domingo, 28 de agosto de 2022

“Benfica termina Europeus de estafetas mistas de triatlo em 4.º”


Já o CN Torres Novas fechou na quinta posição

 Por: Lusa

O Benfica terminou no quarto lugar o campeonato da Europa de estafetas mistas de triatlo, conquistado pelos alemães do EJOT, em Bayoles, em Espanha, onde o CN Torres Novas foi quinto.

A formação encarnada, com João Pereira, Madalena Almeida, Vasco Vilaça e Melanie Santos, cumpriu a prova em 1:20.28 horas, a 1.58 minutos dos vencedores.

A equipa ribatejana, constituída por João Nuno Batista, a italiana Alessia Orla, o belga Erwin Vanderplancke e Maria Tomé, terminou logo a seguir, em 1:21.09, a 2.43 minutos dos campeões da Europa.

Em 2017, também em Banyoles, o Benfica sagrou-se campeão europeu de triatlo, tendo subido ao pódio mais duas vezes, ao segundo lugar, em Alhandra, em 2019 e 2020.

Fonte: Record on-line

“Juan Ayuso garante: «João Almeida continua a ser o líder. O que eu fizer é um extra na Vuelta»”


Jovem espanhol é o melhor UAE Emirates na geral, mas deixa garantia

 

Por: Record

Foto: UAE Emirates

Apesar de ser o melhor elemento da UAE Emirates na classificação geral da Vuelta'2022 (atualmente na 5.ª posição), Juan Ayuso assegurou este domingo, após a duríssima etapa com chegada à 'parede' de Les Praeres onde foi 6.º, que o líder da equipa continua a ser João Almeida. O português, refira-se, está duas posições abaixo na geral, em 7.º, e tem neste momento uma desvantagem de 1.56 para o colega.

"O que falámos com a equipa é que o líder continua a ser o João e tudo o que faça é um extra. É como uma prenda e assim não tenho pressão. Não coloco em mim qualquer pressão", comentou o jovem espanhol, de 19 anos, que à imprensa espanhola revelou ainda que antes da etapa tinha lançado no autocarro da UAE Emirates a ideia de atacar.

"Estive muito melhor do que ontem e falei com o Matxin, diretor da equipa, que ia ser valente e tentar. Com cabeça, claro, porque se rebentas não chegas lá acima. Senti-me bem desde o começo. Há que dar os parabéns ao Remco, porque até ao momento é bastante superior. Cheguei cego [à meta]. Arranquei a 700 metros para me livrar do Carlos [Rodríguez] e o Enric [Mas], mas os metros não passavam. No final atirei-me ao solo", lembrou.

Fonte: Record on-line

“Louis Meintjes vence etapa da Vuelta, Evenepoel reforça liderança e João Almeida sobe mais um lugar”


Português cedeu bem cedo, mas acabou por minimizar perdas na subida final

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O sul-africano Louis Meintjes (Intermarché-Wanty-Gobert) venceu este domingo isolado a nona etapa da Vuelta, entre Villaviciosa e Les Praeres, em que o belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl) reforçou a liderança.

Louis Meintjes completou os 171,4 quilómetros da tirada, com chegada em alto, em 04:32.39 horas, com 1.01 minutos de vantagem sobre o italiano Samuele Battistella (Astana) e 1.14 em relação ao também italiano Edoardo Zambanini (Bahrain-Victorious).

"É algo especial. Eu nunca tinha estado no pódio de uma corrida do World Tour antes, exceto por alguma classificação de equipa, então esse era um dos meus principais objetivos antes de terminar a minha carreira", disse o sul-africano.

Sétimo na Volta a França, em julho, Meintjes, que integrou a fuga de nove ciclistas e se impôs na subida final do Praeres (primeira categoria), curta mas muito íngreme (quatro quilómetros e desníveis até 24%), confirmou a excelente temporada que se encontra a fazer.

"Foi um dia muito difícil. Os outros corredores em fuga fizeram-me trabalhar muito. Eu sabia que estava a usar mais energia do que os outros e não tinha certeza se ainda teria as melhores pernas para subir até a linha de chegada. O melhor foi fazer o meu próprio contrarrelógio até o fim, e ficou perfeito", concluiu.

É a quarta vez nos últimos cinco dias de corrida que um elemento do grupo de fuga consegue resistir ao ataque do pelotão e vencer uma etapa. No caso de Meintjes, foi o seu primeiro grande triunfo numa grande prova.

Na classificação geral, Remco Evenepoel, que terminou a etapa em quarto a 1.34 minutos do vencedor, ganhou tempo à concorrência e tem agora 1.12 minutos de vantagem sobre o espanhol Enric Mas (Movistar) e 1.53 sobre o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma). O português João Almeida (UEA Emirates) terminou a etapa no 18.º lugar, a 3.22 minutos de Louis Meintjes, e é sétimo na geral, a 4.32 de Evenepoel.

Mais atrás chegaram os compatriotas Nelson Oliveira (Movistar), na 63.ª posição, a 10.01 minutos do vencedor, o que lhe permitiu conservar o 39.º lugar da geral, e Ivo Oliveira (UAE-Emirates), na 158.ª, a 28.33, que segue em 156.º da geral.

À partida para a etapa, o pelotão registou as desistências do norte-americano Sepp Kuss, principal tenente de Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que está em terceiro na geral, do companheiro belga de Remco Evenepoel Pieter Serry, ambos infetados pelo coronavírus responsável pela pandemia de covid-19, e do holandês Wout Poes (Bahrain-Victorious).

Depois de duas extenuantes etapas de montanha, o pelotão cumpre na segunda-feira um dia de descanso e volta à estrada na terça-feira, para 10.ª etapa, sobre a forma de um contrarrelógio individual de 30,9 quilómetros, entre Elche e Alicante.

Fonte: Record on-line

“Ruben Guerreiro termina Volta à Alemanha no terceiro lugar”


Português acabou a 44 segundo do vencedor Adam Yates que conquistou a prova

 

Foto: Deutschland Tour

O português Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) terminou este domingo a Volta à Alemanha em bicicleta no terceiro lugar, atrás do britânico Adam Yates (INEOS), após ter sido segundo na quarta e última etapa.

O espanhol Pello Bilbao (Bahrain-Victorious) impôs-se ao sprint à frente de Guerreiro e do alemão Georg Zimmermann (Intermarché-Wanty-Gobert), com um registo de 04:11.19 horas, enquanto o líder da classificação geral, Yates, chegou na quinta posição, todos com o mesmo tempo, ao fim de 186,6 quilómetros entre Schiltach e Estugarda.

O corredor britânico de 30 anos concluiu a prova com vantagens de 22 e 44 segundos, respetivamente sobre Bilbao e Guerreiro, de 28 anos, que subiu hoje três lugares na classificação.

O vencedor da montanha no Giro de 2020 alcançou a sua melhor classificação numa corrida por etapas, depois do sexto lugar na Volta à Turquia de 2018 e do oitavo no Tour Down Under de 2019.

Já este ano, o corredor natural de Pegões, no Montijo, impôs-se na clássica Mont Ventoux Dénivelé Challenge.

Fonte: Record on-line

“Wout Van Aert vence 86.º Clássica da Bretanha”


Português Rui Oliveira (UAE Emirates) terminou a prova no 36.º posto

 

Por: Lusa

Foto: Bretagne Classic Ouest-France

O ciclista belga Wout Van Aert (Jumbo-Visma) venceu este domingo a 86.º Clássica da Bretanha em bicicleta, batendo o francês Axel Laurance (B&B Hotels-KTM) e o dinamarquês Alexander kamp (Trek-Segrafredo) no sprint final.

Van Aert terminou os 254,8 quilómetros da clássica disputada em Plouay, França, com o tempo de 6:04.22 horas, o mesmo de um grupo de 18 ciclistas que chegou junto à meta e discutiu o triunfo.

O português Rui Oliveira (UAE Emirates) terminou a prova no 36.º posto, a 32 segundos do vencedor.

Fonte: Record on-line

“Pieter Serry, Sepp Kuss e Wout Poels abandonam Vuelta”


Ausentes da partida para a nona etapa da Volta a Espanha

 

Por: Lusa

O belga Pieter Serry (Quick-Step Alpha Vinil), o holandês Wout Poels (Bahrain-Victorious) e o norte-americano Sepp Kuss (Jumbo Visma) estiveram este domingo ausentes da partida para a nona etapa da Volta a Espanha em bicicleta.

Os ciclistas Serry e Poels deixaram a corrida depois de testarem positivo ao coronavírus, que provoca a covid-19, enquanto Kuss está com febre e também não esteve na partida para a etapa que vai ligar Villaviciosa e Les Praeres, em Nava, ao longo de 171,4 quilómetros.

Pieter Serry é companheiro de equipa do líder da Vuelta, o compatriota Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl), enquanto Kuss é um dos principais apoios do tricampeão esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que está em terceiro na geral.

A Bahrain-Victorious, de Wout Poels, emitiu um comunicado a informar que todos os restantes ciclistas da equipa e 'staff' testaram negativo.

Com estes abandonos, o pelotão partiu para a nona etapa com 166 corredores dos 183 que estiveram no arranque da Volta da Espanha, que conta com os portugueses João Almeida e Ivo Oliveira (UAE Emirates), e Nélson Oliveira (Movistar).

Fonte: Record on-line

“Volta a Portugal de Juniores”

António Morgado conquista Volta com vitória na etapa-rainha

 

Por: José Carlos Gomes

António Morgado (Bairrada) conquistou hoje a 16.ª Volta a Portugal de Ju
niores, impondo-se também na quarta e última etapa, 103,3 quilómetros entre o Fundão e a Covilhã, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de primeira categoria.

Sabendo que a subida de 5,6 quilómetros para a meta seria suficiente para fazer diferenças, a Bairrada optou por controlar a etapa a partir do pelotão, em vez de lançar os seus corredores mais fortes para a frente da corrida. Três ciclistas aproveitaram esta forma de correr para algum protagonismo.

Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), Alejandro Baviera e Antonio Soler (InfinObras/Zafiro Team) saíram do pelotão ainda nos dez quilómetros iniciais e mantiveram-se em cabeça de corrida até à subida para Belmonte, onde, a 25,1 quilómetros da chegada, já passou o pelotão na frente.


Numa etapa disputada a alta velocidade, a corrida foi acontecendo por eliminação, com um grupo compacto, embora já selecionado a iniciar a subida da Covilhã, até ao estádio municipal.

Na escalada para a meta sucederam-se os ataques, sobretudo dos corredores da formação Valverde Team/Ricardo Fuentes. Foi, no entanto, uma movimentação de Tiago Nunes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) a deixar em perigo a hegemonia total da Bairrada.

Perante o poderio demonstrado por Tiago Nunes, foi o próprio camisola amarela a responder. António Morgado foi no encalço do corredor da equipa penafidelense e só o ultrapassou com a meta à vista, erguendo os braços ao cabo de 2h41m54s de etapa, dando aos bairradinos o triunfo em todas as etapas da competição. Tiago Nunes chegou com o mesmo tempo. O terceiro, a 8 segundos, foi José Bicho (Almodôvar/Formação Team SCAV).

Com o resultado desta etapa, António Morgado conquistou a Volta a Portugal de Juniores pelo segundo ano consecutivo. No pódio colocaram-se dois outros ciclistas da Bairrada, Gonçalo Tavares, a 23 segundos, e Daniel Lima, a 5m25s.


“A equipa geriu a etapa, mas parte final houve muitos ataques e eu tentei responder a todos. Estou feliz com mais esta corrida e com mais esta vitória, mas agora já penso no próximo objetivo, que é o Campeonato do Mundo. Terei ainda uma corrida pela seleção, que servirá para contruir a melhor condição para o Mundial”, anunciou António Morgado, após terminar a etapa de hoje.

António Morgado ganhou também a classificação da montanha, Daniel Lima foi o primeiro por pontos e o espanhol Pablo Lospitao (Electromercantil GR100) foi o melhor júnior de primeiro ano. Por equipas ganhou a Bairrada.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Raquel Queirós 12.ª no Mundial sub-23 de XCO”


Por: José Carlos Gomes

Raquel Queirós conquistou o melhor resultado de Portugal no Campeonato do Mundo de BTT, sendo a 12.ª classificada na prova de cross country olímpico (XCO) para sub-23 femininas, disputada na manhã deste domingo, em Les Gets, França.

A corredora portuguesa fez uma corrida equilibrada e consistente, mantendo-se na mesma faixa classificativa ao longo de toda a prova. Raquel Queirós foi, então, a 12.ª melhor, ficando a 4m40s da vencedora, a francesa Lina Burquier, que comandou a prova desde a segunda das seis voltas.

O pódio da corrida sub-23 feminina compôs-se com a neerlandesa Puck Pieterse, que ficou a 43 segundos da vencedor, e com a dinamarquesa Sofie Pedersen, 59 segundos mais lenta do que a campeã mundial.

João Cruz foi o representante nacional corrida de XCO para sub-23 masculinos. Foi o 89.º classificado, a duas voltas do vencedor. O título mundial viaja Itália, na bagagem de Simone Avondetto, que foi acompanhado no pódio pelo francês Mathis Azzaro, segundo, a 28 segundos, e pelo suíço Luca Schatti, terceiro, a 57 segundos.

“A Raquel fez uma corrida excelente, numa prova que teve um andamento incrível. Conseguiu um resultado dentro das nossas expectativas. O João nunca se encontrou e não teve um desempenho ao nível que esperávamos. De uma forma geral, todo este Campeonato do Mundo foi positivo para a nossa Seleção, que se apresentou com corredores muito jovens, que demonstraram grande potencial de futuro, desde que se empenhem de forma profissional”, considera o selecionador nacional, Pedro Vigário.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“36º Passeio Núcleo Cicloturismo Moitense”


Dia 11 de Setembro de 2022

 

Por: José Morais

Foto: Cartaz organização/com Revista Notícias do Pedal

Vai para a estrada no próximo dia 11 de setembro o 36º passeio de cicloturismo da Moita, numa organização do Núcleo Cicloturismo Moitense, o evento que terá um percurso com cerca de 55 quilómetros, está inserido nas Festas da Moita, em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem.

A concentração será feita pelas 8 horas na Praça da República, e a partida está marcada para as 9h 15, com o horário a ser rigorosamente cumprido, podem participar cicloturistas individuais, ou por equipas/grupos, sendo considerados apenas com mais de 5 elementos, a partida será dada em pelotão, e é obrigatório seguro desportivo.

Inscrições e informações tel.:  918 315 379 - 968 786 911 - 934 361 242

Por mail: ncmoitense@gmail.com , as inscrições devem ser feitas até ao dia 8 de setembro, e são gratuitas.

Um dos passeios mais antigos da modalidade, que a Revista Notícias do Pedal recomenda, serão 2h 45m de ‘’Bike’’ que muito promete a organização, que como tem acontecido ao longo dos anos, se esmera sempre para proporcionar umas boas pedaladas.

No final, haverá lembranças para todos os participantes individuais e coletivos, num evento que tem os apoios da Câmara Municipal da Moita, Junta Freguesia da Moita e do Moto Clube da Moita.

Marque na sua agenda, participe.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com