domingo, 4 de setembro de 2022

“Vasco Vilaça em 11.º na etapa de Londres da Superliga de triatlo”


João Silva, o outro português presente, acabou em 21.º

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O português Vasco Vilaça foi este domingo 11.º classificado na primeira etapa da Superliga de triatlo, disputada em Londres sob um formato diferente do estabelecido para Jogos Olímpicos, Mundiais e outras provas homologadas. Já João Silva, o outro português presente, foi 21.º e último, ao ser eliminado na fase inaugural.

O atleta luso, que foi terceiro na primeira fase da corrida, acabou no 11.º posto a prova, com cinco pontos somados, na qual venceu o neozelandês Hayden Wilde, com 15 pontos, à frente do australiano Matthew Hauser, segundo, e do britânico Alex Yee, terceiro.

A prova é disputada em três fases, em vez de uma só corrida, com 300 metros de natação, quatro quilómetros de ciclismo e 1.600 metros de corrida, na primeira série; depois, inverte-se a ordem, na segunda série, e o pelotão cumpre uma terceira fase começando pela bicicleta, nadando depois e acabando a correr.

A próxima corrida da Superliga está marcada para 11 de setembro, na cidade alemã de Munique.

Fonte: Record on-line

“Inês Rico termina Taça da Europa de Alhandra no 15.º lugar”


Triatleta terminou a prova em 58,22 minutos

 

Por: Lusa

Foto: Facebook/ FTP

A triatleta Inês Rico foi este domingo a melhor atleta portuguesa na Taça da Europa de Alhandra, ao terminar a prova no 15º lugar, numa competição que foi ganha pela alemã Finja Shierl.

Inês Rico terminou os 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de corrida com o tempo de 58,22 minutos, a mais de um minuto da vencedora Finja Shierl. O pódio ficou completo com a medalha de prata a ser entregue à holandesa Barbara De Koning e o bronze a ficar para a dinamarquesa Anee Holm.

Inês Oliveira terminou na 23ª posição, enquanto Mariana Vargem completou a presença portuguesa no 30º lugar.

"Treinei para estar entre as dez primeiras, mas ninguém pode ficar triste com um 15º lugar numa Taça da Europa. Estou satisfeita porque fiz uma prova consistente em todos os segmentos e ajudei a promover o triatlo português, ainda para mais na minha terra", disse Inês Rico, citada pela Federação de Triatlo de Portugal.

Na prova masculina, a vitória foi para o francês Maxime Hueber-Moosbrugger, com o italiano Sergiy Polikarpenko a terminar em segundo e o húngaro Kiss Gergely em terceiro.

Entre os portugueses, João Mansos foi 44º, André Dias 51º, Alexandre Montez 54º e Gonçalo Oliveira 58º, enquanto Tiago Fonseca não terminou a prova.

Fonte: Record on-line

“Melanie Santos acaba em 30.º na Taça do Mundo de Valência”


Miguel Tiago Silva foi o único luso em masculinos, com o 42.º tempo

 

Por: Lusa

Foto: FTP

A portuguesa Melanie Santos foi este sábado 30.ª classificada na Taça do Mundo de Valência, o melhor resultado dos lusos em prova, enquanto Miguel Tiago Silva foi o único luso em masculinos, com o 42.º tempo.

Numa prova vencida pela alemã Lisa Tertsch, com 55.17 minutos, Melanie Santos concluiu a prova com um tempo de 56.50, enquanto Maria Tomé (57.18) foi 37.ª e Madalena Amaral (59.55) 54.ª.

Na prova masculina, o mais rápido foi o brasileiro Manoel Messias, com 50.14 minutos, quatro segundos mais rápido do que o espanhol Mario Mola, segundo.

O único luso na corrida masculina foi Miguel Tiago Silva, com 52.44 minutos, longe do vencedor.

Fonte: Record on-line

“Maria Martins acaba Grande Prémio Beerens em 13.º”


Ciclista da Le Col-Wahoo em ação na prova belga

 

Por: Lusa

A portuguesa Maria Martins (Le Col-Wahoo) foi este domingo 13.ª classificada na sexta edição do Grande Prémio Beerens, em Aartselaar, na Bélgica, vencido pela colega de equipa holandesa Marjolein van't Geloof.

Geloof, de 26 anos, coroou uma grande exibição da Le Col-Wahoo, ao cumprir os 130,6 quilómetros com início e fim em Aartselaar em 3:16.07 horas, à frente de outra colega de equipa, a belga Jesse Vandenbulcke, segunda, e da também belga Marith Vanhove (Parkhotel Valkenburg), terceira.

'Tata' Martins voltou este domingo às provas com a equipa britânica e conseguiu o 13.º posto no sprint da corrida de escalão 1.1.

Fonte: Record on-line

“Raquel Queirós acaba Taça do Mundo de Val di Sole em 11.º”


Portuguesa fechou geral da Taça do Mundo sub-23 em oitavo

 

Por: Lusa

Foto: FPC

A ciclista portuguesa Raquel Queirós foi este domingo 11.ª classificada na Taça do Mundo de cross country olímpico de Val di Sole, em Itália, a última etapa do calendário sub-23 desta categoria.

A atleta olímpica, 27ª em Tóquio'2020, cumpriu a prova em 1:13.04 horas, a 4.28 minutos da vencedora, a francesa Line Burquier, no 11.º registo entre 58 ciclistas que terminaram a prova.

Ao todo, Queirós acabou em oitava a geral da Taça do Mundo sub-23, com 391 pontos, numa tabela também encimada por Burquier, com 825.

Fonte: Record on-line

“Remco Evenepoel cede na subida à Serra Nevada mas mantém camisola vermelha”


Arensman venceu a 15.ª etapa da Vuelta. João Almeida defendeu a sua 7.ª posição na geral

 

Por: Record

Foto: EPA

O holandês Thymen Arensman, da DSM, venceu este domingo a 15.ª etapa da Vuelta'2022, ao chegar isolado à meta instalada na Sierra Nevada, isto num dia no qual Remco Evenepoel acabou por perder novamente tempo para os restantes candidatos. Ainda assim, o belga da Quick-Step Alpha Vinyl Team consegue manter-se de vermelho, agora com 1.34 minutos de avanço para Primoz Roglic.

Aos 2507 metros, naquele que era o primeiro grande teste na altitude, Evenepoel acabou por se defender bastante bem, cedendo apenas 15 segundos para o esloveno - tem agora 1:34 de avanço. Ainda assim, nem tudo foi perfeito para o ciclista da Quick-Step Alpha Vinyl Team, que viu bem cedo Enric Más e Miguel Ángel López (2.º e 3.º na etapa) fugirem na subida final, com o primeiro a ficar agora a 2:01 minutos, na terceira posição. Já López é agora 6.º, a 5.24.

João Almeida voltou a fazer uma etapa de menos para mais, conseguindo minimizar perdas para acabar na 11.ª posição, a 2.10 do vencedor Arensman. Nas contas da geral, o português continua a ser 7.º, mas agora a 1.36 do sexto colocado, o colombiano Miguel Ángel López e com apenas 5 segundos de avanço para o oitavo, que curiosamente é Arensman.

Quanto a Nelson Oliveira, foi 34.º na etapa, a 11.16 minutos do vencedor, mas acaba o dia como um dos elementos em foco, já que esteve na fuga e foi importante no início da subida final na ajuda ao líder da sua equipa, o espanhol Enric Más.

Fonte: Record on-line

“22.º Grande Prémio Alves Barbosa”


Iker Prado vence a segunda etapa e conquista o GP Alves Barbosa

 

Por: Ana Nunes

Iker Prado (Logos Team) é o grande vencedor do 22.º Grande Prémio Alves Barbosa, após ter vencido isolado a segunda e última etapa da prova. Na geral, Afonso Gomes (Cantanhede Cycling/2W Engenharia) foi segundo e Tiago Carmo (Academia Efapel de Ciclismo) fechou o pódio final na terceira posição.

A segunda e última etapa da prova que homenageia Alves Barbosa, antiga glória do ciclismo nacional e vencedor da Volta a Portugal por três ocasiões, disputou-se hoje entre Cantanhede e Montemor-o-Velho. Esta foi uma tirada com uma dificuldade mais elevada, com quatro prémios de montanha colocados ao longo dos 76,8 quilómetros que a compunham.

Tal como as corridas das categorias mais jovens nos têm habituado, os ataques sucessivos surgiram logo no início da etapa, mas nenhum acabou por dar frutos.

A fuga do dia acabaria por surgir ao quilómetro 32, aquando da passagem pelo segundo prémio de montanha, colocado na Boleta. Primeiro saíram três corredores, aos quais pouco depois se juntaram mais 12 que atacaram depois no pelotão. Os fugitivos chegaram a ter quase dois minutos de vantagem, acabando, no entanto, por perder alguns elementos até ao final.

Na subida final para o Castelo de Montemor-o-Velho, o espanhol Iker Prado (Logos Team) lançou o derradeiro ataque, que lhe garantiu a vitória na etapa e na geral individual. Tiago Carmo (Academia Efapel de Ciclismo) foi segundo, a quatro segundos, e Afonso Gomes (Cantanhede Cycling/2W Engenharia) fechou em terceiro, com o mesmo tempo. Na geral individual, estes dois atletas inverteram as posições, ficando Afonso Gomes em segundo e Tiago Carmo em terceiro.

João Anunciação (Alenquer/G.D.M/Anipura) venceu a classificação de melhor cadete de primeiro ano, Afonso Gomes venceu a geral por pontos e a geral de metas volantes, já José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) levou para casa a camisola da montanha.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo”


Montemor-o-Velho recebeu a última prova da Taça de Portugal de Paraciclismo

 

Por: Ana Nunes

Disputou-se hoje em Montemor-o-Velho a 5.ª Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo, que marcou o final da edição de 2022. Destaque para a prova da classe C5, que foi discutida num sprint milimétrico entre Hélder Maximino (360 Bike Trail/Mundimat/CCA Paio Pires) e Miguel Pacheco (Individual), que conseguiu a vitória.

Montemor-o-Velho recebeu hoje a quinta e última prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo, com um percurso que ligava o Mercado Municipal de Montemor-o-Velho e o Castelo. Esta foi uma prova realizada num circuito de 2,3 quilómetros e teve a duração de uma hora mais três voltas.

A classe C5 foi a mais disputada do dia, com Miguel Pacheco (Individual) a levar a melhor sobre Hélder Maximino (360 Bike Trail/Mundimat/CCA Paio Pires) num sprint bastante apertado, conquistando ainda a vitória do ranking geral nesta categoria. Miguel Milheiriço (Individual) foi terceiro, a cinco voltas.


Na classe C4 destacou-se Ângelo Correia (Clube Ciclismo Amaro Antunes), completando a prova em 1h10m57s, vitória esta que lhe garantiu ainda a geral da competição. Roberto Soares (Discover Melgaço/União Ciclista de Melgaço) foi segundo e Cláudio Carvalho (Individual) foi terceiro, ambos a duas voltas do vencedor.

Em H3 a vitória foi de João Pinto (Mirachoro Hotels/Centro de Ciclismo de Portimão), com larga vantagem sobre o segundo e terceiro classificados, Rúben Garcia (Clube K) e Sérgio Gomes (Descobre Destreza Associação Desportiva). João Pinto terminou ainda no primeiro lugar do ranking na respetiva categoria. Na classe H4 foi Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt) a dominar, levando a melhor sobre Luís Ramos (Individual) e Victor Taborda (Associação Salvador), o que fez com que conseguisse assegurar a vitória na geral da competição.

Algumas das classes contaram apenas com um participante, entre elas a classe C1, com Bernardo Vieira (Academia Efapel de Ciclismo), a classe C2, com Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), a classe C3, com Paulo Teixeira (Roadbike/ACRG/Gondomar), a classe H5, com Luís Costa (Individual), a classe H4 Feminina, com Sandra Manuel (Associação Salvador), a classe H5 Feminina, com Felismina Gomes (Associação Salvador), a classe B Feminina, com Ana Silva, e a classe D, com João Marques (ACD MilharadoDriveonHolidays/Mafra).

Entre estes oito paraciclistas, apenas João Marques não foi vencedor do ranking geral na sua categoria, tendo esse título ficado para André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi). Apesar de hoje a classe H2 não ter tido quaisquer participantes, a vitória na geral da Taça ficou para Carlos Santos (Associação Salvador).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/António Morgado conquista o Giro Della Lunigiana”


Por: Anas Nunes

Foto: ciclismoblog.it

António Morgado vestiu a camisola verde, de líder, logo na segunda etapa do 46.º Giro Della Lunigiana, em Itália, que reuniu alguns dos melhores corredores da categoria de juniores a nível mundial. Hoje subiu ao pódio para celebrar a conquista desta prova internacional após ter concluído a última etapa na quinta posição.

A última etapa do Giro Della Lunigiana foi a mais longa de toda a prova, somando um total de 102,4 quilómetros. O pelotão internacional de juniores partiu de Ceparana com destino a Casano Di Luna, seguindo compacto durante os primeiros 10 quilómetros da corrida. A primeira tentativa de fuga surgiu ao quilómetro 22, com Pietro Dapporto (Emilia Romagna), Matteo Fiorini (Marche), Salvatore Florio (Sicilia) e Alex Stella (Lunigiana).

A fuga não vingou, surgindo depois o ataque decisivo do francês Thibaud Gruel, que chegou a ter uma vantagem superior a um minuto. No grupo principal era Portugal que assumia as despesas da corrida, com Gonçalo Tavares e José Bicho, que protegiam o líder, António Morgado.

A 30 quilómetros do final atacou no pelotão um grupo de cinco corredores entre eles, Diego Pescador (Colômbia), Pietro Mattio (Piemonte), Francesco Rossi (Lunigiana), Edoardo Burani (Umbria) e Leonardo Vesco (Lombardia). Os cinco não conseguiram manter a união durante muito tempo, acabando por ficar o Diego Pescador sozinho numa primeira posição intermédia, a 33 segundos, e os restantes numa segunda posição intermédia, a 55 segundos.

O pelotão rolava a alta velocidade, nesta fase final sempre encabeçado por Gonçalo Tavares, que contribuiu para que todos os corredores que seguiam em posição intermédia fossem alcançados. No entanto, lá na frente, Thibaud Gruel ia lançado e com os olhos postos na conquista da etapa, não dando qualquer hipótese aos adversários de discutirem a vitória.

Thibaud Gruel chegou isolado à meta, conquistando a vitória da quarta e última etapa, com o pelotão a discutir os restantes lugares ao sprint. O belga Vlad Van Mechelen foi segundo, a 22 segundos, seguido do francês Paul Magnier, em terceiro, com o mesmo tempo.

António Morgado foi quinto, também a 22 segundos e Gonçalo Tavares foi 24.º, com o mesmo tempo. Seguiram-se Tiago Nunes, em 66.º, a 2m53s, José Bicho, em 81.º, a 4m28s. João Martins não terminou a corrida.

O selecionador nacional, José Poeira, não podia estar mais satisfeito com este resultado, e destaca o facto de a vitória de António Morgado ser fruto do grande trabalho de equipa da seleção nacional ao longo de toda a prova. Relembramos que a equipa ficou reduzida a cinco elementos após a etapa de ontem, com Daniel Lima a não poder alinhar nesta última tirada.

“Com a responsabilidade que tínhamos como líderes, tivemos de assumir a dianteira, com o João a fazer muito bem esse trabalho, numa altura em que o ritmo era alto. Depois entraram ao serviço o José Bicho e o Tiago Nunes, que nas subidas e até nas descidas mais técnicas fizeram um trabalho de excelência, protegendo o Gonçalo e o António. Na parte final da etapa o Gonçalo fez o resto do trabalho. Além disso, em todas as etapas, a resposta pronta do António aos ataques dos adversários diretos levou a que nos mantivéssemos na liderança. Todos trabalharam muito bem durante a corrida, foram extremamente profissionais e cumpriram tudo aquilo que lhes foi proposto. Este trabalho de equipa foi essencial para conseguirmos vencer a prova com o António e ainda a camisola da montanha. Estão todos de parabéns”, disse José Poeira.

O quinto lugar na etapa foi mais do que suficiente para garantir a vitória na geral a António Morgado, que conseguiu ainda levar para casa a camisola da montanha. Gonçalo Tavares conseguiu hoje subir um lugar, fechando no nono lugar à geral, a 2m44s de António Morgado. José Bicho foi 41.º, a 12m50s, seguido de Tiago Nunes, em 57.º, a 17m24s. Portugal foi a quarta melhor equipa em prova.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“31.º Grande Prémio Jornal de Notícias”


Maurício Moreira vence a geral em dia de hat-trick para Tomás Contte

 

Por: Ana Nunes

Fotos: Igor Martins-Global

A vitória da última etapa do 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias foi discutida ao sprint e resultou num hat-trick para Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho). Sem alterações na geral no dia de hoje, Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi coroado vencedor da prova em Vila Nova de Gaia.


A sétima e última etapa da prova teve partida na Maia, tendo sido Vila Nova de Gaia a cidade escolhida para coroar o vencedor do 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias. Esta foi uma tirada muito atacada logo desde início, com a primeira fuga a formar-se ao quilómetro 20.

Eram 12 os elementos que integravam este grupo de fugitivos, entre eles Tiago Leal (Kelly-Simoldes-UDO), Vicente Hernaiz (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), Rúben Simão (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar), Carlos Oyarzún e Jesus del Pino (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Francisco Rus e Carlos Gutierrez (Aluminios Cortizo), Alex Hoehn e Sergi Gari (Drone Hopper/GSport/Grupo Tormo), Daniel Jimenez e Isaac Canton (Supermercados Froiz).


Esta fuga, que chegou a ter uma vantagem superior a dois minutos para o pelotão, acabaria por ser alcançada a 30 quilómetros do final. Nesta altura, era a equipa do líder, Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor), que assumia os comandos do pelotão.

O grupo seguiu compacto até ao risco de meta onde, ao sprint, Tomás Contte (Aviludo-Loulé-Concelho) tornou a mostrar a sua superioridade, conseguindo a terceira vitória na corrida e a quarta consecutiva para a sua equipa. Rafael Silva (Efapel Cycling) foi segundo e Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) fechou em terceiro.


Com o pelotão a chegar compacto à linha de meta, sem a possibilidade de se fazerem diferenças na geral, Maurício Moreira conseguiu segurar a camisola amarela e sagrar-se vencedor do 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias. O seu colega de equipa, António Carvalho, fechou na segunda posição, a 28 segundos, conquistando ainda a geral por pontos. Seguiu-se Joaquim Silva (Efapel Cycling) em terceiro, a 56 segundos.

Henrique Casimiro (Efapel Cycling) foi o vencedor da geral da montanha, Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) das metas volantes, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) da geral metas autarquias, André Ramalho (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar) da geral sprints, e Francisco Penuela (Droppe Hopper/GSport/Grupo Tormo) conquistou a geral amador e também a da juventude. A Glassdrive-Q8-Anicolor venceu a classificação geral por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Notícias do Pedal - TV atualizou os seus canais de televisão”


A Revista Notícias do Pedal
acaba de atualizar os seus canais de televisão “Notícias do Pedal -TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o Vídeo “Vamos recordar… E homenagear Carlos Vieira…”

 

Para ver o vídeo no YouTube, clique no link:

https://www.youtube.com/watch?v=rlaZDCqpDmQ

 

Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a nossa programação.

Bons momentos.,

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com