segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

“Diogo Custódio assume formação de recursos humanos da Federação Triatlo”


Diogo Custódio, licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona, é o novo coordenador da Formação de Recursos Humanos da FTP, substituindo Manuel Alves.

 

Quais são as prioridades para esta nova função?

 

As prioridades que temos de momento são de entender quais são as necessidades que a Federação tem a nível da formação de todos os seus agentes. Nos últimos anos tem sido realizado um bom trabalho na formação de treinadores e de árbitros, no entanto tem havido uma carência a nível de formação do staff e essa lacuna queremos trabalhar quanto antes.

Precisamos de entender quais as necessidades que os clubes têm na formação dos seus treinadores e neste caso concreto, começar a planear o ano de 2025 a nível de ações de formação contínua específica para a renovação das suas cédulas profissionais. Queremos também realizar algumas formações iniciais de árbitros tanto no norte como no sul do país onde infelizmente existe carência dos mesmos.

É importante para nós ouvir quem está no terreno e perceber de que forma a formação poderá ajudar clubes, treinadores, árbitros e dirigentes a realizar um melhor trabalho em prol do Triatlo.

 

Qual é que é o principal desafio/ obstáculo?

 

Há alguns desafios pela frente. Temos muitos treinadores a fazer o Curso de Grau I de triatlo, no entanto muito poucos abraçam a formação de jovens que como sabemos é a base da pirâmide, precisamos de perceber o porquê e se existe alguma forma da Federação conseguir ajudar os clubes neste sentido.

Temos muita qualidade nos treinadores portugueses e gente bastante válida a trabalhar diariamente na nossa modalidade a vários níveis, no entanto, ainda existe alguma apreensão na partilha de experiências e conhecimentos e esse será, sem dúvida, um obstáculo a tentar ultrapassar.

Neste momento, o maior desafio será planear um calendário de formação que consiga abranger o território nacional de norte a sul que mantenha a mesma qualidade independentemente de onde são realizadas as formações.

Fonte: Federação Portuguesa Triatlo

“Volta a Itália de 2025 vai partir da Albânia com três etapas”


Competição de volta ao Mar Adriático e aos Balcãs

 

Por: Lusa

Foto: Reuters/Arquivo

A Volta a Itália de 2025 vai partir da Albânia, anunciaram esta segunda-feira a organização e o primeiro-ministro albanês, Edi Rama, com três etapas de 9 a 11 de maio.

"A 'Grande Partenza' do Giro 2025 terá lugar na Albânia, que será pintada de rosa [a cor da camisola do líder da classificação geral] durante três dias, descobrindo uma modalidade que este país ainda conhece pouco, mas que pode começar a criar raízes, de 9 a 11 de maio", pode ler-se em comunicado da 'corsa rosa'.

Já o primeiro-ministro notou que a Albânia foi escolhida "de entre muitos candidatos" para acolher esta partida, notando como o evento "será transmitido ao vivo para mais de 200 cadeias televisivas de todo o mundo", numa mensagem divulgada na rede social Facebook.

O Giro volta a partir de solo estrangeiro depois de em 2024 ter arrancado por Turim, numa edição conquistada pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), que não tem esta competição no programa para o próximo ano.

Estes três dias, de resto, levam a competição de volta ao Mar Adriático e aos Balcãs, com arranque da cidade portuária de Durrës a caminho da capital, Tirana, em 164 quilómetros com três subidas categorizadas.

No segundo dia, o pelotão enfrenta um contrarrelógio individual curto, de 13,7 quilómetros, pelas ruas da capital, seguindo-se a terceira e última etapa em solo albanês, com 160 quilómetros pela região de Vlorë, regressando depois a Itália.

A Volta a Itália, primeira das três grandes Voltas no calendário, terá em 2025 início estrangeiro à semelhança da Volta a Espanha, a última, que parte precisamente de Itália e da região de Turim, em 23 de agosto.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de Pista Velódromo Nacional, em Sangalhos”


Masters e paraciclistas coroados no segundo dia de Taça de Portugal de Pista

 

Por: Vasco Moreira

A Taça de Portugal de Pista teve, este domingo, o segundo dia de competição. Depois de um sábado dedicado às categorias jovens, desta feita foi a vez de masters e paraciclistas serem coroados no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

Começando pelos masters, nos atletas com menos de 30 anos destacou-se Gustavo Gaspary, vencedor do scratch e da corrida por pontos, com Pedro Monteiro a triunfar na perseguição individual. Já nos masters 40, o dia foi de Miguel Agreda (Master da Lourina), que venceu o scratch, a eliminação e a corrida por pontos.


Nas restantes provas de masters, Kenneth Williams (Kenmore Velo) festejou no scratch de masters 50 e 60 e na eliminação de masters 50, enquanto João Pinto (Boavista/RP/Paredes) venceu a eliminação de masters 60. Nota ainda para os triunfos de Annette Williams (Kenmore Velo), no scratch de elites amadoras femininas, e João Simões (Clube de Ciclismo de Tondela/ADRT), na corrida por pontos de elites amadores.


Por sua vez, no paraciclismo, Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), em C1-C3, e Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo), em C4-C5, foram os vencedores das duas provas de perseguição individual. Os dois paraciclistas triunfaram ainda no scratch de C2 e C5, com Paulo Teixeira (Clube BTT Matosinhos) a festejar em C3 e David Costa (Rodactiva/Golden Club Cabanas) em C4.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com