quinta-feira, 5 de maio de 2022

“Arlenis Sierra vence edição inaugural da Volta à Andaluzia feminina”


Segundo lugar na tabela final para a espanhola Mavi García (UAE ADQ), a portuguesa Beatriz Roxo foi 71ª no final

 

Foto: Vuelta Ciclista Andalucía Women

A ciclista cubana Arlenis Sierra (Movistar) venceu esta quinta-feira a edição inaugural da Volta à Andaluzia feminina, ao triunfar nas duas primeiras etapas e ao ser segunda na terceira.

Depois de vencer as tiradas de terça e quarta-feira, Sierra perdeu hoje ao sprint' para a sérvia Jelena Eric, sua colega de equipa, mas acabou por arrebatar a geral na mesma.

Em segundo lugar na tabela final ficou a espanhola Mavi García (UAE ADQ), a quatro segundos, com a alemã Ricarda Bauernfeind (Canyon/SRAM) no terceiro posto, a 15.

A única portuguesa em prova, Beatriz Roxo (Rio Miera -- Cantábria), de 18 anos, foi 71.ª na geral final.

Fonte: Record on-line

“Simon Yates não está "preocupado" para o Giro após dificuldades nas Astúrias”


Um mau dia, pelas condições climatéricas "muito quentes e húmidas", não invalida a boa forma que sente a caminho do Giro

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista britânico Simon Yates (BikeExchange-Jayco) disse esta quinta-feira que não está "preocupado" com as dificuldades na Volta às Astúrias, na última semana, na antecâmara da Volta a Itália, que arranca sexta-feira e na qual é favorito à vitória.

"Não estou preocupado, sinto-me bem, ganhei duas etapas nessa prova", em conferência de imprensa antes do Giro.

Na corrida espanhola, Yates venceu a primeira e a terceira etapas, mas as dificuldades no segundo dia fizeram com que terminasse em 18.º lugar da classificação geral final, a mais de 10 minutos do colombiano Ivan Sosa (Movistar), outro que estará presente na partida em Budapeste.

Um mau dia, pelas condições climatéricas "muito quentes e húmidas", não invalida a boa forma que sente a caminho do Giro, em que foi terceiro na geral final de 2021.

Além disso, o vencedor da Volta a Espanha de 2018 considera que uma das grandes aprendizagens em momentos de dificuldade é a "paciência".

Quanto aos adversários, Yates faz 'coro' com o português João Almeida (UAE Emirates), outro candidato, ao apontar o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), campeão olímpico de fundo em Tóquio'2020, como o nome maior na Volta a Itália.

"Tem provavelmente a melhor equipa, já venceu a corrida em 2019, acho normal que o considere o favorito", declarou.

A Volta a Itália de 2022, a 105.ª edição da prova, começa em Budapeste, na sexta-feira, e termina em Verona, em 29 de maio, 21 etapas depois.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/António Morgado terceiro na primeira etapa da Corrida da Paz”


Por: José Carlos Gomes

António Morgado foi hoje o terceiro classificado na primeira etapa da Corrida da Paz, 102,8 quilómetros, com início e final em Litomerice. A tirada decidiu-se ao sprint, com vitória do luxemburguês Mathieu Kockelmann.

A prova checa da Taça das Nações de Juniores começou com uma etapa ondulada, mas sem subidas longas, o que não permitiu fazer grandes diferenças, levando o pelotão a viajar compacto durante grande parte da jornada.

Ainda assim, António Morgado e Gonçalo Tavares tentaram aplicar a fórmula que lhes tem garantido sucesso em Portugal, procurando mexer de longe com a corrida. Só que o poderio das seleções presentes nunca permitiu grande margem a qualquer das tentativas de fuga.

Foi um pelotão estirado, devido à parte final mais técnica, que discutiu a etapa. Mathieu Kockelmann deu a vitória ao Luxemburgo, seguido pelo dinamarquês Frederik Lykke e por António Morgado.


Daniel Lima, 26.º, e Gonçalo Tavares, 29.º, também chegaram no pelotão principal, com as mesmas 2h36m14s do vencedor. Tiago Santos foi 56.º, a 7m23s, Rúben Rodrigues foi 60.º, a 8m11s, e Tomás Mota terminou em 88.º, a 8m54s.

Na geral, porque se trata de uma prova com bonificações, Mathieu Kockelmann comanda com 6 segundos de vantagem sobre Frederik Lykke e luxemburguês Niels Michotte. António Morgado é quarto, a 8 segundos, porque apenas bonificou na chegada e não nas metas intermédias. Os restantes portugueses estão escalonados pela seguinte ordem: Daniel Lima, 27.º, Gonçalo Tavares, 30.º, Tiago Santos, 55.º, Rúben Rodrigues, 59.º, e Tomás Mota, 86.º. Portugal ocupa o sexto lugar na geral coletiva entre 19 equipas.

O segundo dia de competição, nesta sexta-feira, terá uma etapa dividida em dois setores. Às 8h00 começa o contrarrelógio de 11,2 quilómetros em redor de Trebenice. Às 15h00 inicia-se o setor vespertino, uma etapa plana, de 57 quilómetros, com início e final em Štetí.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Luís Costa sexto classificado no contrarrelógio da Taça do Mundo”


Por: José Carlos Gomes

Luís Costa conseguiu o melhor resultado da Seleção Nacional no contrarrelógio da Taça do Mundo de Paraciclismo, terminando na sexta posição o exercício individual de 20 quilómetros, disputado em Ostende, Bélgica.

O corredor paralímpico português, a competir na classe H5, fez uma prova em crescendo, parando o cronómetro nos 31’00’’160. A vitória pertenceu ao neerlandês Mitch Valize, único paraciclista a baixar dos 28 minutos, terminando com 27’44’’378. Seguiu-se o francês Loic Vergnaud, com 29’18’’125, e o neerlandês Tim de Vries, com 29’49’’046.

A Seleção Nacional esteve também representada na classe H4, através de Flávio Pacheco. O paraciclista alentejano foi o 12.º, com 32’05’’003. Na mesma prova, mas competindo como individual, participou Carlos Neves, que terminou na 23.ª posição, com 34’14’’839. O melhor H4 foi o neerlandês Geert Schipper, com 28’11’’050. Seguiram-se o francês Mathieu Bosredon, com 28’19’’039, e o austríaco Alexander Gritsch, com 28’35’’535.

A ronda belga da Taça do Mundo prossegue nesta sexta-feira, último dia dos contrarrelógios. A Seleção Nacional terá em prova Bernardo Vieira, em C1, e Telmo Pinão, em C2. A corrida destas classes começa às 8h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campanha de promoção do Giro de Itália do Eurosport com João Almeida como protagonista está nas ruas e nos meios digitais”


“Giro é ver o João ganhar” é o lema da campanha com o rosto do ciclista português realizada em parceria com a Agência Mustard 

 

Por: Vasco Simões

Já falta pouco para o arranque da 105.ª edição do Giro de Itália, mas nas ruas o ambiente é de entusiasmo pelo que João Almeida pode fazer nesta primeira ‘Grande Volta’ de ciclismo da temporada.

Como forma de promover o evento, o Eurosport, em parceria com a Agência Mustard, desenvolveu a campanha focada no ciclista português da UAE Team Emirates com o lema “Giro é ver o João ganhar”. A campanha está nas ruas do país em ‘mupis’ e nos diferentes meios digitais. O objetivo passa por chamar a atenção dos portugueses em geral para a prova e apelar em particular aos fãs de ciclismo que sigam toda a corrida em direto no Eurosport.

Recorde-se que em 2020, João Almeida vestiu a camisola rosa de líder da prova durante 15 dias, tendo cativado a atenção do país para o feito. Um ano marcado também pela conquista inédita de Rúben Guerreiro da camisola azul da montanha.

Esta não é a primeira vez que o Eurosport e a Mustard trabalham em conjunto para promover os atletas portugueses em destaque nos desportos emitidos pelo canal. Em dezembro do ano passado, uma campanha teve como mote ‘O Palco dos Heróis Nacionais’ e juntou António Félix da Costa (Fórmula E), João Sousa (Ténis), e João Almeida (Ciclismo).

O Eurosport emite o Giro de Itália em exclusivo entre os dias 6 e 29 de maio. Uma cobertura sem rival com mais de 100 horas de emissão em direto ao longo das três semanas de prova, 21 etapas e mais de 3400 quilómetros.

Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com