quarta-feira, 12 de agosto de 2020

“Wout Van Aert vence primeira etapa do Critério do Dauphiné”

Ciclista belga da Jumbo-Visma venceu ao sprint

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista belga Wout Van Aert (Jumbo-Visma) venceu esta quarta-feira ao sprint primeira etapa do Critério do Dauphiné, quatro dias depois de ter conquistado a Milão-San Remo.

Van Aert assumiu a liderança da corrida francesa, impondo-se no final dos 218,5 quilómetros desde Clermont-Ferrand ao sul-africano Daryl Impey (Michelton-Scott) e ao colombiano Egan Bernal (INEOS), detentor da Volta a França.

Graças às bonificações com o triunfo, o terceiro do belga em etapas na corrida francesa, o Van Aert vai partir na quinta-feira para os 135 quilómetros da segunda etapa, entre Vienne e Col de Porte, com quatro segundos de vantagem sobre Impey e seis sobre Bernal.

O suíço Michael Schär foi o protagonista da etapa, depois de se ter destacado de uma fuga com outros quatro corredores, logo na fase inicial da corrida, numa aventura que durou até aos últimos 20 quilómetros.

Nelson Oliveira (Movistar), o único português em prova, ocupa o 77.º posto da geral, a 2.55 minutos de Van Aert, depois de ter terminado na mesma posição, a 2.45 do vencedor.

Fonte: Record on-line

“Mundiais de estrada na Suíça cancelados devido ao coronavírus”

Provas iriam decorrer entre os dias 20 a 27 de setembro

Por: Lusa

Foto: Record

Os Mundiais de ciclismo de estrada, agendados entre 20 e 27 de setembro em Aigle-Martigny, na Suíça, foram esta quarta-feira cancelados, devido às restrições impostas devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a União Ciclista Internacional (UCI).

As autoridades federais suíças decidiram proibir grandes manifestações "com mais de 1.000 pessoas" até 30 de setembro.

"Atendendo a isso, a organização dos campeonatos do mundo é impossível, tanto mais que 45 países estão sujeitos a quarentenas para entrada na Suíça em 08 de agosto, o que não permitiria o evento com o impacto desejado, com 1.200 corredores de 90 países", lamentou a UCI, em comunicado.

A organização dos Mundiais reconheceu ainda que "com 11 eventos em oito dias" e que "a especificidade de uma corrida num circuito, em termos de distanciamento social e fluxo de espetadores, são um obstáculo intransponível".

Grande parte das provas do principal escalão do ciclismo mundial WorldTour foram adiadas devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus para depois de setembro, começando em 29 de agosto com a Volta a França.

Além do Tour, que vai decorrer entre 29 de agosto e 20 de setembro, também a Vuelta foi adiada para entre 20 de outubro a 08 de novembro e o Giro para o período entre 3 a 25 de outubro.

Fonte: Record on-line

“Michael Woods reforça futura equipa de Chris Froome”

Canadiano assinou um contrato válido até ao final de 2024

Por: Lusa

Foto: Twitter

O canadiano Michael Woods, medalha de bronze nos Mundiais de ciclismo de 2018, vai alinhar na Israel Start-Up Nation, juntamente com o britânico Chris Froome, quatro vezes vencedor da Volta a França, anunciou esta quarta-feira a equipa.

"Michael Woods vai integrar na próxima época a Israel Start-Up Nation, na qual vai ser o supergregário de Chris Froome. O canadiano será também o chefe de fila da equipa em algumas grandes clássicas e monumentos", lê-se no comunicado da formação israelita.

Woods, de 33 anos, assinou um contrato válido até ao final de 2024 com a Israel Start-Up Nation, que já assegurou as contratações de Daryl Impey (Mitchelton-Scott), Carl Fredrik Hagen (Lotto Soudal) e Patrick Bevin (CCC).

No seu historial, Woods conta com um terceiro lugar na Vuelta de 2017, um segundo na Liège-Bastogne-Liège de 2018, além do terceiro lugar na prova de fundo dos mundiais de 2018, disputados na Áustria.

Fonte: Record on-line

“Juniores na órbita Europeia”

Por: After Two //works

Fotos: João Ferreira e Daniel Gonçalves

Os atletas Daniel Gonçalves e João Ferreira participaram nos trabalhos da seleção nacional de juniores que decorreram no centro de alto rendimento da Anadia entre os dias 4 e 11 do corrente.

Os promissores ciclistas da Academia Joaquim Agostinho / UDO, que iniciaram a época competitiva de forma bastante positiva, foram chamados pelo selecionador nacional José Poeira para o primeiro encontro da "Equipa Portugal" com vista à participação nos campeonatos da Europa que este ano se realizam de 24 a 28 de agosto em Plouay, cidade localizada na região do extremo noroeste da França.

Treinos diários, avaliações antropométricas, testes físicos e várias horas dedicadas a reforçar o espírito de grupo, foram as principais atividades de um estágio que contou com 6 atletas. Com dois elementos cada, a Bairrada e a Academia torriense foram as equipas mais representadas.

Para o sobralense Daniel Gonçalves "foi uma excelente semana de trabalho! Depois do teste à Covid-19 e dos resultados terem sido negativos, foi possível trabalhar de forma normal, não descurando as precauções extra que a situação exige.

Acima de tudo foi uma motivação extra para continuar a trabalhar nesta época tão atípica e um reconhecimento do valor que demonstrámos no início da época e ao longo dos anos. É sempre muito especial vestir este equipamento e poder trabalhar com os melhores nestas condições excecionais. O meu foco agora é continuar a trabalhar para voltar a merecer a confiança do selecionador e poder vir a vestir as cores da nossa nação no próximo Campeonato da Europa."

Fonte: Academia Joaquim Agostinho / UDO





“Volta a Portugal disputa-se de 27 de setembro a 5 de outubro”

Por: José Carlos Gomes

A edição de 2020 da Volta a Portugal em Bicicleta vai realizar-se de 27 de setembro a 5 de outubro, sendo organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

A edição tradicional da Volta, enquanto grande festa popular de agosto, com 12 dias de duração, não se realizou, devido à pandemia.

A Federação Portuguesa de Ciclismo entendeu, no entanto, que a Volta a Portugal é essencial para o futuro do ciclismo profissional no país, tendo decidido organizar uma edição adaptada às circunstâncias especiais em que vivemos.

A corrida será composta por um prólogo e oito etapas, tendo as principais caraterísticas de um grande evento de ciclismo: interesse desportivo, forte impacto mediático, capacidade de dinamizar a economia do país e de divulgar o território e garantia de retorno para o investimento dos patrocinadores da corrida e das equipas participantes.

Depois de a iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo ter obtido um excelente acolhimento das câmaras municipais contactadas para integrarem o itinerário, decorrem com normalidade os trabalhos para a organização da prova.

Oportunamente serão comunicados os detalhes desta Volta a Portugal, que, em 2020, pretende ser especial e inspiradora, um símbolo de um país que supera adversidades para celebrar a vida através do desporto.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

“82ª Volta a Portugal Santander adiada para 2021 Federação poderá organizar Edição Especial da Volta”

A Podium Events e a Federação Portuguesa de Ciclismo decidiram proceder ao adiamento da 82ª Volta a Portugal em Bicicleta Santander para 2021. A decisão foi motivada pelo contexto de pandemia gerado pela COVID-19 que tornou inviável a realização este ano de um evento desta dimensão.

A estreita colaboração e empenho das duas entidades na tentativa de viabilizar a organização da prova acabou frustrada após ter sido apresentado à Direção Geral de Saúde (DGS) um plano de contingência que foi objeto de alterações por parte desta entidade, as quais dificultam seriamente a realização do evento nos moldes habituais.

A evolução da pandemia, o estado de incerteza sobre a mesma, assim como a recusa de autorização de passagem e permanência da prova por parte de algumas autarquias, e, atendendo à prioridade inequívoca de proteger a saúde pública com base nas recomendações da DGS, a Podium e a Federação, após avaliadas todas as condições sanitárias e de segurança que um evento de massas como a Volta exige, são forçadas a concluir que não se encontram reunidas as condições para a realização da 82ª Volta a Portugal Santander este ano.

A Podium lamenta profundamente esta decisão, mas é a única que poderia assumir de forma responsável perante o público, equipas, autarquias, patrocinadores e todos os envolvidos. Conscientes de que a decisão poderá colocar a modalidade numa situação dramática, e perante o desejo da Federação Portuguesa de Ciclismo de defender o ciclismo profissional e a salvaguarda dos interesses dos ciclistas e equipas, ambas as entidades entenderam na possibilidade de realização de uma Edição Especial , da Volta a Portugal em Bicicleta por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo, no estrito interesse do ciclismo enquanto modalidade desportiva, o qual foi formalizado através de um acordo que permite ao órgão federativo desenvolver esforços para organizar uma prova que possa colmatar os efeitos da suspensão da Volta a Portugal Santander.

A ser possível a realização do novo evento, este será da exclusiva responsabilidade da Federação Portuguesa de Ciclismo e terá características distintas constituindo uma Volta a Portugal - Edição Especial, pelo que não comprometerá a 82ª edição da Volta a Portugal Santander, que será realizada em 2021 nas datas habituais. Caso seja possível a realização da Volta a Portugal – Edição Especial, a Podium deseja o maior sucesso, especialmente pelo bem da modalidade, e apoiará sempre que possível.

A Podium agradece o apoio incondicional dos patrocinadores e dos restantes parceiros essenciais à Volta. Estas entidades apoiaram as decisões tomadas, bem como os períodos de espera necessários para se poder decidir em conformidade com a evolução da pandemia. Todas as decisões foram tomadas no limite de tempo exigido face à imprevisibilidade da pandemia que vivermos, de forma a tentar recolher o máximo de informação e assim tomar a decisão mais adequada face às atuais circunstâncias excecionais.

Fonte: Podium

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com