Fotos: Paulo Maria/FPC
A 51.ª edição da Volta ao
Algarve, disputada entre 19 e 23 de fevereiro de 2025, gerou um impacto global
de 36,5 milhões de euros, o valor mais elevado de sempre alcançado pela prova.
As conclusões fazem parte do Estudo de Impacto desenvolvido pela Universidade
do Algarve e pela Cision, entidades que avaliaram as dimensões económica,
turística, mediática e digital da competição.
Segundo o estudo inédito
realizado pela Universidade do Algarve, o impacto direto na economia regional
ascendeu a 8,6 milhões de euros, resultado das despesas dos visitantes
nacionais e estrangeiros, das equipas participantes e de todo o fluxo económico
gerado durante os cinco dias de competição. A este valor soma-se um impacto
mediático estimado em 27,9 milhões de euros, resultante da forte presença da
prova nos media nacionais e internacionais.
Retorno
mediático e alcance global em crescimento
De acordo com a Cision, a
Volta ao Algarve registou 1.525 notícias nos Media, mais 12% do que em 2024, e
acumulou 56,9 milhões de impressões - um crescimento de 38%. O estudo
contabilizou ainda 43 horas de transmissão televisiva e radiofónica, bem como 127
spots publicitários, avaliados em mais de 3,5 milhões de euros.
No plano internacional, a
prova foi transmitida para 78 países, com um alcance de 4,8 milhões de lares
através dos canais Eurosport 1 e 2, e presença adicional nas plataformas
digitais HBO Max, Max e Discovery+.
Nas redes sociais, a Volta ao
Algarve ultrapassou 4,5 milhões de impressões somando Facebook, Instagram e
Twitter, com um tráfego superior a 690 mil page views no site oficial da prova.
Público
internacional e elevada satisfação
Por sua vez, o estudo
realizado pela Universidade do Algarve revela que 21,3% do público era
estrangeiro, sobretudo oriundo do Reino Unido, Bélgica e Países Baixos (top 3).
Entre os visitantes nacionais, destaca-se o peso da região de Lisboa e Vale do
Tejo (48,1%).
A adesão
e avaliação do evento foram igualmente expressivas:
- 87,9% dos adeptos
classificaram a prova como Boa ou Muito Boa.
- 96% recomendariam a Volta ao
Algarve a amigos ou familiares.
- 91% dos residentes apoiam a
realização anual do evento.
O estudo demonstra ainda a
capacidade da prova para atrair turistas fora da época alta: 69,1% dos
visitantes manifestam intenção de regressar ao Algarve no inverno e 59,7% no
verão.
Marca
Algarve com retorno superior a 24 milhões de euros
A marca “Algarve” foi o
principal beneficiário da exposição me
diática da prova, acumulando
um retorno de 24,3 milhões de euros. Entre os municípios que fizeram parte do
percurso, destacam-se Loulé (5,7M€), Lagos (4,46M€), Monchique (4,26M€),
Portimão (3,61M€) e Lago
Prova
reforça papel estratégico no início de época
Com 25 equipas presentes,
incluindo 13 World Teams, a Volta ao Algarve consolida-se como uma das
competições de referência no arranque do calendário internacional. A avaliação
feita pelas equipas internacionais revela uma perceção muito positiva da organização,
acessibilidade, condições de prova e valor competitivo da corrida.
A 52ª edição da Volta ao
Algarve está agendada para os dias 18 a 22 de fevereiro de 2026, mantendo o
formato de cinco etapas.
Acompanhe tudo sobre a próxima
edição da Volta ao Algarve no site oficial da competição aqui: https://voltaaoalgarve.com/pt/inicio/
Fonte: Federação Portuguesa
Ciclismo