domingo, 15 de janeiro de 2023

“Campeonato Nacional de Pista Sangalhos dia 2”


Rui Oliveira e Maria Martins campeões nacionais de omnium

 

Por: José Carlos Gomes

Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e Maria Martins (Fenix-Deceuninck) conquistaram, neste domingo 15 de janeiro, os títulos nacionais de elite na disciplina olímpica de omnium, durante a jornada final do Campeonato Nacional de Pista, que decorreu no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

Os irmãos da UAE Team Emirates estiveram muito fortes ao longo de todo o concurso. Ivo Oliveira foi o primeiro a brilhar, sendo o mais forte no scratch. Mas daí em diante entrou em ação o poderio do irmão. Rui Oliveira foi o mais forte na corrida tempo e na eliminação, começando na dianteira a corrida por pontos que tudo haveria de decidir.

Rui Oliveira foi também o mais forte na prova final, acabando o omnium com 157 pontos. Ivo Oliveira teve de contentar-se com a segunda posição, com 139. João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) não conseguiu revalidar o título, mas manteve-se no pódio, graças aos 130 pontos somados.


O omnium feminino prestou-se menos à imprevisibilidade. Maria Martins foi a mais forte nas quatro corridas pontuáveis e conquistou o título com naturalidade. A ribatejana fechou a competição com 165 pontos. O pódio foi o mesmo em todas as corridas de elite feminina deste fim de semana. Daniela Campos (Bizkaia-Durango) foi a segunda classificada, com 141 pontos, e Beatriz Roxo (UCI Cantabria Deporte) foi a terceira, com 126.

O programa de elite contou ainda com a prova masculina de scratch, na qual Iúri Leitão foi o mais forte, diante de Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e de João Matias.

A manhã e início de tarde de domingo assistiram também á disputa dos títulos nacionais de scratch e eliminação nas categorias masters, assim como de perseguição individual e 1 km contrarrelógio nas diferentes classes de paraciclismo.

 

Vencedores masters

Scratch

 

Elites Amadores: José Afonso (Fontinhas Activa/Promotora)

Master 30: Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro)

Master 40: Daniel Jesus

Master 40 F: Orieta Oliveira (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ)

Master 50: Vítor Lourenço (Viveiros Vitor Lourenço/Sintra C. Ciclismo)

Master 60: João Pinto (Boavista/RP/Paredes)

 

Eliminação

 

Elites Amadores: José Afonso (Fontinhas Activa/Promotora)

Master 30: Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro)

Master 40: Carlos Alfaiate (Cento de Ciclismo de Loulé)

Master 40 F: Orieta Oliveira (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ)

Master 50: Vítor Lourenço (Viveiros Vitor Lourenço/Sintra C. Ciclismo)

Master 60: Sílvio Serrenho

 

Vencedores Paraciclismo

1 km Contrarrelógio

 

D: André Soares (Academia Efapel de Ciclismo)

C2: Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo)

C4: João Monteiro (Paredes/Fortunna)

C5: Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo)

 

Perseguição Individual

 

D: André Soares (Academia Efapel de Ciclismo)

C2: Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo)

C4: João Monteiro (Paredes/Fortunna)

C5: Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo)

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Conheça os resultados do apoio integrado aos clubes de triatlo e os resultados das candidaturas ao apoio”


Este apoio, introduzido para a época de 2022 com o objetivo de promover o ecletismo e com um valor total de 30 mil euros, evidencia fatores como o número de atletas, formação dos treinadores, dimensão das escolas de triatlo, desenvolvimento feminino, aposta no paratriatlo, assim como o contributo do clube para as seleções nacionais.

Analisadas as candidaturas, conheça aqui o valor atribuído a cada clube candidato.

Ver aqui: Conheça os resultados do apoio integrado aos clubes - Federação de Triatlo de Portugal (federacao-triatlo.pt)

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“A Ineos com Egan Bernal, Ganna e Viviani na Volta a San Juan”


Por: José Morais

A Volta a San Juan realiza-se de 22 a 29 de janeiro na Argentina, com a equipa da Ineos a estrear-se pela primeira vez na prova, e a formação britânica a confirmar que marcarão presença o colombiano Egan Bernal, como os ciclistas italianos Elia Viviani e Filippo Ganna, de salientar de que sendo a primeira vez pela Ineos, os três ciclistas já participaram na corrida, com Filippo Ganna a ser segundo em 2020.   

Com o segundo lugar de Filippo Ganna em 2020 quando integrava a seleção italiana, ficando a 33 segundos do campeão Remco Evenepoel, ele que também confirmou a sua presença, de salientar que a Volta a San Juan não se realizou em 2021 e 2022 motivado pela pandemia.


O italiano bicampeão mundial de contrarrelógio irá disputar pela quarta vez a prova, enquanto Elia Viviani irá marcar presença pela segunda vez, ele que em 2017 integrou a seleção italiana, conseguindo terminar em segundo em três etapas.

Também Egan Bernal já disputou a Volta de San Juan em 2017, o colombiano venceu a classificação de sub-23 com a equipa italiana da Androni – Sidermec, terminando em nono na classificação geral.

 

As equipas UCI World Tour

 

Soudal – Quick Step

Ineos-Grenadiers

Bora – Hansgrohe

Movistar

Team DSM

Astana Qazaqstan

Trek-Segafredo

UCI Pro Tour

TotalEnergies

Eolo-Kometa

Israel Premier Tech

Team Corratec

Green Project Bardiani CSF Faizané

 

Equipas UCI Continental

 

Team Medellin – Colômbia

Team Banco Guayaquil – Equador

Panamá es Cultura y Valores – Panamá

AP Hotels&Resort Tavira – Portugal

Municipalidad de Rawson de San Juan – Argentina

Municipalidad de Pocito de San Juan – Argentina

SEP San Juan de San Juan – Argentina

Virgen de Fátima de San Juan – Argentina

Chimbas Te Quiero de San Juan – Argentina

Gremios por el Deporte – Cutral Co de San Juan, Argentina

UCI Seleções nacionais

Argentina

Itália

Chile

Uruguai

 

As etapas

 

1ª Etapa dia 22 janeiro – San Juan – San Juan com 143,9 km

2ª Etapa dia 23 janeiro – Valle Fértil – Jáchal com 201,1 km

3ª Etapa dia 24 janeiro – Autódromo de Villicum – Autódromo de Villicum com 170,9 km

4ª Etapa dia 25 janeiro – Autódromo de Villicum – Barreal com 196,5 km

 

Dia 26 janeiro – Dia de descanso

 

5ª Etapa dia 27 janeiro – Chimbas – Alto del Colorado com 173,7 km

6ª Etapa dia 28 janeiro – Velódromo Vicente Chancay – Velódromo Vicente Chancay com 144,9 km

7ª Etapa dia 29 janeiro – San Juan – San Juan com 112 km

“Campeonato Nacional de Ciclocrosse Vouzela”


Roberto Ferreira e Ana Santos campeões nacionais de ciclocrosse

 

Por: José Carlos Gomes

Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) venceram hoje, em Vouzela, as provas de elite do Campeonato Nacional de Ciclocrosse Credibom. É o terceiro título consecutivo elite Ana Santos.

Com Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) a ter dominado a época nacional de ciclocrosse, mas com Roberto Ferreira a dar mostras de subida de forma, era com expectativa que se aguardava o duelo deste domingo.

E a corrida não defraudou as expectativas. Mário Costa procurava o terceiro título de elite consecutivo, mas Roberto Ferreira não o permitiu. O corredor da Guilhabreu MTB venceu em Vouzela, deixando Mário Costa a 39 segundos. Francisco Campos (W52-FC Porto) fechou o pódio, gastando mais 2m17s do que o vencedor.

Após vários meses de ausência por doença, Ana Santos regressou, na semana passada, numa prova regional. Foi o “aquecimento” suficiente para hoje conquistar o terceiro título nacional de elite consecutivo.


Ana Santos venceu em solitário, deixando a melhor da Taça de Portugal, Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), a 1m44s. A terceira, a 8m00s, foi a individual Isabel Caetano.

Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) foi a melhor sub-23, relegando Laura Simão (BTT Loulé/Elevis) para o segundo posto, a 2m25s. Catarina Lopes (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) fechou o pódio, a 3m32s. Na mesma categoria, mas entre os homens, impôs-se Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), com uma vantagem de 31 segundos sobre João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e com uma renda de 34 segundos aplicada a Tomás Mota.

Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) conquistou o título nacional em juniores, enquanto os melhores cadetes foram Diogo Pinguinha (BTT Loulé/Elevis) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde). Em juvenis triunfaram Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Inês Fonseca (Águias Alpiarça/Triumtérmica).

Nas categorias de veteranos destacaram-se os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos(Ajpcar) e Nádia Mendes (BTT Gardunha/Fundão/Create), os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos(Ajpcar) e Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás), António Passos (Rompe Trilhos(Ajpcar) e Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) e o master 60 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Lieuwe Westra ex-ciclista morre aos 40 anos”


Por: José Morais

Foto: TDW Sport

O ex-ciclista holandês Lieuwe Westra, faleceu este sábado aos 40 anos, de acordo com a família, antigo ciclista da Vacansoleil e da Astana, o qual tinha passado por uma situação pessoal muito más nos últimos momentos como ciclista, foi encontrado morto este sábado no seu escritório, apesar de ainda terem sido feitas manobras de reanimação, foram em vão, desconhecendo-se as causas de morte.  

Lieuwe Westra que deixou repentinamente o ciclismo em 2017 apesar de ainda ter contrato, o mesmo casou-se e acabou por montar um hotel em Espanha, com o seu casamento a terminar em divorcio, a vender hotel, com o ciclista holandês a regressar ao seu país no passado verão de 2022.

Na parte desportiva além dos seus treze gols, e é sem dúvida lembrado pelo papel fundamental que desempenhou ao ajudar Vincenzo Nibali no Tour de França de 2014, o qual conseguiu destruir os seus principais na mítica etapa de paralelepípedos, local onde o ciclista italiano começou a vencer a corrida.

“Campeonato Nacional de Pista Sangalhos dia 1”


Gémeos Oliveira e Maria Martins puxam pelos galões

 

Por: José Carlos Gomes

Os gémeos Rui e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) e Maria Martins (Fenix-Deceuninck) evidenciaram-se nas provas de elite no primeiro dia do Campeonato Nacional de Pista, realizado no dia 14 de janeiro Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

A jornada do dia 1 do Campeonato Nacional permitiu a disputa de 20 título, distribuídos pela categoria de elite e pelas camadas jovens. Na categoria superior assistiu-se a duas provas masculinas, todas com sucesso da família Oliveira, e a duas femininas, ambas com triunfo de Maria Martins

O título nacional de madison em elite masculina contou com quatro equipas à partida. A dupla mais forte foi a da UAE Team Emirates, formada por Ivo Oliveira e Rui Oliveira. Os gémeos gaienses concluíram a corrida com 51 pontos, mais 11 do que os conquistados pela equipa mista formada por João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA). O pódio completou-se com Diogo Narciso e Rodrigo Caixas, que somaram 36 pontos, em representação da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car.


A elite masculina também competiu em eliminação, prova em que um pelotão de 13 corredores nada pôde fazer perante a superioridade de Rui Oliveira. Iúri Leitão foi o segundo e Ivo Oliveira ocupou o terceiro posto.

Maria Martins, em estreia pela Fenix-Deceuninck, conquistou mais dois títulos nacionais para o currículo. Venceu as provas de scratch e de eliminação, sendo, em ambas, acompanhada no pódio por Daniela Campos (Bizkaia-Durango) e Beatriz Roxo (UCI Cantabria Deport), segunda e terceira, respetivamente.

Entre os juniores o cenário foi completamente diferente nos setores masculino e feminino. Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) ganhou em scratch, eliminação e corrida por pontos. Nos rapazes a cada prova correspondeu um vencedor diferente. Diogo Sousa (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi o melhor na corrida por pontos, Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) impôs-se em eliminação e Gabriel Baptista (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) triunfou em scratch.

O cenário foi parecido em cadetes. No setor feminino Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela - ADRT) venceu em scratch, eliminação e corrida por pontos. No setor masculino Dinis Martins (Caldas Ecosprint) levou a melhor em eliminação e corrida por pontos, enquanto Francisco Alves (Cantanhede Cycling/2W Engenharia) ganhou em scratch.

A juvenil Juliana Gonçalves (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) ganhou em 500 metros contrarrelógio e scratch, sucessos que no setor masculino foram para Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), na prova individual, e Francisco Cardoso (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor), na corrida em pelotão.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com