domingo, 5 de setembro de 2021

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Joaquim Silva é o grande vencedor do 30º Grande Prémio Jornal de Notícias”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua concluiu hoje a sua participação no Grande Prémio Jornal de Notícias, com uma ligação de 178,2 quilómetros entre Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo. Foi mais um dia onde a equipa esteve a um nível soberbo e defendeu com todas as forças a camisola amarela de Joaquim Silva que foi o grande vencedor deste 30ª Grande Prémio Jornal de Notícias.


As derradeiras pedaladas desta competição revelaram-se muito complicadas para a equipa que desde muito cedo teve que assumir as despesas da corrida. Fase inicial muito rápida onde se formou um grupo na frente com os principais favoritos, e onde estava inserido o camisola amarela, Joaquim Silva.

Infelicidade para o nosso corredor que viria a sofrer uma avaria mecânica e teve que esperar pelo auxílio do carro de apoio, que apenas vinha atrás do pelotão. Seguiram-se alguns quilómetros de perseguição “a fundo”, primeiramente para recolar ao pelotão e depois para reduzir o tempo para o grupo que permanecia na frente da corrida e que punha em perigo a camisola amarela. A equipa fez um trabalho soberbo e conseguiu reduzir a diferença para cerca de 15 segundos e aí foi o próprio camisola amarela que fez a ponte para a frente da corrida.


Esta era uma situação de corrida que também não era totalmente favorável para nós e então continuamos a perseguição na parte de trás e passado alguns quilómetros, a equipa conseguiu anular a diferença para este grupo e rolava de novo tudo junto. A partir deste momento o objetivo era levar o pelotão compacto até Viana para segurar a camisola amarela.

Todos os ciclistas foram incansáveis, Francisco Morais, Leangel Linarez, Ángel Sanchez, Tiago Antunes, Gaspar Gonçalves e Rui Carvalho defenderam esta camisola amarela como se fosse deles próprios e isto é um verdadeiro significado de equipa, todos deram o máximo de si por Joaquim Silva e só assim foi possível defender a liderança durante 5 etapas. Uma palavra de enorme agradecimento a todos e uma dedicatória especial para Pedro Silva, esta camisola e esta vitória é para ele por tudo o que nos deu, onde quer que estejas esperamos que estejas muito orgulhoso de tudo aquilo que nos deixaste.


 

Classificação 6ª Etapa

Gaia – Viana do Castelo: 178,2 Kms

 

1.º César Martingil (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel), 4h11m58s

17.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

18.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

53.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 4m03s

67.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 12m34s

68.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

71.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

 


Classificação Geral

 

1.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), 16h06m58s

38.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 14m07s

40.º Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 17m25s

66.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 42m35s

72.º Leangel Linarez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 54m18s

73.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1h03m25s

 

Classificação Geral por Equipas

 

1.º W52/FC Porto 48h20m06s

8.º Tavfer-Measindot-Mortágua, a 23m43s

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“Ángel López pede desculpa, mas lembra: «Somos seres humanos, não motores. Somos de carne e osso»”


Colombiano abordou a decisão de deixar a Vuelta'2021

 

Por: Record

Miguel Ángel López quebrou finalmente o silêncio sobre a enorme polémica que o envolveu este sábado na penúltima etapa da Vuelta'2021, quando decidiu abandonar em desacordo com as decisões da equipa Movistar - isto numa altura na qual lutava pelo pódio ou, pelo menos, pelo top-5 da prova espanhola. À Cadena SER, o colombiano assumiu o erro, mas lembrou que os ciclistas são humanos e não máquinas.

"Somos seres humanos, não motores. Isto não são corridas de automobilismo. Somos de carne e osso e temos muitos fatores que nos privam de alguma coisa", começou por dizer o colombiano em relação à opção para abandonar. López confirma que o diretor desportivo o tentou demover, mas que tal não foi possível, ainda que neste momento, a frio, assume ter sido um "erro não ter terminado". "Só quero pedir desculpas aos meus colegas e aos adeptos".

"Era uma situação difícil de resolver. Não tinha companheiros comigo. Atrás o único afetado era eu e claramente ninguém me ia ajudar. Sabemos que era difícil lutar contra a Bahrain, que tinha três elementos a trabalhar na frente. São difíceis de acertar, criam-se várias coisas, dúvidas, e claramente perdemos a batalha", confessou o colombiano, que quanto ao futuro assume nada saber, ainda que lembre de ter contrato com a equipa espanhola.

Fonte: Record on-line

“Vuelta: Primoz Roglic impõe-se na última etapa e vence pela terceira vez”


Por: RYTF/RPC

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) conquistou hoje pela terceira vez consecutiva a Volta a Espanha em bicicleta, finalizando com a vitória no contrarrelógio individual, na 21.ª e última etapa.

Roglic foi o mais rápido nos 33,8 quilómetros que ligaram Padrón a Santiago de Compostela, em 44.02 minutos, batendo o dinamarquês Magnus Cort Nielsen (EF Education-Nippo) por 14 segundos e o holandês Thymen Arensman (DSM) por 52, segundo e terceiro classificados na derradeira tirada da 76.ª edição da Vuelta.

Roglic, de 31 anos, reeditou os êxitos de 2019 e 2020, igualando na galeria de campeões da prova o suíço Tony Rominger e o espanhol Alberto Contador, todos com menos uma vitória do que o espanhol Roberto Heras, recordista de triunfos, com quatro troféus.

Nelson Oliveira (Movistar) foi o melhor representante português, ao terminar na 72.ª posição da classificação geral, depois ter concluído o contrarrelógio em 24.º, enquanto Rui Oliveira (UAE Emirates) foi 74.º posicionado, após o 68.º lugar no exercício individual.

Fonte: Lusa

“Taça da Europa de BMX”


Sexta ronda da Taça da Europa de BMX conquistada por Arthur Pilard e Nadine Aberhard

 

Por: Ana Nunes

O campeão da europa, Arthur Pilard (França) venceu hoje na categoria elite Taça da Europa de BMX (6.ªronda), no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos. Nadine Aberhard (Suíça) conquistou a vitória no setor feminino. Destaque para o português Renato da Silva, segundo classificado na categoria 15/16 anos.

Terminou hoje a Taça da Europa de BMX no Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos. Neste domingo disputou-se a sexta ronda, com vitória para Arthur Pilard (França). O campeão da europa, que ontem tinha sido terceiro, bateu o vencedor da quinta ronda, Eddy Clerte (França), que terminou em segundo. Vincent Pelluard (França) fechou em terceiro lugar.

Em elite feminina a vitória foi para Nadine Aeberhard (Suíça), com Priscilla Carnaval (Brasil) a concluir na segunda posição. Dorte Balle (Dinamarca), vencedora da quinta ronda no dia de ontem, fechou o pódio em terceiro.


Em juniores masculinos foi mais uma vez Wannes Magdelijns (Bélgica) a vencer, desta feita sobre Louis Kasper (Suíça) e Carlos Ordoñez (Espanha), segundo e terceiro classificados, respetivamente. No setor feminino foi Francesca Cingolani (Argentina) a conquistar a vitória, com Thalya Burford (Suíça) a concluir a prova em segundo. Elisa Lance (França) fechou esta sexta ronda na terceira posição.

Na categoria 15-16 anos foi Tommaso Frizzarin (Itália) a conquistar a vitória. O português Renato da Silva esteve sempre na luta pelos primeiros lugares, conquistando a segunda posição. Alejandro Garcia fechou o pódio em terceiro. No setor feminino foi Stefanie Verbes (Alemanha) a vencer, seguida de Dominika Manikova (Eslováquia) em segundo, e Paula Fernandez (Espanha) em terceiro.


Nas competições das categorias challenge, que se disputaram na parte da tarde, destaque para os melhores atletas portugueses. Na categoria de nove anos, Gustavo Pereira conquistou a terceira posição e nas raparigas, Ana Português tornou a subir ao pódio, desta feita na segunda posição. Na categoria de dez anos foi Gonçalo Ribeiro a vencer, com Mateus Silva a concluir a prova em terceiro. Nas raparigas da categoria 11-12 anos, Inês Godinho terminou na terceira posição. Nos homens da categoria +25, Pedro Amaral destacou-se no terceiro lugar.

Em cruisers 30-39, Dário Piedade e Fábio Jorge fecharam em primeiro e terceiro lugares, respectivamente, e na categoria de 40-44 anos, Paulo Domingues e Rodrigo Raposo fecharam em segundo e terceiro, respectivamente. Na categoria cruisers no setor feminino, Mónica Gaboleiro terminou na segunda posição.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Final Grande Prémio Jornal de Notícias”


César Martingil impõe-se na consagração de Joaquim Silva

 

Por: José Carlos Gomes

César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) ganhou hoje a sexta e última etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, uma etapa de 178,5 quilómetros, entre Gaia e Viana do Castelo, que consagrou Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) como vencedor da competição.

As derradeiras pedaladas não mexeram no topo da classificação, uma vez que o pelotão chegou agrupado a Viana do Castelo. Com a camisola amarela segura no corpo de Joaquim Silva, foi dia de dar protagonismo aos velocistas.


Na luta dos homens mais rápidos acelerou mais rápido o ribatejano César Martingil, cortando a meta à frente de todo o pelotão, com 4h11m58s. Luís Mendonça (Efapel) foi o segundo e Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO) voltou a imiscuir-se na batalha dos sprinters para ser o terceiro na etapa.

Feitas as contas, Joaquim Silva sucede a Ricardo Mestre como vencedor do Grande Prémio Jornal de Notícias. O segundo classificado foi Ricardo Vilela (W52-FC Porto), a 25 segundos, a mesma diferença a que se colocou o terceiro, Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel).


Nas restantes classificações houve duas equipas que se destacaram, com três triunfos cada. A Efapel ganhou as camisolas dos pontos, por António Carvalho, dos sprints, com Luís Mendonça, e da juventude, por intermédio de André Domingues. António Ferreira, Venceslau Fernandes e Bruno Silva deram à Antarte-Feirense as classificações da montanha, metas volantes e autarquias, respetivamente. Tiago Leal (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) foi o melhor sub-23 das equipas de clube e João Matias (Louletano-Loulé Concelho) venceu os pontos quentes. A W52-FC Porto triunfou por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo 

“Final Volta a Portugal Feminina Cofidis”


Raquel Queirós conquista a 1.ª Volta a Portugal Feminina Cofidis

 

Por: José Carlos Gomes

Raquel Queirós (Velo Performance/JS Campinense) conquistou hoje, em Lisboa, Capital Europeia do Desporto 2021, a primeira edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis. A última etapa, 94,7 quilómetros entre Caldas da Rainha e a capital, foi ganha por Lucy Lee (Team LDN/Brother UK).


A tirada foi atacada desde muito cedo, devido, essencialmente, à ambição das britânicas da Team LDN/Brother UK de recuperarem a Camisola Amarela Lisboa Capital Europeia do Desporto, que perderam na véspera para Raquel Queirós.

A corredora portuguesa, apoiada pela equipa mista formada pelo Clube BTT de Matosinhos e pela Velo Perfomance/JS Campinense resistiu às investidas, marcando sempre a roda de Danielle Shrosbree.


Os ataques reduziram o pelotão, mas as melhores mantiveram-se sempre juntas, o que permitiu uma disputa ao sprint, na zona ribeirinha de Lisboa. A equipa do Reino Unido não conseguiu assaltar a geral, mas ganhou mais uma etapa. A intérprete do sucesso foi hoje Lucy Lee, que cruzou à frente do pelotão, ao fim de 2h55m54s de corrida. Lucia García e Laura Rodríguez, ambas da Seleção da Catalunha, ocuparam as posições imediatas.


“Tivemos uma semana um bocado frustrante, enquanto equipa, devido aos azares que prejudicaram a Danelle Shrosbree. Hoje tentámos recuperar a camisola amarela, mas não foi possível. Pessoalmente, estou muito feliz com a vitória na etapa. Este resultado é um prémio para a equipa e sobretudo para a Danielle, é a ela que dedico este resultado. A Volta a Portugal Feminina foi maravilhosa, uma corrida muito bem organizada, com paisagens muito bonitas. Quero voltar no futuro”, garantiu Lucy Lee.

Vera Vilaça (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), sexta em Lisboa, recebeu o Prémio Jogos Santa Casa para a melhor portuguesa na etapa.

Raquel Queirós foi a sétima a cortar a meta, com o mesmo tempo da vencedora, e fez história. É a vencedora da primeira Volta a Portugal Feminina Cofidis. Concluiu as quatro etapas com 7h28m52s, menos 35 segundos do que a júnior Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanonvense Cycling Girls) e menos 48 segundos do que a catalã Iris Gómez, segunda e terceira, respetivamente.


“Sinto-me extremamente orgulhosa. Nunca imaginei poder ganhar esta corrida. Vim para aqui sem saber o que o meu corpo poderia dar, mas é óbvio que estou muito, muito, muito contente por levar a camisola amarela para casa. A etapa de hoje foi muito dura, mas tive a ajuda da minha colega Mariana [Líbano] e de outras corredoras portuguesas, que se uniram para garantir uma vitória nacional. Tenho de agradecer a todas as meninas que me ajudaram a vencer esta corrida”, reconhece Raquel Queirós.

Danielle Shrosbree conquistou a Camisola Vermelha Cofidis, dos pontos, e a Camisola Azul Polisport, da montanha. Sofia Gomes ganhou a Camisola Branca IPDJ, símbolo de melhor júnior em competição. Nesta classificação particular foi 40 segundos mais rápida do que Beatriz Pereira (Bairrada) e 1m14s melhor do que Laura Ruiz (Rio Miera Meruelo/Cantabria Deporte). A Team LDN/Brother UK impôs-se coletivamente.


“Antes de começar a Volta não estava nada á espera de ser a segunda da geral. Vim apenas para dar o meu melhor e para tentar perceber qual o nível da competição. Na primeira etapa foi tudo uma surpresa para mim, sobretudo reparar que conseguia estar nas três melhores juniores. O segundo dia foi um abrir de olhos para mim, quando fiquei na liderança da juventude, porque fiquei a pensar que poderia mesmo levar a camisola para casa. Quando consegui ficar em segundo lugar no contrarrelógio fiquei impressionada e percebi que hoje teria de dar tudo”, descreve Sofia Gomes, que, na próxima semana vai competir no Campeonato da Europa. “Será a prova com nível mais elevado em que alguma vez estive presente. Vou com tudo para que corra bem”, antecipa a melhor jovem da Volta a Portugal Feminina Cofidis.

Ao longo da Volta, a Federação homenageou diferentes gerações de ciclistas. Hoje foi a vez de Maria Martins. Teve a recebê-la o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, ou não fosse ela própria, à semelhança de Raquel Queirós, uma atleta olímpica.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com