quinta-feira, 12 de setembro de 2024

“Pogacar prepara mundiais com duas corridas no Canadá”


O ciclista esloveno já venceu o Giro e o Tour esta temporada, apontando agora à camisola 'arco-íris'

 

Foto: Photo by Luca Bettini / AFP

Tadej Pogacar está de regresso à competição pela primeira vez desde o seu triunfo no Tour, procurando vitórias nas corridas do Grande Prémio em Quebec e Montreal, no Canadá.

O líder da equipa UAE desistiu dos Jogos Olímpicos de Paris devido ao desgaste físico após vencer o Giro em maio e o seu terceiro título do Tour em julho.

O esloveno será o favorito para suceder ao belga Arnaud De Lie e ao britânico Adam Yates, vencedores em Quebec e Montreal, respetivamente, no ano passado.

As duas corridas são circuitos com 16 voltas no Quebec na sexta-feira e 17 em Montreal no domingo, com subidas extremamente exigentes e repetitivas. As provas servem de preparação do ciclista esloveno para os campeonatos do Mundo em Zurique, entre 21 a 29 de setembro.

'Pogi' está a a preparar o ataque ao seu terceiro grande título esta época, isto depois do Giro e do Tour, feito alcançado apenas por Stephen Roche e o belga Eddy Merckx.

"Aproveitei o verão em casa, fui à praia. Não fazia isso há alguns anos. Tomei a decisão certa. Treinei bem. Em geral, as minhas corridas de recuperação após uma longa pausa sempre correm bem.”, disse o jovem de 25 anos.

Os rivais para as provas canadianas incluem Arnaud De Lie, que alcançou o seu primeiro sucesso no World Tour no ano passado, o francês Julian Alaphilippe e o australiano Michael Matthews.

Fonte: Sapo on-line

“Seleção Nacional/Corridas diferentes no arranque das provas de fundo para sub-23”


Por: José Carlos Gomes

Os próximos três dias serão dedicados às provas de fundo no Campeonato da Europa de Pista, que decorre em Limburgo, Bélgica. No primeiro dia competem os sub-23, mas os percursos das mulheres e dos homens serão de tipologia bem diferente, apesar de ambos terem partida junto o velódromo de Zolder e chegada ao centro da cidade de Hasselt.

Daniela Campos será a representante de Portugal na corrida feminina, que se inicia às 8h00 e terá 101,4 quilómetros. É uma prova quase totalmente plana, que se prevê muito rápida. Ainda antes do quilómetro 30 as corredoras entram em Hasselt, onde decorrerá toda a restante prova, em circuito urbano. O desfecho acontecerá à sexta passagem pela meta.

Portugal estará representado no setor masculino por Gonçalo Tavares, João Silva e Noah Campos. O trio inicia a corrida de 162 quilómetros às 12h30. A fase inicial da prova será igual à feminina, com entrada em Hasselt e duas passagens pela meta. Só que após a segunda passagem na linha de chegada o pelotão sai da cidade e entra no que será o coração da corrida e das decisões.

Será necessário cumprir duas voltas pelos arredores. Em cada uma dessas voltas serão ultrapassados três setores de empedrado e dois muros. São zonas, maioritariamente de estrada estreita, onde a luta pela colocação e a capacidade de manter um bom posicionamento ditarão o sucesso. Após esta dupla passagem no circuito externo, os ciclistas regressam a Hasselt para mais volta e meia ao circuito urbano.

Os juniores masculinos competem no sábado, a partir das 8h00, num percurso com uma tipologia semelhante à dos sub-23 masculinos, embora com menor distância, 129,7 quilómetros. A diferença reside na passagem única pelo setor externo, onde se encontram as maiores dificuldades. O restante será igual, volta e meia ao circuito urbano a abrir e outro tanto a fechar.

Na corrida de juniores Portugal vai alinhar com Adrián Pacho, Daniel Moreira, Gonçalo Rodrigues, Guilherme Mestre, João António e José Miguel Moreira.

O Campeonato da Europa termina no domingo, dia de duplo compromisso para Portugal. Às 8h00 correm as juniores Daniela Simão, Maria Constança Marques e Raquel Dias. A prova terá 72,9 quilómetros, resultantes da ligação entre Zolder e Hasselt e de três voltas completas ao circuito citadino.

No mesmo dia, às 11h30, Iúri Leitão, Ivo Oliveira e Rui Oliveira ouvirão o tiro de partida para uma longa maratona de 222,9 quilómetros. Após a ligação de Zolder a Hasselt os ciclistas irão completar três voltas e meia ao circuito urbano, deslocam-se depois para o circuito de Limburgo, onde cumprirão três voltas ao traçado que inclui os troços de “pavé” e os muros, antes de voltarem a Hasselt para mais uma volta e meia ao circuito urbano.

Os nove corredores que já viajaram para a Bélgica treinaram na manhã de hoje, passando pelo circuito de Limburgo, onde reconheceram os locais mais exigentes do circuito de Limburgo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com