sábado, 13 de março de 2021

“Primoz Roglic vence de novo e completa 'hat-trick' de etapas no Paris-Nice”


Rui Costa caiu 16 posições, para a 47.ª, após ser 108.º na tirada

 

Por: Lusa

Foto: Facebook Paris-Nice

O esloveno Primoz Roglic venceu este sábado a sétima etapa do Paris-Nice, a segunda de forma seguida e a terceira no total, e é ainda mais líder da geral individual.

O esloveno cumpriu os 119,2 quilómetros entre Le Broc e Valdeblore La Colmiane em 3:09.18 horas, ao erguer os braços após superar a subida de primeira categoria que coincidiu com a meta.

Atrás, estava um 'desolado' Gino Mäder (Bahrain), que tinha estado em fuga desde o quilómetro zero e foi ultrapassado nos últimos 100 metros pelo camisola amarela, acabando a dois segundos.

O alemão Maximilian Schachmann (BORA-hansgrohe), vencedor em 2020, fechou o pódio, a cinco segundos, e ficou mais longe de Roglic na geral, agora a 52.

O 'canibal', vencedor da Volta a Espanha em 2019 e 2020, tem a vitória praticamente garantida, numa prova que tem dominado, demonstrando credenciais a caminho do regresso à Volta a França, que quer, finalmente, conquistar.

O português Rui Costa caiu hoje 16 posições, para a 47.ª, após ser 108.º na tirada, enquanto Rui OIiveira, que também corre pela UAE Emirates, foi 86.º e subiu a 97.º.

A 79.ª edição da prova, que 'perdeu' a chegada a Nice devido a um confinamento localizado nos Alpes Marítimos, devido à covid-19, encerra no domingo, com 92,7 quilómetros entre Le Plan-du-Var e Levens.

Fonte: Record on-line

“Pogacar arrebata liderança do Tirreno-Adriático”


João Almeida sobe a sexto

 

Por: Lusa

Foto: Getty Images

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu este sábado a quarta etapa do Tirreno-Adriático, subindo à liderança, enquanto João Almeida (Deceuninck-QuickStep) foi sexto e ocupa agora a mesma posição da geral individual.

Pogacar completou os 148 quilómetros entre Terni e Prati di Tivo, que terminava com uma subida de categoria especial, em 3:51.24 horas, cortando a meta isolado com seis segundos de vantagem para o britânico Simon Yates (BikeExchange).

A 29 segundos, o colombiano Sergio Higuita (Education First-Nippo) fechou o pódio, levando a melhor a um grupo de favoritos, entre eles João Almeida, sexto, a 35 segundos.

Nas contas da geral, e depois do dia mais acidentado da prova de sete etapas, Pogacar arrebatou a liderança ao belga Wout van Aert (Jumbo-Visma), agora segundo, a 35 segundos, o mesmo tempo de distância para Higuita, terceiro.

Almeida subiu uma posição, para sexto, a 45 segundos, com os primeiros sete ciclistas separados por menos de um minuto, quando faltam três etapas, a última das quais o contrarrelógio individual.

Nelson Oliveira (Movistar) foi 77.º, caindo para o 81.º posto da geral, em que Ivo Oliveira (UAE Emirates) é 105.º, após cortar a meta em 110.º.

No domingo, a quinta etapa liga Castellalto a Castelfidardo em 205 quilómetros, numa segunda metade que inclui quatro subidas categorizadas a Castelfidardo, outras tantas não categorizadas, tudo antes da ascensão final.

Fonte: Record on-line

“Nairo Quintana declarado vencedor da Volta às Astúrias de 2017 após suspensão de Alarcón”


Português João Benta, que havia sido quarto classificado, sobe ao último lugar do pódio

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O colombiano Nairo Quintana, agora na Arkéa Samsic, foi esta sexta-feira declarado vencedor oficial da Volta às Astúrias em bicicleta de 2017, na sequência da suspensão de quatro anos ao espanhol Raúl Alarcón, da W52-FC Porto.

Segundo os organizadores da corrida, o colombiano, que então representava a Movistar, é outorgado "de forma imediata" como vencedor da 'Vueltina', depois de ter sido segundo classificado nesse ano.

Óscar Sevilla sobe ao segundo lugar do pódio, com o português João Benta (Rádio Popular-Boavista) a fechar o novo 'trio', depois de então ter sido quarto classificado.

O espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto), vencedor da Volta a Portugal em 2017 e 2018, foi suspenso por quatro anos por "uso de métodos e/ou substâncias proibidas", segundo a lista atualizada de suspensões da União Ciclista Internacional (UCI).

Segundo a lista de suspensões atualizada na terça-feira pela UCI, os resultados desportivos de Alarcón são anulados entre 28 de julho de 2015 e 21 de outubro de 2019, pelo que o espanhol 'perde' as Voltas a Portugal conquistadas.

O ciclista de 34 anos, que está suspenso até 20 de outubro de 2023, venceu a Volta a Portugal de 2017 diante de Amaro Antunes, campeão da edição especial da prova celebrada no ano passado, e no ano seguinte bateu o também português Jóni Brandão.

Questionado pela Lusa sobre essas classificações, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, disse que a Volta, como outras provas, deverão sofrer "ajustamentos".

"Vamos aguardar exatamente a decisão do caso em concreto, a comunicação da UCI ao pormenor, e [a classificação] será ajustada em função dos pormenores que venham desta decisão. Haverá uma atualização de todos os resultados" relativamente a esse período, explicou.

A FPC ainda não foi notificada pela UCI, uma vez que Alarcón é filiado na federação espanhola.

Fonte: Record on-line

“Filipe Azevedo medalha de prata no IRONMAN 70.3 Dubai”


João Ferreira, outro triatleta nacional neste IROMAN 70.3, alcançou a 13ª posição

 

Realizou-se dia 12 de março o IRONMAN 70.3 Dubai, a primeira prova da temporada para muitos triatletas. Entre a elite participaram dois triatletas portugueses, Filipe Azevedo e João Ferreira.

O nível competitivo foi bastante elevado, já que se tratou da primeira prova da época depois de um ano sem competições, com um futuro desportivo ainda incerto.

«A prova correu bastante bem no geral, fiquei contente com o segundo lugar, não acreditei que conseguisse este resultado até ao final!» O segmento de natação não foi alcançado como planeado, porque Filipe perdeu alguns segundos para o grupo da frente devido ao posicionamento não ser o melhor, saindo no segundo grupo de ciclismo a cerca de 50’’ da frente da prova.

«Não me preocupei muito porque sabia que podia recuperar o tempo perdido na bicicleta, já que os atletas que saíram primeiro da água eram melhores nadadores do que ciclistas». Foi efetivamente o que aconteceu, Filipe alcançou os primeiros atletas da prova ao quilómetro 20, aos quais se juntaram muitos mais atletas, tornando o segmento bastante confuso.

«Foi complicado, com muitos atletas neste segmento, não foi o ideal para uma prova deste género, e que, juntamente com o percurso plano, fez com que as médias se tornassem altas neste segmento!» A corrida foi dura por causa do clima – estavam cerca de 30º. – e por causa do número elevado de atletas que começou em simultâneo.


«Estava em 10º. lugar ao início, depois comecei a passar alguns atletas, estive em 4º até ao quilómetro 14, consegui passar o terceiro atleta, mas fui novamente ultrapassado, ficando novamente na quarta posição. Nos últimos quatro quilómetros, passei o atleta que estava em terceiro, e ainda consegui passar na reta da meta o atleta que se encontrava no segundo lugar».

O atleta afirma que foi bastante complicado sprintar no final, depois de 3h30 de prova, mas que ficou contente por ter conseguido este resultado. «Havendo tantos atletas com nível semelhante, penso que a organização devia alterar as regras de modo a evitar a confusão que existe principalmente no segmento de ciclismo».

O triatleta partilhou a sua satisfação pela sua participação numa prova este ano, esperando que não haja mais cancelamentos no resto da época de modo que todos os atletas possam competir como tanto desejam!

Partilhamos também este desejo, renovando os votos de parabéns a Filipe Azevedo e João Ferreira.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Volta a Burgos abre circuito mundial feminino”


Por: José Morais

Foto: Organização Volta a Burgos

A Volta a Burgos Feminina vai estrear-se na categoria mais alta do ciclismo mundial entre 20 e 23 de maio, com a organização a cargo do Conselho Provincial de Burgos através do Instituto Provincial de Desportos e Juventude, uma prova que será realizada em quatro etapas, sendo a sua 6ª edição, sendo uma mais importantes provas de ciclismo do mundo.

A prova feminina de Burgos será uma de quatro que fazem parte da UCI Wormens World Tour 2021, de acordo com o calendário da UCI, e será em Burgos que se irão encontrar as melhores equipas femininas.

Do calendário feminino, esta será a primeira das duas provas a ocorrerem nas estradas de Espanha, a segunda será o Desafio Ceratizit de La Vuelta que irá para a estrada de 3 a 5 de setembro, sendo a última prova do calendário, mas antes vai surgir a Volta à Noruega a realizar de 12 a 15 de agosto, e o Boels Tour of the Netherlands que sai para a estrada de 24 a 29 de agosto, eventos que completam este calendário feminino.

E voltando à Prova de Burgos, cujo epicentro do ciclismo feminino mundial terá a Catedral desta cidade como pano de fundo, a ser a protagonista de um grande evento desportivo, em especial no ano que aquele templo gótico completa 800 de vida. 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com