quinta-feira, 15 de junho de 2023

“Fernando Meira e Pedro Mendes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal (Guimarães, 24 de junho de 2023)”


Os vimaranenses Fernando Meira e Pedro Mendes, antigos futebolistas que fizeram carreira no Vitória SC, entre outros clubes, participam no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal que a Associação de Ciclismo do Minho promove no dia 24 de junho, em Guimarães.

A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial, seguro e sorteio de vários prémios), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT (inscrições em www.acm.pt).

Os antigos jogadores do Vitória associam-se assim à 13.ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal que pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

Confirmada está igualmente a participação de Delmino Pereira (ex-ciclista e Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo) e de Cândido Barbosa (ex-ciclista), entre outros. A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.

A 13ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas e concentração a partir das 09 horas), o trajeto inicial será efetuado em conjunto por todos os grupos de participantes. À passagem pelo local da partida termina o Mini Passeio.

O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escola de Referência de Desportos de Ar Livre. O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 20 kms. Na preparação do percurso do trilho houve uma particular atenção em proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes nos diversos trilhos de BTT que circundam Guimarães.

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015), fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo e integrou o programa do Centenário do Vitória Sport Club.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de Ciclismo, SEG 3 - Mediação de Seguros, Arrecadações da Quintã, Cision, POPP Design, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Auto Terror - Premium Automotive, Associação Vimaranense de Hotelaria, Guimarpeixe e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Gonçalo Carvalho lidera Classificação das Metas Volantes no Douro Internacional”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu hoje a sua participação na 2ª Etapa do GP Douro Internacional, com uma ligação de 135,2 quilómetros entre Tabuaço e Armamar. Um dia de grande protagonismo para a equipa onde Gonçalo Carvalho subiu ao pódio como líder das Metas Volantes e Bruno Silva e Ángel Sanchez terminaram ambos no Top-10 em 4º e 6º lugares respetivamente.

Demorou alguns quilómetros até que a fuga se formasse na frente da corrida. A equipa lutou para estar representada e assim o conseguiu com Gonçalo Carvalho. O entendimento foi bom e à passagem do quilómetro 58, o nosso corredor foi o primeiro a passar na Meta Volante, garantindo desta forma igualdade pontual com o até então líder dessa Classificação.

Uma parte final muito dura fez com que a fuga viesse a ser alcançada, o que deixava a luta pela vitória no pelotão. A equipa trabalhou para deixar os seus homens mais rápidos bem colocados e no final Bruno Silva fechou o dia na 4ª posição a 3 segundos do vencedor Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor). Ángel Sanchez também fechava em bom plano ao ser 6º a 4 segundos.


Uma boa finalização por parte dos nossos atletas, que na Classificação Geral também estão em excelente posição. Bruno Silva é 5º enquanto Ángel Sanchez está na 9ª posição. Coletivamente a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua ocupa a 2ª posição.

Para esta sexta-feira está reservada uma nova etapa dura, entre Pinhão e Alijó, num total de 161,6 quilómetros, marcados por dois prémios de montanha, em Linhares (1.ª Categoria, com 6,5 quilómetros a 6,5%) e Alijó (2.ª Categoria, com 17,5 quilómetros a 2,8%) e pela chegada em subida. O início está marcado para as 11h e o final previsto para as 14h55.

 

Classificação Etapa

Tabuaço – Armamar: 135,2 Kms

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor), a 3h41m09s 4.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 3s 6.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 4s

19.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 13s 31.º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 43s

40.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m49s 41.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

42.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 2m11s

 

Classificação Geral

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor), a 7h03m12s 5.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 23s 9.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 29s 18.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 38s

24.º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m08s 33.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 2m51s 37.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 5m35s 39.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 5m49s

 

Classificação por Equipas

 

1º Glassdrive-Q8-Anicolor, 21h10m50s

2º Tavfer – Ovos Matinados - Mortágua, a 16s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Gino Mader sofre grave queda na Volta à Suíça: ciclista da Bahrain ficou inconsciente”


Helvético foi encontrado inanimado na água após queda

 

Por: Record

Foto: Getty Images

O ciclista suíço Gino Mader foi vítima esta quinta-feira de uma violenta queda na fase final da etapa 5 da Volta à Suíça, tendo sido transportado de urgência, de helicóptero, para o hospital mais próximo.

Segundo a organização da prova helvética, o ciclista da Bahrain Victorious terá caído ao quilómetro 197 da etapa, na descida após o Albula Pass, tendo ficado de imediato inconsciente. Seria encontrado dois minutos depois, inconsciente, na água pelo médico da prova. "Foi imediatamente reanimado e posteriormente transportado de helicóptero para o hospital de Chur. A gravidade das lesões ainda não é conhecida", escreveu a organização da prova helvética.

Também na descida após o Albula Pass registou-se ainda a queda de Magnus Sheffield, mas o ciclista da Ineos Grenadiers escapou apenas com alguns arranhões.

Fonte: Record on-line

“Juan Ayuso vence 5.ª etapa da Volta à Suíça e Rui Costa termina em sétimo”


Matthias Skjelmose recuperou a liderança na geral

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) venceu esta quinta-feira a quinta etapa da Volta à Suíça, em que o português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi sétimo, com o dinamarquês Matthias Skjelmose (Trek-Segafredo) a recuperar a liderança da geral.

Ayuso, de 20 anos, cortou a meta a solo após 211 quilómetros acidentados entre Fiesch e La Punt, ao cabo de 5:23.01 horas, 54 segundos à frente de Skjelmose, segundo, e do espanhol Pello Bilbao (Bahrani-Victorious), terceiro.

Rui Costa, que fez parte da fuga do dia e esteve na discussão da vitória na etapa, numa corrida que venceu três vezes, entre 2012 e 2014, acabou por chegar a 58 segundos, subindo ao 22.º posto da geral.

Logo atrás do veterano luso chegou o austríaco Felix Gall (AG2R Citroën), que cedeu a liderança, por oito segundos, ao dinamarquês Skjelmose, que voltou a mostrar-se em bom plano nas montanhas em que Ayuso foi 'rei e senhor', acabando por cortar a meta após um solo de 12 quilómetros.

Foi recompensado com o terceiro posto da geral, a 18 segundos, enquanto o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) caiu para quarto, a 46 segundos, prosseguindo a recuperação após a Covid-19 o retirar do Giro.

Na sexta-feira, a sexta etapa parte de La Punt com a montanha logo 'a abrir' os 215,3 quilómetros até Oberwil-Lieli.

Fonte: Record on-line

“Ciclismo para Todos/Vila Pouca de Aguiar vai receber a Semana Europeia de Cicloturismo em 2024”


Por: Vasco Moreira

A Federação Portuguesa de Ciclismo, a União Europeia de Cicloturismo e a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar celebraram esta quinta-feira, 15 de junho, um acordo para a organização conjunta da Semana Europeia de Cicloturismo 2024, agendada para decorrer entre os dias 29 de junho e 6 de julho do próximo ano.


A 18.ª edição da Semana Europeia do Cicloturismo vai marcar o regresso do evento a Portugal, que recebeu a edição de 2019 em Belmonte, e vai promover a região de Alto Tâmega como destino de cicloturismo, estando prevista a participação de cerca de mil cicloturistas oriundos de toda a Europa.

“É o segundo encontro da Semana Europeia de Cicloturismo que vamos realizar, depois de Belmonte, em 2019, e é muito importante para nós. Espera-se que estejam presentes cerca de mil cicloturistas, numa região amiga do cicloturismo, que vai ligar o Alto Tâmega, Alvão e um pouco do Douro”, destaca Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.


“Depois de Belmonte, a Semana Europeia de Cicloturismo em Vila Pouca de Aguiar vai ser uma oportunidade extraordinária para mobilizar os nossos parceiros, em particular os clubes e as associações, que tão bem conhecem este território e que saberão receber como ninguém os nossos convidados internacionais. Estamos confiantes que será mais um enorme sucesso”, realça Sandro Araújo, vice-presidente da UPV-FPC e diretor do comité organizador do evento.


Para além dos dois representantes da UPV-FPC, também Alberto Machado, presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, esteve presente na assinatura do acordo. “Vão sentir-se em casa! Esta região é a mais bela de Portugal e os transmontanos têm a tradição de bem acolher quem nos visita”, prometeu o autarca. Já Patrice Godart, presidente da União Europeia de Cicloturismo, adiantou que espera centenas de caravanas e autocaravanas no conselho de Vila Pouca de Aguiar ao longo da semana do evento e destacou o gosto que tem em andar de bicicleta em Portugal.


A 17ª Semana Europeia da UECT, edição deste ano, vai decorrer já entre os dias 1 e 8 de julho de 2023, em Plasencia, Espanha, e as inscrições para evento ainda estão abertas mais informações disponíveis AQUI: https://uect.org/pt/component/uect/

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Luís Mendonça reforça a liderança ao vencer a 2.ª Etapa do Grande Prémio Douro Internacional”


Fotos: Miguel Pereira / Global Imagens

Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi hoje o primeiro a cortar a meta em Armamar, vencendo a 2.ª Etapa do 3º Grande Prémio de Ciclismo do Douro Internacional. Já ontem o corredor tinha sido o mais rápido, reforçando esta quinta-feira a liderança, continuando, mais firme, a envergar a Camisola Amarela. Coletivamente a estrutura de Águeda passa para o comando da Geral por Equipas. Também Frederico Figueiredo esteve em bom plano ao fechar o pódio do dia.  

Foi com calor intenso, a rondar os 30 graus, que foi hoje disputada a 2.ª Etapa do Douro Internacional, que ligou Tabuaço a Armamar ao longo de 135,3 km. Houve várias movimentações, mas foi uma fuga com cinco corredores que animou a tirada. Antes da primeira Montanha do dia, a espanhola Padronés Cortizo conseguiu fazer a ponte para a fuga com mais três homens, passando o grupo a ter oito elementos. Mas a dureza da jornada levou a que fosse perdendo unidades, sendo todos alcançados quando faltavam menos de 9 km para a meta.


O pelotão sempre comandado pela estrutura de Águeda, num trabalho incrível de toda a equipa –, arrancou compacto para os quilómetros finais. Nos últimos metros surgiram ataques na frente da corrida, mas Luís Mendonça mostrou que a concorrência não estava à altura e acabou por repetir a vitória, novamente ao sprint. O colega Frederico Figueiredo foi o 3.º classificado, com o mesmo tempo. Mendonça é também o 1.º na Classificação dos Pontos e ao reforçar a liderança está agora a 18 e 19 segundos dos concorrentes mais diretos na Geral. 

Luís Mendonça: “Foi uma etapa duríssima, com muito calor, muita subida e muito acumulado. Realmente são paisagens muito bonitas, mas para desfrutar de carro (risos). Foi realmente duro e mais uma vez vinha desacreditado, a sofrer muitíssimo e a pensar fazer 2.º, porque só estava na minha mente defender a Camisola Amarela. Senti-me a quebrar, mas tive uma réstia de força. Quando passei a 1.ª vez pela meta, tive dúvidas se dava. Ontem, como já não competia há duas semanas, senti-me mais ofegante, hoje estou mais solto, mas vinha estranho. Estive doente há seis dias, vinha com sensações estranhas, suava bastante e comecei a ficar preocupado. Mas são coisas de ciclismo, passa-nos muita coisa pela cabeça. É duro, muito tempo em cima da bicicleta. Depois é muito bom. Por isso quero agradecer à minha equipa, são todos uns heróis. O Mauricio Moreira fez uma etapa inacreditável, não sei como vai ser controlar mais três dias. Talvez se chegarem fugas seja possível controlarmos de forma mais suave. É um dia de cada vez”. 


Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor: “Foi um grande dia para toda a equipa, que fez um grande trabalho. O Sergio, o Mauricio foi incrível, foi uma autêntica locomotiva hoje, o James e o Artem estiveram também em grande plano na parte final. O Frederico tentou ganhar e esteve perto e o Mendonça acabou por rematar e trazer a vitória. Ganhar de Amarelo é sempre uma sensação especial. Agora ainda falta muita corrida pela frente e temos de ir dia-a-dia”. 

Esta sexta-feira disputa-se a 3.ª Etapa, que tem partida de Pinhão (10H30) para uma viagem com 161,6 km que termina em Alijó (14H25). É uma etapa que inicia com uma subida longa e apresenta duas contagens de montanha: uma de 1.ª Categoria, aos 36,8 km e outra de 2.ª Categoria, situada em Alijó, aos 67,6 km. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

3.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO DO DOURO INTERNACIONAL 

2.ª ETAPA: Tabuaço – Armamar» 135,3 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h41m09s 

2.º Luís Gomes (Kelly / Simoles / UDO), mt 

3.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

5.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04s 

22.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 19s 

53.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09m24s 

67.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 19m09s 

DNF Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor) 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 2.ª Etapa)

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 07h03m12s 

2.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 18s 

3.º Luís Gomes (Kelly / Simoles / UDO), a 19s 

4.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 21s 

8.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 29s 

23.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m05s 

46.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 11m48s 

61.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 26m04s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 21h10m50s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 60 Pontos 

2.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 44 Pontos 

9.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 20 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS ESPECIAIS – VERMELHA  

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 6 Pontos 

3.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Luís Mendonça bisa e reforça a camisola amarela no Grande Prémio Douro Internacional”


Fotos: Miguel Pereira/Global Imagens

Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) bisou no Grande Prémio Douro Internacional e reforçou a camisola amarela. Na segunda etapa da prova, que ligou Tabuaço a Armamar, num total de 135,5 quilómetros, o ciclista luso de 37 anos bateu a concorrência de Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor), em nova chegada ao sprint.

Os 96 ciclistas ainda em prova arrancaram de Tabuaço às 12h, debaixo de um calor intenso que marcou toda a jornada. Após algumas movimentações iniciais, Pedro Pinto (Fonte Nova-Felgueiras) foi o primeiro a isolar-se, mas não tardou até ser alcançado por Nuno Meireles (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Vojtech Kminek (Padrones-Cortizo), num grupo de seis fugitivos que liderava a corrida após 36 quilómetros.

Ao fim de 63 quilómetros, Pedro Pinto não aguentou o ritmo e foi absorvido pelo pelotão, mas os restantes cinco ciclistas continuaram em fuga. A estes, juntaram-se os espanhóis David Delgado, Sinuhe Fernandez e Carlos Gutierrez, todos da equipa Padrones-Cortizo, num total de oito corredores que seguiam com um minuto de vantagem sobre o pelotão liderado pela Glassdrive-Q8-Anicolor, com 81 quilómetros percorridos. Pouco depois, surgiu o primeiro prémio montanha, que sorriu a Nuno Meireles.


Com o passar dos quilómetros, a fuga foi perdendo elementos - com 110 quilómetros percorridos, restavam apenas quatro ciclistas: Gonçalo Carvalho, César Fonte, David Delgado, que venceu o segundo prémio de montanha, e Carlos Gutierrez -, até que foi definitivamente anulada ao quilómetro 126. Já depois de uma primeira passagem pela meta liderada por César Fonte, o pelotão arrancou compacto para os três quilómetros finais. No último quilómetro, surgiram ataques na frente da corrida, mas Luís Mendonça teve resposta à altura e acabou por conseguir vencer novamente ao sprint, tendo terminado a prova em 3h41m09s, seguido de Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor), que registaram o mesmo tempo.

No fim das contas, Luís Mendonça, que já tinha vencido na primeira etapa em Marco de Canaveses, reforçou a liderança da classificação geral, tendo agora 18 segundos de vantagem sobre Joaquim Silva (Efapel), que terminou na sétima posição, e 19 segundos sobre Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO). O ciclista da Glassdrive-Q8-Anicolor é também o líder nos pontos, com 60.

Nas restantes categorias, Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) lidera na montanha, Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) na juventude, Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) nas metas volantes, César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) nas metas autarquias e nos sprints especiais, Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) nos pontos quentes e Javier Moreno (Fonte Nova-Felgueiras) é o melhor ciclista amador. Nota ainda para Glassdrive-Q8-Anicolor, líder da classificação por equipas.

Para esta sexta-feira está reservada uma nova etapa dura, entre Pinhão e Alijó, num total de 161,6 quilómetros, marcados por dois prémios de montanha, em Linhares (1.ª Categoria, com 6,5 quilómetros a 6,5%) e Alijó (2.ª Categoria, com 17,5 quilómetros a 2,8%) e pela chegada em subida. O início está marcado para as 11h e o final previsto para as 14h55.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua Gonçalo Amado e Bruno Silva no Top-10 na abertura do GP Douro Internacional”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu a sua participação na 1ª Etapa do GP Douro Internacional, com uma ligação de 130 quilómetros com partida e chegada a Marco de Canaveses. Uma etapa que foi discutida ao sprint, num grupo já algo restrito e onde Gonçalo Amado fechou o dia na 6ª posição.

Um dia onde o pelotão nunca deu grande margem aos fugitivos, que se iam revezando na frente da corrida. Nicolas Saenz ainda tentou a sua sorte, no entanto acabaria por ser alcançado já dentro dos últimos 30 quilómetros.


A chegada previa-se ao sprint, mas foi já um grupo muito reduzido que afrontou a subida final para Marco de Canaveses. Adiantaram-se ligeiramente Joaquim Silva e Luís Mendonça, com este último a levar a melhor. 5 segundos mais tarde chegaria um grupo de 23 unidades, onde Gonçalo Amado se intrometeu na luta pelo sprint, terminando o dia na 6ª posição. Bruno Silva em 8º marcava também presença no Top-10.

Com o mesmo tempo deste grupo chegariam ainda Rui Carvalho e Ángel Sanchez. Coletivamente a Tavfer-Ovos Matinados Mortágua fechou o dia na 4ª posição.


A terceira edição do GP Douro Internacional continua esta quinta-feira, com uma etapa mais dura, de 135,3 quilómetros, entre Tabuaço e Armamar, marcada por dois prémios de montanha de segunda e terceira categorias, prevista para decorrer entre as 12h e as 15h18.

 

Classificação Etapa

Marco de Canaveses – Marco de Canaveses: 130Kms

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor), a 3h22m23s

6.º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 5s 8.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

17.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 24.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

29.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 42

45.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 3m07s 48.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 3m55s


 

Classificação Geral

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor), a 3h22m23s

6.º Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 15s 8.º Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

17.º Rui Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 24.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

29.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 52

45.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 3m17s 48.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 4m05s

 

Classificação por Equipas

 

1.º Efapel Cycling, 10h07m19s

4.º Tavfer – Ovos Matinados - Mortágua, a 5s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Luís Mendonça vence etapa inaugural do 3.º Grande Prémio Douro Internacional e veste Camisola Amarela"


Fotos: Miguel Pereira / Global Imagens

Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, conquistou a 1.ª Etapa da 3.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo do Douro Internacional, num sprint bem renhido em Marco de Canaveses. Uma nota também para Frederico Figueiredo, que terminou na 5.ª posição a tirada, mesmo lugar que ocupa na Classificação Geral, a 15 segundos do Camisola Amarela e colega de Equipa. 

A 1.ª Etapa, maioritariamente plana, teve hoje partida e chegada em Marco de Canaveses, numa viagem de 130,2 km. Aos 19 km vingou uma fuga que começou com duas unidades e depois de ter juntado 4 homens, aos 75 km era um trio que seguia na dianteira. A fuga durou até faltarem 3 km para a meta, quando o pelotão ficou compacto e onde se adivinhava uma chegada ao sprint. 


Artem Nych destacou-se do pelotão, mas foi Luís Mendonça que com uma excelente ponta final saltou para a frente da corrida no último quilómetro, superando Joaquim Silva (Efapel Cycling), que terminou com o mesmo tempo do vencedor. Frederico Figueiredo chegou 5 segundos depois, na 5.ª posição. Tendo em conta as bonificações nos tempos da chegada, Mendonça é o primeiro Camisola Amarela e líder dos Pontos, com 4 segundos de vantagem sobre o 2.º classificado e 11 segundos sobre o 3.º. 

Luís Mendonça estava sem fôlego quando terminou a corrida. Depois de se repor, confidenciou: “Parece que não mas foram 130 km extremamente intensos. Vim reconhecer a etapa e a parte final enquadrava-se nas minhas características, mas nunca pensei sofrer tanto. Podia ser Joaquim Silva o vencedor, passei-o mesmo em cima do risco e terminei num estado como aconteceu poucas vezes. Fui ao limite dos limites dos limites… Agora com a Camisola Amarela comigo, é defendê-la. Já deu para reparar que Joaquim Silva está muito forte e vai tentar atacar nas subidas inclinadas, sei que tenho uma equipa toda para me defender. Hoje Mauricio Moreira fez um trabalho extraordinário. Amanhã chega o segundo de cinco dias, será um caminho longo e muito duro. Mas esta já está, agora é um dia de cada vez”.


 

“Foi uma bonita vitória! Começar o Grande Prémio Douro Internacional com uma vitória é muito satisfatório para todo o trabalho da equipa. Mas ainda faltam muitos dias de corrida e temos de ir no dia-a-dia, para tentar defender o máximo possível a Camisola Amarela”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.

Hoje tem lugar a 2.ª Etapa, uma ligação entre Tabuaço (12H00) e Armamar (15H18), ao longo de 135,3 km sem grandes dificuldades. Estarão instaladas no percurso quatro metas intermédias e dois Prémios de Montanha de 3.ª Categoria (aos 82,9 km e aos 104,9 km). 


CLASSIFICAÇÕES: 

3.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO DO DOURO INTERNACIONAL 

1.ª ETAPA: Marco de Canaveses – Marco de Canaveses» 130,2 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA 

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h22m23s 

2.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), mt 

3.º Tiago Leal (Rádio Popular-Paredes-Boavista) a 05s 

5.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

22.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

27.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 26s 

40.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m04s 

53.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 06m35s 

60.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09m54s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 1.ª Etapa) 

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h22m13s 

2.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 04s 

3.º Tiago Leal (Rádio Popular-Paredes-Boavista) a 11s 

5.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 15s 

22.º Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

27.º James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 36s 

40.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 02m14s 

53.º Sergio García (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 06m45s 

60.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 10m04s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Efapel Cycling, 10h07m19s 

2.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE 

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 30 Pontos 

5.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 20 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS ESPECIAIS – VERMELHA 

 

1.º César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 3 Pontos 

3.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Agenda de Ciclismo”


Grande Prémio Douro Internacional regressa à estrada

 

Por: Vasco Moreira

A terceira edição do Grande Prémio Douro Internacional é o evento que marca a semana no panorama do ciclismo nacional. A prova de estrada vai decorrer entre quarta-feira e domingo (14 a 18 de junho) e terá cinco etapas, num total de 746,8 quilómetros, nas quais vão participar 17 equipas e 110 corredores.

Com um percurso declaradamente montanhoso, a prova vai passar pelos municípios de Marco de Canaveses, Tabuaço, Armamar, Pinhão, Alijó, Resende e Lamego e arranca já esta quarta-feira (14 de junho), com uma etapa de 130,2 quilómetros, em Marco de Canaveses, agendada para começar às 13h30 e com final previsto para as 16h41. Esta primeira etapa, mais curta e de menor dificuldade, ficará marcada por duas provas de montanha de segunda e terceira categorias, bem como por um sprint especial a cerca de 13 quilómetros da meta.

Para o segundo dia está agendada uma etapa de 135,3 quilómetros, entre Tabuaço e Armamar, também com duas provas de montanha de segunda e terceira categorias, prevista para decorrer entre as 12h e as 15h18. A terceira etapa, com 161,6 quilómetros, vai ligar Pinhão a Alijó, entre as 11h e as 14h55, e tem como destaque principal a prova montanha de primeira categoria (6,8 km inclinados a 6,5%), em Linhares, ainda na primeira metade da corrida.

A quarta etapa, agendada para sábado, terá partida e meta em Resende, num total de 142,7 quilómetros, que estão previstos ser percorridos entre as 12h e as 15h28. À imagem de todas as etapas, também esta terá duas provas de montanha, com destaque para a segunda, já na última metade da corrida, em Cárquere, de segunda categoria. A prova vai chegar ao fim no domingo, 18 de junho, com a etapa mais longa (176,8 quilómetros), que terá início e fim em Lamego. As duas provas montanha de segunda e primeira categoria nos quilómetros finais prometem emoção, bem como o final em descida, que contrasta com a etapas anteriores.

A edição de 2023 da prova organizada pela Global Media Group, que detém os jornais O Jogo e Jornal de Notícias, ficará ainda marcada por várias novidades. Desde logo, há mais equipas e será mais longa e exigente que as duas primeiras edições, mas será também a primeira sem contrarrelógio no alinhamento e com a introdução de bonificações, de 3, 2 e 1 segundos em cada meta volante, e de 10, 6 e 4 segundos nas metas finais, dois pontos que prometem aumentar a imprevisibilidade quanto ao vencedor final.

Entre as 17 equipas em prova, 16 são portuguesas - ABTF Betão-Feirense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, Rádio Popular/Paredes/Boavista, Efapel, Glassdrive-Q8-Anicolor, AP Hotels-Tavira-Farense, Kelly-Simoldes-UDO, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, ACDC Trofa, CCL-Matdiver-Anastácio Mendes, Fonte Nova-Felgueiras, Maia, Óbidos Cycling, Portos-Windmob, Sta. Maria da Feira-Segmento D'Época-Reol – e uma é espanhola - Padrones-Cortizo.

Não sendo fácil apontar um favorito à conquista final, importa mencionar Mauricio Moreira, ciclista uruguaio da Glassdrive-Q8-Anicolor, equipa que se tem destacado em 2023 nas provas nacionais por etapas, uma vez que é o único atleta na lista de inscritos que já venceu a prova do Douro, em 2021, sendo também o atual detentor do título da Volta a Portugal.

 

Mais eventos oficiais

 

17 de junho: Campeonato da Madeira de DHU - Atouguia 2023, Atouguia, Calheta, Madeira

17 de junho: 1# Encontro de Escolas Btt – ABF, Águeda

17 de junho: Troféu Resistências Beirão 2023 - 4ª Prova, Almeida, Guarda

17 de junho: Time Trial - GF Coimbra Region, Coimbra

17 de junho: 6ª Subida Mítica da Ladeira da Rainha Santa Isabel   , Coimbra

17 de junho: Mountain Quest 2023, Amarante

17 de junho: Passeio Noturno de BTT Os Salta a Corrente, Mouçós, Vila Real

18 de junho: Prémio de Ciclismo de Lisboa, Monsanto, Lisboa

18 de junho: Circuito Ciclismo Cidade da Trofa, Trofa

18 de junho: 10º BTT XCO Paredes de Coura, Paredes de Coura

18 de junho: 16ª Maratona BTT XCM Ansião - Campeonato Regional de Santarém, Ansião, Leiria

18 de junho: Taça de Santa Maria de Downhill 2023 - #4, Alto Nascente, Pico, Açores

18 de junho: 31º Prémio Juvenil da Aldeia da Piedade, Aldeia da Piedade, Azeitão

18 de junho: 3º Encontro Regional Escolas Ciclismo BTT, Ansião, Leiria

18 de junho: Encontro Regional de Escolas BTT, Nave do Barão, Loulé

18 de junho: Granfondo World Series Coimbra Region, Montemor-o-Velho, Coimbra

18 de junho: 8ª Maratona por Trilhos Mineiros, Aljustrel, Beja

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com