quinta-feira, 8 de setembro de 2022

“Annemiek van Vleuten vence segunda etapa e já lidera Challenge da Vuelta Feminina”


A ciclista neerlandesa Annemiek van Vleuten (Movistar) venceu hoje a solo a segunda etapa do Vuelta Challenge, assumindo a liderança da classificação geral individual desta corrida de cinco etapas que ‘acompanha’ a Volta a Espanha masculina

 

Foto: Jean-Christophe Bott

Van Vleuten, de 39 anos, cumpriu os 105,9 quilómetros com início e fim em Colindres, com quatro subidas categorizadas, em 2:56.30 horas, sendo 2.16 minutos mais rápido do que a italiana Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo), segunda, e do que a alemã Liane Lippert (DSM), terceira.

A vencedora da Volta a França feminina lidera já a geral deste ‘challenge’, com 1.55 de vantagem sobre Borghini, também segunda nesta tabela, e 2.24 em relação à compatriota Demi Vollering (SD Worx), terceira.

A única portuguesa em prova, Daniela Campos (Bizkaia-Durango), foi 116.ª e subiu ao 118.º posto da geral.

Na sexta-feira, a terceira de cinco etapas liga Camargo a Aguilar de Campoo em 96,4 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“João Almeida termina 18.ª etapa da Vuelta no 10.º lugar em dia de vitória de Remco Evenepoel”


Ciclista português fica a 25 segundos de Carlos Rodriguez, 5.º classificado da geral

 

Por: Record com Lusa

Foto: Emirates

Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) venceu ao sprint a 18.ª etapa da Vuelta, numa tirada onde João Almeida (UAE Emirates) terminou no 10.º lugar e reduz para a 25 segundos a distância para Carlos Rodriguez (INEOS), 5.º da geral.

O ciclista belga triunfou no alto do Piornal, reforçando a liderança da geral a três dias do fim da 77.ª edição da prova. Evenepoel, de 22 anos, conquistou uma segunda vitória em etapa no 12.º dia enquanto líder ao cumprir os 192 quilómetros entre Trujillo e o alto do Piornal em 4:45.17 horas, sendo dois segundos mais rápido do que o espanhol Enric Mas (Movistar), segundo, e o holandês Robert Gesink (Jumbo-Visma), terceiro.

Na geral, o belga ampliou para 2.07 minutos a vantagem para Enric Mas, segundo, enquanto o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) é terceiro, já a 5.14. João Almeida (UAE Emirates), que hoje esteve ao ataque, é sexto, a 7.14.

Na sexta-feira, a 19.ª etapa tem início e fim em Talavera de la Reina, com 138,3 quilómetros e dupla passagem no Puerto del Piélago.

Fonte: Record on-line

“Líder da montanha Jay Vine abandona após queda na 18.ª etapa da Vuelta”


Também o espanhol Carlos Rodríguez foi atingido pela queda do ciclista australiano; Carapaz sobe à liderança desta tabela

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O líder da classificação da montanha da Volta a Espanha, o ciclista australiano Jay Vine (Alpecin-Deceuninck), abandonou esta quinta-feira a prova, após uma queda na 18.ª etapa que apanhou também o espanhol Carlos Rodríguez (INEOS), quarto da geral.

Vine, de 26 anos, foi um dos destaques da 77.ª edição, com a liderança da classificação dos trepadores e a vitória em duas etapas, a sexta, na ascensão a Pico Jano, e a oitava, em Colláu Fancuaya.

A desistência, após uma queda violenta, deixa a liderança desta tabela com o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), campeão olímpico de fundo.

Por seu lado, o espanhol Carlos Rodriguez ficou muito maltratado, mas, para já, continua em prova, embora tenha sofrido ferimentos visíveis no corpo durante a tirada.

A 18.ª etapa da Vuelta liga hoje Trujillo ao alto de Piornal, na distância de 192 quilómetros, configurando-se como decisiva nas contas finais da geral individual.

Fonte: Record on-line

“Fadiga continua a afetar pelotão e acaba mais cedo a época de Maximilian Schachmann”


Ciclista da BORA-hansgrohe só volta em 2023

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

A fadiga tem marcado a segunda metade da temporada de estrada do ciclismo mundial, com mais e mais corredores a pousarem a bicicleta, como fez o alemão Maximilian Schachmann (BORA-hansgrohe), que só volta em 2023.

"Agradeço à equipa pelo apoio neste período difícil para mim. Não há terapia que não seja descansar. Vou tirar uma pausa mais longa, o que me permitirá voltar em pleno e a um nível normal", declarou o ciclista, citado pela equipa.

Schachmann, diagnosticado pelos médicos com síndrome de fadiga, é mais um nome de alto perfil no pelotão mundial a anunciar uma pausa devido à longa temporada, neste caso por decisão de comum acordo com a equipa.

Segundo o diretor, Ralph Denk, Max tem "tido uma fase difícil desde os Jogos Olímpicos, no ano passado", com vários problemas de saúde que o têm afetado, além das quedas e da competição constante.

"Não vale a pena continuar a bater com a cabeça na parede. Para o Max, isso significa parar esta temporada. Quando recuperar, queremos preparar 2023 antecipadamente, e apontamos para um arranque na Austrália", contou.

Outros ciclistas não terão o privilégio de parar, como o caso do francês Bryan Coquard, parte importante no esforço da Cofidis em somar pontos pela permanência no escalão WorlTour.

O sprinter não alinhou esta quarta-feira à partida da Volta a Espanha, alegando fadiga, mas não terá muitos dias de descanso, uma vez que terá de apontar a outras corridas onde possa somar pontos.

A fadiga, ou o síndrome de fadiga, têm sido evocados um pouco por todo o pelotão nas últimas semanas, com o campeão olímpico de 'cross country' (XCO), o britânico Tom Pidcock (INEOS), à cabeça, falhando os Mundiais, este mês na Austrália, por este motivo.

O norte-americano Quinn Simons (Trek-Segafredo) tomou a mesma decisão, e também o dinamarquês Kasper Asgreen (QuickStep-Alpha Vinyl) terminou a temporada mais cedo.

Fonte: Record on-line

“Roteiros Cicloturisticos…”


Minas da Quinta da Recheira, Cova da Beira, Covilhã

 

Por: José Morais

Depois de quase três anos de interregno, a Revista Notícias do Pedal vai voltar á sua rubrica “Roteiros Cicloturisticos”, onde através da utilização do uso da bicicleta, se podem visitar e conhecer locais muitas vezes paradisíacos do nosso Portugal.

Brevemente vamos trazer uma reportagem da Cova da Beira, mais precisamente das Minas da Quinta da Recheira, onde fomos mineiros por um dia, e trazemos imagens e momentos únicos, onde juntamos o cicloturismo, turismo de bicicleta, ao turismo mineiro, numa visita ao interior das Minas da Recheira, mais conhecidas pelas Minas do Alemão, numa visita guiada pelo Engenheiro Luis António, ao qual queremos agradecer a maneira como fomos recebidos.

Estejam atentos.  

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com