro Isidro Márquez.”

Fonte: Antarte-Feirense

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com