domingo, 22 de agosto de 2021

“Campeonato da Europa de Pista Juniores e Sub-23 nos países baixos”


Corridas difícil dá 11º lugar a Diogo Narciso e Rodrigo Caixas no Madison

 

A seleção nacional encerrou a sua participação no Campeonato da Europa de Pista de juniores e sub-23, nos Países Baixos, com Diogo Narciso e Rodrigo Caixas. Os corredores portugueses concluíram a prova de madison masculino sub-23 na 11.ª posição.

Terminou hoje o Campeonato da Europa de Pista de juniores e sub-23, em Apeldoorn, nos Países Baixos. Na sua estreia enquanto dupla a nível internacional, Diogo Narciso e Rodrigo Caixas encontraram uma corrida muito exigente no madison masculino de sub-23.

Os dois corredores seguiram na cauda do pelotão e não conseguiram somar pontos durante a prova, ganha pela seleção nacional britânica, com a dupla Rhys Britton e William Tidball, que somou um total de 52 pontos. Ainda assim, Diogo Narciso e Rodrigo Caixas lutaram até ao final, ficando muito perto do top 10, na 11.ª posição, numa corrida disputada a elevada velocidade.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tobias Johannessen vence Tour de L'Avenir”


O britânico Tom Gloag parecia bem para um top 5 antes de abandonar no último dia

 

Por: José Morais

Fotos: Getty

Tobias Halland Johannessen, o norueguês de 21 anos venceu o Tour de L'Avenir de 2021, e seguiu assim os passos de Tadej Pogacar, Egan Bernal e Nairo Quintana, ciclistas que já venceram em Sub-23 destinada a descobrir as futuras estrelas do ciclismo.

O ciclista do Uno-X, competindo pela sua federação nacional, sobreviveu a um susto na etapa final de Carlos Rodriguez, o espanhol venceu a etapa final de Petit Saint-Bernard ficando a sete segundos na linha de chegada da 9ª etapa.

O italiano Filippo Zana terminou em terceiro, dois minutos atrás, com o holandês Gijs Leemreize e o francês Hugo Toumire completando o top 5, enquanto também havia um espaço para o irmão gêmeo de Johannessen, Anders, no top 10, terminando em sétimo no geral, com 12 minutos para baixo.

Tom Gloag, estava bem para o top cinco, antes de abandonar a prova, mas o britânico tinha caído na etapa anterior numa descida, e não estava bem, o que o levou a abandonar.

Numa prova de nove etapas a culminar com três finais consecutivas, Tobias Johannessen venceu duas etapas, a sete e a oito, a anterior no topo de Grand Colombier, quando o norueguês avançou pela primeira vez na liderança geral, e depois subiu Saint Jean D'Arves, onde ele fortaleceu sua primeira posição.

Saint Jean D'Arves, Johannessen vencendo Rodriguez por um segundo, e vencendo no topo do Grand Colombier na sétima etapa, quando ele subiu para o primeiro na GC.

 

A classificação geral do top 10:

 

1º Tobias Halland Johannessen (Nor)

2º Carlos Rodriguez (Esp)

3º Filippo Zana (Ita)

4º Gijs Leemreize (Ned)

5º Hugo Toumire (Fra)

6º Martin Messner (Aut)

7º Anders Hall e Johannessen (Nor)

8º Jacob Hindsgaul Madsen (Den)

9º Daan Hoole (Ned)

10º Joris Delbove (Fra) Bourgogne-Franche-Comté

De relembrar, que não tivemos nenhuma participação portuguesa nesta tão importante prova, que é destinada a descobrir as futuras estrelas do ciclismo, por não haver verbas disponíveis para marcar a presença de Portugal.

“Vuelta: Caruso vence nona etapa, Roglic amplia vantagem na frente”


Por: VR

O italiano Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) venceu hoje isolado a nona etapa da Volta à Espanha em bicicleta, na qual o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) foi segundo e alargou a vantagem na frente.

Caruso cumpriu os 188 quilómetros desta etapa montanhosa em 5:03.14 horas, superando Roglic por 1.05 minutos, enquanto o espanhol Enric Mas (Movistar) foi terceiro, com mais um segundo do que Roglic.

Roglic comanda agora a prova com 34:18.53 horas e, mercê das bonificações no final da etapa, passou a deter 28 segundos de avanço para Mas, que subiu a segundo, enquanto o terceiro é agora o colombiano Miguel Angel Lopez, igualmente da Movistar.

Na segunda-feira, cumpre-se o primeiro dia de descanso da prova, que retoma na terça-feira, com a 10.ª etapa, uma tirada praticamente plana de 189 quilómetros, que vão ligar Roquetas de Mar a Rincon de La Victoria.

Fonte: Lusa

“30º Grande Prémio Jornal de Notícias”


De 31 agosto a 5 setembro Grande Prémio JN

 

Por: José Morais

Foto: Arquivo NP

Desde 1979 que o Grande Prémio JN vai para a estrada, com alguns interregnos ao longo da sua realização, em 2020 também não aconteceu elos motivos da pandemia, este ano vai novamente para a estrada, mas onde se vai quebrar a tradição da última etapa que costumava ter o seu final na Avenida dos Aliados no Porto.

É considerado a segunda prova nacional pelo número de dias de etapas, e ainda com um passado glorioso, dando prestígio a esta competição, é uma prova com organização do prestigiado jornal do Porto o Jornal de Notícias-JN, e de destaque vai para António Carvalho e Fernando Carvalho, que ambos bisaram, e são os únicos que conseguiram dua vitórias na prova.

A edição deste ano, vai contar com um Prólogo, cinco etapas em linha, e um contrarrelógio.

 

As etapas:

31 de agosto Prólogo: Gondomar pelas 10:30 horas

31 de agosto 1ª etapa em linha: Gondomar-Vila Nova Gaia

1 de setembro 2ª etapa: Porto-Ovar

2 de setembro 3ª etapa: Contrarrelógio individual: Santo Tirso, Serra da Assunção

3 de setembro 4ª etapa: Vila Real-Vila Real

4 de setembro 5ª etapa: Valongo-Valongo

5 de setembro 6ª etapa Vila Nova de Gaia-Viana do Castelo

“Campeonato Nacional de Fundo - Cadetes/Juniores”


Rúben Rodrigues vence em juniores e João Nunes foi o mais forte em cadetes na prova de fundo masculina

 

Por: Ana Nunes

Na prova de cadetes masculinos, que decorreu na parte da manhã, a vitória ficou para João Nunes (Alenquer/G.D.M/Escola Alexandre Ruas).  À tarde foi a vez dos juniores masculinos discutirem o título nacional, entregue a Rúben Rodrigues (Bairrada).

Na prova de juniores masculinos, o pelotão seguiu compacto e a um ritmo tranquilo até perto da primeira passagem pela meta, quando se completavam os primeiros 24,5 quilómetros do circuito, correspondentes a uma volta. Foi precisamente nesta altura que dois corredores se colocaram em fuga, entre eles Miguel Marques (Bairrada) e Marco Jesus (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol). No momento da primeira passagem pela meta a Bairrada aumentou o ritmo na frente do pelotão com António Morgado e Gonçalo Tavares.

A partir desta altura, a corrida foi sempre muito atacada, com os dois corredores da frente a serem rapidamente absorvidos pelo pelotão. Formou-se então uma fuga com três corredores, entre eles António Morgado e Gonçalo Tavares (Bairrada) e Tiago Nunes (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penfiel). Atrás seguiam dois grupos intermédios. No primeiro, seguiam Rúben Rodrigues (Bairrada), Daniel Lima (Centro Ciclismo de Loulé) e Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais). No segundo grupo perseguidor eram doze os corredores, que acabaram por ir descolando ao longo da prova.

À segunda passagem pela meta, o pelotão seguia já a mais de dois minutos de distância da fuga, diferença essa que foi aumentando progressivamente até ao final da corrida. Após vários ataques nos vários grupos, juntaram-se seis elementos na cabeça de corrida, entre eles António Morgado, Gonçalo Tavares, Rúben Rodrigues, Tiago Clemente (Grupo Desportivo da Lousa), José Bicho (L.A. Alumínios/ SGR Ambiente/CC A. Paio Pires) e Tiago Nunes.


O ataque que daria a vitória a Rúben Rodrigues ocorreu quando faltavam cerca de 50 quilómetros para o final, O corredor da Bairrada deixou os adversários para trás, conseguindo manter uma vantagem superior a um minuto e meio para o grupo perseguidor.

Nos últimos quilómetros, Rúben Rodrigues, que seguia isolado na frente da corrida, foi alcançado pelo colega de equipa António Morgado, que atacou no grupo perseguidor. Os dois chegaram juntos à linha de meta, de braços erguidos, celebrando o trabalho da equipa e do enorme esforço do novo campeão nacional durante a prova. Gonçalo Tavares chegou no grupo seguinte, conquistando o terceiro lugar ao sprint, após 122, 5 quilómetros de prova.

Rúben Rodrigues: “Não tenho palavras. O terceiro lugar no contrarrelógio era o objetivo da época e fiquei satisfeito com esse resultado. Hoje, tendo em conta as minhas capacidades, acreditei que era capaz de conseguir o pódio, mas ser campeão nacional é muito bom. Foi um dia muito especial para mim. Dedico esta vitória à minha família, aos meus colegas de equipa, ao meu treinador, que acreditou sempre em mim, e aos meus patrocinadores”.

 

Cadetes Masculinos

 

Na parte da manhã decorreu a corrida de cadetes masculinos. O pelotão enfrentou a prova de fundo do campeonato nacional, um percurso de 73,5 quilómetros, resultantes de três voltas a um circuito. As tentativas de fuga iniciaram-se logo nos quilómetros iniciais, com João Faria (Academia de Ciclismo de Paredes) a tentar ganhar vantagem ao pelotão. Não tendo sucesso, a equipa tentou escapar ao grupo com Francisco Alves, que ganhou uma vantagem de 25 segundos para o grupo principal.

Entretanto, Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) escapou do pelotão para se juntar ao corredor que seguia isolado na frente da corrida. Não tardou até que Francisco Alves cedesse ao ritmo de Daniel Moreira, acabando por ser absorvido pelo pelotão.

Daniel Moreira seguiu na frente da corrida, liderando todas as passagens pela meta, chegando a atingir uma vantagem confortável, superior a dois minutos. No entanto, o esforço solitário do corredor acabaria por deixar as suas marcas, acabando por ceder nos últimos cinco quilómetros.

O pelotão chegou compacto à reta da meta, em Sernancelhe, com a vitória a ficar decidida ao sprint. João Nunes (Alenquer/G.D.M/Escola Alexandre Ruas) foi o mais forte, conquistando assim o título nacional de fundo da categoria de cadetes. João Martins (C.C. Barcelos/A.F.F/Flynx/H.M.Motor) foi segundo e Tiago Santos (Alcobaça C C/Crédito Agrícola) fechou o pódio na terceira posição.

João Nunes: “Não estava nada à espera desta vitória. Ainda sou cadete de primeiro ano, tenho pouca experiência e, por isso, foi uma grande surpresa. Quando se trabalha tudo é possível, basta acreditar. Dedico esta vitória à equipa, aos patrocinadores e à minha família”.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com