segunda-feira, 7 de março de 2022

“Divulgação de eventos de cicloturismo, participe, divulgue…”


Divulguem os vossos passeios antes e após a sua realização, esperamos as vossas notícias, nós divulgamos e apoiamos a modalidade

 

Por: José Morais

Foto: Notícias do Pedal

Respeitamos o cicloturismo, apoiamos tanto organizações como praticantes da modalidade, algo que fazemos há cerca de 24 anos, não simplesmente dizer que apenas divulgamos, como ainda no apoio que damos.

Numa altura em que a modalidade vai reaparecer novamente na estrada, e onde o primeiro passeio já foi realizado no passado dia 24 de fevereiro em Vila Nova de Foz Côa, e a informação do mesmo ficou quase no segredo dos deuses, já existem outros passeio marcados, eles são:

 

Abril:

Dia 3 - 24º Passeio Anual de Cicloturismo de Pombal

Dia 24 - Passeio de Cicloturismo da Junta de Freguesia de Santa Clara

 

Maio:

Dia 15 - XIV Passeio de Cicloturismo G.D. Baronia

 

Junho:

Dia 26 – Convívio de Cicloturismo ARO Musgueira Norte

 

Desta forma, deixamos aqui um pedido, a todos que queiram divulgar os seus passeios, nos façam chegar as informações dos passeios e seus cartazes para podermos divulgar, e após a realização dos mesmos se quiserem fazer chegar um resumo do evento, temos espaço para divulgação, divulguem esta informação em prol da modalidade que muitos acreditam.

 

Podem enviar para os nossos e-mails: noticiasdopedal@gmail.com ou geral@noticiasdopedal.com

 

Vamos continuar assim a fazer o chamado serviço público do cicloturismo, não só divulgando, mas também apoiando, respeitando assim toda a modalidade, e quem nela participa e promove.

Ficam os votos de bons passeios, boas pedalas.

“Filippo Ganna vence contrarrelógio de abertura do Tirreno-Adriático”


Campeão mundial da especialidade

 

Por: Lusa

Foto: Tirreno Adriatico 2022

O ciclista italiano Filippo Ganna (INEOS), campeão mundial da especialidade, venceu esta segunda-feira o contrarrelógio de abertura do Tirreno-Adriático, de que é o primeiro líder da geral após bater o belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl).

O campeão do mundo, de 25 anos, 'voou' a uma média de 54,6 quilómetros por hora, o único acima dos 54, e cumpriu os 13,9 quilómetros com partida e chegada em Lido di Camaiore em 15.17 minutos, batendo por 10 segundos Evenepoel, segundo, e o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), terceiro a 17.

É a segunda vez que Ganna vence um 'crono' no Tirreno-Adriático, já o tendo feito em 2020, e é já o terceiro exercício contra o relógio em que triunfa em 2022, depois de um na Étoile de Bessèges e do prólogo da Volta à Provença.

A prova do tridente marca o primeiro duelo entre Evenepoel e Pogacar, os dois 'prodígios' do ciclismo mundial que até hoje nunca se tinham defrontado no pelotão de elite numa mesma corrida.

Hoje, foi o belga o mais rápido, no primeiro de sete dias de corrida da 57.ª edição, em que Nelson Oliveira (Movistar) esteve em bom plano, com o 16.º melhor tempo, a 43 segundos do vencedor.

Ruben Guerreiro (EF Education -- Easy Post) marcou o 78.º registo, a 1.19 minutos de Ganna.

Na terça-feira, a segunda etapa liga Camaiore a Sovicille em 219 quilómetros, com 2.144 metros de acumulado vertical no traçado.

Fonte: Record on-line

“Fabio Jakobsen vence ao 'sprint' após vento causar 'caos' no Paris-Nice”


João Almeida (UAE Emirates) e outros candidatos atrasaram-se

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista neerlandês Fabio Jakobsen (QuickStep-Alpha Vinyl) venceu esta segunda-feira ao 'sprint' a segunda etapa do Paris-Nice, na qual o vento causou o 'caos' e atrasou João Almeida (UAE Emirates) e outros candidatos.

Aos 25 anos, o velocista neerlandês somou a quinta vitória em 2022, em que ergueu os braços duas vezes na Volta ao Algarve, ao cumprir os 159,2 quilómetros entre Auffargis e Orleães em 3:22.54 horas.

O 'sprint' permitiu-lhe uma vitória confortável e sem grande oposição, com mais de uma bicicleta de avanço para o belga Wout Van Aert (Jumbo-Visma), segundo à geral atrás do camisola amarela, o francês Christophe Laporte, seu colega de equipa e hoje terceiro.

Muito antes do 'sprint', numa rara chegada a Orleães para o ciclismo em solo francês, o dia acabou por ter vários capítulos de história, dados os largos quilómetros de ventos cruzados que o pelotão enfrentou.

Várias equipas, com a Jumbo-Visma à cabeça, foram aproveitando para provocar 'abanicos', e o que as acelerações não fizeram, as quedas ajudaram: foram várias, envolvendo vários corredores, ao longo do traçado.

Entre os mais prejudicados estão a Movistar, sem homens no grupo restrito que chegou com o mesmo tempo do vencedor, e a UAE Emirates, em que tanto João Almeida, mal posicionado, como o norte-americano Brandon McNulty cederam terreno valioso para a frente, mas também o alemão Maximilian Schachmann (BORA-hansgrohe), vencedor das últimas duas edições da corrida até ao Sol, entre outros candidatos.

O português cortou a meta em 81.º, a 1.53 minutos, e caiu para o 54.º posto da geral, já a 2.32 do camisola amarela.

Nos primeiros lugares, Laporte segurou a amarela e tem dois colegas de equipa atrás, dado o '1-2-3' da primeira etapa: Van Aert subiu a segundo, a cinco segundos, e o esloveno Primoz Roglic, favorito à vitória final, é terceiro, a 11.

Na terça-feira, a terceira etapa liga Vierzon a Dun-le-Palestel em 190,8 quilómetros, com três contagens de montanha de terceira categoria e um final 'empinado'.

Fonte: Record on-line

“Equipa de Fábrica de MolhoS X, Tormenta & Calma em Portugal e Espanha”


Por: David Simo

Fotos @daniapphoto e @el_awakate

É assim que o dia da competição pode ser definido para os componentes da Equipa de Fábrica de MolhoS X.

A equipa foi dividida em duas para participar em diferentes eventos da categoria C da UCI.

Por um lado, Aniol Morell e Cris Bosque lutaram na luta de lama e rock que teve lugar no novo e sensacional circuito de La Nucía (Alicante), pertencente à Supertaça Continental Massi, onde o espetáculo foi servido desde o primeiro minuto.


Grande começo para os pilotos da Equipa de Fábrica de X-Sauce, rolando ambos no Top 20 durante as primeiras 2 voltas. Mas o mau tempo obrigou-os a parar nas boxes, perdendo muitas posições e ritmo de corrida. No entanto, Cris Bosque terminou na 12ª Elite, e Aniol Morell em 15º Sub-23.

Por seu lado, Ana Santos participou na prova de Melgaço, pertencente à Taça de Portugal. Ali, com um sol radiante e um circuito duro e técnico, o piloto da Equipa de Fábrica de X-Sauce fez uma corrida muito sólida, tendo uma vitória importante, "Foi uma corrida muito boa, que levou do início ao fim. Fico com bons sentimentos e ansioso por mais".

A próxima paragem para a Equipa de Fábrica de X-Sauce será no lendário circuito de Valladolid, a primeira paragem do Open de Espanha.

Fonte: Soluções Multideporte S.L.




“Mulheres a pedalar, manifesto por uma cidade inclusiva”


Por: Inês Sarti Pascoal

Porque acreditamos que as perspetivas femininas da cidade são diferentes e relevantes, neste 8 de Março, um conjunto de mulheres, da Mubi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, Bicicultura, Braga Ciclável, Ciclaveiro, CICLODA Associação Oficina da Ciclomobilidade, Cimáximo, Faro a Pedalar, FEMINA, Lisboa e Porto Fancy Women Bike Ride, Mulheres na Arquitetura, Roda dos Ventos e ZERO Associação Sistema Terrestre Sustentável, juntam-se para fazer 8 reivindicações, por um ambiente urbano e de mobilidade mais propício ao uso da bicicleta e inclusivo.

Usufruir da cidade e da vivência urbana deve ser universal e acessível a todas as pessoas, independentemente do seu género, idade, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outra característica. Neste Dia Internacional da Mulher uma data em que se celebram as conquistas de direitos, mas em que se deve sobretudo fazer uma reflexão profunda acerca da luta constante pela igualdade plena em todas as dimensões sociais exigimos à sociedade em geral, e aos decisores políticos em particular, que promovam medidas para favorecer o uso da bicicleta pelas mulheres, como ferramenta de inclusão e de promoção da sua liberdade.

 

8 de Março | 8 reivindicações

 

1. Queremos aumentar a nossa participação no processo de construção urbana, em particular no que toca ao urbanismo e à mobilidade, desde o planeamento, à decisão e execução.

 

2. Exigimos segurança para circular de bicicleta, sozinhas ou em família, transportando ou acompanhando crianças, sem sermos expostas à violência rodoviária que se sente na generalidade dos centros urbanos.

 

3. Queremos deixar de sentir os nossos percursos quotidianos condicionados pelo medo e experienciar a vida urbana nas nossas cidades sem sermos alvo de qualquer tipo de assédio, de violência física ou verbal.

 

4. Reivindicamos uma infraestrutura ciclável confortável, segura e bem iluminada que facilite o nosso dia-a-dia e faça a ligação entre as várias funções urbanas que são para nós essenciais: casa, trabalho, comércio, saúde, educação e lazer, incluindo parqueamento seguro nestes locais.

 

5. Reclamamos sistemas públicos de bicicletas partilhadas e de aluguer de longa duração, que permitam transportar também crianças, ou pessoas com mobilidade reduzida, de modo que as famílias possam experimentar e utilizar este modo de mobilidade sustentável.

 

6. Pretendemos uma cidade segura, que permita que as nossas crianças possam ir para a escola de forma autónoma, a pé ou de bicicleta, e bairros protegidos para que possam brincar sem necessidade de vigilância constante.

 

7. Defendemos a promoção da aprendizagem para andar de bicicleta na idade adulta, capacitando mais mulheres para o uso regular e independente da bicicleta, mas também que seja parte do currículo escolar.

 

8. Precisamos que sejam criadas campanhas que promovam a igualdade de género e a não discriminação, de âmbito nacional e local, orientando o discurso de forma a ser mais inclusivo e combatendo preconceitos e estereótipos relativamente ao uso da bicicleta.

 

Um mundo onde mais mulheres usam a bicicleta é um mundo mais seguro, mais justo e mais humano!


Para Inês Pascoal, dirigente da Mubi, "Desenhar as nossas cidades para as necessidades das mulheres, é planear as cidades para todas as pessoas. Em termos de mobilidade, o número de mulheres ciclistas numa cidade é um indicador da sua ciclabilidade.

Em Lisboa, por exemplo, as mulheres representam apenas 26% das pessoas que utilizam a bicicleta, pelo que fica evidenciada uma disparidade de género na utilização deste meio de transporte sustentável. Cabe-nos perceber as causas dessa diferença, e trabalhar através de medidas concretas. É o que este manifesto pretende, definir algumas medidas prioritárias para termos cidades mais inclusivas."

Na terça-feira, 8 de Março, juntamo-nos em Lisboa, Porto e Aveiro para celebrar as mulheres que andam de bicicleta. Qualquer pessoa poderá juntar-se a estes passeios em bicicleta, nos quais será lido o Manifesto “Mulheres a pedalar: por uma cidade inclusiva”. 

Mais informação sobre os passeios: www.facebook.com/events/2724051244570091

https://mubi.pt/2022/03/06/mulheres-a-pedalar-manifesto-por-uma-cidade-inclusiva/

Fonte: Mubi

“Duatlo regional jovem de Abrantes oito atletas do Clube de Natação de Torres Novas no pódio”


Por: Paulo José Catarino Vieira

Oito Atletas do Clube de Natação de Torres Novas, subiram ao pódio no Duatlo Regional Jovem de Abrantes, a 2ª etapa do Campeonato Regional de Triatlo Jovem, da região do Litoral e Interior Centro, que se realizou no domingo, dia 6 de março, no Parque Urbano de S. Lourenço em Abrantes.

Nos 12 atletas jovens do Clube de Natação torrejano, que participarem nesta 2ª etapa do Campeonato Regional de Triatlo Jovem, a qualidade do trabalho realizado, o compromisso e empenho, encontra-se bem patente no espírito de equipa e nos lugares alcançados por estes jovens.

Em benjamins, Vitória Duque terminou na 6ª posição e teve a companhia da estreante Diana Brito que foi 19ªclassificada, mas foi no escalão de infantis que o primeiro pódio aconteceu para as cores do Clube de Natação de Torres Novas, e logo um pleno, com Mariana Brito a vencer a prova, Beatriz Carvalho a alcançar o 2º lugar e Madalena Alves o 3º, enquanto em masculinos, Santiago Magalhães subiu ao pódio na 3ª posição.

Esta etapa continuou com mais provas em distâncias adaptadas aos diversos de escalões jovens em competição. Em iniciados femininos, Francisca Leirião levou a melhor sobre as suas adversárias vencendo a sua prova, e no setor masculino participou ainda Rodrigo Miranda, que alcançou o 11º lugar.

Por último, foram os juvenis a entrar em ação, e desta vez Dinis Ferreira levou a melhor sobre o seu colega de equipa, Francisco Carvalho, e conquistaram os 1º e 2º lugares respetivamente, enquanto Mateus Nascimento terminou na 5ª posição.

A próxima prova jovem realiza-se em Caldas da Rainha, no dia 9 de abril, e será a 3ª etapa do Campeonato Regional Triatlo Jovem, uma prova já em formato de triatlo.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Duatlo de Arronches 1ª etapa campeonato Nacional Duatlo Clube de Natação de Torres Novas dominou”


Por: Paulo José Catarino Vieira

Maria Tomé e João Ferreira, ambos atletas do Clube de Natação de Torres Novas, sagraram-se Campeões Nacionais de Duatlo em 2022, no Duatlo de Arronches, que se realizou no sábado, 5 de março, naquela que foi a 1ªetapa do campeonato nacional de duatlo por clubes, com a vitória por equipas, também a pertencer ao Clube de Natação de Torres Novas, tanto no setor feminino como masculino.

Começando pela prova masculina, e depois de concluir o 1ºsegmento de corrida com 5000m, João Nuno Batista iniciou o segmento com 20 km de ciclismo, juntamente com os atletas, Miguel Arraiolos do Benfica e Hugo Figueiredo do Sporting, com alguma distância para um grupo perseguidor. No entanto, foi neste segmento que a prova se decidiu com João Ferreira a conseguir alcançar o 1ºgrupo, e a chegar na frente para a corrida.


No último segmento de corrida com 2500m, João Ferreira conseguiu vencer destacado a prova, João Nuno Batista alcançou o 3º lugar à geral, sagrando-se Campeão Nacional de Duatlo em Cadetes, enquanto Luís Moleiro fechou a equipa masculina em 8ºlugar, dando a vitória coletiva à equipa torrejana nesta 1ªetapa do nacional de duatlo por clubes.

Na prova feminina, Maria Tomé liderou sempre desde o início até ao final, vencendo destacadíssima, enquanto Joana Oliveira no 6ºlugar e Ana Ramos no 10ºlugar fecharam a equipa torrejana que alcançou também o 1ºlugar coletivamente. Beatriz Ferreira alcançou o 13º lugar à geral e sagrou-se Campeã Nacional Universitária de Duatlo.


Voltando à prova masculina, houve mais atletas do Clube de Natação torrejano em ação, André Duarte foi 18º classificado à geral, Afonso do Canto foi 33º, 3º lugar no Campeonato Nacional Universitário de Duatlo, Martim Salvador foi 61º 10º em cadetes e Manuel Dias foi 100º (16º em cadetes).

Para o técnico Paulo Antunes, o Clube de Natação de Torres Novas não poderia entrar de melhor forma na disputa dos vários campeonatos nacionais que se avizinham para esta época de 2022, já com 2 atletas campeões nacionais absolutos e 1 campeão nacional em cadetes.

A próxima prova, será a 2ªetapa do Campeonato Nacional de Duatlo em Vila Nova de Cerveira, no próximo dia 13 de março.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas




“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados boa prestação coletiva leva Leangel Linarez a fechar Top-10 na Clássica da Primavera”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou a sua prestação na Clássica da Primavera, a segunda prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa. Leangel Linarez partiu na liderança deste Troféu para os duros 145 quilómetros que contaram como sempre com 7 passagens pelo Monte de S. Félix.

A corrida foi sempre muito movimentada, o que levou a que houvesse sempre muitos grupos na dianteira da prova. A equipa manteve-se sempre muito atenta e esteve sempre representada em todos os “cortes” importantes, defendendo desta forma a liderança de Leangel Linarez na Taça de Portugal.


A equipa fez sempre um grande trabalho, impondo o ritmo no pelotão para que fosse uma chegada em pelotão compacto no final. Contudo na última subida do dia, 6 corredores isolaram-se na frente da corrida e apesar de uma forte perseguição da equipa já não foi possível alcançar mais a frente da corrida.

A vitória coube a Daniel Freitas (Rádio Popular/Paredes/Boavista), e no pelotão principal Leangel Linarez levou a melhor sobre toda a concorrência, sendo assim o 8º classificado na prova, amealhando mais alguns pontos importantes para a Taça de Portugal.


Mais uma boa prestação de toda a equipa, e no final Gustavo Veloso afirmou que “Hoje a equipa esteve muito bem, muito homogénea e muito focada nos objetivos e saímos com boas sensações para o que resta do mês”.

 

Classificação Etapa

Póvoa de Varzim – Póvoa de Varzim: 145 Kms

 

1.º Daniel Freitas (Rádio Popular/Paredes/Boavista), 4h14m53s 8.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 19s 25.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 27s 26.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 41s


30.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 2m55s 33.º Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 2m55s 63.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 7m34s DNF António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados)

 

Classificação Equipas

 

1.º W52-FC Porto, 10h46m53s

6.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 49s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados






“W52 – FC Porto Daniel Mestre perto do pódio”


Daniel Mestre foi quinto no grupo restrito que discutiu ao sprint a vitória na Avenida Vasco da Gama na Póvoa de Varzim.

A vigésima quinta edição da Clássica da Primavera que se realiza na Póvoa de Varzim teve este ano a extensão de 145,8 quilómetros e contava também para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa. Sempre animada pela subida ao Monte de S. Félix e a pequena passagem pelo sector de pavé. Este ano os ciclistas tinham de fazer 7 voltas ao circuito.

A cada passagem pela subida do Monte S. Félix vai desgastando mais o ciclista e começam a ficar em grupos mais atrasados que se juntam da descida seguinte.

Já no final foi um grupo de 30 elementos que conseguiu seguir na dianteira da corrida, deste grupo na meta final eram 6 a discutir a vitória ao sprint. O mais forte foi o Daniel Freitas (RP – Paredes – Boavista) que cumpriu o percurso em 3h35m25s.

O Daniel Mestre terminou na quinta posição com o mesmo tempo do vencedor. Vencemos a prova por equipas e tivemos 2 homens no pódio da Montanha e 1 nas Metas Volantes.

 

Classificação

 

5º Daniel Mestre -mt

10º José Gonçalves +19s

12º Samuel Caldeira +19s

22º Joni Brandão +23s

24º Rui Vinhas +23s

55º João Rodrigues +7m25

62º Jorge Magalhães +7m31

 

Geral Equipas

 

1º W52 – FC Porto

 

Classificação Montanha

 

2º José Gonçalves – 10 pts

3º Jorge Magalhães – 6 pts

 

Classificação Metas Volantes

 

2º Jorge Magalhães – 10 pts

Fonte: W52 – FC Porto

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Clássica da Primavera coroa Frederico Figueiredo rei da montanha e Pedro Silva líder da Taça Sub-23”


Fotos: Pedro Vidinha

Frederico Figueiredo, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi coroado Rei da Montanha na XXV Clássica da Primavera, que se disputou na Póvoa de Varzim, onde Fábio Costa quase fechou o pódio, a concluir os 145,8 km do percurso em 4.º lugar da Geral Individual. Tratando-se da segunda prova para a Taça de Portugal, Pedro Silva reforçou a liderança em Sub-23 e o bom desempenho de toda a estrutura numa bonita tarde de ciclismo.

No dia que marcou o regresso da Clássica da Primavera, após a pandemia, o público presente foi surpreendido com uma corrida muito bem disputada, a grande velocidade e com muitas movimentações. Apesar das sete subidas ao monde de São Félix, foi ao sprint que a vitória se decidiu, com Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) a vencer, entre um grupo restrito onde estava Fábio Costa, 4.º a cruzar o risco. 

De forma geral toda a equipa esteve em bom plano, com Frederico Figueiredo em cabeça de corrida em pelo menos duas das passagens pelo monte de São Félix, o que viria contribuir para ganhar a classificação da montanha. 

Já Pedro Silva, que terminou na 9.ª posição, foi o melhor Sub-23, reforçando o 1.º lugar na Geral da Taça para corredores deste escalão, somando agora 150 pontos, mais 20 do que o colega Afonso Eulálio. Na Geral da Taça de Portugal é a Glassdrive / Q8 / Anicolor que comanda por equipas. 


“Foi um bom dia. É sempre bom correr na zona norte do país, onde o público se faz sentir. A equipa mais uma vez esteve na disputa da corrida, com o Fábio Costa muito perto de fechar o pódio e o reforço na liderança da Taça de Portugal do nosso jovem promissor Pedro Silva. Destaque ainda para o bom trabalho geral de toda a equipa, que foi colmatado com a vitória na Montanha por Frederico Figueiredo”, resumiu Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor. 

 

Classificações XXV Clássica da Primavera

Póvoa de Varzim – Póvoa de Varzim» 145,8 km

Classificação geral individual

 

1.º Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 03h35m25s 

2.º Rafael Silva (EFAPEL Cycling), mt 

3.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), mt 

4.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

9.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 19s 

15.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

17.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

21.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

 

Classificação geral equipas

 

1.ª W52-FC Porto, 10h46m53s 

2.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, mt 

 

Classificação geral juventude

 

1.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h35m44s 

2.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

 

Classificação geral montanha

 

1.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 21 Pontos 

5.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 5 Pontos 

 

Classificação geral metas volantes

 

1.º Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 14 Pontos 

11.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

12.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“ABTF Betão-Feirense no Top 15 da Clássica da Primavera”


Equipa ABTF Betão-Feirense na Clássica da Primavera

 

Este domingo, a ABTF Betão-Feirense disputou a Clássica da Primavera, segunda prova pontuável para a Taça de Portugal. Venceslau Fernandes destacou-se entre o grupo feirense, fechando o dia em 14.º lugar na meta, a 19 segundos do vencedor Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista). Por equipas, a ABTF Betão-FEIRENSE destacou-se no 5.º lugar.

A Clássica de 145,8 quilómetros disputou-se no tradicional circuito na Póvoa de Varzim, com sete passagens pelo prémio de montanha do Monte de S. Félix. A jornada foi bastante atacada, pedalada a uma velocidade média de 40,610 km/h, deixando o pelotão partido ao longo do percurso. Na frente, acabou por ficar um restrito grupo de seis corredores, que viria a disputar a chegada ao sprint. Venceslau Fernandes foi o primeiro corredor com garra de betão a cruzar a meta em 14.º e é também o melhor posicionado no Ranking da Taça de Portugal, estando em 22.º lugar, após esta segunda prova.

 

Declarações de Joaquim Andrade, director desportivo da equipa

 

“Foi uma típica corrida da Clássica da Primavera, atacada desde o início. Nós procurámos integrar sempre as fugas, com o Venceslau numa primeira fuga e depois com o Márcio. No final, o balanço é positivo com o Venceslau, o André e o Ivo a estarem com os melhores no desfecho da corrida. Claro que queríamos mais em relação ao resultado, mas nota-se que o trabalho começa a produzir os seus efeitos e a ABTF Betão-FEIRENSE vai melhorando a cada dia”.

 

Classificações Clássica da Primavera

Classificação Geral:

 

1.º Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 3h35m25s

2.º Rafael Silva (Efapel) m.t.

3.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) m.t.

...

14.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-Feirense) a 19s

23.º André Cardoso (ABTF Betão-Feirense) a 23s

27.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) a 43s

45.º Micael Isidoro (ABTF Betão-Feirense) a 7m25s

53.º Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) m.t.

 

Geral Equipas:

 

1.ª W52-FC Porto 10h46m53s

5.ª ABTF Betão-FEIRENSE a 47s

 

Ranking Taça de Portugal, após 2.ª prova

Ranking – Elite

 

1.º Rafael Silva (Efapel) 120 pontos

2.º Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) 115

3.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) 110

22.º Venceslau Fernandes (ABTF Betão-Feirense) 11

38.º André Cardoso (ABTF Betão-Feirense) 5

42.º Ivo Pinheiro (ABTF Betão-Feirense) 4

73.º Micael Isidoro (ABTF Betão-Feirense) 1

 

Ranking – Equipas

 

1.ª Glassdrive/Q8/Anicolor 45 pontos

9.ª ABTF Betão-FEIRENSE 7

 

Competições ABTF Betão-FEIRENSE em Março

 

» 13/03, Clássica da Arrábida (1.2)

» 16-20/03, Volta ao Alentejo (2.2)

» 27/03, Clássica Aldeias do Xisto (1.12)

Fonte: ABTF Betão-Feirense

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com