segunda-feira, 20 de março de 2023

“Volta à Catalunha: Primoz Roglic bate Evenepoel e vence etapa inicial”


João Almeida termina em 22.º lugar

 

Por: Lusa

O esloveno Primoz Roglic venceu esta segunda-feira a primeira etapa da Volta à Catalunha, assumindo a liderança da classificação geral, num dia marcado por uma queda a cinco quilómetros da meta em Sant Feliu de Guíxols.

Roglic, de 33 anos, somou a 70.ª vitória como profissional na estrada ao cumprir os 164,6 quilómetros em 3:48.17 horas, à frente do belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), campeão do mundo de fundo, com o neerlandês Ide Schelling (BORA-hansgrohe) em terceiro.

O sprint final, numa 'rampa' posicionada já no interior do último quilómetro, foi influenciado por uma queda a pouco mais de cinco quilómetros do fim, que lançou vários ciclistas ao chão, incluindo o britânico Adam Yates (UAE Emirates), e 'cortou' o pelotão, ainda antes da 'proteção' de tempo dos 3.000 metros finais.

Na frente, a velocidade tomou conta e, sem a maior parte dos velocistas que poderiam tentar discutir a etapa, foi o superior posicionamento do esloveno a levar a melhor sobre Evenepoel.

Este duelo será constante na Volta a Itália, o objetivo principal dos dois ciclistas, assim como do português João Almeida (UAE Emirates), que não soube discutir a chegada, mas acabou em 22.º, com o mesmo tempo do vencedor.

'Rogla' lidera a Volta à Catalunha com quatro segundos sobre Evenepoel, devido às bonificações, e seis sobre Schelling, com o resto do grupo da frente, Almeida incluído, a 10 segundos.

Sant Feliu de Guíxols serviu também para deixar já muitos candidatos em maus lençóis, por terem perdido tempo após o corte provocado pela queda, do britânico Geraint Thomas (INEOS), mais de um minuto atrás, ao seu colega de equipa colombiano Egan Bernal, mas também o equatoriano Richard Carapaz (EF Education-Easy Post) ou o neerlandês Wout Poels (Bahrain-Victorious), entre outros.

O outro português em prova, Ivo Oliveira (UAE Emirates), cortou a meta em 141.º depois de trabalhar em prol dos líderes da equipa.

Na terça-feira, o pelotão atravessa desde logo uma das mais míticas subidas da corrida, com 165,4 quilómetros iniciados em Mataró a caminho do alto em Vallter, de categoria especial.

Fonte: Record on-line

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua termina Clássica da Arrábida com nota positiva”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu hoje a sua participação na Clássica da Arrábida, uma prova de 182 quilómetros que ligou Palmela a Sesimbra, passando pelo meio em vários setores de terra batida.

A fase inicial da prova atravessava a Serra da Arrábida, onde uma fuga de apenas 3 unidades se isolou. A nossa equipa permaneceu agrupada no pelotão, e foi já a meio da corrida, após esta fuga ser alcançada que uma outra de seis elementos se adiantou onde estava inserido António Barbio.


Este grupo viria a ser alcançado imediatamente antes de começar o segundo setor de terra batida ao quilómetro 155. Foi neste preciso momento que a corrida “explodiu” e o pelotão se fragmentou por completo. No restrito grupo da frente de cerca de 30 unidades, contávamos com a presença de Ángel Sanchez e Gonçalo Carvalho.

Os últimos 15 quilómetros eram em constante sobe e desce e foi já um grupo muito reduzido que se apresentou no início da subida para o Castelo de Sesimbra para discutir a vitória. Neste grupo vinha inserido Gonçalo Carcalho que fez uma subida em crescendo, terminando no final na 18ª posição a 27 segundos do vencedor Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA).


No geral toda a equipa esteve em bom plano, trabalhando em prol de um objetivo. Nota negativa apenas para Bruno Silva que sofreu mais um azar, estando envolvido numa queda, o que levou ao seu abandono da competição.

A próxima semana irá ser repleta de competição com a 40ª Volta ao Alentejo que tem início na próxima quarta-feira em Beja.

 

Classificação Etapa

Palmela - Sesimbra: 182 Kms

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA), 4h20m02s


18.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 27s 33.º Ángel Sanchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 1m48s 44.º Nicolas Saenz (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a 5m25s 59.º Francisco Morais (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt 63.º António Barbio (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt

DNF Leangel Lianarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) DNF Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua






“Clube de Natação de Torres Novas Campeonato da Europa de Duatlo em Caorle, Itália”


João Nuno Batista é vice-campeão da europa de duatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

João Nuno Batista sagrou-se Vice-Campeão da Europa de Duatlo, este sábado, 18 de março, em Caorle, Itália, conquistando ao serviço da seleção nacional de juniores, mais 1 medalha de prata para Portugal e para o Clube de Natação de Torres Novas.

Partindo para a defesa do seu título de campeão europeu de duatlo em juniores alcançado em 2022, João Nuno Batista contou nesta prova com uma forte concorrência da seleção italiana, e ficou a escassos 15 segundos da medalha de ouro.


Nesta prova de duatlo composta por 1 segmento de ciclismo de 20km entre 2 segmentos de corrida de 5km e 2,5km, João Nuno Batista foi muito controlado pelos seus adversários, nomeadamente pelos que faziam parte da seleção italiana, e chegou à última transição a cerca de 1m10s para o italiano Nicolo Astori, o que não lhe permitiu vencer esta prova, apesar de realizar uma excelente corrida no último segmento da prova.

O Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas continua a ser um sinónimo de grandes resultados nacionais e internacionais, com valores oriundos da formação na sua escola de triatlo, fundada em 2009 pelo técnico Paulo Antunes.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Oeste Cycling Team Experiência positiva em Espanha”


Óbidos Cycling Team competiu em duas importantes provas do calendário espanhol

 

 Por: Helena Dias

 Foto: Paulo Figueiredo

Este fim-de-semana, a Óbidos Cycling Team esteve em Espanha a competir em duas históricas provas, o 42º Trofeo de Zamora e o 76º Trofeo Caja Rural/Gran Premio San José. Em ambas as competições, a equipa do Oeste manteve-se bem posicionada nos grupos principais, culminando os dois dias com saldo positivo e trazendo na bagagem uma valiosa experiência para enfrentar a restante época.

Sobre a prestação da Óbidos Cycling Team nas duas competições espanholas, o director-desportivo e manager Micael Isidoro declarou: “A equipa esteve bastante bem, estou contente com a prestação de todos. Corremos de forma unida, num pelotão recheado de bons ciclistas e equipas do nível do calendário espanhol. Conseguimos estar consistentes. Embora não estando na discussão da vitória, estivemos nos principais grupos e esta experiência reforçou o espírito entre os ciclistas e pode ser bastante útil para o futuro. Todos subiram a condição física, ou seja, o nível é mais aceitável, o que é importante para ter o grupo mais consistente para os momentos cruciais, que vamos ter durante a época. O objectivo é rentabilizar a capacidade física e fazê-los acreditar. É esse o caminho que estamos a tentar percorrer. Nestas corridas em Espanha destaco ainda o esforço do staff para que tudo funcionasse bem”.

No sábado, Tomás Bauwens foi o primeiro corredor da Óbidos Cycling Team a finalizar o Trofeo de Zamora no 24º lugar. O pelotão de 26 equipas percorreu um total de 82 quilómetros com três prémios de montanha de 3ª categoria. Apesar das várias tentativas de fuga, somente à passagem da segunda montanha do dia, em Muelas del Pan, um sexteto conseguiu ganhar alguma vantagem ao pelotão, seguindo em fuga à falta de 24 quilómetros para o final. Os fugitivos disputaram a vitória entre si, ganhando Fran Rus (Aluminios Cortizo), que já correu no pelotão nacional. O pelotão chegou a 1m02s do vencedor, com os corredores da Óbidos Cycling Team inseridos no grande grupo.

No domingo, o Trofeo Caja Rural/Gran Premio San José foi novamente bastante movimentado e atacado, com várias tentativas de fuga desde os primeiros quilómetros. Contudo, o pelotão não deixou vingar nenhuma das fugas, terminando a 76ª edição com vitória de Jason Huertas (Lasal Cocinas). Miguel Carvalho e Bernardo Jorge foram os primeiros ciclistas da Óbidos Cycling Team a cruzar a meta em 26º e 27º, a 10 segundos do vencedor.

 

Classificação Geral Trofeo de Zamora:

 

1º Fran Rus (Aluminios Cortizo) 2h01m19s [40,308 km/h]

2º Harrison Bailey (Oleka) mt

3º Vicente Rojas (Supermercados Froiz) mt

...

24º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) a 1m02s

27º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) mt

30º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team) mt

52º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team) a 1m12s

53º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team) mt

64º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) mt

113º Miguel Correia (Óbidos Cycling Team) a 4m01s

 

Geral Equipas:

 

1ª Supermercados Froiz

7ª Óbidos Cycling Team

 

Classificação Geral Trofeo Caja Rural/Gran Premio San José:

 

1º Jason Huertas (Lasal Cocinas) 3h53m51s [38,845 km/h]

2º David Dominguez (GD Zamora) a 1s

3º Fran Rus (Aluminios Cortizo) a 2s

...

26º Miguel Carvalho (Óbidos Cycling Team) a 10s

27º Bernardo Jorge (Óbidos Cycling Team) mt

59º Marco Marques (Óbidos Cycling Team) a 1m05s

63º Tomás Bauwens (Óbidos Cycling Team) a 1m11s

74º Daniel Jorge (Óbidos Cycling Team) a 1m54s

85º Gabriel Casal (Óbidos Cycling Team) a 2m39s

 

Geral Equipas:

 

1ª Supermercados Froiz

7ª Óbidos Cycling Team

Fonte: Equipa Ciclismo Oeste Cycling Team

“Clube de Natação de Torres Novas no Triatlo Longo de Porto Santo”


João Ferreira é Vice-Campeão Nacional de Triatlo Longo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novas, colocou 2 atletas no pódio individual do campeonato nacional de triatlo em média distância, e alcançou 2ºlugar por equipas, na 1ªetapa do campeonato nacional clubes de triatlo longo, que se realizou na ilha do Porto Santo, este sábado, 18 de março.

Relativamente aos 2 atletas no pódio nacional absoluto, são eles, João Ferreira que se sagrou Vice-campeão Nacional de triatlo em média distância, enquanto o seu colega de equipa Luis Moleiro, subiu ao pódio no 3ºlugar absoluto, alcançando também o título de Campeão Nacional no grupo de idades 25-29 anos. André Duarte foi 9º à geral e Vice-campeão Nacional no mesmo grupo de idades. Embora condicionado no segmento de corrida, Adriano Correia também terminou a sua prova.


Numa prova constituída por 1900m/natação, 90km/ciclismo e 21,1km/corrida, João Ferreira, esteve sempre na discussão do título nacional, até praticamente ao final desta prova realizada em Porto Santo, com mais 2 atletas, Filipe Azevedo do Estoril, que venceu a prova, e Christophe Keyser do Olímpico de Oeiras.

No próximo fim-de-semana, as atenções estarão voltadas para a Nova Zelândia, e também para a Quarteira no Algarve.

Ricardo Batista, Erwin Vanderplancke e Maria Tomé, prosseguindo a sua qualificação olímpica, estarão no domingo, dia 26 de março, na taça do mundo de triatlo, que se realiza em New Plymouth na Nova Zelândia.

No Algarve, em Quarteira, Tiago Fonseca marca presença na taça da europa de triatlo em elites, tal como João Nuno Batista, Gustavo do Canto e Manuel Bartolomeu, que se encontram selecionados também para a taça da europa de triatlo em juniores, mas no domingo, 26 de março.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“1.ª Taça de Portugal de XCM Credibom Penacova”


Tiago Ferreira e Melissa Maia dominam no arranque da Taça de Portugal de XCM

 

Por: Ana Nunes

Tiago Ferreira (DMT Racing Team) e Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova) superiorizaram-se à concorrência na primeira prova da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM) Credibom, em Penacova.


A primeira das cinco provas pontuáveis que compõem a Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM) Credibom é a Rota da Lampreia, que se disputou em Penacova, com partida e chegada no Parque Verde António Marques.

Os atletas da categoria elite masculina percorreram a distância mais longa, neste caso de 94 quilómetros. Tiago Ferreira (DMT Racing Team) foi o mais rápido a completar este percurso, concluindo a sua prova em 3h45m59s. Guilherme Mota (Guilhabreu BTT) foi segundo, a 3m05s, seguindo-se Filipe Francisco (DMT Racing Team), a 10m36s, na terceira posição.


Por sua vez, as atletas da categoria elite feminina tiveram hoje pela frente um percurso de 73 quilómetros, no qual Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova) se conseguiu destacar em relação às suas adversárias. A corredora completou a sua prova em 3h43m12s, terminando assim na frente de Maaris Meier (corpo Activo/Penacova), que cortou a meta 2m43s depois, na segunda posição. A fechar o pódio na terceira posição esteve Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis), que cortou a meta com mais 9m08s do que a vencedora.


Nas categorias de veteranos, no setor masculino, destacaram-se, em masters 30, José Oliveira (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike), em masters 35, Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova), em masters 40, Martinho Saragoça (Korpo Activo/Penacova), em masters 45, Nuno Inácio (BTT Gardunha/Fundão/Create), em masters 50, António Marques (BTT Seia), em masters 55, Vítor Graça (BTT Conceição de Faro), em masters 60, Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis), e em masters 65, Orlando Sebastião (BTT Conceição de Faro).

Já no setor feminino foram Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco), em masters 30, Ana Gonzalez (Mitto X-Sauce Berria), em masters 40, e Carla Vieira (Individual), em masters 50, a conquistarem a vitória.

Vitor Calvino (Individual) foi o vencedor nas bicicletas de assistência elétrica.

Já Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike) ganhou na categoria de paraciclismo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com