quinta-feira, 27 de maio de 2021

“Philipp Walsleben da Alpecin Fenix vence primeira etapa da Boucles de la Mayenne”


Por: José Morais

Foto: Organização

Foi para a estrada hoje a primeira etapa da Boucles de la Mayenne (2.Pro), a prova francesa realiza-se de 27 a 30 de maio, o alemão Philipp walsleben da Alpecin Fenix, foi o primeiro a cortar a linha de chegada, à frente de Diego Rubio da Burgos BH.

Philipp walsleben foi o único sobrevivente de uma fuga de seis ciclistas que iniciaram a mesma logo no início da corrida, vestido assim a camisola amarela de líder, o ciclista da Alpecin Fenix tem uma vantagem sobre os seus colegas, já que participou em mais de 11 provas, sendo um ciclista regular da Boucles de la Mayenne, que encontrou ali uma justa recompensa pelo seu esforço, e pela sua lealdade.

 

Classificações top 10 da 1ª etapa:

 

1º WALSLEBEN Philipp Alpecin-Fenix

2º RUBIO Diego Burgos-BH

3º DÉMARE Arnaud Groupama – FDJ

4º HALVORSEN Kristoffer Uno-X Pro Cycling Team

5º COQUARD Bryan B&B Hotels p/b KTM

6º ALLEGAERT Piet Cofidis, Solutions Crédits

7º SARREAU Marc AG2R Citroën Team

8º EEKHOFF Nils Team DSM

9º WELTEN Bram Team Arkéa Samsic

10º ABERASTURI Jon Caja Rural – Seguros RGA

“Europeus de ciclismo de pista cancelados”


Em causa a situação criada pelo desvio de um avião que transportava um adversário do regime político

 

Por: Lusa

Foto: Twitter

A União Europeia de Ciclismo anunciou, esta quinta-feira, o cancelamento dos Europeus de pista, previstos para o final de junho, na Bielorrússia, devido à situação criada pelo desvio pelas autoridades deste país de um avião comercial.

"Tendo em conta a atual situação internacional, o conselho executivo tomou a decisão de cancelar o evento", refere a UEC em comunicado, lembrando que o evento permite a qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio'2020.

O presidente da UCE, Enrico Dela Casa, garante que o organismo já está a trabalhar para encontrar uma solução alternativa, que permita aos atletas das 50 federações nacionais competirem num evento continental.

Na quarta-feira, a Alemanha e os Países Baixos anunciaram a intenção de não participar na competição, que deveria decorrer entre 23 e 27 de junho, considerando que não estavam reunidas condições de segurança após o desvio pelas autoridades da Bielorrússia de um avião que transportava um adversário do regime político.

No domingo, as autoridades bielorrussas detiveram o jornalista Roman Protasevich, depois de o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, ter ordenado que um voo da companhia aérea Ryanair, que fazia a ligação entre Atenas e Vílnius, fosse desviado para o aeroporto de Minsk.

Várias instituições e países do Ocidente condenaram já a ação das autoridades bielorrussas, que asseguram ter agido dentro da legalidade ao intercetar o voo comercial, argumentando que havia uma ameaça de bomba feita pelo grupo palestiniano Hamas.

O Conselho informal de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vai discutir, esta quinta-feira, a imposição de eventuais sanções económicas e setoriais à Bielorrússia, que atravessa uma crise política desde as eleições de 9 de agosto de 2020.

Fonte: Record on-line

“Ciccone desiste do Giro devido a ferimentos sofridos em queda”


Italiano sofreu "uma forte contusão na região lombar e na mão esquerda"

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), 10.º classificado na Volta a Itália de 2021, abandonou esta quinta-feira a prova, antes da partida para a 18.ª etapa, em consequência dos ferimentos contraídos durante uma queda ocorrida na tirada de quarta-feira.

Ciccone "sofreu uma forte contusão na região lombar e na mão esquerda" devido à queda - que envolveu também o compatriota Vincenzo Nibali e o etíope Amanuel Ghebreigzabhier, colegas na Trek-Segafredo -, numa altura em que circulava a grande velocidade.

A equipa tinha indicado que os três ciclistas iriam participar na tirada desta quinta-feira, entre Rovereto e Stradella, mas Ciccone, que ocupava a 10.ª posição na classificação geral, liderada pelo colombiano Egan Bernal (INEOS), optou por abandonar a corrida.

O belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), que esteve igualmente envolvido na queda, em que chegou a ultrapassar o rail de proteção da estrada, desistiu ainda na quarta-feira, depois de ter sofrido múltiplas lacerações e contusões.

Fonte: Record on-line

“Giro: Alberto Bettiol vence 18.ª etapa, Egan Bernal segue na liderança”


Por: SIF // RPC

O italiano Alberto Bettiol (Education First-Nippo) venceu hoje a 18.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, ao vingar a fuga do dia, com o colombiano Egan Bernal (INEOS) a conservar a liderança da geral individual.

Bettiol, de 27 anos, completou os 231 quilómetros entre Rovereto e Stradella em 5:14.44 horas, batendo por 17 segundos o também italiano Simone Consonni (Cofidis), segundo colocado, enquanto o irlandês Nicolas Roche (DSM) terminou em terceiro.

O pelotão chegou a 23 minutos do vencedor, com os principais favoritos à geral, que continua a ser encabeçada por Egan Bernal, com 2.21 minutos de vantagem para o italiano Damiano Caruso (Bahrain-Victorious), segundo, e 3.23 para o britânico Simon Yates (BikeExchange), terceiro.

Na sexta-feira, o pelotão enfrenta a 19.ª tirada, com 166 quilómetros entre Abbiategrasso e Alpe di Mera, com uma contagem de montanha de primeira categoria a coincidir com a meta.

Fonte: Lusa

“Seleção Nacional/Corrida da Paz marca regresso da Seleção de Sub-23 à Taça das Nações”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional compete na Corrida da Paz, prova da Taça das Nações de Sub-23 que se disputa na República Checa, entre 3 e 6 de junho. Após um ano sem competição no mais importante circuito internacional de sub-23, devido à pandemia, os jovens portugueses estão de regresso à Taça das Nações.

O selecionador nacional, José Poeira, convocou seis corredores com níveis distintos de experiência internacional em sub-23, esperando que possam complementar-se numa das corridas de referência do calendário internacional de sub-23.

Os convocados são Afonso Silva (Rádio Popular-Boavista), Fábio Costa e Fábio Fernandes (Efapel), Diogo Barbosa (Hagens Berman Axeon), Miguel Salgueiro (LA Alumínios-LA Sport) e Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO).

A corrida terá um prólogo e três etapas. Inicia-se, dia 3 de junho, com um exercício individual de 3,4 quilómetros, em Jeseník. Esta localidade acolhe a partida da primeira etapa, que terminará Rýmařov, depois de percorridos 131,4 quilómetros, através de um trajeto rompe-pernas.

A segunda etapa, 136,3 quilómetros entre Bruntál e Dlouhé Stráně, assinala o início das grandes dificuldades montanhosas. Duas dificuldades orográficas nos derradeiros 20 quilómetros, a última coincidente com a meta, prometem marcar diferenças substanciais, privilegiando os trepadores.

A etapa final será a mais longa da competição, 168,1 quilómetros, com início e final em Jeseník. O percurso, muito ondulado, é propício a corredores atacantes.

“A primeira etapa em linha guarda surpresas para quem não estiver atento. A etapa de montanha é decisiva, mas o último dia, com subidas consecutivas, faz muitas diferenças. Foi nesta tirada que o Tadej Pogačar, em 2018, pela primeira vez deu uma grande demonstração de classe na Taça das Nações. Quanto à nossa equipa, são corredores com qualidade e que têm ritmo competitivo, estiveram no Algarve, alguns no GP dos Açores e ainda correrão no próximo fim de semana. Mas não temos ponto de comparação com a realidade internacional atual, porque há muito que não corremos por seleções. Mas vamos bater-nos por um lugar entre os pontuáveis, porque pode ajudar a garantir presença na Volta a França do Futuro”, explica José Poeira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Remco Evenepoel abandona Giro'2021”


Ciclista belga deixa prova devido às consequências da queda sofrida

 

Por: Record

Foto: Getty Images

Terminou à 17.ª etapa a aventura de Remco Evenepoel no Giro'2021, como consequência da violenta queda que o belga sofreu numa das descidas do dia. O ciclista da Deceuninck–Quick-Step ainda terminou a tirada - a mais de 38 minutos de Dan Martin e de João Almeida -, mas a equipa acabou por anunciar o seu abandono, em face dos ferimentos que sofreu por conta deste percalço que acabou por atirar ao solo outros homens da geral.

De acordo com a equipa belga, onde alinha o português João Almeida, os exames feitos ao ciclista não mostraram qualquer fratura, mas apresentaram múltiplas lacerações cutâneas e várias contusões, algo que acabou por determinar a decisão de abandonar, de forma a permitir uma "recuperação completa o mais rápido possível, de forma a poder trabalhar tendo em vista os objetivos futuros".

Espanhóis sem dúvidas: «João Almeida demonstra que Lefevere e Deceuninck cometeram um grande erro»

"Esta queda não deveria ter acontecido. Nem sei bem o que aconteceu na minha frente, mas acabei por entrar na curva e vi uns tipos já no chão. Acabei por não conseguir passar pela direita, porque estava um lá, e não consegui impedir a queda. Não há nada partido, mas tenho várias contusões. Não faz sentido continuar com tantas dores... Por isso vou voltar à Bélgica e fazer mais alguns exames. Depois veremos. Claro que é triste abandonar a prova, era a minha primeira Grande Volta, mas foi uma experiência bonita e espero voltar um dia. Desejo o melhor para todos os meus colegas", declarou o jovem de 21 anos, citado pelo site da Deceuninck–Quick-Step.

A equipa belga fica agora com seis elementos, entre os quais o português João Almeida, que é o oitavo da geral com mais quatro tiradas pela frente. Em teoria, Almeida terá ainda ao seu alcance uma posição no top-5, algo que está a 'apenas' a pouco menos de três minutos de distância (Hugh Carthy é quinto.)

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com