quinta-feira, 19 de maio de 2022

“Colômbia Tierra de Atletas também comandará o Giro de Itália Sub-23”


Por: José Morais

Uma boa notícias vem da Colômbia Tierra de Atletas que depois da confirmação da participação da equipa feminina do Giro Rosa, irá também ver agora os ciclistas mais jovens participar na categoria do Giro de Itália de Sub-23.

A equipa colombiana foi confirmada, entre as outras dezasseis internacionais que receberam o convite para a prova italiana, sendo a segunda aparição depois da sua estreia em 2021, onde Brandon Rojas conseguiu ser o melhor representante, obtendo um 20º lugar, enquanto Jesús David Peña terminava em segundo, numa etapa depois de lutar de mãos dadas com Juan Ayuso,

Entre os convites às equipas de desenvolvimento do “pro” como a Astana, Bingoal, Lotto Soudal, Groupama ou a DSM, sendo um grande palco onde se irá medir os expoentes da categoria, numa intensa batalha de dez dias, em terras italianas, que decorre de 9 a 18 de junho.     

Será assim mais um passo para o projeto financiado com os recursos públicos, no qual o interesse será a vitrine internacional para mulheres e jovens se consolidar, enquanto todas a categorias serão fortalecidas com equipas muito fortes, do quadro local.

"Giro: Trabalho da Alpecin-Fenix na 'fuga bidone' dá vitória à Stefano Oldani na 12.ª etapa"


López conservou a liderança, com 12 segundos de vantagem para o segundo, o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), e o terceiro, o português João Almeida (UAE Emirates)

 

A estratégia da Alpecin-Fenix em colocar três homens na fuga do dia rendeu hoje a vitória ao italiano Stefano Oldani, na 12.ª etapa da Volta a Itália, que continua liderada pelo espanhol Juan Pedro López (Trek-Segafredo).

Oldani, de 24 anos, cumpriu os 204 quilómetros entre Parma e Génova em 4:26.47 horas, batendo sobre a meta o compatriota Lorenzo Rota (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), segundo, e o neerlandês Gijs Leemreize (Jumbo-Visma), terceiro, ambos com o mesmo tempo.

Nas contas da geral, López conservou a liderança, com 12 segundos de vantagem para o segundo, o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), e o terceiro, o português João Almeida (UAE Emirates).

Num dia em que a ‘caravana’ homenageou Wouter Weylandt, que morreu durante o Giro de 2011, uma ‘fuga bidone’ com 24 elementos discutiu a vitória, com a força dos números da Alpecin-Fenix, que colocou três homens, entre eles o ‘líder’ e hoje, como noutros dias, trabalhador Mathieu van der Poel.

O destaque dos três que acabaram a discutir na meta deixou para trás homens importantes, como os neerlandeses Bauke Mollema (Trek-Segafredo) e Wilco Kelderman (BORA-hansgrohe), começando um exercício de ‘marcação’ cerradão.

Na chegada à meta, dois italianos e um neerlandês viveram um impasse ‘à mexicana’, com trocas de olhares entre os três antes de Leemreize lançar, com Oldani a ser mais rápido.

“Conheço o Rota, é meu amigo, e sei que é rápido, por isso não foi fácil de gerir. O trabalho de Mathieu van der Poel foi crucial, sabíamos que tendo mais que um na fuga, iam vigiá-lo. Éramos a única equipa com três e conseguimos”, explicou o italiano no fim do dia.

O vencedor da tirada descreveu o primeiro triunfo profissional da carreira como “quase como magia”, mesmo que o tenha atribuído a “muito, muito trabalho”.

Para López, continua o “sonho incrível”, o nono dia com a camisola rosa, com a geral a ter poucas alterações no topo, para lá da subida de Kelderman a 13.º, de 23.º, dado o ganho de tempo da fuga.

O pelotão ‘rolou’ até Génova, a que chegou com mais de nove minutos de diferença para o vencedor, com João Almeida, 47.º, a manter o terceiro da geral, e o segundo na classificação da juventude.

Os outros dois portugueses em prova, ambos da UAE Emirates, perderam ligeiramente na geral: Rui Costa é agora 50.º e Rui Oliveira 149.º.

Na sexta-feira, a 13.ª etapa liga Sanremo a Cuneo em 150 quilómetros, com apenas uma contagem de montanha, de terceira categoria, ainda na primeira metade da tirada.

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com