quinta-feira, 15 de julho de 2021

“Projeto de Mobilidade Sustentável na Serra da Estrela”


Por: André Bettencourt

Turismo de lazer com bicicletas elétricas vai levar clientes a conhecer as cores e os sons da Serra da Estrela, com percursos organizados ao longo do ano pretendem mostrar uma serra menos conhecida permitindo mobilidade sem impacto ecológico.

Três amigos apaixonados pela Serra da Estrela e pela evasão anunciam a criação de um projeto de mobilidade com sustentabilidade assente na utilização de bicicletas elétricas para permitir à sociedade ficar a conhecer os sons e as cores da Estrela com respeito pela Natureza com o menor impacto ambiental possível.

O Estrela E-Bike Center surge da ideia de partilhar com os outros uma serra por vezes desconhecida percorrendo caminhos em fora de estrada que permitem ficar a conhecer o relevo, a flora, a fauna, a vida das populações e a diversidade do clima.

Para o efeito, nas Penhas da Saúde vai ser inaugurado nas instalações da Pousada da Juventude da Serra da Estrela, um espaço onde os participantes e clientes deste espaço vão poder guardar as suas bicicletas elétricas, carregar as baterias e fazendo a sua manutenção como a lavagem antes do regresso a casa.

Numa fase inicial, o Estrela E-Bike Center pretende ser um espaço para organizar e receber os clientes que participem nos eventos, mas existe também o projeto de criação de uma loja com a venda de bicicletas elétricas e equipamento como ainda o aluguer inserido na animação das Penhas da Saúde e de todas as unidades hoteleiras da Serra da Estrela que queiram recorrer aos seus serviços.

Para o desenvolvimento destas iniciativas, o Estrela E-Bike Center conta já com a parceria com marcas de renome como a Husqvarna, Gas Gas, Fox e ainda com a Motogardunha que serão fundamentais na organização destes eventos.

Um projeto destes, apostado em dar a conhecer às pessoas a serra mais alta de Portugal continental proporcionando a sua mobilidade, vai ter que saber gerir o impacto da vinda das pessoas a esta zona do país. Se os percursos vão ser todos percorridos com bicicletas elétricas para que todos os participantes possam desfrutar de passeios agradáveis sem poluírem, e o apoio no terreno vai ser também assegurado por um automóvel elétrico, a sustentabilidade ecológica do projeto vai ser assegurada pela utilização de parte do valor de inscrição de cada participante na ajuda ao reflorestamento da Serra da Estrela. Uma ação que visa reduzir a pegada de carbono da deslocação de cada participante.

Para reforçar a génese de mobilidade com sustentabilidade, o Estrela E-Bike Center baseia a sua atuação no princípio “Think green” Be green…”, um slogan em inglês utilizado em todas as comunicações apostando também em abranger clientes estrangeiros e a atrair dessa forma mais turismo dando a conhecer novas paisagens e gastronomias locais.

Para assinalar o lançamento deste projeto, nada melhor do que a realização do primeiro evento do género na Serra da Estrela. O Transestrela 2021 vai ser levado a cabo nos dias 18 e 19 de setembro com partida e chegada das instalações do Estrela E-Bike Center nas Penhas da Saúde, exclusivo a bicicletas elétricas de BTT, em duas etapas que vão percorrer e ligar as zonas de Manteigas e Unhais da Serra passando por matas, vales, lagoas, covões e cântaros. Um passeio de dificuldade média-alta para aventureiros, apreciadores da Natureza e da superação, mas também para quem queira conhecer mais sobre o ecossistema da Serra da Estrela. Uma verdadeira aventura com Mobilidade sustentável

Um programa que vai compreender a chegada dos inscritos no dia 18 ao Estrela E-Bike Center às 08:30 para check-in e briefing às 09:00. Partida às 09:30 com almoço em plena Serra na zona do Vale do Rossim e jantar na Pousada da Juventude em Unhais da Serra com um acolhimento especial para que a experiência dos participantes seja mais do que pedalar, sempre de acordo com as normas de proteção Covid-19. A seguir ao jantar, uma surpresa noturna de contemplação e interpretação da Natureza.

No dia 19, uma etapa mais exigente com partida às 09:30 com passagem por Unhais da Serra, com tempo para contemplar uma paisagem diferente e chegada à Pousada pelas 12:30 onde será servido o almoço de despedida.

O valor de inscrição é de 80€. Inclui a organização e guias, almoços e jantares, entrada no Centro de Interpretação do Vale de Manteigas e surpresa Sábado à noite, com a possibilidade de os participantes escolherem ainda a hipótese de ficarem ou não alojados na Pousada da Juventude da Serra da Estrela para o qual existe também uma modalidade com preços especiais. Para os seis primeiros inscritos, que não tenham bicicleta elétrica, o Estrela E-Bike Center vai disponibilizar unidades por um preço simbólico de 20€ para os dois dias.

Para a organização “o Estrela E-Bike Center é mais do que a realização de um sonho. É dar a conhecer aos outros aquilo que conhecemos da Estrela de uma forma ecológica, que muitos podem percorrer com o recurso a uma das invenções mais facilitadoras que é a bicicleta elétrica.


Sonhámos durante muitos anos com esta possibilidade e vimos agora a possibilidade de avançar com este projeto. Mais do que um lugar, do que uma oficina ou de uma bandeira no ponto mais alto de Portugal continental, este é e será o ponto de partida para eventos,

para percursos como o Transestrela que neste caso queremos que fique como o evento mais importante do Estrela E-Bike Center repetindo-se todos os anos. E já temos ideias para os próximos eventos, adaptados a diferentes níveis de participantes com passeios mais ou menos exigentes ligando sempre diferentes zonas da Serra da Estrela.

Vamos querer por exemplo fazer passeios de navegação em que dormimos em diferentes locais apenas com uma mochila às costas. E porque já temos tido alguns contactos de empresas, vamos também considerar organizar eventos inseridos em projetos de motivação e espírito de equipa.”

 

Sobre o Estrela E-Bike Center

 

A paixão pela descoberta da Natureza em veículos de duas rodas sustentáveis, tem a sua sede e espaço físico nas Penhas da Saúde na Serra da Estrela. Mais do que uma entidade organizadora, quer ser um espaço de reunião de pessoas apaixonadas pela evasão, mas com a preocupação pela sustentabilidade.

Think green! Be green…é o mote para ser ecológico no pensamento e nos atos.

Siga o Estrela E-Bike Center através das redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte: Estrela E-Bike Center

“João Pereira: «Não escondo: o sonho é trazer uma medalha»”


Triatleta quer melhorar o 5.º lugar conseguido no Rio de Janeiro

 

Por: Lusa

Foto: Carlos Barroso

Na segunda participação olímpica, João Pereira, 33 anos, também a medalha, depois do quinto lugar em 2016. "Quando me comprometi a trabalhar, foi para tentar melhorar o resultado. É bastante complicado, mas fui apoiado durante quatro anos para tentar trabalhar para uma medalha. Não escondo: o sonho é trazer uma medalha", afirmou nas Caldas da Rainha, na cerimónia de homenagem que o município de Caldas da Rainha promoveu para homenagear o triatleta e também João Almeida, ambos naturais do concelho, na véspera de viajarem para o Japão.

O triatleta preparou-se bastante nos últimos meses, em concreto a pensar nas temperaturas que vai encontrar em Tóquio: "A questão da climatização vai ser importante, porque vai ser uma prova muito quente, com a temperatura da água muito quente. A minha prova começa às seis e meia da manhã e também tivemos de mudar horários a pensar nisso. As condições vão ser bastante duras, mas fizemos uma boa adaptação".

João Pereira confia nas suas possibilidades para trazer a medalha de uma prova "muito imprevisível", para a qual "55 atletas a alinhar à partida trabalharam todos muito durante cinco anos".

Mas o triatleta aposta na estatística: "Entre todos os países, nas provas internacionais que vamos tendo, somos mais do que 150 mil, 200 mil atletas. Há um milhão de atletas [no mundo] que fazem triatlo e ali já só estou a lutar contra 54. Ou seja, já reduzi tantos, porque não hei de ser eu o melhor? É assim que penso".

Fonte: Record on-line

“Richard Carapaz: «Penso que o pódio está quase decidido»”


Equatoriano da INEOS foi terceiro na etapa, a dois segundos do camisola amarela

 

Por: Lusa

Foto: EPA

Richard Carapaz considerou esta quinta-feira que o pódio final da Volta a França em bicicleta está "quase decidido", enquanto Tadej Pogacar só pensa em desfrutar, depois de assegurar a vitória na classificação da montanha, definida como "uma prenda suplementar".

"Ainda faltam dois dias e pode acontecer qualquer coisa, mas penso que o pódio está quase decidido", declarou o terceiro da geral, após uma "dura" 18.ª etapa, na qual teve "um resultado bom, porque esteve na discussão pela vitória" na tirada, conquistada por Tadej Pogacar (UAE Emirates).

O equatoriano da INEOS foi terceiro na etapa, a dois segundos do camisola amarela, e mostrou-se satisfeito com o resultado alcançado, "depois do esforço incrível de toda a equipa", que impôs o ritmo durante as duas subidas, o Tourmalet e Luz Ardiden (esta coincidente com a meta), dos 129,7 quilómetros desde Pau.

"O nosso objetivo era tentar ganhar a etapa e tentámos até ao final. Sabíamos que os nossos rivais estavam mais fortes, pelo que estou bastante contente com o que consegui", assumiu o vencedor do Giro'2019, que esta quinta-feira voltou a ficar atrás do vice-líder da geral, o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma).

Os três primeiros chegaram isolados ao alto de Luz Ardiden, onde o campeão em título ganhou pela terceira vez (a segunda consecutiva) nesta edição e garantiu a vitória final na classificação da montanha, acrescentando ao seu palmarés a emblemática camisola dos pontos, "uma prenda suplementar", que, contudo, e com muita pena sua, não vai poder vestir, por ter a amarela, "o verdadeiro grande objetivo", na sua posse.

"Estou encantado, vivo numa realidade paralela neste momento. Ganhar uma segunda etapa com a camisola amarela é algo em que tenho dificuldade em acreditar. Em criança, sonhava apenas estar à partida do Tour, não o ganhar", assumiu.

Questionado sobre o sorriso que raramente abandona o seu rosto, mesmo quando está a escalar montanhas, o esloveno de 22 anos lembrou o propósito do desporto: "divertirmo-nos, desfrutar ao fazer o nosso trabalho".

"Os meus treinadores e o meu diretor desportivo dizem-me sempre 'continua a divertir-te, isto é um jogo, às vezes ganhas, outras perdes'. E mesmo quando tenho um dia mau, outro melhor virá", completou.

O líder da UAE Emirates revelou ter adorado esta etapa, "mesmo tendo sido difícil no Tourmalet, onde a INEOS impôs o ritmo". "Mas, quando tenho boas pernas, tento sempre atacar. O objetivo é desfrutar", declarou, mostrando-se satisfeito por pertencer a uma nova geração do ciclismo, que, na sua opinião, proporcionará uma década bonita à modalidade.

"Acredito que estamos perante uma boa geração. O ciclismo é agora diferente relativamente ao passado e estou orgulhoso de pertencer a esta nova vaga", concluiu, referindo-se a jovens valores com credenciais comprovadas, como o seu vice-líder Vingegaard e o vencedor do Tour2019 e do Giro2021, o colombiano Egan Bernal (INEOS), ambos com 24 anos, e até Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), ainda uma incógnita em grandes voltas aos 21 anos.

Mais veterano, apesar dos seus 26 anos, Enric Mas (Movistar) foi esta quarta-feira quarto na etapa, falhando os dois objetivos a que se propôs na 18.ª tirada, embora tenha atacado a 700 metros do alto de Luz Ardiden, numa movimentação que fez saltar Pogacar.

"Eu vim aqui à procura do pódio e, neste momento, sou sexto, por isso não estou satisfeito. Vou tentar fechar da melhor maneira possível este Tour, que ainda faltam dias duros, especialmente o contrarrelógio de sábado", disse o quinto classificado da edição do ano passado, que está a mais de quatro minutos de Carapaz.

Fonte: Record on-line

“Rui Oliveira caiu para o 78.º posto na Semana Ciclística Italiana”


Ciclista português foi 119º na segunda etapa da prova, vencida pelo alemão Pascal Ackerman

 

Por: Lusa

O português Rui Oliveira (UAE Emirates) caiu esta quinta-feira para a 78.ª posição da Semana Ciclística Italiana, após ter sido 119.º na segunda etapa, ganha pelo alemão Pascal Ackerman (Bora-hansgrohe).

O italiano Diego Ulissi (UAE Emirates), vencedor da primeira tirada, permanece na liderança da corrida, de cinco etapas, com quatro segundos de vantagem sobre o seu compatriota Alberto Bettiol (EF Education-Nippo) e seis sobre o belga Sep Vanmarcke (Israel-StartUp), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Na etapa desta quinta-feira, Ackerman foi o primeiro a cruzar a meta, após os 185,5 quilómetros entre Sassari e Oristano, com as mesmas 04:26.40 horas do húngaro Peák Barnabás (BikeExchange) e de Vanmarcke, e menos 13.34 minutos do que Rui Oliveira, que ficou a 14.55 do líder da classificação geral.

O pelotão da corrida italiana vai disputar a terceira etapa, na sexta-feira, nos 176,5 quilómetros entre Oristano e Cagliari, passando por duas contagens de montanha, uma de terceira e outra de segunda categoria.

Fonte: Record on-line

“Bahrain Victorious alvo de buscas após a 17.ª etapa do Tour por suspeitas de doping”


Hotel e autocarro da equipa revistados por agentes da polícia francesa

 

Por: Record

A Bahrain Victorious foi na quarta-feira alvo de buscas pela polícia francesa por suspeitas de alegadas práticas de doping.

Tudo aconteceu no final da 17.ª etapa do Tour, quando a equipa chegou ao hotel, em Pau, e tinha à sua espera cerca de meia centena de agentes, que revistaram os quartos dos ciclistas e ainda o autocarro da equipa, solicitando a entrega dos arquivos de treino dos corredores.

De acordo com a procuradoria de Marselha, a investigação preliminar, iniciada em 3 de julho, incide sobre suspeitas de "aquisição, transporte, posse, importação de uma substância ou método interdito para uso de um desportista sem justificação médica". "A investigação preliminar decorre com o fim de determinar a existência ou não das infrações que justificaram a sua abertura", esclareceu ainda a entidade.

A Bahrain também confirmou as buscas, em comunicado, e o diretor técnico da equipa, Vladimir Miholjevic, garantiu que existiu colaboração total com as autoridades. "Não recebemos mandado de busca, mas cooperámos com tudo o que nos foi solicitado.

Estamos comprometidos com o mais elevado nível de profissionalismo e cumprimento de todos os requisitos dos regulamentos. A operação afetou a recuperação dos nossos ciclistas e o planeamento das refeições pois, como equipa profissional, o bem-estar dos corredores é fundamental", disse o antigo ciclista croata, ao site oficial da Bahrain.

A Bahrain já venceu duas etapas nesta edição do Tour, pelo esloveno Matej Mohoric e belga Dylan Teuns. A formação lidera a classificação por equipas e tem o holandês Wout Poels no comando da classificação da montanha.

Recorde-se que já na Volta a Itália, prova em que o italiano Damiano Caruso foi segundo classificado, a Bahrain Victorious tinha enfrentado suspeitas de doping.

Fonte: Record on-line

“Tour: Pogacar vence segunda etapa consecutiva e aumenta vantagem na geral”


Por: AMG

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) conquistou hoje a sua terceira vitória na 108.ª edição da Volta a França, ao coroar isolado o alto de Luz Ardiden, consolidando ainda mais a camisola amarela na 18.ª etapa.

Na última das três chegadas em alto da 108.ª edição do Tour, o campeão em título, de 22 anos, cumpriu os 129,7 quilómetros entre Pau e Luz-Ardiden em 03:33.45 horas, e deixou a dois segundos os seus mais diretos adversários, Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e Richard Carapaz (INEOS), respetivamente segundo e terceiro na tirada.

O agora também líder da classificação da montanha reforçou a amarela, tendo o dinamarquês da Jumbo-Visma na segunda posição, a 05.45 minutos, e o equatoriano da INEOS na terceira, a 05.51.

Na sexta-feira, os ‘sprinters’ que restam no pelotão voltam a ter uma oportunidade de vencer na ligação de 207 quilómetros entre Mourenx e Libourne.

Fonte: Lusa

“João Almeida: «Trazer uma medalha será um sonho tornado realidade»”


Espera dificuldades, mas garante que está bem preparado

 

Por: Lusa

Foto: Carlos Barroso

O ciclista João Almeida admitiu esta quarta-feira sonhar com uma medalha em Tóquio'2020, assumindo que pelo menos o diploma olímpico espera trazer na estreia em Jogos Olímpicos.

"Para mim, a presença é já uma grande vitória. Mas, tudo o que vier é bem-vindo. Obviamente, trazer uma medalha para casa de uns Jogos Olímpicos será um sonho tornado realidade", disse João Almeida, 22 anos, na cerimónia de homenagem que o município de Caldas da Rainha promoveu para homenagear o ciclista e o triatleta João Pereira, ambos naturais do concelho, na véspera de viajarem para o Japão.

Almeida garantiu estar "muito satisfeito" com a preparação feita: "Tenho tudo para me sentir bem e para correr bem. Espero trazer um diploma. Sei que os adversários são fortes, mas fiz uma boa preparação, a melhor que consegui, e acho que estou preparado para dar o meu melhor".

O ciclista espera "muita dureza" nos Jogos de Tóquio, mas antecipa a participação como "uma grande experiência". "Já conheço o percurso dos Jogos, tanto o contrarrelógio, como o de estrada. Vão ser corridas muito duras. Vai ganhar o mais forte, mas é preciso correr com inteligência", sublinhou.

Fonte: Record on-line

“Tavfer-Measindot-Mortágua/No Troféu Joaquim Agostinho será o último desafio antes da Volta a Portugal”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua regressa este fim de semana à competição com o Troféu Joaquim Agostinho, prova internacional de categoria 2.2 que se disputa de 16 a 18 de julho na região de Torres Vedras.

A tirada inaugural da prova parte do Turcifal, junto à igreja matriz, pelas 15h15. Os corredores vão ter de percorrer 85,3 quilómetros até à Serra do Socorro, onde deverão chegar às 17h20, após um percurso que poderá fazer algumas diferenças.

Para a segunda etapa, os ciclistas vão partir de Arruda dos Vinhos, junto à Câmara Municipal, às 12h45, num dia que poderá ser propício para um final ao sprint. Chegados a Torres Vedras, onde se situa a chegada, os corredores vão ter de completar três voltas a um circuito, terminando à quarta passagem pela meta, após terem sido percorridos 166 quilómetros.

Na terceira e última etapa, a partida está marcada para as 11h45, perto da junta de freguesia de Serra d'el Rei, a partir de onde o pelotão terá de completar 185 quilómetros até ao Alto de Montejunto. A chegada será pelas 16h00, numa tirada marcada por duas contagens de montanha de primeira categoria, na parte final do percurso.


Esta vai ser uma prova com um nível de exigência muito alto com duas chegadas em alto em três etapas, todas elas bastante duras. Será com certeza um bom teste para a Volta a Portugal que se irá iniciar cerca de 15 dias após terminar esta competição. Para esta prova vamos alinhar com 8 corredores, são eles Joaquim Silva, Leangel Linarez, Tiago Antunes, Gaspar Gonçalves, Ash Coning, Francisco Morais, Rui Carvalho e Pedro Paulinho.

Em antevisão a esta prova, o diretor desportivo adjunto Xavier Silva afirma que “Vamos com ambições para esta prova que é o derradeiro teste para a Volta a Portugal. A equipa encontra-se à algumas semanas em estágio na Serra da Estrela e estamos preparados para disputar a vitória das etapas bem como a Classificação Geral.”

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

 

“Efapel/Corre Troféu Joaquim Agostinho entre amanhã e domingo”


De sexta-feira a domingo, 16 a 18 de julho, a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL vai estar na estrada para disputar a 44.ª edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. No total vão ser percorridos 436,3 km, distribuídos por três etapas, duas delas a terminar em montanha, o que quer dizer que os melhores trepadores do pelotão nacional serão colocados à prova.

Neste sentido, o diretor desportivo da EFAPEL, Rúben Pereira selecionou os seguintes sete corredores para alinhar: Frederico Figueiredo, André Domingues, Fábio Costa, Javier Moreno, Guillermo Janeiro, Karel Hník e André Cardoso.

O Troféu Joaquim Agostinho é a corrida portuguesa que está inscrita há mais anos consecutivos no calendário da UCI e esta edição será de classe 2.2, elevando a fasquia com a participação de seis equipas estrangeiras, que farão concorrência às lusas.

É com a etapa mais curta, mas não menos decisiva, que a prova arranca amanhã. Uma viagem de 85,3 km entre o Turcifal (15H15) e o alto da Serra do Socorro (17h20), uma subida de terceira categoria, numa escalada com menos de 3 km, mas rampas que ultrapassam os 20% de inclinação.

No sábado a região do Oeste recebe a segunda etapa, com partida da Arruda dos Vinhos (12H45) e chegada a Torres Vedras (16H45), depois de percorridos 166 km que correspondem a três voltas ao tradicional circuito de Torres Vedras, que inclui as subidas ao Varatojo e à Serra da Vila. A tirada acaba à quarta passagem pela meta.


Para domingo, dia 18, fica reservada a etapa-rainha, a mais montanhosa, que é também a mais extensa, ao somar 185 km. É da Serra d’El-Rei que o pelotão sai, às 11H45, em direção ao alto de Montejunto, para cruzar a meta pelas 16H00, coincidente com uma montanha de primeira categoria.

“O Troféu Joaquim Agostinho é sempre importante. Trata-se de uma corrida com bastante história no ciclismo nacional e antecipa o ponto alto da época que é a Volta a Portugal. O nível de todas as equipas é elevado, todos querem estar bem e no nosso caso vamos dignificar os nossos patrocinadores e fazer com toda a certeza uma bonita competição”, avançou Rúben Pereira.

 

Etapas do 44.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras Troféu Joaquim Agostinho

 

1.ª Etapa - Sexta-feira, 16 de julho: Turcifal (15H15 junto à Igreja Matriz) - Serra do Socorro (17H20)» 85,3 km

 

2.ª Etapa - Sábado, 17 de julho: Arruda dos Vinhos (12H45 junto à Câmara Municipal) - Torres Vedras (16H45)» Circuito» 166 km

 

3.ª Etapa - Domingo, 18 de julho: Serra d'El-Rei (11H45 perto da Junta de Freguesia) - Alto de Montejunto (16H00)» 185 km

Fonte: Efapel

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com