quinta-feira, 1 de abril de 2021

“Um poema de homenagem a Carlos Vieira”


Com autoria de “Janete Costa”, e publicado no “O Praticante”, um poema homenagem a um homem com grande coração e uma vontade enorme de pedalar, Carlos Vieira que nos deixou em dezembro de 2020, a não perder, leia, comente, divulgue.

 

Pode ver aqui: https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.opraticante.pt%2Fcarlos-vieira-o-ciclista-bombeiro%2F&h=AT1LQ6shY27vcMXzW1JFjmJNBzgwEDy8nJSy_aSqZf54PQi2rGbmplwnIF7CzWpRQlzz0M-vYbnxABRS6z8mHoMnwg8WGxY9uo3dIY_k9Gp2geTanPHb39nX1bn-HG96gcoE&s=1

 

“O Praticante”, esta e outras notícias pode encontrar diariamente em: www.opraticante.pt . Acompanhe todas as notícias, e fique por dentro das diversas modalidades, o site nacional que divulga tudo desporto.

“Já conhece o nosso espaço diário”


Diariamente o Blogue da Revista Notícias do Pedal traz até si diversas notícias sobre ciclismo, nas diversas vertentes, consultem em: https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com/ e subscreva o mesmo, basta inserir o seu mail, e diariamente receba confortavelmente a nossa newsletter com todas as notícias diárias.

“Primavera de ciclismo no Eurosport”


Monumento volta a Flandres, promete novo duelo intenso entre Mathieu Van Der Poel e Wout Van Aert neste domingo de Páscoa

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Eurosport emite nos próximos dias outras corridas de grande qualidade como o Grande Prémio Miguel Indurain, a Volta ao País Basco ou o Scheldepreus.

Com a chegada da primavera, o calendário de ciclismo ganha força e em abril o Eurosport emite uma série de competições de grande qualidade que prometem muitas horas de ação a todos os fãs da modalidade.

Este sábado é possível ver em direto no Eurosport 1, a partir das 14:00h, a 22.ª edição do Grande Prémio Miguel Induráin, uma clássica realizada na região de Navarra, em Espanha, que recebe o nome do lendário ciclista que conquistou cinco edições da Volta a França. Rui Costa (UAE Team Emirates) e Daniel Viegas (EOLO Kometa) são dois dos portugueses na lista de pré-inscritos em equipas estrangeiras.

Destaque ainda para a presença da formação lusa da Efapel com os ciclistas nacionais Frederico Figueiredo, Luís Mendonça, António Carvalho, Rafael Reis, Fábio Costa e André Domingues.

No domingo de Páscoa, o grande destaque vai para a Volta à Flandres, um dos cinco ‘Monumentos’ de ciclismo da temporada. O Eurosport 1 garante uma cobertura sem rival com praticamente nove horas de transmissão em direto. A partir das 08:55h junte-se à equipa de comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici, José Azevedo, Gonçalo Moreira e Frederico Bártolo para o que promete ser um dia muito bem passado a ver uma das grandes clássicas da temporada.

Criado em 1913, o Tour de Flandres ou De Ronde van Vlaanderen, cumpre este ano a 105.ª edição. Famosa pelos seus ‘muros’ - rampas acentuadas muitas delas em empedrado - a Volta a Flandres promete criar muitas dificuldades aos ciclistas, possivelmente algumas quedas, e muita emoção aos espetadores.

Apesar da ausência de portugueses na lista de pré-inscritos, espera-se um grande duelo entre duas das sensações mundiais do ciclismo Mathieu van der Poel e Wout van Aert, ao longo dos 263.7 quilómetros que ligam Antuérpia a Oudenaarde.

No final da prova masculina, o canal emite a 18.ª edição da Volta a Flandres feminina no Eurosport 1, a partir das 15:45h. Chantal van den Broek-Blaak, Marta Bastianelli, Anna van der Breggen ou Annemiek van Vleuten são algumas das ciclistas que já venceram esta clássica no passado e marcam novamente presença nesta edição, com o objetivo de triunfar.

Na segunda-feira, 5 de abril, arranca a 61.ª edição da Volta ao País Basco ou Euskal Herriko Itzulia, uma competição por etapas de importância igual à Volta a Catalunha e só superada pela Vuelta a España. Criada em 1924, é famosa pelo traçado montanhoso, ideal para os trepadores.

Rui Costa (UAE Team Emirates) é o único ciclista luso na lista de pré-inscritos para a corrida que conta ainda com nomes de peso como Primoz Roglic, Tadej Pogacar, Richard Carapaz, Adam Yates, Alejandro Valverde ou Tao Geoghegan Hart. Pode acompanhar toda a ação diariamente, em direto, no Eurosport 1, por volta das 14:30h, até ao próximo sábado, 10 de abril.

A semana de ciclismo do Eurosport conta ainda com a emissão do Scheldeprijs ou Grand Prix de l’Escaut, uma emocionante prova inserida no calendário das ‘Clássicas da Flandres’. Criada em 1907 é uma das competições mais antigas de sempre na região, sendo conhecida no passado por Scheldeprijs Schoten e Scheldeprjis Vlaanderen. A 109.ª edição conta com 194.2 quilómetros entre Terneuzen e Schoten e um perfil essencialmente plano, muito ao gosto dos sprinters.

Pelo caminho, o pelotão enfrenta vários setores de empedrado que variam entre os 1300 e os 3000 metros. Na lista de pré-inscritos há quatro ciclistas portugueses: André Carvalho (Cofidis, Solutions Crédits), Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e José Gonçalves (DELKO). O Scheldeprijs pode ser visto na quarta-feira, 7 de abril, em direto no Eurosport 2, a partir das 14:00h.

Monumentos, voltas ou clássicas, são boas e variadas as opções de competições para acompanhar no Eurosport – A Casa do Ciclismo.

 

Grande Prémio Miguel Indurain 

3 de abril – Navarra, Espanha – Eurosport 1 – 14:00h

 

Volta a Flandres (masculina) 

4 de abril – Bélgica – Eurosport 1 – 08:55h

 

Volta a Flandres (feminina) 

4 de abril – Bélgica – Eurosport 1 – 15:45h

 

Volta ao País Basco 

5 a 10 de abril – País Basco, Espanha – Eurosport 1 – 14:30h

 

Scheldeprijs / Grand Prix de l’Escaut 

7 de abril – Bélgica – Eurosport 2 – 14:00h

Fonte: Discovery Networks

“Calendário Nacional/Taça de Portugal de XCO totalmente internacional”


Por: José Carlos Gomes

A edição de 2021 da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) é integralmente pontuável para o ranking mundial da disciplina, com as quatro corridas do troféu a serem de classe C2 UCI.

O arranque da competição está marcado para 17 e 18 de abril. A prova tem o aliciante de servir também de inauguração de mais uma pista permanente de BTT em Portugal, integrada no Centro de Estágios de Melgaço.

Em maio haverá duas corridas pontuáveis para a Taça de Portugal de XCO. A segunda prova do troféu nacional de regularidade vai disputar-se em Lousada, nos dias 1 e 2. A terceira prova da Taça de Portugal acontece em Marrazes, Leiria, a 22 e 23 de maio.

O Fundão recebe o Campeonato Nacional de XCO, nos dias 26 e 27 de junho, estando o final da Taça de Portugal marcado para Avis, no fim de semana de 18 e 19 de setembro.

A ambição internacional está também presente na primeira corrida da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM), a Douro Mêda 100 Marathon, aprazada para 30 de maio e inscrita como C2 no calendário UCI.

A Taça de Portugal de XCM, devido à necessidade de alívio de restrições sanitárias para alargar o número de participantes, vai disputar-se maioritariamente no segundo semestre. Após Mêda, o pelotão ruma ao Marco de Canaveses (4 de julho), Melgaço (26 de setembro) e Condeixa-a-Nova (24 de outubro). O Campeonato Nacional de XCM realiza-se em Estremoz, no dia 17 de outubro.

O calendário nacional continua atento às novas tendências de BTT, estando agendados campeonatos nacionais de Eliminação BTT (XCE) e bicicletas de assistência elétrica, no fim de semana de 17 e 18 de julho (local a definir), e de cross country curto (XCC), nos dias 24 e 25 de julho, em Seia.

Miranda do Corvo será o epicentro de uma novidade do calendário 2021, a prova por etapas Aldeias do Xisto MTB Trophy, entre 3 e 6 de junho.

Calendário Nacional BTT 2021: https://www.fpciclismo.pt/prova-btt

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clássica Paris-Roubaix adiada para 3 de outubro”


Covid-19 muda a data da 'rainha das clássicas

 

Por: Lusa

Foto: Twitter Paris-Roubaix

A clássica Paris-Roubaix, agendada para 11 de abril, foi adiada para 3 de outubro devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira a União Ciclista Internacional (UCI).

Após semanas de rumores, o adiamento da 'rainha das clássicas' foi hoje confirmado, com a UCI a invocar a decisão das autoridades francesas de proibir a realização da Paris-Roubaix, nas vertentes masculina e feminina, nas datas previstas, alegando motivos sanitários.

"Para a UCI e toda a comunidade velocipédica, era muito importante que as corridas se realizassem em 2021 e estou satisfeito por termos encontrado novas datas aceitadas por todos. A Paris-Roubaix é um dos 'Monumentos' do calendário WorldTour [masculino], enquanto a Paris-Roubaix feminina será corrida pela primeira vez", enalteceu o presidente da federação internacional, citado em comunicado.

David Lappartient salientou ainda a importância deste "evento mítico, tão apreciado pelos corredores e pelos fãs".

A Paris-Roubaix masculina, que no ano passado foi adiada antes de ser definitivamente cancelada, foi remarcada para 03 de outubro, com a prova feminina, que também estava inicialmente agendada para 11 de abril, a correr-se na véspera.

"Seria inconcebível que não houvesse Paris-Roubaix pela segunda vez em dois anos", declarou à agência France-Presse o diretor da organização, Christian Prudhomme, que é também o diretor da Volta a França.

Na temporada passada, 'revolucionada' devido à pandemia de covid-19, e concentrada, após uma longa interrupção, em pouco mais de três meses, a Paris-Roubaix foi o único dos cinco 'Monumentos' do ciclismo a ser cancelado.

Organizada desde 1896, a 'rainha das clássicas' é conhecida pelos setores de 'pavé' e pela dureza do percurso, tendo sido interrompida apenas devido às duas guerras mundiais, antes do cancelamento no ano passado motivado pela pandemia de covid-19.

A França reportou 4.644.423 casos de covid-19 no país desde o início da pandemia, tendo registado mais de 95 mil mortes associadas ao novo coronavírus.

Na quarta-feira, o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a partir da noite de 03 de abril, e até dia 02 de maio, vai haver um recolher obrigatório nacional entre as 19:00 e as 06:00, os franceses estão impedidos de se deslocarem a mais de 10 quilómetros do seu domicílio a não ser em situações excecionais, serão encerrados todos os comércios não essenciais e o teletrabalho vai ser reforçado.

Fonte: Record on-line

“Melgaço recebe internacional de Btt Xco”


Melgaço recebe nos dias 17 e 18 de abril o 7.º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C2 pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Design. A disputar junto ao Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço, a iniciativa será promovida em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A prova internacional inaugurará a Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço, sendo promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e pela Melsport (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço).

O programa do 7.º BTT XCO Melgaço prevê treinos no dia 17 de abril (sábado), entre as 10h00 e as 17h30, realizando-se a competição no dia 18 (domingo). Pelas 9 horas será dada a partida para a primeira corrida (cadetes, masculinos e femininos) iniciando pelas 10h15 a prova para os atletas dos escalões de juniores (masculinos) e todas as categorias femininas.

Os atletas masters (masculinos) e de paraciclismo (masculino) começarão a competir às 12h15 enquanto a prova rainha, para elites e sub 23 (masculinos), tem início marcado para as 14h30.

 

José Adriano Lima: "Expectativas são altas "

"As nossas expetativas são altas. Os tempos são difíceis, imprevisíveis mesmo, mas, garantido as regras sanitárias, é altura de, paulatinamente, retomarmos a atividade e que melhor maneira senão receber em Melgaço uma prova internacional como vai ser o 7.º BTT XCO", referiu José Adriano Lima, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço.

Contando com a participação da fina-flor do BTT na prova de Melgaço, José Adriano Lima salienta que “será a primeira competição da época e os atletas estão ansiosos por retomar a atividade. Para além dos nacionais, e uma vez que a prova é internacional, também esperamos atletas oriundos de outros países, embora sabendo-se que há muitas limitações e restrições para circular entre países. Isso vai condicionar, de certa forma, a prova deste ano e a vinda de alguns atletas, mas acredito que vamos ter aqui muitos dos melhores atletas da vertente".

A prova internacional (pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Design) marca o regresso de grandes eventos ao concelho de Melgaço e poderá contribuir para a dinamização da economia local. "Estamos habituados a acolher grandes eventos e este é mais um que, com certeza, nos vai ajudar a mostrar Melgaço e fazer movimentar, no que for possível, a economia local. Sabemos que os atletas e as equipas vêm cá para disputar a prova, vão passar cá um fim de semana e, mais tarde, podem regressar para conhecer melhor e desfrutar do que temos de bom em Melgaço", explicou José Adriano Lima.


 

Inauguração da pista permanente de Btt Xco

O 7.º Btt Xco de Melgaço marca ainda a inauguração da Pista Permanente de Btt Xco de Melgaço construída junto ao Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço.

"É a inauguração da pista permanente de BTT e temos o orgulho de receber nesse dia os grandes atletas de XCO. Desejamos que a pista seja do agrado de todos os que participarem na competição, mas, também, da população de Melgaço, da região e daqueles que nos podem visitar noutras ocasiões. É uma pista que tem diversos percursos e teve em atenção os diversos níveis e dificuldades".

De acordo com o autarca, a Pista de XCO está situada “numa zona muito bonita e com uma perspetiva para o rio Minho, respeitando a natureza e os obstáculos naturais". O objetivo, referiu, “é criar um circuito permanente, em que os atletas possam praticar a sua modalidade favorita durante todo o ano e em que a população se possa iniciar no BTT de uma forma fácil”.

Com o desenvolvimento do projeto, a Câmara Municipal de Melgaço pretende “não apenas acolher e organizar muitos eventos desportivos, mas também fomentar a prática do desporto, do BTT e do ciclismo em Melgaço. Motivar os mais novos e, quem sabe, no futuro integrarem equipas de BTT XCO".

O 7º BTT XCO de Melgaço tem o apoio do Município de Melgaço, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Design, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Strong Speed, Polisport, Vitalis e Jogos Santa Casa.

 Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com