domingo, 23 de abril de 2023

“Luís Gomes e Rafael Silva vencedores ex aequo”


A terceira etapa do Grande Prémio O Jogo, disputada na tarde deste domingo, ao longo de 78,6 quilómetros, com partida e chegada em Trancoso, teve um final inesperado. Perante a impossibilidade de determinar o vencedor do apertado sprint entre Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e Rafael Silva (Efapel Cycling), foi decidido atribuir a ambos a vitória na etapa ex aequo. Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) conservou a camisola amarela conquistada na etapa da manhã, um contrarrelógio.

Depois do esforço individual, o pelotão enfrentava uma etapa potencialmente traiçoeira. Ao ser curta poderia tornar-se difícil de controlar, no caso de dar-se uma fuga com muitos elementos aos quais fosse dada uma margem significativa.

Sabendo disso, as equipas com ambições à geral tinham a lição bem estudada e anularam todas as escaramuças. De tal maneira que foi ao sprint que se decidiu a etapa, embora num pelotão reduzido, pois o esforço da manhã e a intensidade da tarde fizeram mossa em muita gente.

Uma semana depois de terminarem a Taça de Portugal Jogos Santa Casa nas duas primeiras posições, Rafael Silva e Luís Gomes disputaram um sprint tão renhido que não foi possível determinar qual dos dois foi mais rápido. Vitória para ambos! Francisco Campos (Fonte Nova/Felgueiras) foi o terceiro.

Os principais candidatos à geral chegaram integrados no pelotão, pelo que Maurício Moreira mantém a camisola amarela, dispondo de quatro segundos de vantagem sobre Joaquim Silva (Efapel Cycling) e de 14 segundos sobre outro corredor da Efapel, Aleksandr Grigorev.

Luís Gomes é o primeiro na classificação geral por pontos, Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) passou a ser o melhor jovem e Francisco Guerreiro (Efapel Cycling) saltou para o topo da classificação dos trepadores, José Dias (Fonte Nova/Felgueiras) é o primeiro nas metas volantes e Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) continua a dominar a classificação das metas autarquias. A Efapel Cycling segue no topo da geral coletiva.

O Grande Prémio O Jogo prossegue nesta segunda-feira, dia da quarta etapa, a mais exigente em termos montanhosos desta edição da corrida. A caravana vai pedalar em redor de Boticas, local de partida, às 12h00, e de chegada, perto das 16h00. A viagem tem 168,4 quilómetros e inclui as subidas pontuáveis de Ribeira de Pena (2.ª categoria, km 113,8) e Torneiros (1.ª categoria, km 158,7).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tadej Pogacar caiu, vai ser operado e presença no Tour é incógnita”


Esloveno ainda não sabe qual o tempo de paragem previsto

 

Por: Lusa

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), que tem exibido um domínio avassalador neste início de época, vai ser este domingo operado à mão esquerda em virtude de uma queda na clássica Liège-Bastogne-Liège.

"Tadej Pogacar sofreu fraturas no escafoide esquerdo e no osso semilunar. O escafoide vai precisar de cirurgia, que será realizada esta tarde em Genk por um especialista em intervenções às mãos", revelou Adrián Rotunno, diretor médico da equipa.

Pogacar, que era o principal favorito à vitória e que ambicionava vencer o Tríptico das Ardenas na mesma época, depois de já se ter superiorizado na Amstel Gold Race e na Fleche Wallonne, caiu no asfalto ao quilómetro 84 num acidente que envolveu ainda o dinamarquês Mikkel Honoré (EF Education).

A pouco mais de dois meses do Tour de França, o esloveno ainda não sabe qual o tempo de paragem previsto.


"É muito cedo para falar sobre o Tour. Temos que esperar para ver como vai decorrer a operação antes de pensar no resto. Esperemos que tudo corra bem. Dedos cruzados para que Tadej possa se recuperar rapidamente", disse o diretor da equipa, o italiano Mauro Gianetti.

Vencedor do Tour de França em 2020 e 2021 e 'vice' em 2022, Pogacar, de 24 anos, tem cumprido um excelente início de temporada, já pleno de triunfos.

Depois de ganhar o Jaén Paraíso Interior Classic, conquistou a vitória final na Volta à Andaluzia e na clássica Paris-Nice, celebrando o triunfo em três etapas em cada uma delas, para além do Tour de Flandres.

Fonte: Record on-line

“Remco Evenepoel repete triunfo na Liège-Bastogne-Liège e Pogacar acaba no hospital”


Ciclista belga levou a melhor em dia azarado para o esloveno

 

Por: Lusa

Foto: epa

O belga Remco Evenepoel revalidou este domingo o triunfo na clássica ciclista Liège-Bastogne-Liège, numa prova marcada pela queda do esloveno Tadej Pogacar, que fraturou o pulso esquerdo e acabou no hospital.

O campeão do mundo acabou por se impor na corrida, cortando a meta isolado, a exemplo da vitória no ano passado, e cumprindo os 258,1 quilómetros em 6:15.49 horas. Aos 23 anos, o corredor da Soudal-Quick Step tornou-se no primeiro a conservar o título, depois de Michele Bartoli, em 1998.

Evenepoel cortou a meta com 1.06 minutos de avanço para o britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) e o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), segundo e terceiro clasificados, respetivamente.

"É magnífico fazer duas em duas. Ganhar esta bela corrida com esta bela camisola (de campeão do mundo), é mágico", afirmou, no final, o corredor belga.

No entanto, o triunfo ficou ensombrado com a queda e consequente desistência de Pogacar, o grande rival e principal favorito à vitória, numa prova em que buscava igualar o feito do italiano David Rebellin e do belga Philippe Gilbert, os únicos a conquistar a tripla nas clássicas das Ardenas - Amstel Gold Race, Flèche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège - no mesmo ano.

Com apenas 85 quilómetros de corrida, o esloveno sofreu uma queda, fraturando o escafóide do pulso esquerdo, devendo ser operado ainda hoje, a pouco mais de dois meses do Tour de França, prova que tem como objetivo reconquistar.

"Ouvi um barulho horrível. Deixo-lhe todo o meu apoio e as minhas forças. Infelizmente, foi uma pena que ele não pudesse acabar a corrida. Já passei por isso no passado, espero que tudo lhe corra bem", sublinhou Evenepoel.

Em relação aos portugueses presentes na prova belga, Rúben Guerreiro (Movistar) cortou a meta no 23.º posto, a 3.15 minutos do vencedor, e Rui Costa (Intermarché-Circus) foi 31.º, a 6.07.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com