terça-feira, 24 de agosto de 2021

“André Domingues ruma à equipa espanhola Burgos-BH”


Ciclista português deixa a equipa da Efapel

 

Por: Lusa

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

O ciclista português André Domingues vai ingressar na equipa espanhola Burgos-BH, confirmou esta terça-feira à agência Lusa o diretor desportivo da Efapel, atual equipa do jovem corredor de 19 anos.

"Por respeito e consideração com o André Domingues, chegámos a acordo, era um objetivo meu colocá-lo numa equipa do WorldTour [principal escalão do ciclismo mundial], ainda não foi possível, mas acho que vai chegar lá e nem vai cumprir os dois anos de contrato com a Burgos-BH", afirmou Ruben Pereira, em declarações à Lusa.

O corredor natural de Leiria venceu a Volta a Portugal do Futuro de 2021, podendo, ao serviço da formação espanhola, integrar o pelotão em mais corridas.

"O André é um corredor com enorme potencial, acho que é uma promessa que vai chegar ao nível do João Almeida. Tinha esse compromisso connosco, mas achámos bem dar este passo em frente para que possa beneficiar de um melhor calendário. Esse é o ponto chave, é muito difícil para os jovens correrem em Portugal, até pela forma como se corre, e acho que vai ser mais fácil ganhar alguma corrida no estrangeiro do que cá", sustentou o responsável da Efapel.

Em 2019, André Domingues, então ao serviço da Escola de Ciclismo Bruno Neves, conquistou a Volta a Portugal de juniores.

Fonte: Record on-line

“Maria Martins prolonga contrato com Drops-Le Col até 2023”


Ciclista natural de Moçarria integra a formação britânica de estrada desde 2020

 

Por: JP

A ciclista portuguesa Maria Martins vai permanecer na formação Drops-Le Col por mais dois anos, até 2023, anunciou esta terça-feira a equipa britânica, em comunicado.

"Desde que entrei para a equipa, cresci muito como ciclista, mas especialmente como pessoa. Estou muito grata pela oportunidade e pela confiança que a equipa deposita em mim. Há um ambiente incrível, o que faz a equipa tão especial. Estou 100% confiante no projeto e mal posso esperar pela nova temporada", afirmou a ciclista lusa, citada pela Drops-Le Col.

A ciclista natural de Moçarria, no concelho de Santarém, de 22 anos, integra a formação britânica de estrada desde 2020, depois de ter corrido dois anos pela espanhola Sopela, tendo, já este ano, conquistado pela primeira vez o título português de fundo.

Maria Martins vai estrear a camisola de campeã nacional na Volta à Toscânia, entre sexta-feira e domingo.

A Drops-Le Col destacou ainda a "temporada excecional" de Maria Martins, que "demonstrou o seu talento e compromisso com o desporto", deixando a equipa "incrivelmente entusiasmada com o futuro".

'Tata' Martins começou o ano com o terceiro lugar na Ronde de Mouscron, prosseguiu com o sétimo lugar na prova de Omnium dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, tendo, no passado fim de semana, conquistado a medalha de ouro nesta disciplina de ciclismo de pista nos Europeus de sub-23, assim como as de prata na eliminação e no Scratch.

"Estou muito feliz pela continuidade da 'Tata' na equipa nas próximas duas épocas. Estamos orgulhosos dos progressos que teve este ano e estamos entusiasmados com o que está para vir. O foco vai estar nas chegadas ao 'sprint' mas também nas clássicas", explicou o diretor da equipa, Tom Varney.

Fonte: Lusa


“Bernal diz que Roglic está “forte”


Colombiano assume que "é difícil pensar em vencer"

 

 Por: Record

Foto: EPA

Egan Bernal venceu o Giro e surgiu na Vuelta com naturais ambições de também lutar pela vitória. O ciclista da Ineos, contudo, já perdeu algum terreno para o líder, sendo quinto (a 1.52 minutos), à entrada para a segunda semana.

“Tendo em conta que já perdi dois minutos é difícil pensar em vencer, mas seja como for, muita coisa ainda pode acontecer”, frisou Bernal ontem na habitual conferência de imprensa que os chefes-de-fila dão nos dias de descanso. Para o colombiano, há um homem que se destaca dos demais. “Até agora ainda não vimos um ponto frágil no Roglic. É um corredor muito forte, é campeão olímpico de contrarrelógio, já venceu a Vuelta duas vezes”.

Também a armada da Movistar, Enric Mas (2º) e Miguel Ángel López (3º), é da mesma opinião em relação ao ciclista da Jumbo, que ainda tem a seu favor o “contrarrelógio final”, por isso há que “estar atentos”.

A parte final da etapa de hoje poderá evitar uma chegada em pelotão.

Fonte: Record on-line

“Vuelta: Odd Christian Eiking arrebata liderança após vitória de Storer”


Por: JP

Rincón de la Victoria, Espanha, 24 ago 2021 (Lusa) – O norueguês Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert) arrebatou hoje a liderança da Volta a Espanha em bicicleta, ao integrar a fuga bem sucedida da 10.ª etapa, vencida pelo australiano Michael Storer (DSM).

Storer repetiu o triunfo da sétima etapa, ao chegar isolado à meta, após os 189 quilómetros entre Roquetas de Mar e Rincón de la Victoria, em 04:09.21 horas, menos 22 segundos do que o primeiro grupo perseguidor, que integrava Christian Eiking.

O esloveno Primoz Roglic, que detinha a camisola vermelha de líder, sofreu uma queda quando seguia entre o grupo de favoritos e terminou a tirada na 37.ª posição, 11.49 minutos depois do vencedor, juntamente com o espanhol Enric Mas (Movistar), o colombiano Miguel Ángel López (Movistar) e o australiano Jack Haig (Bahrain-Vicorious).

Na classificação geral, Eiking lidera com 58 segundos de vantagem sobre o francês francés Guillaume Martin (Cofidis), que hoje foi 12.º na etapa, a 51 segundos de Storer, e 02.17 minutos de Roglic, agora terceiro.

Na quarta-feira, o pelotão da 76.ª edição da Vuelta vai enfrentar os 133,6 quilómetros da 11.ª etapa, entre Antequera e Valdepeñas de Jaén.

Fonte: Lusa

“Seleção Nacional/Ciclismo nos Jogos Paralímpicos arranca com Telmo Pinão na pista”


Por: Ana Nunes

Entre os dois ciclistas portugueses presentes nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Telmo Pinão será o primeiro a entrar em competição. O corredor vai participar na prova de perseguição individual, que decorrerá no Velódromo de Izu, no Japão, no dia 26 de agosto.

Telmo Pinão já se encontra em Tóquio, em preparação para os Jogos Paralímpicos. A sua primeira prova será a de perseguição individual, no Velódromo de Izu, em Tóquio, onde decorreram também as competições de pista dos Jogos Olímpicos.

O atleta que representa a seleção nacional na competição sublinha que a pista não é o seu forte, mas que se sente preparado para enfrentar este desafio. “Tive uma pequena lesão, mas já estive a treinar no velódromo e senti-me bem. Já não faço competições em pista há mais de um ano e a própria não é o meu forte. No entanto, penso que sou capaz de conseguir bater o meu record pessoal, o que já era muito positivo para mim. O sonho será sempre trazer um diploma para Portugal, mas não será tarefa fácil. Tenho de perceber os tempos que estou a fazer, em relação aos meus adversários, e só aí poderei ter uma melhor noção do resultado que poderei obter. Vou dar tudo o que tenho e desfrutar ao máximo da competição”, afirmou Telmo Pinão.

Nesta prova em particular, os corredores sobem à pista dois a dois, para percorrer uma distância de três quilómetros, no menor tempo possível. Em primeiro lugar, o português irá participar na qualificação da prova de perseguição individual, que irá apurar os quatro melhores atletas da categoria C2 (bicicleta), na qual compete Telmo Pinão. O horário previsto para o início da prova será pelas 03h22 (hora portuguesa) da madrugada de dia 26 de agosto. Caso seja apurado para a final onde se disputará a medalha de bronze irá competir novamente pelas 07h27. Os dois melhores, que irão lutar pela medalha de ouro, vão competir pelas 07h52.

O selecionador nacional de paraciclismo, José Marques realça que a preparação de Telmo Pinão não foi especificamente para a pista, mas que irá utilizar as suas qualidades e treino feito na estrada para conseguir o melhor resultado possível.

“As coisas têm corrido bem e temos feito o trabalho que nos compete. A pista não é o forte do Telmo, e ele não treinou especificamente para esta vertente, mas decidimos fazer a prova, aproveitando também o treino que ele tem feito na estrada Apesar de ter tido a infelicidade de se ter magoado na perna há alguns dias, enquanto treinava as partidas para a prova de perseguição individual, tem feito fisioterapia e está praticamente a 100%. Temos de ter noção que há atletas que se prepararam especificamente para esta prova, mas vamos dar o nosso melhor”, explicou José Marques.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com