terça-feira, 9 de janeiro de 2018

“Uma semana de 2018 e Froome já fez... mil quilómetros”

Ciclista britânico iniciou conta na aplicação Strava

Por: Fábio Lima

Foto: Reuters

O ano de 2018 ainda agora começou e Chris Froome já leva mais de mil quilómetros nas pernas. Pelo menos é isso que é possível pelos dados do ciclista britânico na conhecida aplicação Strava, uma das mais utilizadas por atletas profissionais e amadores, tanto de corrida, como ciclismo ou natação (Romain Bardet e Thibaut Pinot são alguns dos ciclistas que já por lá andam).

No total, entre 1 e 7 de janeiro, o britânico percorreu 1082 quilómetros, numa média de 154 quilómetros diários. Ora, os números poderiam ter sido ainda mais elevados, mas no dia 3 o recente vencedor da Vuelta'2017 'decidiu' apenas rolar 13 quilómetros. O recorde num só dia neste ano foi batido no dia 7, domingo, quando fez 224,5 quilómetros, a uma média de 37,9 km/h. Já esta semana, Froome percorreu 199,2 quilómetros, esta terça-feira, perfazendo um total de 1281 quilómetros.

Recorde-se que o ciclista britânico se encontra por esta altura a ser alvo de uma investigação por parte da UCI, devido a um controlo antidoping positivo realizado precisamente durante a Vuelta'2017 (na 18.ª etapa), no qual acusou salbutamol em excesso no seu organismo.

Fonte: Record on-line

“Volta ao Algarve”

Sunweb aposta em jovens talentos e Team Emirates em Daniel Martin

Por: José Carlos Gomes

A Team Sunweb e a UAE Team Emirates são duas equipas WorldTour estreantes na Volta ao Algarve, ambas com ambição de lutar pelos primeiros lugares, embora com armas diferentes para jogar na 44.ª edição da corrida 2.HC, que irá realizar-se entre 14 e 18 de fevereiro.

A lista provisória de inscritos da UAE Team Emirates é encabeçada por Daniel Martin, anunciado chefe-de-fila da equipa para a próxima Volta a França. O corredor irlandês assinou um 2017 de sonho, com pódios no Paris-Nice, no Critério do Dauphiné, na Liège-Bastogne-Liège e na Flèche Wallone e top 10 no Tour de France, na Volta à Catalunha, na Volta à Comunidade Valenciana e na Volta ao Algarve, corrida que terminou na sexta posição, depois de vestir de amarelo, na sequência da vitória na segunda etapa, no alto da Fóia, Monchique.

Se Daniel Martin é a escolha óbvia da equipa para um bom lugar na geral, o britânico Ben Swift comanda as aspirações da UAE Team Emirates na discussão das etapas ao sprint. Os italianos Valerio Conti e Edward Ravasi, o norueguês Vegard Stake Laengen, o esoloveno Jan Polanc e o australiano Rory Sutherland completam a lista provisória de inscritos enviada pela equipa à organização da Volta ao Algarve.

A Team Sunweb apresenta-se com um coletivo em que imperam os jovens, uma autêntica nova vaga de voltistas, apostada em dar sequência, entre a elite, ao sucesso obtido na categoria de sub-23. Estão neste patamar o holandês Sam Oomen, o alemão Lennard Kämna, vice-campeão mundial de sub-23, o australiano Jai Hindley e o belga Louis Vervaeke.

A equipa alemã também inscreveu o holandês Laurens Tem Dam e o alemão Simon Geschke, que dão um toque de experiência ao coletivo do qual também fará parte o holandês Lennard Hofstede.

Etapas

14 de fevereiro: 1.ª Etapa: Albufeira – Lagos, 192,6 km

15 de fevereiro: 2.ª Etapa: Sagres – Fóia (Monchique), 187,9 km

16 de fevereiro: 3.ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 20,3 km (CRI)

17 de fevereiro: 4.ª Etapa: Almodôvar – Tavira, 199,2 km

18 de fevereiro: 5.ª Etapa: Faro – Malhão (Loulé), 173,5 km

Últimos Vencedores da Volta ao Algarve

2017 – Primoz Roglic (Team Lotto NL-Jumbo)

2016 - Geraint Thomas (Sky)

2015 - Geraint Thomas (Sky)

2014 - Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep)

2013 - Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep)

2012 - Richie Porte (Sky)

2011 - Tony Martin (HTC-Highroad)

2010 - Alberto Contador (Astana)

2009 - Alberto Contador (Astana)

2008 - Stijn Devolder (QuickStep)

Fonte: FPC

“Agenda de Ciclismo”

Campeonato de Ciclocrosse abre ano de grande pedalada em Melgaço

Por: José Carlos Gomes

O Campeonato Nacional de Ciclocrosse, a disputar no próximo domingo, 14 de janeiro, é o primeiro dos três grandes eventos integrados nos calendários nacionais de competição que se realizam em Melgaço durante a época de 2018.

Numa parceria entre a Melsport, a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo, Melgaço foi escolhido para receber o Campeonato Nacional de Ciclocrosse, o Campeonato Nacional de Maratona BTT (10 de junho) e uma etapa do Grande Prémio do Minho Júnior (em data a definir).

O primeiro dos três eventos está já a mexer com a comunidade velocipédica nacional, sendo esperados cerca de 150 corredores na manhã do próximo domingo, no Centro de Estágios de Melgaço, para a disputa do Campeonato Nacional de Ciclocrosse em 11 categorias etárias.

Os primeiros a lutar pelos títulos nacionais são os masters, cuja corrida arranca às 9h45. Uma hora mais tarde entram em pista todas as categorias femininas e os cadetes masculinos. Os corredores de elite, sub-23 e juniores masculinos formam o pelotão da última prova, com tiro de partida marcado para as 12h00.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com