sexta-feira, 11 de março de 2022

“Barguil vence quinta etapa do Tirreno-Adriático com Nelson Oliveira em quarto”


Ciclista português da Movistar integrou a fuga do dia e chegou a 15 segundos do vencedor, subindo ao 31.º lugar da geral

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista francês Warren Barguil (Arkéa Samsic) venceu esta sexta-feira a quinta etapa do Tirreno-Adriático, com o português Nelson Oliveira (Movistar) a terminar em quarto, enquanto o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) mantém a liderança da geral.

Barguil completou os 155 quilómetros entre Sefro a Fermo com o tempo de 03:39.53 horas, batendo o belga Xandro Meurisse (Alpecin-Fenix), que chegou a 10 segundos de diferença, e o italiano Simone Velasco (Astana), terceiro a 14 segundos.

O português Nelson Oliveira (Movistar) integrou a fuga do dia e chegou no quarto lugar na etapa, a 15 segundos do vencedor, subindo ao 31.º lugar da classificação geral.

Tadej Pogacar, vencedor das duas últimas edições da Volta a França, mantém a liderança da classificação geral, com nove segundos de vantagem em relação ao belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinil) e 43 segundos sobre neerlandês Thymen Arensman (DSM).

No sábado, a sexta etapa vai ligar Apecchio a Carpegna, ao longo de 215 quilómetros, num dia de alta montanha que será decisivo para as contas da classificação geral.

Fonte: Record on-line

“Mathieu Burgaudeau vence sexta etapa do Paris-Nice”


Roglic continua líder e João Almeida (UAE Emirates) está no 18.º lugar da geral

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O ciclista francês Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) venceu esta sexta-feira a sexta etapa do Paris-Nice, com o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a manter a liderança da classificação geral.

Mathieu Burgaudeau, de 23 anos, completou os 213,6 quilómetros entre Courthézon e Aubagne com o tempo de 05:33.06 horas, vencendo com um ataque nos últimos quilómetros que conseguiu levar até ao fim, com o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) e o belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) a fazerem segundo e terceiro, respetivamente, com o mesmo tempo do vencedor.

Na classificação geral, Roglic continua na liderança, com 39 segundos de vantagem sobre o britânico Simon Yates (BikeExchange Jayco), enquanto o francês Pierre Latour (TotalEnergies) é terceiro, a 41 segundos.

O português João Almeida (UAE Emirates) foi hoje 46.º classificado na etapa, com o mesmo tempo do vencedor, e está no 18.º lugar da geral, a 3.08 minutos da liderança.

No sábado, a sétima etapa vai ligar Nice ao Col de Turini, ao longo de 155,2 quilómetros, com uma chegada em alto importante para as contas da classificação geral.

Fonte: Record on-line

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados Clássica Arrábida promete espetáculo com passagens em “sterrato”


Por: Xavier Silva

Apenas uma semana após a última competição na Póvoa de Varzim, a equipa ruma a sul para disputar a Clássica da Arrábida, prova internacional de categoria 1.2 que se disputa na região de Setúbal.

A quinta edição da corrida que une os três municípios da Arrábida parte, desta vez, de Sesimbra, atravessa Palmela, onde os corredores vão encontrar a Subida da Cobra, em terra batida, e termina no centro de Setúbal. O pelotão, com 20 equipas, vai percorrer 161,8 quilómetros.

A partida será dada às 11h35, prevendo-se a chegada entre as 15h30 e as 16h00. O percurso conta com quatro contagens de montanha, três das quais encadeadas, já na fase final da corrida: Machadas (km 122,3), Subida da Cobra (km 135,8) e Alto de Picheleiros (km 148,8).

Continuando numa onda de bons resultados a equipa parte motivada para esta competição. Para esta prova contamos com um alinhamento de 7 corredores e são eles: Francisco Morais, António Barbio, Gonçalo Carvalho, Nicolas Saenz, João Matias, Rui Carvalho e Bruno Silva.

Em antevisão a esta prova, o diretor desportivo Gustavo Veloso afirma que “A Clássica da Arrábida este ano apresenta um percurso ligeiramente diferente dos anos anteriores, com uma extensão mais curta e também com subidas curtas na fase final. As condições meteorológicas vão ser adversas e irá tornar esta corrida muito imprevisível com certeza. Partimos com boas perspetivas para mais este dia de competição”.

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Glassdrive / Q8 / Anicolor enfrenta “sterrato” da Clássica da Arrábida em masculinos e femininos em Cantanhede na Taça de Portugal Feminina no domingo”


A Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor vai disputar este domingo, dia 13 de março, a quinta edição da Clássica da Arrábida, prova internacional que une os municípios de Sesimbra, Palmela e Setúbal num percurso de beleza ímpar, ao longo de 161,8 km, dos quais fazem parte alguns sectores em “sterrato”, caracterizados por troços de terra e passagem em caminhos rurais. Seguramente uma corrida onde o espetáculo vai ser garantido.

Da estrutura com sede em Águeda vão alinhar sete corredores: António Carvalho, Luís Mendonça – que já recuperou da Covid-19 para realizar a sua primeira corrida da época –, Frederico Figueiredo, Rafael Reis, que corre em casa, Pedro Silva e os espanhóis Javier Moreno e Héctor Sáez. 

A prova que une os três municípios da Arrábida vai partir de Sesimbra às 11H35, atravessa Palmela, onde os corredores vão trepar a Subida da Cobra, em terra batida e termina no centro de Setúbal, entre as 15H30 e as 16H00. O percurso apresenta quatro contagens de montanha, ficando três delas reservadas para o final da corrida e que vão com certeza fazer a diferença: Machadas (122,3 km), Subida da Cobra (135,8 km) e Alto de Picheleiros (148,8 km). 

“A Clássica da Arrábida é sempre uma prova muito seletiva, sobretudo pelo percurso, caracterizado pelos sectores de ‘sterrato’. É uma corrida que tem bastante nível competitivo, onde as equipas nacionais se querem mostrar e também com uma boa presença ao nível de equipas estrangeiras, que vão tornar a corrida muito mais aberta e que certamente vão proporcionar um bom espetáculo de ciclismo, pelas terras do nosso atleta Rafael Reis”, avançou o diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, Rúben Pereira. 


 

Equipa Feminina Sicasal / Glassdrive faz estreia no domingo em Cantanhede 

 

No domingo as emoções não ficam apenas pela Clássica da Arrábida, com a equipa profissional do Clube Desportivo Fullracing. Dia 13 vai ser dia de estreia para a Equipa Feminina de Elites Sicasal / Glassdrive, que vai disputar em Cantanhede, exatamente no mesmo tipo de piso, a primeira prova da Taça de Portugal Feminina.

A corrida de abertura da Taça de Portugal Feminina parte da Pena às 09H30, rumo a Cantanhede, concelho que recebe a primeira passagem em 2022 do pelotão feminino, com chegada prevista para as 12H00. As corredoras de Elite da equipa vão cumprir 83 km, com três passagens no troço de “sterrato” que tem 800 metros de extensão.

Para Bruno Pires, diretor desportivo da Sicasal / Glassdrive, “esta corrida é a primeira da equipa, que nasceu em dezembro e por esse motivo ainda estamos a trabalhar bastante com as atletas ao nível físico, técnico e emocional, porque a maioria nunca correu estrada, é tudo novidade. As nossas seis atletas são um misto de juventude aliada à experiência, sendo uma equipa homogénea para fazer face aos desafios da época e com muita margem de evolução na vertente de ciclismo de estrada”.

Em relação à corrida, o dirigente lembrou que o “percurso de ‘sterrato’ pode favorecer as nossas atletas, que na sua maioria vêm do BTT. No entanto esta será uma prova para aprenderem a andar no pelotão e perceberem o que é uma corrida de ciclismo de estrada”.

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com