terça-feira, 29 de março de 2022

“Pogacar "entusiasmado" pela estreia nas clássicas da Flandres”


Por: SIF // AMG

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), vencedor das últimas duas Voltas a França, vai liderar a sua equipa na quarta-feira na Através da Flandres, estreando-se em clássicas nesta zona a caminho do segundo ‘Monumento’ da temporada.

Antes da Volta a Flandres, o esloveno de 23 anos revelou estar “entusiasmado” por poder estrear-se nestas clássicas, num regresso à região belga onde competiu nos Mundiais de estrada, em 2021, enquanto o companheiro de equipa italiano Matteo Trentin tenta regressar à melhor forma.

Na antecâmara da Volta à Flandres, que se disputa no domingo, ‘Pogi’ terá consigo o português Rui Oliveira, que também correrá as duas clássicas, e admite ter “muita vontade de correr na região”, uma das mais emblemáticas do ciclismo.

“A forma é boa e espero que possamos estar na frente, mas não tenho ilusões porque sei que é um tipo de corrida diferente. Tratarei de absorver tudo e desfrutar tanto quanto possível”, assinalou.

Vencedor do Tour em 2020 e 2021, Pogacar acumulou já sete vitórias em 2022, entre elas a Strade Bianche, e no ano transato, em clássicas, triunfou na Liège-Bastogne-Liège e na Volta à Lombardia.

É tido como um dos favoritos à vitória final na Através da Flandres, ao lado do neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), este sem o grande rival belga Wout van Aert (Jumbo-Visma), substituído pelo compatriota Tiesj Benoot na liderança da equipa.

Nomes como o britânico Tom Pidcock (INEOS) ou o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) também podem estar na discussão da 76.ª edição da prova belga.

Fonte: Lusa

“Três Pódios para a equipa da X-Sauce Factory no Open de Espanha em Alpedrete”


A Corrida em Casa

 

Por: David Simo

E chegou o dia em que as cores da Equipa de Fábrica de Molhos X competiram em casa.

A cidade de Alpedrete, em Madrid, foi palco da segunda paragem da XCO Cofidis 2022, o Grande Prémio X-SAUCE.

Um longo circuito, com pouca desigualdade, mas extremamente duro, misturado com as rochas das pedreiras de Alpedrete, que apesar de inicialmente terem boa aderência, a chuva dos dias anteriores e a lama deixaram certamente delicada, acrescentando aquela pitada de espetáculo e emoção para os espectadores. Sem esquecer os saltos, ou subidas técnicas que surpreenderam muitos dos corredores presentes.


A primeira competição para os pilotos da Equipa de Fábrica de X-Sauce foi a de Ana Santos, que desde o início estabeleceu um ritmo difícil, deixando-se sozinha ao longo da corrida e tendo a vitória geral e as sub-23 femininas.

Mais tarde, Cris Bosque e Aniol Morell davam seis voltas ao circuito de Madrid.

Cristofer fez uma carreira sólida, conseguindo o pódio na 3ª posição Scratch e 2ª Elite.

Aniol, por outro lado, também conseguiu subir para a terceira caixa Sub 23, e 9ª posição geral.

O resumo, um fim de semana perfeito, onde desfrutamos de um belo circuito de puro ciclismo de montanha!

Fonte: Soluções Multideporte S.L.




“Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola Cadetes de Alcobaça em 6º na 1ª prova da Taça”


Por: Joaquim Marques

O 6º lugar na classificação por equipas foi a posição alcançada pelos cadetes do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola na 1ª Prova da Taça de Portugal de Cadetes, que foi disputada em Santiago dos Velhos, no concelho de Arruda dos Vinhos.

Dinis Moura foi o atleta da formação alcobacense melhor classificado, no 7º lugar da geral, numa prova em que a equipa estava reduzida apenas a três elementos. Henrique Pereira foi 29º e David Casal ficou na 34ª posição. A prova começou com os atletas a porem em prática a estratégia definida pelo treinador Jorge Caldeira, e tudo estava a correr bem, quando no final da segunda volta ao circuito ocorreu uma queda coletiva em que estiveram envolvidos Henrique Pereira e David Casal e sofreram uma perda de tempo.

Foi feita a tentativa de os recolocar que não foi de todo bem conseguida e a partir daí havia que jogar todas as hipóteses em Dinis Moura que foi à luta, puxou o fragmentado pelotão e só viria a ser batido no sprint final, ficando com o 7º lugar da geral.

Nesta prova de apuramento regional da Zona B, alinharam à partida 57 corredores em representação de nove equipas. Pela frente os corredores tiveram um percurso de 59 quilómetros feitos num circuito de cinco voltas, com o vencedor da prova a alcançar a média de 34,2 km hora.

Fonte: Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola

“Davide Machado e Melissa Maia triunfaram em Melgaço”


Davide Machado (BTT Seia) e Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova) impuseram-se em Melgaço, na categoria de elite, na 6.ª Maratona BTT Vila de Melgaço, primeira prova da Taça de Portugal de BTT XCM e pontuável para o Campeonato do Minho - Discover Melgaço.

A 6ª Maratona BTT Vila de Melgaço - com início e final no Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço - foi organizada conjuntamente pela Associação Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, integrando o percurso trilhos e caminhos rurais do concelho mais a Norte de Portugal.

A prova de elite masculina, com 81,4 quilómetros, assistiu a uma disputa que, neste género de corridas, pode considerar-se apertada, uma vez que os três primeiros terminaram separados por menos de um minuto.

Davide Machado parou o cronómetro nas 3h40m43, deixando os perseguidores diretos a 56 segundos. Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) foi o segundo classificado e Filipe Francisco (DMT Racing Team) fechou o pódio.

As femininas cumpriram 53,7 quilómetros e Melissa Maia fez jus ao estatuto de campeã nacional, impondo-se ao fim de 2h53m16s de prova, deixando a segunda classificada, Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), a 9m27s. A terceira classificada, a 10m22s, foi a estoniana Maaris Meier.


José Oliveira (MonçãoBike/LusoPrint) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) ganharam em masters 30, Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova) foi o melhor master 35, Tiago Lopes (Vasconha BTT Vouzela) e Raquel Santos (BTT Seia) venceram em masters 40, Hugo Velho (Vasconha BTT Vouzela) suplantou a concorrência em masters 45, António Marques (BTT Seia) e Filomena Paulo (Róodinhas/Master Vantagem) superiorizaram-se em masters 50, Reinaldo Luís (Róódinhas/Master Vantagem) ergueu os braços em masters 55, Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) foi o melhor master 60 e Manuel Pinto (Saertex Portugal/Edatech) impôs-se em masters 65.

Em paraciclismo subiram ao topo do pódio Roberto Soares (Discover Melgaço), na classe C, e Tiago Craveiro (CCDRColmeal/Torre/VisitBelmonte). Carlos Brás (Golden Club/Cabanas) foi o melhor nas bicicletas de assistência elétrica.

A 6ª Maratona BTT Vila de Melgaço organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport contou com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Polisport, Arrecadações da Quintã, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Una Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

 

José Adriano Lima, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Melgaço

 

José Adriano Lima, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, fez um balanço positivo da sexta edição da Maratona Vila de Melgaço e salientou o número de participantes no evento.


“Tivemos mais de 300 atletas a participar - um número bastante satisfatório - e contamos com a nata do BTT a nível nacional, sendo esse um aspeto que devemos valorizar. Estamos no bom caminho, temos que continuar a reforçar a aposta e tenho a certeza de que os resultados nos acompanharão”, afirmou o autarca.

José Adriano Lima destacou que “este ano, mais uma vez, a Maratona de Melgaço foi do agrado de todos. É uma prova com um nível de exigência elevada mas compensadora pelas paisagens e os atletas, no fundo, também procuram isso. O desafio desportivo está aí, o contacto com a natureza também. Felizmente tem corrido tudo muito bem e é isso que nós desejamos”.

“O balanço é, novamente, extremamente positivo. Quero dar os parabéns a toda a equipa da Melsport e a todos os que colaboraram, obviamente não apenas as gentes de Melgaço mas, também, da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo, ou seja, a toda a esta gente que contribuiu para que este evento alcance o sucesso que alcançou ao longo dos anos”, concluiu o autarca de Melgaço.

 

Davide Machado vencedor em elites

 

Davide Machado (BTT Seia), embora bastante satisfeito com a vitória conquistada em Melgaço, esclareceu que não foi fácil vencer.

“Não foi uma vitória conquistada com facilidade. Consegui-me distanciar um pouco na parte final do percurso, mas vim sempre ali, principalmente, com o Roberto Ferreira à perna”, explicou o ciclista do BTT Seia dizendo que “foi uma Maratona extremamente dura, mas eu gosto. Gosto muito daqui da região de Melgaço. Já vim cá várias vezes pela Maratona da Taça de Portugal. É claro que sendo a primeira desta época e entrar a vencer em 2022 é ótimo. Não estava à espera, mas consegui fazê-lo e estou muito contente”.


 

Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)

 

Joana Monteiro, ciclista de Famalicão que representa a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, alcançou a segunda posição em Melgaço, numa vertente que não é a sua principal aposta: “Era algo que pretendia fazer há muito tempo, este ano tive a oportunidade de estar presente e aproveitei-a. Alcançar o pódio foi muito bom e é uma aventura bem-sucedida”.

“Já tinha ouvido os meus colegas dizer que era uma Maratona bastante dura e, na verdade, é mesmo”, afirmou Joana Monteiro. “Gosto de Melgaço, desta zona, de treinar aqui e, no fundo, foi uma Maratona que correu bem”, concluiu a ciclista famalicense.

 

Filomena Paulo (Róódinhas/Master Vantagem)

 

Filomena Paulo (Róódinhas/Master Vantagem), dominou a prova de Master 50 e mostrou que a determinação e a vontade de alcançar os objetivos superam tudo. A atleta, que tem raízes em Melgaço, teve um problema na bicicleta a cerca de três quilómetros do final e terminou a prova a correr. “Tive um problema mecânico na transmissão da bicicleta e, perto fim, partiu a corrente, tendo optado por terminar a pé”, explicou Filomena Paulo que considerou “os quilómetros iniciais da Maratona muito difíceis, depois apanham-se uns ´topos´ mas este final não estava nada à espera”.

A atleta da equipa da Benedita, que já tinha vencido este ano, na sua categoria, o BTT XCO internacional de Melgaço salientou que “vir a Melgaço é sempre uma alegria. A minha mãe era daqui e tenho aqui família e adoro cá vir. Depois as provas aqui são sempre muito boas, muito bem organizadas e é sempre um prazer vir a Melgaço”.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com