terça-feira, 7 de maio de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Giro: Jonathan Milan vence quarta etapa ao sprint, Tadej Pogacar continua líder”


Milan, de 23 anos, cumpriu os 190 quilómetros entre Acqui Terme e Andora, em 4:16.03 horas, batendo Kaeden Groves por poucos centímetros e deixando o alemão Phil Bauhaus no terceiro lugar

 

Por: Lusa

O ciclista italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek) venceu hoje ao sprint a quarta etapa da Volta a Itália, à frente do australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), com o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) a seguir líder da geral individual.

Milan, de 23 anos, cumpriu os 190 quilómetros entre Acqui Terme e Andora, em 4:16.03 horas, batendo Groves por poucos centímetros, e deixando o alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) no terceiro lugar.

Pogacar, entretanto, viveu uma jornada tranquila quanto à sua liderança da geral, mantendo a camisola rosa com 46 segundos de vantagem para o britânico Geraint Thomas (INEOS), segundo, e 47 para o colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe), terceiro.

Na quarta-feira, a quinta etapa liga Génova a Lucca em 178 quilómetros, com duas contagens de montanha no traçado, uma de terceira e outra de quarta categoria.

Fonte: Sapo on-line

“Vingegaard de regresso após lesão: «Farei tudo o que puder para chegar ao Tour na melhor forma»”


Dinamarquês sofreu uma grave queda em abril na Volta ao País Basco

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

Jonas Vingegaard regressou esta terça-feira à bicicleta, depois da queda grave sofrida no início de abril na Volta ao País Basco, com o atual bicampeão do Tour a dizer que espera estar à partida da 111.ª edição.

"Esta é a minha primeira vez na bicicleta, a pedalar no exterior. É muito bom poder, finalmente, pedalar normalmente outra vez. Poder regressar à estrada é verdadeiramente fantástico. Estou igualmente ansioso por dar os próximos passos", declarou o dinamarquês, num vídeo publicado pela Visma-Lease a Bike nas redes sociais.

No vídeo, o bicampeão da Volta a França e vice-campeão em título da Volta a Espanha surge equipado a rigor e a pedalar, revelando estar a sentir-se bem.

"Estou a melhorar dia após dia. Ainda tenho algumas coisas para recuperar, mas está a correr cada vez melhor", garantiu.

Vingegaard caiu durante a quarta etapa da Volta ao País Basco, numa queda que envolveu mais de uma dezena de corredores, entre os quais outros nomes grandes como Remco Evenepoel e Primoz Roglic, tendo sido colocado em posição de segurança lateral pelos serviços de emergência, antes de ser retirado numa maca com assistência respiratória e um colar cervical.

Além de fraturas na clavícula e nas costelas, o dinamarquês de 27 anos sofreu uma contusão pulmonar e um pneumotórax.

"Claro que espero estar à partida da Volta a França. Não sabemos como estará a minha forma e como correrá a minha recuperação, mas farei tudo o que puder para chegar lá na minha melhor forma", prometeu.

Vencedor das últimas duas edições da Grande Boucle e segundo em 2021, atrás do seu arquirrival Tadej Pogacar, Vingegaard era, antes da queda, o grande favorito à conquista da 111.ª edição, que arranca em 29 de junho, em Florença (Itália), e termina em 21 de julho, em Nice.

Antes de cair, o líder da Visma-Lease a Bike tinha vencido as gerais (além de etapas) nas duas provas em que participou, O Gran Camiño e o Tirreno-Adriático.

Fonte: Record on-line

“Organização satisfeita com o 6.º Grande Prémio das Beiras Serra da Estrela”


Enaltece sucesso desportivo e logístico, mas já a pensar em 2025

 

Por: Record

Foto: João Fonseca Photographer

Além do camisola amarela, também se repetiu o sucesso na organização da corrida, a cargo da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior - ENERAREA.

"Fazemos um balanço bastante positivo. Foram superados os objetivos, devido ao empenho das equipas, da organização logística e técnica, dos parceiros promotores e dos patrocinadores", garante Rui Ventura, presidente da AMCB. "Mesmo sem as condições meteorológicas mais apetecíveis, conseguimos fazer do VI Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela um sucesso", nota, enaltecendo assim "três dias de emoção e espetáculo desportivo, com ciclismo ao mais alto nível, no território das Beiras e Serra da Estrela". O responsável sublinha o impacto e abrangência da prova. "Foram percorridos mais de 500 quilómetros em 16 municípios", explica, projetando ainda a próxima edição em 2025: "Propomos superar-nos".

Já Carlos Pereira, diretor técnico da corrida, não tem dúvidas em defender que esta edição "provou ser um evento de ciclismo de excelência, destacando-se pela organização exemplar".

Da "desafiante subida" à Torre às "paisagens deslumbrantes ao longo do percurso" nos três dias, o também responsável pela segurança da prova expressa "profunda gratidão e reconhecimento pelo esforço da AMCB e da ENERAREA". "O empenho e dedicação das duas entidades foram fundamentais para garantir o êxito e a continuidade do evento", nota, antes de elogiar os ciclistas: "Enfrentaram condições climatéricas adversas, não deixando de dar o seu contributo para a competitividade”.

 

"No caminho certo" rumo à "referência"

 

A internacionalização, que pode passar por uma chegada de etapa em Espanha, e há muito falada, continua no horizonte e Carlos Pereira destaca o "potencial enorme" da prova para "tornar-se uma referência internacional no futuro". "Com a sua paisagem deslumbrante, organização impecável e apoio das entidades locais, o GP Beiras e Serra da Estrela está no caminho certo para se afirmar como uma das principais competições de ciclismo a nível mundial", argumenta o diretor técnico da corrida.

Fonte: Record on-line

“Balanço do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela: Artem Nych renova coroa”


Russo da Sabgal/Anicolor venceu a sexta edição

 

Por: Record

Foto: João Fonseca Photographer

Segunda presença, segunda vitória! Artem Nych reafirmou-se no passado domingo como rei do Grande Prémio Internacional das Beiras e Serra da Estrela e tornou-se no primeiro ciclista a vencer duas vezes a corrida em seis edições... e de forma consecutiva, ao repetir a vitória do ano passado.

O russo de 29 anos da Sabgal/Anicolor impôs-se à concorrência logo à 1ª etapa na chegada à Mêda, conquistou a camisola amarela e segurou-a até à meta final instalada na Covilhã. Aí foi 2º, com o mesmo tempo do vencedor dessa 3ª e decisiva tirada, o holandês Alex Molenaar (Balears), que ameaçou roubar a amarela, mas foi 2º na geral final a 10 segundos de Nych. Além do bicampeão, a Sabgal/Anicolor ainda fechou o pódio com o uruguaio Maurício Moreira, a 25 segundos do seu companheiro de equipa.


Depois de ter sido 2º no GP ‘O Jogo’, em abril, Artem Nych somou a primeira vitória em etapas e à geral desta temporada, ao segurar a liderança numa etapa dura e que incluiu duas subidas de 2ª categoria às Penhas da Saúde e uma de 1ª categoria à Torre.

Confirmado como vencedor, o corredor sublinhou, emocionado, que sem o trabalho dos companheiros da equipa liderada por Rúben Pereira o triunfo não seria possível. "Estou muito feliz! Muito obrigado à minha equipa, que fez tudo por mim, sem eles era impossível eu ganhar", assumiu, acrescentando: "Acompanharam-me até 500 ou 300 metros da meta. Ganhámos juntos e é muito importante dizer isto".

A Sabgal/Anicolor também se estreou a ganhar esta época numa geral de uma prova por etapas - além da 1ª etapa e da amarela de Nych foi a melhor equipa - e o diretor desportivo, Rúben Pereira, frisou o espírito. "Todos dias o esforço coletivo é importante, mas hoje [3ª etapa] especialmente. Venceu o coletivo e a equipa demonstrou o poderio que tem. Vencemos enquanto equipa, tivemos de manter a calma nos momentos mais complicados. Acima de tudo venceu o grupo, que soube manter essa calma, porque é fantástico. Foi bonita esta vitória, o Artem merece e toda a equipa também, porque os colegas vestiram a camisola dele e deixámo-lo nas melhores condições para ganhar", disse, dedicando a vitória: "As nossos patrocinadores e parceiros, aos nossos fãs e a todos aqueles que nos apoiam".


Nas restantes classificações, Alex Molenaar ficou com a camisola dos pontos, Carlos García Pierna (Kern) a do melhor trepador e Jorge Gutiérrez (Kern) a de melhor jovem - 8º na geral.

 

GNR estreou nova sinalética

 

A prova contou pela 1ª vez, na íntegra, com um novo sistema de sinalética implementado pelo Destacamento de Trânsito Eventual do Ciclismo da GNR.

A ferramenta consiste em dar indicações necessárias a condutores particulares que circulam no percurso, como comportamentos a respeitar nas passagens de veículos oficiais da prova para que a segurança de corredores, veículos da caravana e demais utilizadores da via pública seja garantida.

"Inovámos, ao informar todos os utentes da via de que ia estar cortada. A 1ª viatura com autocolante vermelho avisou que seria feito o corte da via, devido à prova de ciclismo. No fim da caravana houve outra viatura, com um autocolante verde, e a informação de ‘fim de prova e boa viagem a todos’", explicou Sérgio Fonseca, capitão da GNR que comandou as operações na corrida. Depois da estreia na qual "correu tudo bem", o sistema será utilizado nas Voltas a Portugal masculina e feminina.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Campeonato Nacional de XCM decide-se em Ansião

 

Por: Vasco Moreira

O próximo fim de semana será de decisões no BTT, com a disputa do Campeonato Nacional de XCM, no domingo (12 de maio), em Ansião. A agenda de ciclismo da semana fica ainda marcada por um Encontro Inter-Regional de Escolas BTT.

Os títulos nacionais de XCM, conquistados por José Dias (Buff-Megamo Team) e Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova) em 2023, nas categorias elite, serão os primeiros de BTT atribuídos em 2024. O Campeonato Nacional de Maratona BTT vai desenrolar-se por trilhos e caminhos rurais do concelho de Ansião, com partida e chegada na vila. As corridas terão início às 9h de domingo, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 12h.

As várias categorias em prova serão divididas em três distâncias. A elite masculina e os masters 30 e 35 masculinos vão competir na Maratona Elite, um percurso de 112 quilómetros com um acumulado de 3 164 metros. Já a elite feminina, paraciclismo D masculino e masters 40, 45, 50, 55, 60 e 65 masculinos, bem como masters 30, 40 e 50 femininas, irão percorrer os 76 quilómetros da Maratona Curta, com um acumulado de 1 976 metros. Há ainda a Meia Maratona, 38 quilómetros com um acumulado de 811 metros, que será disputada por paraciclistas femininas e masculinos C e E-Bikes.


Domingo será igualmente dia do 8.º Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo BTT – Zona A, em Vila Real. As provas das categorias de benjamins, iniciados, infantis e juvenis irão decorrer entre as 9h e as 13h e os pódios estão previstos para as 13h15.

 

Mais eventos oficiais

 

5 a 12 de maio: Transportugal MTB, Vilamoura

11 de maio: E#2 Estrada Faial/Pico 2024, Açores

11 de maio: E#2 Estrada Terceira 2024, Açores

11 de maio: IV Taça do Algarve Cadetes e Juniores M/F      , Tavira

11 de maio: II Taça do Algarve de Masters e Elites Amadores, Tavira

11 de maio: Bairrada Ultra Marathon, Águeda

11 de maio: 3 Horas Resistência GRAC, Vila Nova de Famalicão

11 de maio: Passeio de Cicloturismo "Na Rota da Bairrada"/8.º GP Anicolor, Oliveira do Bairro

11 e 12 de maio: 2ª Taça da Madeira de Enduro - Ponta do Pargo, Calheta, Madeira

11 e 12 de maio: Sintra Enduro Challenge - Campeonato Regional Enduro – AC Lisboa, Sintra

11 e 12 de maio: Campeonato Regional de Downhill – ACBL, Monte Redondo

12 de maio: 1º Prémio de Salvaterra de Magos, Glório do Ribatejo

12 de maio: 1º Circuito Juvenil de Ciclismo da Glória do Ribatejo, Salvaterra de Magos

12 de maio: 7º GP Ciclismo Alter Real, Alter do Chão

12 de maio: Circuito do Alpendre - Homenagem a Rogério Domingos - IV TA Juniores, Vila Nova de Cacela

12 de maio: XVII Passeio Torre Natal, Faro

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com