terça-feira, 10 de janeiro de 2017

“43.ª Volta ao Algarve/Astana competitiva na Volta ao Algarve”

A Astana, equipa do WorldTour oriunda do Cazaquistão, vai apresentar-se na 43.ª Volta ao Algarve, entre 15 e 19 de fevereiro, com um bloco ambicioso e competitivo em todos os terrenos.

O espanhol Luis León Sánchez, vencedor em 2016 da etapa que terminou na Fóia, vai capitanear a formação, procurando a desforra do azar que, há um ano, o fez abandonar a corrida, devido a queda no contrarrelógio, quando comandava a geral da prova.

Além do próprio Léon Sánchez, bom corredor em exercícios individuais, a Astana contará com mais dois contrarrelogistas de créditos firmados, o atual campeão da Rússia da especialidade, Sergei Chernetskii, sétimo na geral final da Volta ao Algarve de 2015, e o italiano Moreno Moser, terceiro classificado no Campeonato da Europa de Contrarrelógio.

Nas duas chegadas em alto da competição, há que contar com o espanhol Pello Bilbao e com o italiano Michele Scarponi. Os transalpinos Oscar Gatto e Dario Cataldo e o dinamarquês Jesper Hansen completam as escolhas da Astana para a Volta ao Algarve.

Equipas presentes

WorldTour: Astana (CAZ), Bora-hansgrohe (GER), Cannondale-Drapac (EUA), Dimension Data (RSA), FDJ (FRA), Katusha-Alpecin (SUI), Lotto NL-Jumbo (NED), Lotto Soudal (BEL), Movistar (ESP), Quick-Step Floors (BEL), Team Sky (GBR) e Trek-Segafredo (EUA).

Continental Profissonal: Caja Rural-Seguros RGA (ESP), Cofidis (FRA), Gazprom-RusVelo (RUS), Manzana Postobón (COL), Roompot-Nederlandse Loterij (NED) e Wanty-Groupe Gobert (BEL)

Continental: Efapel, LA Alumínios-Metalusa, Louletano-Hospital de Loulé, RP-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto (POR), e Rally Cycling (EUA)

Percurso

15 de fevereiro – 1.ª Etapa: Albufeira – Lagos, 180,3 km

16 de fevereiro – 2.ª Etapa: Lagoa – Fóia (Monchique), 189,3 km

17 de fevereiro – 3.ª Etapa: Sagres – Sagres (C/R Individual), 18 km

18 de fevereiro – 4.ª Etapa: Almodôvar – Tavira, 203,4 km

19 de fevereiro – 5.ª Etapa: Loulé – Malhão, 179,2 km

Fonte: FPC

“Agenda de Ciclismo”

Um fim-de-semana de reflexão com pedalada

O próximo fim-de-semana velocipédico fica marcado pela realização das primeiras Jornadas de Arbitragem, em Anadia, pela quarta prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, em Rebordosa, e pelo Critério Bento Pessoa, no Velódromo Nacional, em Sangalhos.

O debate sobre o ciclismo atual, tendo a arbitragem da modalidade como ponto central da reflexão, será o prato forte das Jornadas de Arbitragem de Ciclismo, que vão realizar-se no próximo sábado, entre as 11h00 e as 20h00, no Museu do Vinho, Anadia.

O programa conta com cinco painéis, juntando muitos protagonistas do ciclismo nacional em torno do mesmo objetivo: refletir sobre a arbitragem, contribuindo para a melhoria desta área fundamental do ciclismo.

O primeiro painel vai debruçar-se sobre "acesso, formação e plano de carreira dos comissários". O segundo painel abordará o "sistema de avaliação de comissários". Segue-se um núcleo de debate sobre "critérios e normas de nomeação de comissários". O penúltimo painel terá como mote "tecnologia na arbitragem". Antes da intervenção de encerramento, a cargo do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, haverá ainda tempo para pensar sobre "comportamento, ética, relações públicas e arte de avaliação técnica e desportiva da corrida".

Também no concelho de Anadia, mas na freguesia de Sangalhos, corre-se no domingo o Critério Bento Pessoa. As provas disputam-se no Velódromo Nacional, entre as 10h00 e as 16h30, estando agendadas competições de corrida por pontos, eliminação, perseguição por equipas e scratch.

Domingo é também o dia escolhido para a quarta etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse, marcada para a freguesia paredense de Rebordosa. As provas arrancam às 9h30. Esta será a primeira oportunidade para vermos os novos campeões nacionais em ação, envergando as camisolas que os identificam como detentores do título.

Fonte: FPC

“Reportagem no “Jornal de Ciclismo” do passeio “Manifestação em Defesa da Bicicleta/Inicie o ano a pedalar”

Já está on-line a reportagem no “Jornal de Ciclismo”, do passeio “Manifestação em Defesa da Bicicleta/Inicie o ano a pedalar” realizado este domingo em Lisboa, a mesma pode ser visualizada em: http://jornalciclismo.com/?p=43837 ou em: http://jornalciclismo.com/ onde pode ainda visualizar outras notícias.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com