segunda-feira, 20 de novembro de 2023

“UAE Emirates confirmada na 50.ª Volta ao Algarve”


Será a sétima participação consecutiva da melhor equipa mundial desta época na 'Algarvia'

 

Por: Lusa

Foto: Papon Bernard/Reuters

A UAE Emirates, melhor equipa mundial desta época, e a Lidl-Trek, quinta do ranking internacional, vão estar na 50.ª Volta ao Algarve em bicicleta, confirmou esta segunda-feira a organização da prova agendada entre 14 e 18 de fevereiro.

Vencedora do ranking mundial de 2023, a 'estelar' UAE Emirates vai alinhar pelo sétimo ano consecutivo na 'Algarvia', sendo expectável que entre os selecionados para a corrida esteja algum dos portugueses da equipa: João Almeida, os gémeos Ivo e Rui Oliveira e António Morgado, o vice-campeão mundial sub-23.

A mais nacional das equipas World Tour tem como principal figura Tadej Pogacar, o bicampeão do Tour (2020 e 2021) que saltou para a ribalta do pelotão precisamente nas estradas algarvias, quando venceu a edição de 2019.

Já a Lidl-Trek terá, em 2024, a oitava participação na Volta ao Algarve. Depois do quinto lugar no ranking mundial coletivo de 2023, a formação dos Estados Unidos foi dos blocos que mais se reforçou durante o período de transferências, nomeadamente com o britânico Tao Geoghegan Hart, vencedor do Giro'2020.

Além das duas formações do WorldTour, a organização da única prova portuguesa por etapas do circuito UCI ProSeries confirmou também hoje a presença da Tudor, equipa suíça do segundo escalão.

As três equipas hoje anunciadas juntam-se no pelotão da próxima 'Algarvia' às WorldTour Alpecin-Deceuninck (Bélgica), Arkéa-B&B Hotels (França), Astana (Cazaquistão), BORA-hansgrohe (Alemanha), EF Education-EasyPost (EUA), Groupama-FDJ (França) e dsm-firmenich (Países Baixos), e à norueguesa Uno-X, que tal como a Tudor pertence à segunda 'divisão' do ciclismo mundial.

Fonte: Record on-line

“Pão, compota de framboesa e.... meio litro de Fanta: a refeição do sucesso de Remco Evenepoel”


Ciclista belga revelou que come sempre o mesmo antes dos contrarrelógios, a refeição do sucesso de Remco Evenepoel

 

Por: Por Fábio Lima

Sempre teve curiosidade de saber aquilo que comem os campeões? Quais são as suas refeições da 'sorte'? O belga Remco Evenepoel revelou esta semana a sua, pelo menos aquela que come antes de cada contrarrelógio, especialidade na qual é um dos mais fortes do Mundo. Se com o ciclista da Soudal–Quick-Step resulta... quem se atreve a tentar?

"Como a mesma coisa antes de um contrarrelógio desde que sou júnior. Faço uns 'pistolékes' [pães] com compota, uma banana, algum mel, meio litro de Fanta e umas fatias de fiambre de frango. Acaba por ser uma boa refeição para me preparar para um contrarrelógio, porque quando a como... quase nunca falho o pódio", atirou o belga, que tem uma preferência clara quanto ao sabor da compota. "Quero sempre compota de framboesa. É a única que eu quero. Há alturas em que o nosso massagista tem de ir ao supermercado comprar no dia anterior ao contrarrelógio, porque é muito importante".

Fonte: Record on-line

“Mais uma semana que começamos, desta feita com a divulgação do quinto corredor que renova para 2024, com a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor”


Frederico Figueiredo continua com a Sabgal / Anicolor em 2024

 

Por: Marta Varandas

Frederico Figueiredo: O trepador que veio em 2021 para a estrutura que tem sede em Águeda, renovou por mais uma época com a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor. Concluiu mais uma época onde se destacou na montanha, sendo um dos corredores que aporta muito à formação comandada por Rúben Pereira. É um privilégio poder continuar a contar com uma das figuras de destaque do ciclismo português no pelotão nacional.

Frederico Figueiredo continua a correr na Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2024. O trepador renovou por mais uma época com a estrutura que tem sede em Águeda, onde tem demonstrado, desde que entrou em 2021, que é um ganhador e que dá muito ao grupo. É uma das figuras de destaque do ciclismo português no pelotão nacional e é de amarelo flúor que vai permanecer.

Frederico José Oliveira Figueiredo, 32 anos (25/05/1991), é natural de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, mas escolheu São João de Ver para viver. É na montanha que se destaca verdadeiramente, mas é um corredor muito versátil e que se adapta a qualquer situação. No ano de 2023 voltou a somar mais algumas vitórias ao seu palmarés, a primeira delas na 6.ª edição da Clássica Aldeias do Xisto, que já na anterior época tinha vencido.

Voltou a erguer os braços em julho, ao conquistar o Alto de Montejunto, no final da 3.ª Etapa do 46.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. Já na 84.ª Volta a Portugal foi o 7.º classificado da Geral Individual, prova onde teve momentos decisivos, revelando-se, uma vez mais, um corredor com muitas qualidades e que dá muito à sua equipa.

“Novo ano, onde vamos ter muitas mudanças, começando pelo nome da equipa que é novo e onde vamos ter a grande responsabilidade de o elevar ao topo do ciclismo. Tivemos também duas perdas importantes, os dois jovens Fábio Costa e Pedro Silva, mas penso que a equipa se reforçou da melhor maneira, e quem entrou vai certamente ser uma boa aposta. Mantivemos a espinha dorsal da equipa, o que é muito importante e iremos fazer de tudo para que possamos todos juntos criar um grande grupo e alcançar o maior número de vitórias! A nível global, penso que todas as equipas se reforçaram de alguma maneira e vamos ter um pelotão mais equilibrado, o que será sem dúvida também muito benéfico para o ciclismo português”, avançou Frederico Figueiredo.

Rúben Pereira, Diretor Desportivo da Sabgal / Anicolor, considera que “Frederico Figueiredo é uma das figuras da equipa, a referência do ciclismo nacional da atualidade. É o corredor português que mais se tem destacado nos últimos anos na Volta a Portugal e é um ciclista que aporta muito para a equipa. Tem ajudado muito a estrutura, sobretudo pela sua versatilidade, porque tanto tem o papel de líder em corridas chave, como quando tem de trabalhar é um ciclista que faz um trabalho exímio em prol dos colegas. É sem dúvida uma peça importante deste grupo e que muito tem feito para o bom ambiente que temos, para sermos uma equipa muito unida. É um ciclista que continuará a ser uma das grandes apostas da equipa para o próximo ano”.
Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com