quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

“Guillaume Martin abordou as formas de reduzir as velocidades loucas no pelotão: "De um pneu para o outro, a velocidade pode variar em 3 km/h"


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

O tema da segurança dos ciclistas e a melhor forma para a melhorar no pelotão, continua a ser tema de grande debate no ciclismo moderno. À medida que a tecnologia continua a melhorar, permitindo que os ciclistas andem mais rápido, será necessário trabalhar mais no aspeto da segurança do ciclismo?

Na recente assembleia geral anual da associação de organizadores de corridas (AIOCC), o diretor da Volta a França, Christian Prudhomme, causou alguma agitação com os seus comentários sobre o tema da segurança dos ciclistas, quando afirmou: "Para além dos comportamentos dos atletas e do trabalho dos organizadores, é absolutamente necessário reduzir a velocidade através de medidas adequadas: Os ciclistas estão a andar muito rápido. Quanto mais rápido andam, maior é o risco e mais se põem em perigo a si próprios e aos outros".

O chefe da EF Education - EasyPost, Jonathan Vaughters, criticou Prudhomme e escreveria logo de seguida na rede social X "#MakeRacingSlowAgain", para ser menos superficial: É absolutamente irritante para mim a forma como estes gatos gordos, que nunca correram nem sequer andaram num triciclo em criança, que lucram dezenas de milhões às custas dos outros, atirem directamente as culpas dos problemas da segurança no ciclismo para os ciclistas".

Agora, o chefe do Groupama - FDJ, Marc Madiot, e uma das principais contratações de sua equipe para a temporada de 2025, Guillaume Martin, juntam-se as suas vozes ao debate, numa conversa com o jornal Le Parisien. "A equação é impossível", admite Madiot. "Os ciclistas estão a andar cada vez mais rápido, em terrenos onde tudo se projecta para que as bicicletas percam velocidade e nas descidas, é o pior de tudo... E como muitos dos rapazes não querem saber de nada, só encontram uma solução: abrandar as bicicletas."

Para tentar provar o seu ponto de vista, Madiot analisa as alterações introduzidas no desporto automóvel nos últimos anos. "Não só salvou vidas, como o espetáculo não perdeu nada. Sinceramente, uma corrida a uma média de 48 km/h é menos emocionante do que uma a 55 km/h?" pergunta o chefe de equipa francês.

Martin acredita que as próprias bicicletas podem ser a chave para se melhorar a segurança dos atletas: "O equipamento que temos permite-nos andar mais rápido. Fico com a impressão de que as bicicletas se partem sempre caimos, o que significa que são mais violentas", diz, referindo-se também à Fórmula 1. "Podemos fazer como na F1, em que todos têm os mesmos pneus. Dessa forma, não teríamos diferenças de aderência. Podemos escolher uma marca que não seja hiper eficiente com pneus que nos fazem andar um pouco mais devagar. De um pneu para outro, a velocidade pode variar em 3 km/h".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/guillaume-martin-abordou-as-formas-de-reduzir-as-velocidades-loucas-no-pelotao-de-pneu-para-o-outro-a-velocidade-pode-variar-em-3-kmh

“Época de 2025 UCI confirma 57 equipes World Tour e Pro Teams”


A UCI-União Ciclística Internacional confirmou 57 equipas World Tour e Pro Teams masculinos e femininos para a época de 2025, de destacar que o pelotão profissional será muito parecido com o de 2024, com todas as equipas atuais masculinas e femininas do World Tour registadas.

A novidade é que a UCI nomeou as primeiras inscrições para as equipas Pro Teams Femininos, uma categoria introduzida para o pelotão feminino a partir de 2025, todos os candidatos passaram na aprovação, Arkea B&B Hotels, Cofidis, EF Education-Oatly, Laboral Kutxa-Fundacion Euskadi, St Michel Mavic Auber 93 e Volkerwessels.

A equipa holandesa Winspace Orange Seal recebeu uma inscrição condicional, dependente da equipa enviar documentos adicionais até 20 de dezembro de 2024, para elevar o número de Pro Teams femininas para sete.

Há algumas mudanças de nome para o pelotão masculino, mas as equipas permanecem as mesmas, com todas as 18 World Teams e 17 Pro Teams confirmadas.

A Lotto perdeu a Dstny e competirá simplesmente como Lotto em 2025, a Bingoal WB passará a ser Wagner Bazin WB e a TDT Unibet passa a chmar-se Unibet Tietema Rockets em 2025, a equipa Corratec-Vini Fantini passa a ser a Toscana Factory Team Vini Fantini, enquanto o segundo patrocinador de nome da Polti mudou de Kometa e passa a chamar-se Visit Malta.

No World Tour, a única mudança é o muito discutida, por um acordo lucrativo de nomeação da Astana com a fabricante chinesa de carbono XDS, a equipa não conseguiu cumprir o prazo de outubro para a inscrição, mas recebeu uma extensão para finalizar a mesma até 15 de janeiro de 2025.

A UCI também confirmou a Lotto e a Israel-Premier Tech como vencedoras de convites automáticos para todos os eventos do World Tour como as duas principais Pro Teams de 2024, a Uno-X Mobility ganhou convites para todas as provas de um dia do World Tour como a terceira melhor.

A EF Education-Oatly e a Volkerwessels, como as duas principais equipas não World Tour no ranking feminino da UCI de 2024, ganharam convites automáticos para todas as provas do World Tour em 2025.

A próxima época é de extrema importância para as equipas do World Tour na parte inferior do ranking da UCI, pois o ciclo de promoção/rebaixamento de três anos chega ao fim.

Aqui fica a lista completa das equipas confirmadas pela União Ciclística Internacional para as disputas da próxima época no pelotão profissional

 

World Teams

Masculino

 

Alpecin-Deceuninck

Arkea-B&B Hotels

Bahrain Victorious

Cofidis

Decathlon AG2R La Mondiale Team

EF Education-EasyPost

Groupama-FDJ

Ineos Grenadiers

Intermarché-Wanty

Lidl-Trek

Movistar Team

Red Bull-Bora-Hansgrohe

Soudal-QuickStep

Team DSM-Firmenich PostNL

Team Jayco Alula

Team Visma-Lease a Bike

UAE Team Emirates

XDS Astana Team

 

Feminino

 

AG Insurance-Soudal Team

Canyon-SRAM Racing

Ceratizit Pro Cycling Team

FDJ-Suez

Fenix-Deceuninck

Human Powered Health

Lidl-Trek

Liv-Alula-Jayco

Movistar Team

Roland

Team DSM-Firmenich PostNL

Team SD Worx-Protime

Team Visma-Lease a Bike

UAE Team ADQ

Uno-X Mobility

 

Pro Teams

Masculino

 

Burgos-BH

Caja Rural-Seguros RGA

Equipo Kern Pharma

Euskaltel-Euskadi

Israel-Premier Tech

Lotto

Q36.5 Pro Cycling Team

Team Flanders-Baloise

Team Novo Nordisk

Team Polti Visit Malta

Toscana Factory Team Vini Fantini

TotalEnergies

Tudor Pro Cycling Team

Unibet Tietema Rockets

Uno-X Mobility

VF Group Bardiani CSF-Faizane’

Wagner Bazin WB

 

Feminino

 

Cofidis Women Team

EF Education-Oatly

Laboral Kutxa-Fundacion Euskadi

Arkea B&B Hotels Women

St Michel Mavic Auber93

Volkerwessels Women’s Pro Cycling Team

Winspace Orange Seal

“ENTREVISTA | João Almeida confirma Tour-Vuelta para 2025 e calendário INTEIRO até Volta à França”


Por: Rúben Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

João Almeida falou ao microfone do CiclismoAtual e confirmou todos os rumores sobre o seu calendário de 2025 e mais! O corredor da UAE Team Emirates vai voltar a repetir a combinação Volta a França e Volta a Espanha, mas também vai correr em Portugal no início do ano!

Almeida já ganhou no World Tour no passado, ganhando a geral da Volta à Polónia em 2021, mas em 2024 mostrou o seu nível mais forte - não ganhando a Volta à Suíça por uma questão de segundos, e talvez respeito a Adam Yates que liderava a corrida. Em 2025 podemos ver o regresso do corredor de A-do-Francos ao topo do pódio?

"Espero que sim, vou trabalhar para isso, vou dar o meu melhor, espero começar a época nova num bom nível e poder discutir as corridas," Almeida disse-nos hoje em Benidorm onde as principais figuras da equipa falaram com a comunicação social.

Ficamos a saber que Juan Ayuso e Adam Yates vão fazer a Volta a Itália, assim como Isaac Del Toro; e que Yates juntamente com Almeida vão apoiar Tadej Pogacar na Volta a França no verão. Este ano, foi uma fórmula vencedora, e a UAE quer voltar a apostar na mesma estratégia.

"Sim Tour e Vuelta. Gostei bastante de fazer este programa este ano, dou-me bem com o Tour e com um ambiente diferente, o calor em vez do Giro onde é mais frio. Eu gostava de repetir o Tour e estar ao lado do Tadej," admite. Isto foi revelado por Joxean Matxin horas antes, mas Almeida confirmou que este é o plano.

Contudo, Almeida revelou que não tomou a decisão apenas para as Grandes Voltas, mas que todo o seu calendário até chegar ao Tour já foi pensado e decidido (a não ser que algo aconteça). "Volta à Comunidade Valenciana, depois faço a Figueira [Champions Classic] e a Volta ao Algarve. Depois a Paris-Nice, País Basco, Romandia, Suiça e Tour..."

Temos aqui então a lista de provas que o português vai enfrentar em 2025, dando esperanças de obter bons resultados, visto que vai correr seis corridas por etapas antes de chegar à Volta a França. Depois do Tour, poderá ter liberdade de liderar a equipa na Vuelta, como planeado este ano.

Almeida também comentou a evolução dos seus companheiros de equipa e compatriotas António Morgado, Rui e Ivo Oliveira. "Sim sem dúvida, acho que eles têm estado em ascensão, os gémeos estiveram muito perto de ganhar corridas este ano e têm vindo sempre a evoluir. Para mim não têm oportunidades com tanta regularidade infelizmente, mas acho que com o evoluir da época vão ter oportunidades e a capacidade para ganhar está lá".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/entrevista-joao-almeida-confirma-tour-vuelta-para-2025-e-calendario-inteiro-ate-volta-a-franca

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com