segunda-feira, 24 de junho de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Alexandre Nobre vice-campeão da Europa de média distância triatlo”


Alexandre Nobre sagrou-se vice-campeão da Europa de Triatlo de Média Distância, na prova disputada este sábado (22 de junho), em Coimbra. O triatleta português completou os 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida em 3h38m29s, a apenas 13 segundos do vencedor, o espanhol Antonio Lopez Benito. O pódio ficou fechado com o terceiro lugar do sérvio Ognjen Stojanovic, com o tempo final de 3h39m06s.

“Estou muito orgulhoso e muito satisfeito por este título de vice-campeão da Europa, especialmente por ter sido conseguido em Portugal, em Coimbra, na presença dos meus amigos e da minha família. Apesar de ter sido uma prova de mais de três horas, foi discutida praticamente ao sprint com o atleta espanhol. Ainda acreditei que podia ganhar, mas o segundo lugar foi bastante honroso e estou bastante satisfeito com esta medalha de prata num Europeu. Sem dúvida que esta aposta na média e longa distância está a dar frutos e é uma forma de ser compensado por tantos anos de trabalho e dedicação à modalidade”, explicou Alexandre Nobre no final da prova.

O prova de média distância colocou um ponto final no Europeu Multisport que se disputou em Coimbra, entre 14 e 22 de junho, e que contou com a maior participação portuguesa de sempre, 306 atletas inscritos em sete variantes: triatlo e média distância, aquabike, aquatlo, duatlo e triatlo cross, duatlo sprint e standard. No total, mais de 4.600 atletas de 34 nacionalidades.

A semana de competições em Coimbra ficou ainda marcada pelo ouro do júnior Dinis Ferreira no triatlo Cross, a prata de Hugo Figueiredo (sub-23) no duatlo sprint, e o bronze de Luísa Miranda também no escalão júnior de triatlo cross.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Tour: Rui Costa vai estrear a camisola de campeão nacional na 111.ª edição”


No Tour, que arranca no sábado em Florença, Itália, e termina em 21 de julho, em Nice, Rui Costa vai ter a companhia de João Almeida (UAE Emirates) e Nelson Oliveira (Movistar), os outros ciclistas portugueses que vão alinhar na 111.ª edição

 

Por: Lusa

Rui Costa, recém-coroado campeão português de fundo, foi hoje confirmado no ‘oito’ da EF Education-EasyPost para a 111.ª Volta a França em bicicleta, que arranca no sábado, em Florença, Itália.

Um dia depois de se ter sagrado, pela terceira vez na carreira, campeão nacional de fundo, ao vencer no alto do Castelo de Santa Maria da Feira, o poveiro de 37 anos foi convocado pela formação norte-americana para o Tour.

Esta será a 12.ª participação do campeão mundial de fundo de 2013 na ‘Grande Boucle’, onde já ganhou três etapas, e a sua 17.ª grande Volta.

Rui Costa, que regressou à competição no início de junho, depois de ter estado parado quase quatro meses na sequência de uma queda na Volta ao Algarve, vai integrar uma equipa na qual pontifica Richard Carapaz, terceiro na prova francesa em 2021 e vencedor do Giro2019.

O equatoriano, ainda vigente campeão olímpico de fundo não estará a defender o título em Paris2024 -, será o homem da geral da EF Education-EasyPost, que elegeu ainda o italiano Alberto Bettiol, os norte-americanos Neilson Powless e Sean Quinn, o irlandês Ben Healy, o neerlandês Marijn van den Berg e o suíço Stefan Bissegger.

No Tour, que arranca no sábado em Florença, Itália, e termina em 21 de julho, em Nice, Costa vai encontrar João Almeida (UAE Emirates) e Nelson Oliveira (Movistar), os outros ciclistas portugueses que vão alinhar na 111.ª edição.

Fonte: Sapo on-line

“Egan Bernal vai liderar INEOS no Tour juntamente com Carlos Rodríguez”


Fora dos planos da equipa no início de época para esta Volta a França, o colombiano era a grande incógnita para a edição

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista colombiano Egan Bernal, campeão em 2019, será um dos líderes da INEOS na 111.ª Volta a França, confirmou esta segunda-feira a equipa britânica, que 'convocou' ainda Carlos Rodríguez, Geraint Thomas e Thomas Pidcock.

Fora dos planos da equipa no início de época para esta Volta a França, o colombiano de 27 anos era a grande incógnita para a edição que arranca no sábado, em Florença (Itália), mas as grandes prestações somadas em 2024 valeram-lhe um lugar no 'oito' dos britânicos e logo na condição de co-líder com o espanhol Carlos Rodríguez, quinto na passada edição do Tour.

De regresso ao seu melhor nível, depois do terrível acidente que sofreu em 24 de janeiro de 2022 - colidiu com um autocarro a alta velocidade enquanto treinava com outros colegas de equipa, fraturando "quase 20 ossos", Bernal mereceu a confiança dos diretores para ser o plano B na prova que termina em 21 de julho, em Nice.

O problema da INEOS pode ser mesmo o excesso de estrelas, já que, entre os convocados, estão o galês Geraint Thomas, vencedor do Tour2018 e terceiro no Giro deste ano, mas, sobretudo, Thomas Pidcock.

Se 'G' tem repetido que vai estar na 'Grande Boucle' para trabalhar para os mais jovens, Pidcock manifestou recentemente a intenção de lutar pela geral.

O 'oito' da equipa britânica fica completo com os experientes Michal Kwiatkowski, o polaco que foi campeão mundial de fundo em 2014, e o espanhol Jonathan Castroviejo, além do neerlandês Laurens De Plus e o britânico Ben Turner.

A 111.ª Volta a França arranca no sábado, em Florença (Itália), e termina em 21 de julho em Nice.

Fonte: Record on-line

“Movistar confirma presença de Nelson Oliveira no Tour”


Ciclista português vai para a sua 20.ª grande Volta

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

Nelson Oliveira vai estar na 111.ª Volta a França, confirmou esta segunda-feira a equipa espanhola Movistar, com o ciclista português a partir no sábado, em Florença (Itália), para a sua 20.ª grande Volta.

Aos 35 anos, o ciclista português com mais presenças em grandes Voltas nas últimas três décadas alcança, com a sua oitava participação no Tour, o número redondo, o mesmo que Acácio da Silva atingiu com a sua última presença no Giro, em 1993.

Nelson Oliveira estará na 'Grande Boucle' como 'escudeiro' de Enric Mas, o espanhol que foi quinto na edição de 2020 e sexto no ano seguinte.

O bloco da única equipa espanhola do WorldTour fica completo com os 'nacionais' Oier Lazkano, Alex Aranburu e Javier Romo, o italiano Davide Formolo, o sprinter colombiano Fernando Gaviria e o austríaco Gregor Mühlberger.

'Nelsinho' junta-se no pelotão do Tour a João Almeida (UAE Emirates), o outro português já confirmado.

A 111.ª Volta a França arranca no sábado, em Florença (Itália), e termina em 21 de julho em Nice.

Fonte: Record on-line

“Clube de Natação de Torres Novas Taça da Europa de Triatlo em Wells (Áustria)”


Manuel Bartolomeu 12º lugar na Áustria

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Manuel Bartolomeu e Pedro Afonso Razões, 2 atletas do Clube de Natação de Torres Novas, competiram este domingo, em Wells na Áustria, na taça da europa de triatlo em juniores, numa prova disputada na distância sprint (750m/natação, 20km/ciclismo e 5km/corrida).

Manuel Bartolomeu concluiu a sua prova no 12ºlugar, enquanto Pedro Afonso Razões terminou na 48ªposição.


Mais 2 internacionalizações para atletas do Clube de Natação de Torres Novas, que continuam a ser uma presença habitual em provas internacionais, na seleção nacional de triatlo, nos vários escalões.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“CRP Ribafria campeão nacional de Contrarrelógio individual e de fundo”


Decorreu no fim de semana de 22 e 23 de junho os campeonatos nacionais de ciclismo master, este ano realizados na vila de Almodôvar.

Os títulos nacionais são sempre um objetivo de todas as equipas, onde os vencedores vestem durante um ano a camisola de campeão nacional, e em competição estiveram presentes cerca de 300 atletas, de 53 equipas nacionais, que disputaram as respetivas camisolas de campeão nacional.

No sábado dia 22 realizou-se o campeonato nacional de contrarrelógio individual, uma prova de 23,51 km cronometrada, com partida da localidade de Senblana e chegada a Castro Verde.


Nesta prova a equipa Beneditense do CRP Ribafria – Grupo Parapedra-Dinazoo-Riomagic, participou com dois atletas da sua formação, Jorge Marques e Hélder Loureiro.

Os dois atletas fizeram uma brilhante prova, com Hélder Loureiro a voar para o record do percurso alcançando o menor tempo a percorrer os 23,51 km, conquistando assim a camisola de campeão nacional M30.

Jorge Marques demorou mais 1m44 segundos a percorrer o mesmo percurso, alcançando o lugar de vice-campeão de elites.


No dia 26 decorreu o campeonato nacional de fundo, num circuito que obrigava a que os ciclistas completassem um determinado número de voltas, consoante a categoria.

Os primeiros a partir foram os de elite amador, juntamente com os masters 30 e 40, percorrendo os primeiros uma distância de 148 quilómetros e os master 40 a distância de 117km.

A corrida andou num ritmo forte, sempre com especial atenção da equipa do CRP Ribafria, GRUPO PARPEDRA – DINAZOO – RIOMAGIC, que assumiu na maioria das vezes a cabeça do pelotão, e onde a seleção e fragmentação do pelotão foi sendo feita naturalmente.


A vitória foi discutida ao sprint, com João Letras a levar a melhor sobre os seus adversários, cortando a meta em 1.º lugar, sagrando-se Campeão Nacional de elites 2024.

Queremos reforçar o grupo forte que temos, com base na união e equilíbrio, que lutou, luta e lutará com combatividade a procurar o destaque em todas as competições.

Fonte: CRP Ribafria, GRUPO PARPEDRA – DINAZOO – RIOMAGIC

“Tavfer- Ovos Matinados-Mortágua Matias na frente nos Campeonatos Nacionais de Fundo”


Disputaram-se os Campeonatos Nacionais de Fundo em Santa Maria da Feira, Rui Costa (EF Education-EasyPost) conquistou o título de campeão nacional numa luta renhida pela camisola de campeão nacional. João Matias, Tavfer- Ovos Matinados-Mortágua, mostrou a sua garra estando no grupo dos favoritos terminado no Top–10.

A prova que definiu o novo campeão nacional de fundo teve como ponto fulcral o Castelo de Santa Maria da Feira, onde os atletas passaram por 7 vezes (circuito), numa tirada de 164,1 quilómetros muito movimentada desde o início. Com apenas 17 quilômetros percorridos, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), vencedor do título no ano passado, atacou a frente da corrida, que levou a movimentações importantes que acabariam por definir o rumo da corrida.

Ivo Oliveira iniciava a fuga que iria acabar por ser decisiva, ao atleta World Tour juntaram-se 8 unidades, Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Rui Costa (EF Education-EasyPost), Joaquim Silva e Tiago Antunes (Efapel Cycling), Afonso Silva e Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO) e pela a equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, João Matias. Um grupo bastante forte que contava com os favoritos à vitória, estava assim decidido o rumo da corrida.


No pelotão, várias unidades tentavam fazer a ponte para a frente da corrida, mas sem sucesso, durante vários quilómetros a vantagem foi inferior a um minuto, não obstante o grupo não conseguiu superar a frente da corrida. A situação da corrida levou à discussão do título pelas 9 unidades da frente da corrida.

Os gémeos Oliveiras tinham a sua tática definida, alterando nos ataques na frente da corrida, de forma a selecionar ainda mais o grupo, após várias tentativas o grupo foi reduzido a 5 unidades, acompanhados por Rui Costa, Afonso Silva e Luís Gomes. A última volta ao circuito fez os seus estragos no grupo da frente, onde Ivo Oliveira ficou para trás, Rui Costa foi o mais forte, cortando a meta na primeira posição.


João Matias cortou a meta na 6ª posição, conseguindo um brilhante resultando num dia muito duro, um Top-10 importante para o atleta da equipa Tavfer- Ovos Matinados - Mortágua, o atleta declara que: “O dia de hoje foi a completa loucura, algo que já estava à espera, é única hipótese de lutar pela tão desejada camisola de campeão nacional. Sabia que havia a possibilidade de se fazer um grupo com ciclistas fortes, tal como aconteceu, e eu felizmente consegui ler bem o momento e estar presente neste grupo. Depois disso foi ultrapassar os quilómetros a por cada um no seu lugar, e tendo em conta o grupo que chegou estou muito contente com o resultado e a corrida que fiz”!

Gonçalo Carvalho, Tavfer - Ovos Matinados-Mortágua, esteve envolvido numa queda, tendo de abandonar a corrida, o atleta foi assistido e levado para o Hospital de Santa Maria da Feira, o atleta encontra-se bem, felizmente apenas com hematomas e queimaduras, sendo agora o foco a recuperação.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer- Ovos Matinados-Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com