terça-feira, 12 de julho de 2022

“Magnus Cort vence vindo da fuga e Kämna sobe a segundo na geral do Tour”


Etapa marcada por uma neutralização provocada por ativistas

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista dinamarquês Magnus Cort (EF Education-EasyPost) venceu hoje a 10.ª etapa da Volta a França, momentaneamente neutralizada devido a uma manifestação, com o pelotão, incluindo o líder Tadej Pogacar (UAE Emirates), a chegar a quase nove minutos.

Grande animador das primeiras tiradas, o antigo líder da classificação da montanha, que integrou uma fuga de 25 elementos, cumpriu os 148,1 quilómetros entre Morzine e Megève em 03:18.50 horas, batendo em cima do risco de meta o australiano Nick Schultz (BikeExchange-Jayco). O espanhol Luis León Sánchez (Bahrain-Victorious) foi terceiro, a sete segundos.

Tadej Pogacar (UAE Emirates) chegou integrado no pelotão, a 08.54 minutos, e, na quarta-feira, vai enfrentar a 11.ª etapa, uma ligação montanhosa de 151,7 quilómetros entre Albertville e o Col du Granon, onde está instalada uma contagem de categoria especial, com 11 segundos de vantagem sobre o alemão Lennard Kämna (BORA-hansgrohe), que saltou na classificação ao integrar a fuga, e 39 sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), que é terceiro.

Fonte: Record on-line

“Décima etapa Tour neutralizada cerca de 10 minutos devido a protesto”


O italiano Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost) seguia momentaneamente isolado

 

Por: Lusa

Fotos: Getty Images

A 10.ª etapa da 109.ª Volta a França foi esta terça-feira neutralizada durante cerca de 10 minutos, a 38 quilómetros da meta, devido a uma manifestação, confirmou a organização da prova.

"Várias pessoas tentaram parar [Alberto] Bettiol e, depois, o grupo perseguidor, a 38 quilómetros da chegada", informou a organização do Tour, no direto da corrida.


A 10.ª etapa está a ligar hoje Morzine a Megève, ao longo de 148,1 quilómetros, com uma fuga de 25 ciclistas com uma vantagem de mais de sete minutos sobre o pelotão, onde está o camisola amarela, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).

O italiano Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost) seguia momentaneamente isolado na frente quando a etapa foi neutralizada.

Fonte: Record on-line
















“'Escudeiro' de Pogacar continua no Tour apesar de teste positivo à covid-19”


Ciclista polaco Rafal Majka apresenta, segundo a UAE Emirates, "um risco muito baixo de infetividade"

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista polaco Rafal Majka, o principal escudeiro de Tadej Pogacar, teve esta terça-feira um teste positivo à covid-19, mas continua em prova na 109.ª Volta a França, por apresentar "um risco muito baixo de infetividade", esclareceu a UAE Emirates.

"Seguindo os nossos protocolos internos, Rafal Majka foi testado à covid-19 e deu positivo esta manhã. Ele está assintomático e a análise ao seu PCR demonstrou que ele apresenta um risco muito baixo de infetividade, semelhante ao caso de Bob Jungels no início da corrida", começa por indicar o diretor médico da UAE Emirates, citado em comunicado.

Adrian Rotunno explica que a formação do camisola amarela reportou o caso à equipa médica da União Ciclista Internacional, que "concedeu permissão ao Rafal para alinhar mesmo antes do início da corrida".

"Estamos cientes do quadro clínico do Rafal e vamos monitorizar a situação de perto", concluiu o médico.

O esclarecimento da UAE Emirates aconteceu depois de rumores sobre o teste positivo de Majka, peça basilar no apoio ao atual bicampeão do Tour e vencedor da classificação da montanha em 2016 e 2014, terem invadido as redes sociais.

Pouco antes do arranque da 10.ª etapa da prova, que liga hoje Morzine a Megève, ao longo de 148,1 quilómetros, a equipa anunciou o positivo do neozelandês George Bennett, que abandonou a Grande Boucle.

'Pogi', de 23 anos, tem agora apenas cinco companheiros, sendo um deles Majka, para o ajudarem na defesa da amarela, já que no sábado também o norueguês Vegard Stake Laengen desistiu por estar infetado com o coronavírus.

O esloveno lidera a geral com 39 segundos de vantagem sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), o seu vice em 2021, quando ainda faltam disputar 11 etapas da 109.ª Volta a França, que termina em 24 de julho, em Paris.

Fonte: Record on-line

“Pogacar também perde Bennett devido à covid-19 e já só tem cinco companheiros no Tour”


Era um dos principais 'gregários' do jovem esloveno na montanha

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista neozelandês George Bennett, companheiro do camisola amarela Tadej Pogacar, está infetado com o coronavírus e vai abandonar a Volta a França, anunciou esta terça-feira a UAE Emirates.

Três dias depois de perder o norueguês Vegard Stake Laengen, também devido à covid-19, o bicampeão em título sofre novo revés com o positivo de Bennett, que reforçou a equipa esta temporada para ser um dos principais 'gregários' do jovem esloveno na montanha.

"Infelizmente, o nosso corredor George Bennett testou positivo para a covid-19 e não irá continuar na Volta a França. Na segunda-feira, ele foi testado no cumprimento dos protocolos internos da equipa e teve um resultado positivo, que foi confirmado por um teste PCR", informou a UAE Emirates.

Citado em comunicado, Adrian Rotunno, diretor médico da formação liderada por Tadej Pogacar, indicou que Bennett "revelou alguns sintomas na noite de segunda-feira", tendo sido testado de imediato.

O afastamento do neozelandês, oitavo classificado do Giro2018, acontece no mesmo dia que também o australiano Luke Durbridge (BikeExchange-Jayco) abandonou a 109.ª 'Grande Boucle' por estar infetado com o coronavírus.

Os casos ocorrem dois dias depois de todo o pelotão ter sido testado, na véspera do segundo dia de descanso, sem que, segundo a União Ciclista Internacional, tenha sido detetado qualquer positivo.

Pogacar, de 23 anos, fica assim com apenas cinco companheiros para ajudá-lo a defender a amarela, quando ainda faltam disputar 11 etapas da 109.ª Volta a França, que termina em 24 de julho, em Paris.

Hoje, o pelotão regressou à estrada na 10.ª etapa, uma ligação de 148,1 quilómetros entre Morzine e Megève.

Fonte: Record on-line

“Campeonato da Europa de Pista Sangalhos”


Atletas de 30 nações disputam 44 títulos europeus no Velódromo de Sangalhos

 

Por: Ana Nunes

As provas de pista vão encerrar os Campeonatos da Europa de Juniores e Sub-23 em Anadia, que vão estar a decorrer entre os dias 14 e 19 de julho. Ao longo dos seis dias de competição vão estra presentes atletas de 30 nações, para disputarem 44 títulos europeus nas várias disciplinas.

No ano passado o Campeonato da Europa de Pista disputou-se em Apeldoorn, nos Países Baixos, mas o foco está agora na edição de 2022, que levará os melhores atletas até ao Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia.

Os treinos oficiais tiveram início ontem, dia 11 de julho, mas a competição só arrancará na quinta-feira, dia 14. Nesse primeiro dia de prova, entre as 11h00 e as 16h00 terão lugar as qualificações da perseguição individual e da velocidade por equipas, com a competição propriamente dita a acontecer entre as 17h30 e as 20h42, com as provas de scratch e velocidade por equipas para juniores masculinos e femininos, e as provas de eliminação e perseguição individual para sub-23 masculinos e femininos.

Os alemães Nicolas Heinrich e Tobias Buck-Gramcko são dois dos atletas a ter em consideração na prova de perseguição individual. Nesta disciplina, Heinrich foi segundo na Taça do Mundo de Glasgow, atrás apenas de Corentin Ermenault. Na Taça do Mundo em Milton, no Canadá, conseguiu a vitória. Buck-Gramcko não fica atrás no seu palmarés. É vice-campeão da Alemanha de contrarrelógio e campeão da europa de sub-23 na perseguição individual. Nesta mesma disciplina foi quarto na Taça do Mundo de Glasgow e segundo em Milton. 

No dia 15 de julho teremos qualificações para as provas da tarde entre as 10h00 e as 14h12. A competição terá início pelas 16h00, sendo que nessa altura teremos a prova de 1 quilómetro contrarrelógio para juniores masculinos, a perseguição por equipas e a eliminação para juniores masculinos e femininos, e ainda as provas de scratch e velocidade por equipas para sub-23 masculinos e femininos. Neste dia, a competição terminará pelas 21h25.

Neste dia, os principais corredores a ter em atenção são o italiano Dario Igor Belleta, campeão do mundo júnior de eliminação, a britânica Grace Lister, campeã europeia júnior de perseguição por equipas, e a dupla alemã Ben-Felix Jochum e Jasper Schröder, campeões do mundo junior de perseguição individual. Em sub-23, destaque ainda para o britânico James Bunting, campeão europeu de velocidade por equipas, e o português Rodrigo Caixas, campeão da europa de scratch.

A competição continua no dia 16 de julho, com as qualificações entre as 10h00 e as 14h25 e as finais entre as 16h30 e as 21h02. Nesse dia teremos a prova de velocidade para juniores masculinos e a perseguição individual para ambos os setores da categoria de juniores. Além disso, estará também a decorrer a prova de 1 quilómetro contrarrelógio para sub-23 masculinos e ainda a perseguição por equipas para ambos os setores de sub-23.

A ter em atenção no terceiro dia de competição em sub-23 as italianas Silvia Zanardi e Eleonora Camilla Gasparrini, campeãs da europa de perseguição por equipas, e a alemã, Lena Charlotte Reisser, campeã do mundo da mesma disciplina em elite. No masculino, Daan Kool (Países Baixos), campeão europeu de um quilómetro contrarrelógio em sub-23.

No dia seguinte, 17 de julho, terá lugar uma das competições mais importantes: o omnium, destinado aos juniores masculinos e femininos. Os corredores da categoria de juniores terão ainda pela frente os 500 metros contrarrelógio, para o setor feminino, e a velocidade, para o setor masculino. No caso dos sub-23, este será dia de disputar as provas de velocidade, no setor masculino e ainda a corrida por pontos, em ambos os setores. Neste dia as qualificações vão ter lugar entre as 11h00 e as 13h27 e as finais entre as 15h00 e as 20h46.

Portugal estará bem representado na corrida por pontos em sub-23 masculinos, com Diogo Narciso, medalha de prata nesta mesma disciplina no campeonato europeu. Para o omnium, em juniores masculinos, o britânico Joshua Tarling, campeão europeu júnior de omnium, e Rodovan Stec, campeão do mundo de juniores também em omnium, são outros dois nomes a ter em conta.

No penúltimo dia de competição, dia 18 de julho a parte da manhã, entre as 11h00 e as 13h42 vão ter lugar as qualificações para as provas da tarde e ainda a final de 500 metros contrarrelógio para as atletas da categoria sub-23. À tarde, entre as 16h00 e as 20h54 teremos a corrida por pontos e o keirin para juniores femininos e masculinos e a prova de velocidade para os sub-23 masculinos. Este será um dia importante para os atletas desta categoria, visto que vai ter de enfrentar a prova de omnium, nos setores masculino e feminino.

Na velocidade masculina de sub-23 os olhares deverão estar postos em Tijmen Van Loon (Países Baixos). Na Taça do Mundo de Glasgow o neerlandês fez parte da equipa de velocidade por equipas que conquistou o bronze, juntamente com dois dos melhores velocistas do mundo: Harrie Lavreysen e Sam Ligtlee. Além disso, venceu ainda a velocidade por equipas na Taça do Mundo de Milton, no Canadá, onde formou equipa com Jeffrey Hoogland. Outro dos atletas a ter em atenção será Tim Torn Teutenberg (Alemanha), na prova de omnium. O alemão foi sétimo na etapa de Glasgow da Taça do Mundo de Elite nesta mesma disciplina e quarto na etapa de Milton, no Canadá.

Dia 19 de julho será o último dia de competição nos Campeonatos da Europa de Pista de Juniores e sub-23 com a manhã a ser dedicada às qualificações e à prova de madison para juniores femininas, entre as 10h00 e as 12h05. À tarde, entre as 14h00 e as 17h26 serão as provas de keirin, para sub-23 masculinos e femininos, e ainda as provas de keirin de juniores masculinos e sub-23 de ambos os setores.

A Grã-Bretanha será uma das nações a ter em conta na prova de madison, com William Tidball, campeão da europa de sub-23 nesta disciplina, e ainda a dupla Josh Charlton e Joshua Giddings, campeões da europa de juniores no ano passado, sendo que agora competem já em sub-23.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com