quinta-feira, 11 de setembro de 2025

“COMUNICADO | Campeonato Nacional triatlo Jovem de Estafetas”


A Federação de Triatlo de Portugal informa que no Agrupamento 1 do Campeonato Nacional Jovem de Estafetas, que está integrado no III Triatlo da Casconha, tanto o escalão de benjamins como de infantis só podem usar bicicletas de BTT, de modo a garantir a igualdade de condições entre todos os competidores.

Mais se informa que a prova de Estafetas Mistas apenas contabiliza para a competição masculina.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Triatlo de São Martinho bate recorde de inscritos”


Dias 20 e 21 de setembro ficam marcados como um fim de semana histórico para o triatlo nacional. São Martinho recebe a etapa que junta o Campeonato Nacional de Clubes, a Taça de Portugal, Nacional Jovem e uma prova aberta, num evento que já bateu todos os recordes: 1768 inscritos, o maior número de sempre. No ano passado, foram 1026 os participantes.

Entre os destaques, está o recorde absoluto de participantes na prova aberta, destinada a não licenciados, que contará com 513 atletas, muitos dos quais vão experimentar o triatlo pela primeira vez. O crescimento do triatlo jovem também se faz notar, com 515 inscritos no Campeonato Nacional Jovem, que envolve atletas entre os 7 e os 15 anos, ao lado de 77 estafetas, demonstrando a vitalidade da modalidade e a adesão cada vez maior de famílias e clubes.

A vila acolhe, assim, atletas de todos os escalões, desde jovens em início de carreira até aos nomes consagrados do circuito nacional, sem esquecer os entusiastas que participam na prova aberta. O evento promete transformar São Martinho na capital do triatlo durante dois dias, num verdadeiro festival desportivo.

Além do impacto competitivo, estes números refletem o crescimento contínuo da modalidade em Portugal e a forte adesão de clubes e praticantes. O triatlo continua a afirmar-se como uma das modalidades em maior expansão, envolvendo cada vez mais atletas, famílias e comunidades locais.

Com um cenário natural privilegiado e uma organização que alia exigência desportiva à celebração coletiva, São Martinho prepara-se para viver um fim de semana inesquecível.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Inscrições abertas para a formação Mecânica e Manutenção de Bicicletas”


A Federação Triatlo Portugal vai organizar a 4 de outubro, no Centro Náutico da Amora, a ação de formação contínua Mecânica e Manutenção de Bicicletas.

A ação de formação tem a duração de 4 horas e vale 0,8 créditos (UC) para a renovação da TPTD. As inscrições decorrem até 29 de setembro e têm um custo de 20€.

 

Para se inscrever, basta preencher o formulário https://forms.gle/aDxmXadH7kZT685V9

 

Em baixo todas as informações:

Local e Horário

Centro Náutico da Amora

Dia 4 de outubro de 2025 – das 14:00 às 18:00

Formador

David Martins – formado em engenharia mecânica, profissional na área de bicicletas, participações como mecânico em Campeonatos do Mundo de Ironman

 

Programa

– O que é a bicicleta

– Os diferentes tipos de bicicleta e a sua utilidade

– Postura, tamanho de pneus e quadros

– Câmara de ar vs tubeless

– Como mudar uma câmara de ar

– Como fazer a manutenção do tubeless

– Transmissão mecânica e eletrónica

– Como afinar mudanças

– Manutenção da transmissão

– Sistemas de travagem

– Diferentes sistemas de travagem, sua afinação e manutenção

– Troca de pastilhas e ou calços

– Esclarecimento de dúvidas

 

Inscrição

 

Valor de inscrição – 20€

0,8 UC para renovação de TPTD

Após o pagamento da inscrição, deverá enviar o seu comprovativo para formacao@federacao-triatlo.pt

As candidaturas decorrem até dia 29/09/2025 e estão limitadas a 30 participantes.

NÃO é necessário levar bicicleta para a formação.

Pagamento

IBAN: PT50 0045 5442 40331295834 84

FEDERAÇÃO DE TRIATLO DE PORTUGAL

Conta nº – 40331295834

BIC/SWIFT – CCCMPTPL

Mais informações: formacao@federacao-triatlo.pt

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“João Lopes: um triatleta com medula de ouro”


O triatlo tem histórias únicas de resiliência. São essas narrativas que queremos desenvolver, daqui para a frente, num espaço editorial a que vamos dar o nome de: “O triatlo mudou a minha vida”.

A história de João Lopes é a primeira que iremos contar. Aos 48 anos, a vida levou-o a enfrentar uma das provas mais duras de sempre: um transplante de medula, depois de lhe ser diagnosticada uma aplasia medular severa em dezembro de 2016, consequência de uma hepatite autoimune. Após um tratamento sem sucesso, seguiu-se, um ano depois, o transplante.

“A minha medula deixou de produzir células. Foi preciso transplantar. Esse foi o meu grande desafio antes de qualquer linha de partida”, confessa,

Antes desta nova realidade que foi obrigado e enfrentar, João era ciclista amador, tanto em estrada como em BTT, e participava regularmente em corridas de 10 km. O triatlo ainda não fazia parte da sua vida. Mas em 2022 tudo mudou, ao apoiar o amigo transplantado Christian Bayon na prova de São Martinho do Porto: “Ao almoço, ele lançou-me o desafio: ir aos Jogos Mundiais de Transplantados em Perth. Aceitei. Fiz logo o Triatlo de Sesimbra e o da Quinta do Lago. Estava dentro!”

Com apenas dois triatlos sprint no currículo, João cumpriu o requisito para alinhar em Perth, na Austrália, em abril de 2023. A estreia internacional trouxe-lhe um 6.º lugar no escalão 50-59 anos.

Seguiram-se os Jogos Europeus, em Lisboa (2024), onde arrecadou bronze no triatlo virtual (com os segmentos disputados separadamente). Mais recentemente, em Dresden, nos Jogos Mundiais, alcançou o 4.º lugar no triatlo, a apenas um passo do pódio. Pelo caminho, foi somando várias participações em provas nacionais, consolidando o gosto pela modalidade.

Para João Lopes, cada competição tem um significado que vai muito além do resultado:

“O desporto para transplantados é uma excelente forma de nos mantermos saudáveis e cuidarmos do nosso transplante. Temos limitações, claro, mas o exercício é sempre benéfico.”

A experiência dos Jogos Mundiais impressionou-o particularmente:

“Em Dresden éramos cerca de 1800 atletas. É uma família enorme. Revemo-nos, celebramos a vida e construímos amizades fantásticas. Mais do que competir, é a prova de que estamos vivos.”

A história completa da sua doença e da primeira participação pode ser lida no artigo “Medalha de prata, medula de ouro”, publicado em TopCycling.pt.

Se conheceres alguma história que se enquadre no espaço “O triatlo mudou a minha vida”, envia informação para comunicacao@federacao-triatlo.pt

Fonte: Federação Triatlo Portugal


"O desporto não pode nem deve ficar à margem" - Ministra espanhola sobre os protestos na Volta a Espanha”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A ministra espanhola da Educação, Formação Profissional e Desporto, Pilar Alegría, abordou no programa El Larguero da Cadena Ser a crescente tensão que envolve a Volta a Espanha e os protestos pró-palestinianos que têm marcado a corrida. Numa entrevista marcada por um tom equilibrado entre firmeza e prudência, Alegría manifestou apoio às manifestações pacíficas, mas sublinhou a importância de garantir que a corrida chegue ao fim em Madrid.

“Considero fundamental que a Vuelta se possa realizar, tal como se realizaram outras grandes provas internacionais. Seria uma má notícia se uma competição desta envergadura tivesse de ser suspensa. O que estamos a ver nestes dias com as manifestações, na minha opinião, é compreensível. A sociedade espanhola não pode nem deve manter-se neutra face ao que está a acontecer em Gaza. Nem o desporto pode virar as costas à realidade que o rodeia”, afirmou.

 

Paralelismo com outros desportos

 

A ministra alertou ainda para a possibilidade de situações semelhantes surgirem noutras modalidades, apontando em particular para a Euroliga de basquetebol. Recordou as medidas aplicadas contra equipas russas após a invasão da Ucrânia e questionou se Israel deveria ser tratado da mesma forma.

“O torneio de basquetebol da Euroliga vai começar em breve e sabemos que os clubes russos não estarão presentes. No entanto, outros, como o Maccabi, vão participar? Gostaria de ver a mesma medida aplicada em 2022 com a Rússia, mas agora com Israel. O desporto não pode ficar à margem quando se trata de defender princípios tão essenciais.”

 

Governo não interfere na participação das equipas

 

Questionada sobre uma eventual pressão política relativamente à presença da Israel - Premier Tech na Vuelta, Alegría foi categórica: “Não houve qualquer tipo de pressão, porque a decisão de permitir ou não a participação dessa equipa não cabe a este governo.”

 

Segurança e manifestações: confiança e cautela

 

Alegría reiterou confiança de que a corrida poderá terminar sem incidentes graves, embora reconheça os riscos que persistem. “Estou confiante de que a Volta a Espanha pode terminar sem incidentes. E os ouvintes sabem-no bem: essa decisão não depende deste ministro ou do governo, mas sim dos organizadores da corrida. A medida de encurtar a etapa de quinta-feira já foi tomada e, pela nossa parte, o que nos cabe é garantir tanto a segurança dos ciclistas e dos adeptos como o direito destes últimos a manifestarem-se.”

A ministra deixou ainda um aviso contra os excessos registados em algumas etapas. “Condenar e rejeitar qualquer ato violento numa competição desportiva é a coisa normal a fazer. Como é que não o podemos fazer? É óbvio. No entanto, os cidadãos que se manifestam pacificamente, e que têm o direito de o fazer, estão a exprimir o sentimento da maioria da sociedade espanhola. O que me preocupa é que não haja uma reação deste tipo, porque o desporto não pode nem deve ficar à margem.”

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/o-desporto-nao-pode-nem-deve-ficar-a-margem-ministra-espanhola-sobre-os-protestos-na-volta-a-espanha

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com