segunda-feira, 27 de maio de 2019

“Roglic em dia de azar perde 40 segundos para os rivais na Volta a Itália”

Etapa que foi ganha por Dario Cataldo

Por: Lusa

Foto: EPA

Problemas mecânicos, primeiro, e uma queda, depois, limitaram este domingo fortemente a prestação do ciclista esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), principal favorito da Volta a Itália, que perdeu 40 segundos na 15.ª etapa, ganha por Dario Cataldo.

Os 232 quilómetros entre Ivrea e Como permitiram ao equatoriano Richard Carapaz (Movistar) consolidar a liderança, agora com 47 segundos sobre o esloveno e 1.47 sobre o italiano Vincenzo Nibali (Barhain-Merida).

Esse foi o resultado da luta entre favoritos nas subidas do dia, que se desenrolou à margem do 'duelo' a dois pelo primeiro lugar na etapa, entre os que tinham escapado ao pelotão.

O italiano Dario Cataldo (Astana) superou ao 'sprint' o compatriota e companheiro de fuga Mattia Cattaneo (Androni Giocattoli-Sidermec), gastando 5:48.15 horas, menos 11 segundos do que o britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott), terceiro na etapa.

Os fugitivos abordaram na frente o primeiro grande 'problema' do dia, a Maddona del Ghisallo, e continuaram em destaque na Colma di Sormano e em Civiglio.

Sem colegas de equipa a seu lado, Roglic teve problemas com a bicicleta na subida de Colma di Sormano e teve de esperar pela máquina de Antwan Tolhoek. Não voltou a colar-se a Carapaz ou Nibali e a sua situação agravou-se um pouco, com uma queda nas margens do Lago Como, já a quatro quilómetros do fim.

Perde 40 segundos para Carapaz e Nibali e tem agora um dia de descanso para recuperar, na segunda-feira, e tentar que na terça, a 16.ª etapa, considerada a 'rainha' pela dureza da montanha, não lhe seja desfavorável.

O favoritismo inicial de Roglic, muito assente na excelência do contrarrelógio, tem-se diluído e agora é muito claro que tanto Carapaz como Nibali têm reais hipóteses, se estiverem bem terça-feira.

Em quarto da geral, o polaco Rafal Majka (Bora-Hansgrohe), está a 2.35 e em quinto aparece o segundo da Movistar, Mikel Landa, a 3.15.

O português Amaro Antunes continuou a sua 'travessia' dos Alpes integrado nos grupos mais atrasados. Foi hoje 85.º, a 31.45, e na geral ocupa o 58.º posto, a 1:21.55.

Na segunda-feira, os ciclistas vão ter o segundo dia de descanso, antes de disputarem na terça-feira a 16.ª etapa, entre Lovere e Ponte di Legno (226 quilómetros).

Fonte: Record on-line

“Cataldo vence 15.ª etapa e Carapaz consolida liderança”

Na segunda-feira, os ciclistas vão ter o segundo dia de descanso

Por: Lusa

O equatoriano Richard Carapaz (Movistar) consolidou este domingo a liderança da Volta à Itália, após a 15.ª etapa, que ligou Ivrea a Como e que foi ganha pelo italiano Dario Cataldo (Astana).

No final dos 232 quilómetros da etapa, Dario Cataldo superou ao 'sprint' o compatriota e companheiro de fuga Mattia Cattaneo (Androni Giocattoli-Sidermec), gastando 5:48.15 horas, menos 11 segundos do que o britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott), terceiro na etapa.

Na geral, Carapaz passou a ter 47 segundos de avanço sobre o eslovaco Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e 1.47 sobre o italiano Vincenzo Nibali (Barhain-Merida).

Na segunda-feira, os ciclistas vão ter o segundo dia de descanso, antes de disputarem na terça-feira a 16.ª etapa, entre Lovere e Ponte di Legno (226 quilómetros).

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com