sábado, 20 de agosto de 2022

“É já amanhã domingo que a Revista “Notícias do Pedal – TV” vai estar novamente em direto no Facebook…”


Este domingo 21 de Agosto, o Notícias do Pedal-TV vai marcar presença no passeio do  Afonsoeiro/Montijo para fazer a cobertura da clássica, Afonso/Canha/Afonsoeiro.

 

A partir das 8,30 horas da manhã iremos estar em direto do Afonsoeiro, para o Facebook, junto à sede do Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro.

 

Entrevistas, à partida, a chegada dos participantes, a transmissão de vários pontos de passagem do pelotão, entre outros momentos, poderão ser vistos em direto. Se não vai participar neste grande evento, assista a bons momentos deste grande passeio.

 

Não se esqueça, domingo a partir das 8,30 horas no Afonsoeiro, aqui em direto para todos, um passeio que muito promete.

Reportagem completa depois no Blogue diário, na Revista Notícias do Pedal mensal, com as fotos na galeria do Notícias do Pedal, e ainda o filme nos nossos canais de televisão do Youtube e no MEO Kanal.

Nota da Redação

“Laporte conquista o título de Sheffield no final do Tour da Dinamarca”


Por: Mario Vargas

Christophe Laporte (Jumbo-Visma) foi o vencedor da última etapa do Tour da Dinamarca de 2022, um percurso de 126 quilómetros, começando na cidade de Give e terminando num circuito de cinco voltas em Vejle. Com esta vitória, o francês também se tornou campeão do 2.Pro evento.

A fuga foi composta por oito ciclistas onde a presença de Olav Kooij (Jumbo-Visma) e Tim Declercq (Quick-Step Alpha Vinyl Team) se destacou, enquanto no pelotão a INEOS trabalhou para manter a liderança de Magnus Sieffield.

Com a passagem dos pontos mais altos, tanto o pelotão, como os fugitivos da corrida foram reduzidos, até que ao quilómetro 32 havia apenas um fugitivo na frente, Mathias Bregnhøj (Riwal Cycling Team). Ele já tinha feito um ataque antes da neutralização da fuga dos seus compoanheiros.

Graças ao trabalho da Jumbo, Bregnhøj foi absorvido e houve uma intensa batalha entre a equipa holandesa e a Ineos pelas posições dianteiras até o último quilómetro. Lá, Søren Kragh Andersen (Equipa DSM) saltou com Laporte e o líder Sheffield para sua roda. A INEOS queria surpreender de longe, mas não conseguiu fazer nada contra o francês da Jumbo-Visma, que o superou, levou o triunfo e os bónus, dando-lhe a vitória geral também. O equatoriano Jhonatan Narváez se destacou novamente, sendo o quarto do dia.

Fonte: Ciclismo Internacional

“Jumbo-Visma contrata ciclistas neerlandeses Wilco Kelderman e Dylan van Baarle”


A Jumbo-Visma anunciou a contratação dos ciclistas neerlandeses Dylan van Baarle, vencedor da edição deste ano da Paris-Roubaix, atualmente na INEOS, e Wilco Kelderman, da BORA-hansgrohe, reforçando o plantel para 2023

 

Foto: Lusa

Van Baarle, de 30 anos, e Kelderman, de 31, vão correr na equipa dos Países Baixos entre 2023 e 2026, estando os dois a alinhar hoje à partida na Volta a Espanha, ainda pelas respetivas equipas.

A Jumbo-Visma, que este ano venceu a Volta a França com o dinamarquês Jonas Vingegaard e tenta vencer pela quarta vez seguida a Vuelta com o esloveno Primoz Roglic, reforça-se assim no ‘plantel’ das clássicas e também no bloco para as ‘grandes Voltas’.

Se Van Baarle somou na Paris-Roubaix o maior triunfo da carreira, que já incluía uma Através da Flandres, em 2021, Kelderman, que regressa à equipa oito anos depois, é um nome regular no ‘top 10’ das ‘grandes Voltas’, com destaque para o terceiro lugar na Volta a Itália de 2020 e o quinto na Volta a França de 2021.

“Deixa-nos com um sentimento especial que o Wilco regresse aonde tudo começou para ele. Que o Dylan nos tenha escolhido deixa-nos orgulhosos e felizes. Tem um grande palmarés e é muito apreciado no pelotão. Apontamos alto, e com ele na equipa, aumentamos as chances de sucesso”, notou o diretor desportivo, Merijn Zeeman, citado em comunicado.

Correr por uma equipa neerlandesa “é como regressar a casa”, declarou Van Baarle, que quer aproximar-se dos belgas Wout van Aert e Tiesj Benoot, os principais ‘classicómanos’ da equipa, e aponta às corridas da primavera, bem como ao Tour.

“A Jumbo-Visma sempre foi a minha equipa de casa. Conheço as pessoas muito bem e sempre me mantive em contacto. É o passo certo na minha carreira, a equipa evoluiu. (...) São ambiciosos e espero contribuir para esses objetivos, acho que ainda posso crescer e conseguir granes coisas. A equipa tem ganho muito e quero apoiar os grandes nomes, e passar a minha experiência aos mais novos”, considerou Kelderman.

Fonte: Sapo on-line

“António Morgado segura liderança da Volta ao Douro em Espanha”


Ciclista da Bairrada foi terceiro na segunda etapa

 

Por: Lusa

O ciclista português António Morgado (Bairrada) segurou este sábado a liderança da geral da Vuelta a la Ribera del Duero, ao ser terceiro na segunda etapa, com meta em San Esteban de Gormaz.

Morgado foi o terceiro a cortar a meta após 94 quilómetros iniciados em Langa de Duero, ficando atrás apenas de dois ciclistas belgas: Liam van Bylen, que venceu a etapa, e Victor Hannes, segundo.

Depois de a Bairrada anular a fuga, Morgado conseguiu discutir a etapa e seguir na frente, com vantagem para dois norte-americanos: Andrew August é segundo, a 14 segundos, e Artem Schmidt é terceiro, a 16 segundos.

O ciclista português, campeão nacional júnior de fundo e contrarrelógio, continua em boa forma no calendário internacional, no qual foi segundo no Troféu Centre Morbihan, na Corrida da Paz e na Gipuzkoa Klasikoa, tendo sido quarto na Volta ao Pays de Vaud.

Além de Morgado, a Bairrada tem também em prova Daniel Lima, 15.º, Gonçalo Tavares, 24.º, Miguel Batista, 119.º, Francisco Cordeiro, 120.º, e Tiago Belchior, 125.º.

No domingo, a Vuelta a la Ribera del Duero termina com 115 quilómetros com partida e chegada em Aranda de Duero, com várias subidas categorizadas como decisivas para o desfecho final.

Fonte: Record on-line

“Maté prometeu plantar árvores por cada quilómetro escapado e começou logo a somar na 1.ª etapa”


Ciclista da Euskaltel-Euskadi conseguiu já recolher 24 quilómetros para a sua conta

 

Por: Record

Luis Ángel Maté, da Euskaltel-Euskadi, volta a ser falado no meio do ciclismo pelas melhores razões, agora por conta da sua arrojada proposta nesta Vuelta'2022. Antes do tiro de partida, o ciclista madrileno, de 38 anos, fez a promessa de plantar uma árvore na Sierra Bermeja por cada quilómetro escapado e este sábado, logo na segunda tirada, deixou já a sua marca. Escapou a 45 quilómetros da meta e, apesar de ter sido absorvido pelo pelotão pouco depois, já fez a contagem chegar às 24 árvores. E ainda vamos na primeira tirada!


Maté comprometeu-se a plantar estas árvores na zona sul de Espanha, na Sierra Bermeja, próximo da sua casa e onde habitualmente treina, havendo a particularidade de uma das etapas, a 12.ª, passar precisamente próxima dessa zona. Ainda faltam alguns dias, mas é praticamente garantido que o ciclista da Euskaltel-Euskadi irá lançar-se numa fuga para tentar aumentar a conta.

"Preferia não ter começar nada disto, mas infelizmente, como todos sabem, no último ano um terrível incêndio destruiu a Sierra Bermeja. É a minha casa, o meu escritório", disse o espanhol, que para lá das árvores dos quilómetros em fuga prometeu à partida plantar desde logo 100. A iniciativa é também apoiada pela organização da Vuelta, com mais 200 árvores, ao passo que a Euskaltel Euskadi irá também contribuir com 300. Contas feitas, esta iniciativa já leva 624 árvores prometidas para a Sierra Bermeja...

Fonte: Record on-line

“Sam Bennett vence 2.ª etapa e Mike Teunissen é o novo líder da Vuelta”


Chegada ao sprint em Utrecht foi bastante movimentada

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O irlandês Sam Bennett (BORA-hansgrohe) venceu este sábado ao sprint a segunda etapa da Volta a Espanha, na qual o holandês Mike Teunissen (Jumbo-Visma) assumiu a liderança da geral individual.

Bennett somou a quarta vitória numa etapa da Vuelta ao cumprir os 175,1 quilómetros entre 's-Hertongenbosch e Utrecht em 3:49.34 horas, batendo sobre a meta o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo), segundo, e o belga Tim Merlier (Alpecin-Deceuninck), terceiro.

Teunissen foi quarto no sprint e, depois da vitória da Jumbo-Visma no contrarrelógio por equipas inaugural, assumiu a liderança, do compatriota e colega de equipa Robert Gesink, liderando com quatro segundos de vantagem para outros dois companheiros: o italiano Edoardo Affini, segundo, e o holandês Sam Oomen, terceiro.

Os três portugueses em prova chegaram com o mesmo tempo do vencedor: Ivo Oliveira (UAE Emirates) participou no 'comboio' para o alemão Pascal Ackermann, que desapontou e foi quinto, cortando a meta em 34.º. O lançador é também o mais bem posicionado na geral, no 18.º posto, a 33 segundos do líder, com João Almeida (UAE Emirates) à mesma distância temporal, no 23.º posto. Nelson Oliveira (Movistar) é 39.º, a 43 segundos.

No domingo, a terceira etapa, última nos Países Baixos, começa e acaba em Breda, com 193,2 quilómetros planos antes do dia de descanso, na segunda-feira, para o pelotão viajar até Espanha.

No domingo, a terceira etapa, última na Holanda, começa e acaba em Breda, com 193,2 quilómetros planos antes do dia de descanso, na segunda-feira, para o pelotão viajar até Espanha.

Fonte: Record on-line

“1.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19”


Marta Carvalho vence ao sprint e Mariana Líbano segura a amarela

 

Por: Ana Nunes

Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) venceu ao sprint em Benavente, batendo Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense), que terminou na segunda posição, mantendo a camisola amarela. Rita Tanganho (Maiatos/5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) fechou o top três.

A etapa de hoje a 1.ª Volta a Portugal Feminina Sub-19 ligou Samora Correia a Benavente, num percurso de 56,4 quilómetros. O pelotão manteve-se compacto durante quase toda a corrida, sempre sob o olhar atento da líder da classificação geral, Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense), e da melhor cadete à geral, Daniela Simão (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais).

Quando faltavam oito quilómetros para o final, surgiu um ataque por parte de Mariana Líbano, Daniela Simão e Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais). O trio ainda ganhou alguns segundos de vantagem, mas acabariam por ser alcançadas a quatro quilómetros da meta.


A vitória seria discutida ao sprint, entre Mariana Líbano e Marta Carvalho, que se destacaram em relação ao pelotão nos metros finais. Marta Carvalho foi a vencedora, conseguindo superiorizar-se a Mariana Líbano, que fechou na segunda posição. O terceiro lugar ficou para a cadete Rita Tanganho (Maiatos/5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ).

Marta Carvalho falou sobre a vitória conquistada no dia de hoje. “Durante a corrida houve alguns arranques nas metas volantes, mas tentei colocar-me sempre bem para poder responder caso fosse necessário. No final, foi dar o máximo no sprint. Dedico a vitória à minha equipa e à minha família que veio apoiar-me aqui. Estou muito feliz por ter ganho”.


Com este resultado, Mariana Líbano segue líder da geral, da montanha e dos pontos. Na classificação geral, lidera com 32 segundos sobre Daniela Simão e 35 segundos sobre Marta Carvalho, terceira à geral. Daniela Simão enverga a camisola branca, de melhor cadete.

Mariana Líbano leva agora três camisolas, que tentou ao máximo defender no dia de hoje. “A equipa queria vencer o máximo de camisolas possível. Conseguimos a verde, a azul e manter a amarela. Este era um dos objetivos da equipa, independentemente de que corredora conseguiria as camisolas. Consegui ficar eu e estou muito feliz por isso. Via esta chegada como uma oportunidade de manter a amarela e, possivelmente, ganhar algum tempo, assim como defender a camisola dos pontos”.

A última etapa da prova vai sair de A-dos-Francos, terra natal de João Almeida, em direção às Caldas da Rainha, num percurso de 55,6 quilómetros.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“14.ª Volta a Portugal de Cadetes”


Imparável Hector Alvarez volta a vencer na Volta a Portugal de Cadetes

Por: Ana Nunes

O camisola amarela, Hector Alvarez (Lucta/Grupo Sime), fez a dobradinha na Volta a Portugal de Cadetes, vencendo hoje ao sprint em Benavente. João Nunes (Alenquer/G.D.M/Anipura) foi segundo, seguido de Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), que fechou na terceira posição.

A segunda etapa da 14.ª Volta a Portugal de Cadetes arrancou de Almeirim, com destino a Benavente, num percurso de 75,5 quilómetros. Foram várias as tentativas de fuga ao longo da etapa, mas nenhuma conseguiu vingar, sob o olhar atento do pelotão, inicialmente comandado pela equipa Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact.


Nos quilómetros finais, houve mais algumas iniciativas de ataque por parte de alguns corredores, mas o grupo principal queria discutir a vitória ao sprint. O vencedor do prólogo de ontem, Hector Alvarez (Lucta/Grupo Sime) foi mais forte, batendo João Nunes (Alenquer/G.D.M/Anipura) e Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

O vencedor a etapa da hoje, que voltará amanhã a partir de amarelo e que lidera também a classificação da geral por pontos, revela os pormenores da etapa de hoje. “Os primeiros quilómetros da etapa foram muito rápidos, com muitos ataques, mas conseguimos sempre controlar tudo muito bem. Nos últimos 10 quilómetros começamos a focar-nos mais no posicionamento para o sprint final. O sprint foi lançado bastante cedo e isso acabou por me beneficiar bastante. Amanhã será uma etapa dura, na qual teremos de trabalhar em equipa para poder aguentar esta liderança- Para mim, vestir esta camisola é um orgulho e espero que amanhã possamos vencer esta corrida”, afirmou o espanhol.


Na classificação geral, Hector Alvarez lidera com nove segundos de vantagem sobre José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e 17 segundos sobre João Nunes (Alenquer/G.D.M/Anipura), que comanda a geral da montanha. O seu colega de equipa, João Anunciação veste a camisola branca, de melhor cadete de primeiro ano.

A última etapa vai ligar Santarém às Caldas da Rainha, num percurso de 80,6 quilómetros. O pelotão de cadetes terá pela frente dois prémios de montanha de terceira categoria, um ao quilómetro 44,5, em Painho, e outro ao quilómetro 55,1, no Alto das Gaeiras.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Maria Martins estreia-se entre a elite de estrada”


Por: José Carlos Gomes

Maria Martins será a única representante portuguesa na prova de fundo para elite feminina do Campeonato da Europa de Estrada, que vai disputar-se neste domingo em Munique, Alemanha.

Será a estreia entre a elite em Europeus estrada de uma corredora que se tem notabilizado, sobretudo, na pista. No entanto, mesmo na estrada há bons resultados de Maria Martins a registar. Na prova de fundo para sub-23 de 2019, em Alkamaar, Países Baixos, a ribatejana foi quarta classificada, num percurso, que, à semelhança do que será percorrido em Munique, privilegiava as velocistas.

A corrida deste domingo terá 129,8 quilómetros, com partida às 10h30 e chegada prevista para cerca das 15h00. “A corrida divide-se em três partes. A fase inicial é de incerteza, com uma subida logo no arranque. A partir daí há três topos, só um com uma certa dificuldade. Este momento, a cerca de 60 quilómetros do final, exige superação, porque deverá ser propício a ataques das corredoras que não pretendem uma chegada em pelotão compacto”, explica o selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luis Algarra.

A terceira fase da corrida é o circuito urbano, que fará a prova terminar à terceira passagem pela linha de meta, no mesmo local que proporcionou um sprint intenso na prova de fundo masculina.

José Luis Algarra acredita que Maria Martins poderá ter uma boa prestação na corrida de domingo. “Acredito numa atuação positiva. A Maria está em boas condições físicas e está a trabalhar com muita eficiência nos treinos que temos desenvolvido em Munique. Estamos a trabalhar para que possa estar na discussão do sprint, no caso de chegar um grupo mais ou menos alargado em condições de decidir a corrida”, afirma José Luis Algarra.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Joana Monteiro 42.ª no Europeu de XCO”


Por: José Carlos Gomes

Joana Monteiro foi a única representante na prova de elite feminina do Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico (XCO), hoje disputada em Munique, Alemanha, classificando-se na 42.ª posição.

A corredora portuguesa entrou bem na corrida. Tendo partido no lugar 44 entre as 46 inscritas, Joana Monteiro fez uma “start loop” competente, ganhando posições e passando a circular na posição 37.

O percurso exigente física e tecnicamente, devido à chuva que tornou mais pesadas as zonas com lama e perigosas as áreas mais técnicas, foi fazendo mossa em todas as participantes e a portuguesa não foi exceção.

Após as posições ganhas na volta inicial mais curta, Joana Monteiro voltou a recuar na classificação e já se encontrava bastante atrasada, no 42.º lugar, quando, à terceira volta, partiu o encaixe do pedal. Dessa forma foi dobrada pela frente da corrida e obrigada a abandonar, sendo classificada no 42.º posto, a três voltas da vencedora.

A luta pelo ouro teve total sotaque francês. Brilhou mais forte Loana Lecomte, que viu a compatriota Pauline Ferrand Prevot ficar com a medalha de prata, a 37 segundos. O bronze foi para a neerlandesa Anne Terpstra, a 3m08s.

“Esperava-se um bocadinho mais da Joana. Ela esteve bem na ‘start loop’, mas depois perdeu algum espaço”, resume o selecionador nacional, Pedro Vigário.

Num balanço global da participação masculina e feminina, Pedro Vigário reconhece que “não cumprimos os objetivos, que passavam por conquistar pontos UCI e por melhorar face ao anterior Europeu em que participámos na categoria de elite”.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com