sexta-feira, 21 de maio de 2021

“Portugal apurado para a prova de XCO Feminino nos Jogos Olímpicos”


Foto: Federação Portuguesa Ciclismo

Portugal fez história ao garantir a sua presença de uma atleta na prova feminina de Cross Country Olímpico (XCO) nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio só arrancam no final do mês de julho, mas Portugal já está a fazer história. Segundo o ranking divulgado pela União Ciclista Internacional (UCI), a seleção portuguesa garantiu, pela primeira vez, uma das 38 vagas disponíveis para a prova de Cross Country Olímpico (XCO) feminino, a realizar-se no dia 27 de julho.

Nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 já tinha marcado presença David Rosa, que terminou na 23ª posição, o melhor resultado de sempre, e nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o mesmo conseguiu o 44º lugar, com Tiago Ferreira, a garantir a 39ª posição.

No entanto, a representação portuguesa em provas de ciclismo feminino nos Jogos Olímpicos não é inédita. Em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, Ana Barros competiu na prova de estrada, terminando na 23ª posição. A atleta portuguesa também tinha sido apurada quatro anos antes, para os Jogos Olímpicos de Barcelona, mas um acidente durante os treinos impediu a sua participação.

Neste ano, o setor feminino não fez história apenas na vertente de XCO, visto que também teremos a presença inédita da seleção portuguesa de ciclismo de pista, que já tinha também garantido o apuramento. Portugal vai participar na disciplina de omnium, no dia 8 de agosto.

A garantia de mais uma vaga para um atleta português nos Jogos Olímpicos de Tóqui 2021 aumenta para 60 o número de portugueses que estará presente na prova, distribuídos por 13 modalidades distintas. Dois desses atletas vão competir na vertente de estrada, nas provas de fundo e contrarrelógio individual, nos dias 24 e 28 de julho, respetivamente.

De realçar ainda que os atletas que irão preencher as vagas disponíveis ainda não estão confirmados. Esta decisão ainda deverá ser tomada pelos selecionadores das respetivas vertentes de estrada, pista e BTT.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Os episódios focam-se na história do modelo, do seu criador e do seu atual proprietário”


Série sobre automóveis portugueses produzida pelo Museu do Caramulo estreia a 27 de maio

 

Por: Tatiana Ferreira

A série documental sobre automóveis portugueses produzida pelo Museu do Caramulo, através do Jornal dos Clássicos, estreia a 27 de maio.

O primeiro episódio da série irá contar a história do Felcom (1933), um "cocktail" produzido por Eduardo Carvalho com os automóveis adquiridos a Eduardo Ferreirinha deu origem a um elegante automóvel de competição.

Os episódios serão lançados semanalmente, a cada quinta-feira, no canal do Jornal dos Clássicos no Youtube, pela seguinte ordem: Felcom (27 de Maio), A.R. (3 de Junho), Portaro (10 de Junho), Edfor (17 de Junho), Citroën BB Cabrio (24 de Junho) e Dima (1 de Julho) e irão focar-se na história do modelo, do seu criador assim como do seu atual proprietário.

O objetivo desta série é mostrar alguns dos mais extraordinários automóveis produzidos em Portugal, evitando que as suas histórias caiam no esquecimento ou permaneçam no total desconhecimento por parte do grande público.

 

Sobre o Museu do Caramulo

Com quase 70 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival ou o Rider – Passeio de Motos Clássicas.

Mais informação em www.museudocaramulo.pt

Fonte: Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal

“Volta à Andaluzia, André Greipel vence quarta etapa”


Etapa marcada com protestos

 

Por: José Morais

Foto: Organização

O alemão da Israel Nação Start-up Andre Greipel foi o vencedor da quarta etapa em linha da Volta à Andaluzia, em menos de uma semana o ciclista alemão tem a segunda alegria, já que no último domingo venceu o trofeu do desafio de Maiorca, e hoje sorriu novamente na Rota del Sol. 

Andre Greipel fez um tempo de 4h: 37m 12s, com o colombiano Miguel Angel López da Movistar a manter a liderança da prova, Rui Oliveira dos Emirados Árabes Unidos apesar de subir do 105º lugar para 104º, perdeu o primeiro lugar da montanha ficando a seis ponto primeiro classificado que é Luis Angel Mate Mardones da EUS que tem 33 pontos.

A quarta etapa ficou marcada por protestos dos ciclistas, devido à falta de condições de segurança da prova, pela falta de cuidado da organização da Volta à Andaluzia, já os mesmo foram obrigados a enfrentarem estradas sem condições, muitos esburacadas, descidas com cascalho, e longas transições o que colocaram a vida dos ciclistas em perigo, a caravana foi assim impedida de iniciar à hora marcada, os ciclistas protestaram, e expressaram assim a sua insatisfação tanto à organização, como à UCI.

Amanhã, será a última etapa que vai iniciar-se em Almeria, cidade de Vera, e termina em Pulpí, uma nova oportunidade para os velocistas e o culminar de uma Volta à Andaluza, que pode ir para a Colômbia pelas mãos do López.

“Giacomo Nizzolo vence 13.ª etapa ao 'sprint', Egan Bernal continua líder no Giro”


Por: SIF // RPC

O italiano Giacomo Nizzolo (Qhubeka ASSOS) venceu hoje ao 'sprint' a 13.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, na qual o colombiano Egan Bernal (INEOS) segurou a liderança da classificação geral individual.

Nizzolo, campeão europeu e italiano de fundo, cumpriu os 198 quilómetros entre Ravenna e Verona em 4:42.19 horas, batendo sobre a meta o compatriota Edoardo Affini (Jumbo-Visma), segundo colocado, e o eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe), terceiro.

Os primeiros lugares da geral não sofreram alterações de maior, com Bernal a prosseguir na frente, com 45 segundos de vantagem sobre o russo Aleksandr Vlasov (Astana), segundo, e do italiano Damiano Caruso (Bahrain Victorious), terceiro, a 1.12 minutos.

No sábado, a 14.ª etapa liga Cittadella ao Monte Zoncolan, uma das principais dificuldades da 104.ª edição, ao longo de 205 quilómetros.

Por: Lusa

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
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