segunda-feira, 2 de maio de 2022

“Bahrain-Victorious aposta em Mikel Landa sem 'vice' de 2021 no Giro”


Ciclista espanhol é um dos candidatos a pódios na ausência do italiano Damiano Caruso

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

A equipa da Bahrain-Victorious na Volta a Itália em bicicleta, que arranca na sexta-feira em Budapeste, será liderada pelo espanhol Mikel Landa, um 'eterno' candidato a pódios, na ausência do italiano Damiano Caruso, segundo classificado na prova em 2021.

O objetivo é chegar à camisola rosa na primeira grande Volta do ano, com Mikel Landa a destacar a "nova oportunidade" de regressar ao pódio, onde subiu uma vez, em 2015, então sendo terceiro.

Quarto em 2019, o basco de 32 anos sofreu em 2021 uma queda aparatosa que o afastou logo à quinta etapa, com a equipa a encontrar um líder no experiente Caruso, que acabou por chegar, com alguma surpresa, ao segundo lugar final - o italiano será a aposta da Bahrain-Victorious na Volta a França.

"Tenho uma grande equipa comigo e as últimas corridas têm sido muito positivas", destacou Landa.

O principal resultado do ciclista este ano é o terceiro lugar no Tirreno-Adriático, a caminho da 'corsa rosa', em que também já venceu a classificação da montanha, em 2017, e três etapas.

Ao lado de um dos 'eternos candidatos' dos últimos anos estarão outros nomes com opções, sobretudo nas montanhas, como o espanhol Pello Bilbao e o neerlandês Wout Poels, mas também o jovem colombiano Santiago Buitrago e o campeão esloveno de contrarrelógio Jan Tratnik.

"Vamos ao Giro com a vitória na classificação geral como grande objetivo. Mas queremos continuar ativos ao longo da corrida e procurar vencer etapas, seja ao 'sprint' seja em fugas", explicou o diretor desportivo, Gorazd Stanglej, citado em comunicado.

A Volta a Itália de 2022, a 105.ª edição da prova, começa em Budapeste, em 06 de maio, e termina em Verona, em 29 do mesmo mês, 21 etapas depois.

Fonte: Record on-line

“ADoP enaltece fiscalização e diz que operação 'Prova Limpa' é um alerta”


"Ciclismo tem sido uma modalidade muito massacrada pela temática da dopagem
", lamenta António Júlio Nunes, diretor executivo da ADoP

 

Por: Lusa

Foto: W52-FCP

O diretor executivo da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), António Júlio Nunes, enalteceu hoje, na Praia, a importância da fiscalização no âmbito do processo "Prova Limpa" e disse que é um "alerta" e uma preocupação para o país.

"É mais um sinal da importância da fiscalização nessa nesta matéria, porque o ciclismo, infelizmente, tem sido sempre uma modalidade muito massacrada pela temática da dopagem", afirmou o responsável, após assinar um protocolo com a sua congénere cabo-verdiana para a luta contra a dopagem no desporto.

O antigo ciclista e ex-diretor desportivo da W52-FC Porto, Nuno Ribeiro, vencedor da Volta a Portugal em 2003 e desapossado do triunfo de 2009 por doping, e José Rodrigues foram detidos, em 24 de abril, no âmbito da operação da PJ designada 'Prova Limpa', para a deteção de métodos proibidos e substâncias ilícitas em provas de ciclismo, sendo que 10 ciclistas da equipa W52-FC Porto foram constituídos arguidos no âmbito deste processo.

O diretor da ADoP disse que há muitas razões para estes casos acontecerem no ciclismo, que podem ir desde a intensidade da competição, até aos calendários desportivos, passando ainda pelo que considerou ser uma "cultura" desta modalidade.

"Esta situação foi uma situação de alerta, é realmente muito preocupante para Portugal percebermos que, apesar de toda a estrutura existente no país, pode haver situações como aquelas que aconteceram no âmbito desta investigação", lamentou António Júlio Nunes, dizendo que agora é preciso esperar que o tempo da Justiça faça o seu percurso.

Embora se fale mais do ciclismo, o representante disse que a ADoP tem realizado várias ações de formação e controlos antidoping em outras modalidades em Portugal, que nos últimos anos têm vindo a subir em termos de casos positivos.

"A utilização de substâncias começa a chegar a outras modalidades que não só o ciclismo e cabe à ADoP e a toda a comunidade antidopagem tentar travar ao máximo este avanço, através da educação e formação, e também através da fiscalização e do sancionamento", salientou.

O mesmo responsável lembrou que estes casos não são exclusivos nacionais, mas garantiu que a grande maioria dos atletas portugueses são 'limpos': "Existe uma pequena margem de atletas infratores que põem tudo em causa".

Neste sentido, insistiu na importância do controlo, para preservar o desporto e a sua beleza, mas também os fãs e adeptos que pagam para ver as modalidades.

"É importante que eles possam sentir que estão perante atletas limpos e que os resultados obtidos por esses atletas são verdadeiros", terminou António Júlio Nunes.

Depois de detido e presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, Nuno Ribeiro ficou com as medidas de coação de proibição do exercício de funções como diretor desportivo, sujeito a apresentações semanais às autoridades policiais e impedido de contactar outros arguidos no processo.

Também José Rodrigues, diretor desportivo da equipa sub-23 Fortunna-Maia e adjunto de Nuno Ribeiro na formação 'azul e branca', também detido pela Polícia Judiciária (PJ), ficou sujeito às mesmas medidas de coação.

A investigação está a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, sendo que o processo teve origem numa denúncia de um inspetor-chefe da PJ, elemento da ADoP.

Fonte: Record on-line

“Simon Yates lidera BikeExchange Jayco na Volta a Itália”


Ciclista britânico garantiu que quer lutar por um lugar no pódio na prova que decorre entre 6 e 29 de maio

Por Lusa

Foto: Reuters

O ciclista Simon Yates vai liderar a equipa BikeExchange Jayco na Volta a Itália, entre 6 e 29 de maio, anunciou esta segunda-feira a equipa, com o britânico a garantir que quer lutar por um lugar no pódio.

Yates, que venceu a Volta a Espanha em 2018, terminou o Giro de 2021 no terceiro lugar da classificação geral e venceu mesmo uma etapa, procurando este ano estar de novo na luta por um dos primeiros lugares da prova.

"As duas vitórias em etapas nas Astúrias confirmaram o bom trabalho que tenho feito nos treinos em altitude. Estou pronto. Ainda me lembro das comemorações no pódio de Milão no ano passado, não seria mau reviver as mesmas emoções", afirmou.

O chefe de fila da BikeExchange Jayco vai ter o apoio de Lawson Craddock, Lucas Hamilton, Michael Hepburn, Damien Howson, Chris Juul-Jensen, Callum Scotson e Matteo Sobrero, ciclistas escolhidos pela equipa para participarem no Giro.

Yates vai marcar presença na Volta a Itália pela quinta vez, somando, para além do terceiro lugar de 2021, um 21.º em 2018, um oitavo em 2019 e um abandono na edição de 2020.

A equipa da Trek-Segafredo também divulgou hoje as suas escolhas para a prova, que tem no italiano Giulio Ciccone a sua principal referência, para além de contar com outros nomes bem conhecidos do pelotão internacional, como Bauke Mollema, Dario Cataldo ou Juan Pedro Lopez.

A Volta a Itália de 2022, a 105.ª edição da prova, começa em Budapeste, em 6 de maio, e termina em Verona, em 29 do mesmo mês, depois de os participantes terem percorrido um total de 3.410 quilómetros, distribuídos por 21 etapas.

Fonte: Record on-line

“Ciclista Cavendish regressa à Volta a Itália nove anos depois”


Por: HPG // MO

Foto: Roberto Bettini/ANSA

O 'sprinter' britânico Mark Cavendish, com 36 anos, vai regressar à Volta a Itália de bicicleta, nove anos depois da sua última participação, anunciou hoje a sua equipa belga Quick-Step Alpha Vinyl.

Cavendish, que já venceu 15 etapas do 'Giro' em cinco presenças, além de 34 triunfos na Volta a França, vai ter pela frente cinco tiradas nas estradas italianas para se impor em discussões em cima da linha de meta, segundo o percurso da 105.ª edição.

"Vamos para a Volta a Itália com muita motivação. Temos uma boa equipa, com o Mark [Cavendish] como nosso homem para vencer etapas. Ganhou muitas etapas no Giro e pode confiar no apoio de vários corredores nos frenéticos sprints. Nas outras etapas, lutaremos por cada oportunidade que surgir e veremos o que poderemos fazer", afirmou o diretor desportivo da Quick-Step Alpha Vinyl, Davide Bramati.

A Volta a Itália começa sexta-feira, em Budapeste, e estende-se até 29 de maio, com final em Verona.

Fonte: Lusa

“Clube de Natação de Torres Novas no V triatlo David Vaz do Fundão”


Maria Tomé e o Clube de Natação de Torres Novas vencem do Fundão

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novas venceu no domingo, 1 de maio, o Triatlo David Vaz realizado no Fundão, tanto em masculinos como em femininos, e está na liderança da Taça de Portugal de Triatlo, no final da 4ª etapa, disputada em distância sprint (750m/natação, 20 kms/ciclismo e 5kms/corrida).

Individualmente, o destaque vai para Maria Tomé que venceu a prova feminina, e Gonçalo Oliveira que subiu ao pódio no 2º lugar na prova masculina.


Maria Tomé saiu na frente da água e integrou também a frente do ciclismo, mas foi na corrida que conseguiu levar a melhor sobre a sua mais direta adversária, Helena Carvalho do Olímpico de Oeiras, ao vencer destacada a prova feminina desta etapa realizada no Fundão.

Na prova masculina, a equipa do Clube de Natação de Torres Novas demonstrou toda a sua capacidade no segmento de ciclismo, com mais 4 atletas a integrarem o TOP 10, João Ferreira no 5º lugar, Tiago Fonseca no 6º, Gustavo do Canto no 7º (1º júnior) e João Nuno Batista no 10º (1º cadete). Estes 2 últimos atletas a confirmarem desta forma a sua presença no Campeonato do Mundo de Triatlo em Juniores que se realiza em Montreal no Canadá, no final do mês de junho.


No setor feminino, Ana Ramos também integrou o TOP 10 ao terminar na 6ª posição, enquanto Beatriz Ferreira fechou na 12ª posição, o 1º lugar da equipa torrejana. Catarina Moutinho no 18ºlugar Mariana Correia no 30º e Cláudia Orvalho no 31º também concluíram a prova no Fundão, bem como em masculinos Guilherme Pires no 11ºlugar, Pedro Afonso Razões no 29º, Manuel Bartolomeu no 32º, Martim Salvador no 45º, Manuel Dias no 54º e Francisco Borges no 63º, naquele que foi o seu regresso à competição.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas



“Clube de Natação de Torres Novas no triatlo regional jovem da Batalha”


Seis atletas nos pódios do triatlo jovem da Batalha

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Para os mais jovens do Clube de Natação de Torres Novas, ficou mais uma vez evidenciado, que a natação é uma grande aposta na formação dos jovens triatletas, sendo notório o trabalho de grande dedicação por parte dos treinadores do Clube de Natação torrejano.

Na Batalha, realizou-se no domingo, 1/maio, a 4ª etapa do Campeonato Regional de Triatlo Jovem, com o destaque para vários atletas torrejanos nas provas realizadas, desde os infantis a juvenis.

Começando pelo mais novos, o destaque vai para Beatriz Carvalho em infantis que alcançou o 1º lugar neste escalão, e Santiago Magalhães que subiu ao pódio no 3º lugar, em masculinos.


Francisca Leirião em iniciados, com uma brilhante prestação, venceu destacada das suas diretas adversárias, enquanto Bárbara Mendes terminou na 13ª posição e Bianca Mendes não conseguiu terminar a sua prova, e em masculinos, Rodrigo Miranda, concluiu na 10ª posição.

Dinis Ferreira, em juvenis subiu ao lugar mais alto pódio, vencendo a sua prova, com a companhia do seu colega de equipa, Mateus Nascimento no 2lugar, enquanto no setor feminino do mesmo escalão, Ana Júlia Marques também marcou presença no pódio com o 2º lugar obtido. Ainda uma palavra de incentivo para Francisco Carvalho, que devido a um percalço no segmento de ciclismo, foi desclassificado.


Por equipas, e face à forma regulamentar como é obtida a classificação coletiva (equipas com maior número de atletas alcançam maior número de pontos) o Clube de Natação de Torres Novas obteve o 4º lugar.

A próxima prova jovem realiza-se na Golegã, no dia 22 de maio, e será a 2ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“CRP Ribafria venceu em Vila Chã de Ourique e foi líder das metas volantes do Grande Prémio do Alto Minho”


A equipa de ciclismo Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, que representa o CRP Ribafria, esteve no fim de semana em competição no Minho e em Vila Chá de Ourique.

A equipa embora com baixas e abalada devido ao trágico acidente ocorrido na última corrida, apresentou-se com sete atletas (Paulo Simões, João Letras, Gonçalo Filipe, Pedro Dias, João Camocho, Ricardo Gonçalves e Humberto Pereira) no Grande Prémio Alto Minho, que decorreu no dia 30 de abril e 1 de maio e com dois atletas (Daniel Ferreira e Jorge Letras) no Circuito de Vila Chã de Ourique, que decorreu no dia 1 de maio.


O Grande Prémio Alto do Minho foi disputado com duas duras etapas em linha. A primeira, no dia 30 abril com início em Ponte da Barca e termino em Arcos de Valdevez e a segunda, dia 1 de maio, com início em Arcos de Valdevez e termino em Ponte da Barca.

A Primeira etapa foi bastante atacada, com João Letras a conseguir passar em 1º na meta volante do dia. Após a passagem da meta volante a corrida foi atacada, conseguindo dois atletas ganhar vantagem sobre o pelotão, que não foi anulada até ao final da etapa.


João letras vestiu a camisola verde, e Paulo Simões o 2º classificado M40, mas na classificação geral a equipa colocou apenas um atleta nos 10 primeiros lugares, Paulo Simões, no 10 lugar da geral.

Na segunda etapa, uma vez que a equipa se encontrava afastada da luta pela camisola amarela e o percurso bastante montanhoso, não sendo uma característica forte da equipa, o objetivo era segurar a camisola verde, colocando o João Letras, em posição de vencer as metas volantes. João Letras venceu a primeira meta volante do dia, consolidando a conquista da camisola verde.


A equipa terminou o Grande Prémio do Alto Minho, no pódio, com a conquista da camisola verde e com Paulo Simões em 3º Lugar M40., na classificação coletiva a equipa ficou no 5º lugar.

Também no dia  1 de maio, decorreu em Vila Chã de Ourique, decorreu o 35º Circuito de Ciclismo do 1º de Maio.

Com apenas os dois atletas em representação no circuito de elites e M30, a equipa esteve sempre ativa durante as 20 voltas do circuito, com os 2 atletas sempre combativos e na frente da corrida. Jorge Letras esteve na fuga do dia, que foi absorvida pelo pelotão na última volta, acabando por a corrida terminar ao sprint, com Daniel Ferreira, do Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic  a ser o mais rápido perante os adversários, e Jorge Letras o 5º Classificado.


Daniel Ferreira venceu ainda no escalão elites e Jorge letras foi o 3º classificado M30.

Um fim de semana bastante positivo para a equipa, que se encontra com a moral baixa, devido ao estado de saúde do Rui Rodrigues, que se encontra hospitalizado. Jorge Marque e Hélder Pereira, também se encontram a recuperar de escoriações e luxações.

O CRP Ribafria e toda a equipa de Ciclismo Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, esperam uma rápida recuperação do Rui Rodrigues.

Fonte: EQUIPA DE CICLISMO - GRUPO PARAPEDRA / DINAZOO / RIOMAGIC - CRP RIBAFRIA

“Seleção Nacional/Juniores portugueses com calendário internacional preenchido”


Por: José Carlos Gomes

Maio será um mês de grande aposta internacional para as Seleções Nacionais de estrada e de BTT na categoria de juniores. No total, serão proporcionadas aos jovens corredores portugueses cinco provas de alto nível competitivo. A equipa nacional de BTT compete em duas rondas da UCI Júnior Series, enquanto o bloco de estrada alinha em três corridas da Taça das Nações de Juniores.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, convocou seis ciclistas para as provas de Albstadt, Alemanha, no dia 7 de maio, e de Nové Město na Moravě, Chéquia, no dia 14. No setor masculino estão convocados Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis), Guilherme Barros (24horas Altimetria/Ontrack), Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube). As femininas são Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) e Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais).

“Dos seis corredores só dois não são de primeiro ano. O objetivo é continuar a trabalhar e a formar os ciclistas em contexto elevado de exigência competitiva, tendo em mente uma boa participação no Campeonato da Europa, que vamos organizar em Anadia em junho e julho, mas sobretudo as próximas épocas”, explica Pedro Vigário.

A Seleção Nacional de Estrada participará em três provas por etapas da Taça das Nações, começando pela Corrida da Paz, na Chéquia, entre 5 e 8 de maio. Segue-se o Trophée Centre Morbihan, França, nos dias 21 e 22 de maio, e o Tour du Pays de Vaud, Suíça, entre 26 e 29 de maio.

O selecionador nacional de estrada, José Poeira, anunciou já a convocatória para a corrida desta semana. Foram chamados António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares e Rúben Rodrigues (Bairrada), Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e Tomás Mota (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact).

“Com a pandemia, os nossos juniores viveram dois anos de pouca experiência internacional. Nesta época vamos regressar a um calendário mais intenso, que lhes dê oportunidade de correr nos melhores palcos internacionais para a sua idade. Irão defrontar os melhores do mundo e perceber em que patamar internacional se posicionam. Partimos com ambição e com uma equipa capaz de bater-se por bons resultados”, acredita José Poeira.

A Corrida da Paz é uma prova de referência do calendário júnior internacional, constando do palmarés de corredores como Brandon McNulty, Fabian Cancellara, Mads Pedersen, Michal Kwiatkowski ou Remco Evenepoel. No segundo dia terá um contrarrelógio individual de 11,2 quilómetros e uma etapa curta, maioritariamente plana. As restantes tiradas serão marcadas por um terreno seletivo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com