quarta-feira, 27 de novembro de 2024

“ENTREVISTA EXCLUSIVA a Joxean Matxín (Parte 1): Como ganhar a Milan-Sanremo com Pogacar e aviso para a Volta a França”


Por: Ivan Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

Joxean Matxín, Team Manager da UAE Team Emirates, renovou recentemente com a equipa até 2028, sendo um homem chave na estrutura de uma equipa que varreu os seus rivais em 2024. O diretor espanhol falou em exclusivo ao C sobre a rivalidade de Tadej Pogacar com Jonas Vingegaard, como a equipa planeia vencer a Milan-Sanremo e muito mais!

Exclusivamente sobre Tadej Pogacar e a sua rivalidade com Jonas Vingegaard. Há um ano, todos pensavam que o dinamarquês ia ganhar a Volta a França de 2024, depois de ter "roubado" as duas anteriores ao esloveno. Hoje, no entanto, depois da época histórica de Pogacar, são muito poucos os que não pensam que ele vai ganhar no próximo ano.

Matxín faz uma reflexão interessante sobre a forma como os meios de comunicação social e os adeptos reagem quando um ciclista jovem e entusiasta ganha uma Volta à França com alguma liberdade.

 

Pode dar-se como garantido que Pogacar ganhará a Volta a França de 2025, tal como se assumiu que Vingegaard ganharia a Volta a França de 2024?


 

"Se falassemos disto há cinco anos, parecia que quem ia ganhar cinco Tours seguidos era Egan Bernal. Ganhou o Tadej e depois não se sabia se ia ganhar o próximo. Depois de ganhar o segundo era o Tadej que ia ganhar 6 Tour seguidos. Depois, Vingegaard ganhou 2 e parece que Vingegaard é quem vai ganhar os 6 consecutivos. Isto significa que cada ano não pode ser igualado em nada, muito menos em lesões. Neste sentido, a lesão prejudicou Tadej no Tour. Bem, sim, porque ele não conseguiu preparar-se da mesma forma. Perdeu a Jonas? Sim, sem dúvida, nós próprios passámos por isso, embora a lesão tenha sido 15 dias mais tarde, mas a lesão foi mais grave. Sem querer equiparar as lesões, é evidente que o afetou sem dúvida".

 

Aviso sobre o perigo do dinamarquês....

 

"Ficámos zangados quando não ganhámos o Tour e fizemos coisas muito melhores para o ganhar? Sim, o que é que o Jonas vai fazer? É evidente que sim. Não conseguimos dormir, não conseguimos ficar tranquilos.... Vingegaard vai ter aquela necessidade, aquela raiva, aquela motivação extra para conseguir fazer as coisas. Não há dúvida sobre isso. Estamos conscientes disso porque já passamos por isso e gostaríamos de o fazer de forma diferente, gostaríamos de continuar a controlá-lo e continuar a dominar a Volta a França, que é uma corrida muito, muito, muito, muito difícil".

 

Calendário 2025

 

Matxín fala também do calendário e do que gostaria de ganhar Tadej Pogacar, que continua muito entusiasmado com a possibilidade de continuar a alcançar objectivos para além da sua extraordinária época de 2024. O espanhol não revela exatamente o que o esloveno vai correr, mas parece que na próxima época poderá trocar a dobradinha Giro-Tour pelo Tour-Vuelta.

Quanto às clássicas, começará o ano a tentar ganhar Sanremo, uma das suas obsessões, e no final da época tentará acrescentar mais uma Lombardia. Pelo meio, é difícil dizer nesta altura. Não parece que vá ser o ano do Paris-Roubaix, embora, tendo em conta que não vai correr o Giro, nada possa ser excluído. Como dissemos, em todo o caso, Matxín foi cauteloso.

 

O que é que Tadej Pogacar mais gostaria de ganhar em 2025?

 

"Todas as corridas que ele ainda não ganhou. Sem dúvida e, obviamente, a Volta à França pela repercussão e pelo que representa. Dito isto, repetir a vitória em corridas que ele já ganhou é dar um murro na mesa e dizer aqui estou eu e aqui vou eu em corridas que controlo. Penso que a motivação do Tadej é tão elevada e estamos realmente à procura disso: que correr uma nova corrida é motivação, que correr uma que ele já ganhou é outro tipo de motivação, para manter o seu lugar no topo da cadeira alimentar. É isso que é mais importante no Tadej, procurar essas motivações, que tudo é um desafio e que ele tem essa mega-motivação e confiança para conseguir as coisas."

 

Milan-Sanremo, já têm uma estratégia?

 

"Sem dúvida, temos uma estratégia. Temos o calendário estipulado e qual é a ideia de quem vai correr e como vai correr em Sanremo. Obviamente que não a vamos exteriorizar ou comunicar."

 

É possível que Tadej corra o Paris-Roubaix em 2025?

 

"Depende. Muitas vezes não é uma questão de saber em que ano correr, mas sim de planear a época. É preciso ter em mente o objetivo principal e ir para trás. Por exemplo, se o Giro e o Tour fazem parte do planeamento, é preciso ver quais as corridas que se adaptam a eles. Por exemplo, este ano, com o Giro, não fazia muito sentido ir a Roubaix porque é demasiado perto e estávamos a concentrar-nos na altitude."

 

Existe uma opção de Volta a Espanha para o esloveno?

 

"Claro que há uma opção para a Volta a Espanha. Há uma opção para tudo. O calendário é claro, mas ainda não o podemos revelar".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/entrevista-exclusiva-a-joxean-matxn-parte-1-como-ganhar-a-milan-sanremo-com-pogacar-e-aviso-para-a-volta-a-frana

“DUPLA JORNADA DA LIGA DOS CAMPEÕES DE CICLISMO DE PISTA DA UCI NOS PAÍSES BAIXOS PARA VER NO EUROSPORT E NA MAX”


A LIGA DOS CAMPEÕES DE CICLISMO DE PISTA DA UCI PROSSEGUE EM APELDOORN COM PROVAS ESTA SEXTA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO, E SÁBADO, 30 DE NOVEMBRO

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

A ação da Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista está de volta aos canais e plataformas da Warner Bros. Discovery na Europa que transmite, em direto, as cinco jornadas que compõem a 4.ª temporada desta emocionante competição. A partir desta sexta-feira, 29 de novembro, os fãs da modalidade vão poder seguir a “Champions” da UCI nos canais Eurosport e em streaming na MAX.

O velódromo Apeldoorn, nos Países Baixos, é a sede da jornada dupla desta nova edição da competição. A cobertura no Eurosport 1 arranca sábado a partir das 19:00h e, para além de uma série de diretos antes e após as corridas que incluem a melhor análise de especialistas de renome, os fãs vão poder contar ainda com uma série de entrevistas exclusivas aos ciclistas que competem. No sábado, os fãs da modalidade podem acompanhar novamente toda em a ação em Apeldoorn no Eurosport 1 a partir das 16:00h.

O antigo ciclista Adam Blythe e a dupla campeã olímpica Joanna Rowsell lideram a equipa de especialistas do Eurosport e vão comentar todas as incidências junto à pista.

Para tornar a experiência do espetador ainda mais imersiva, cada uma das sedes da prova utilizará um sistema Cablecam, quatro câmaras que mostram as perspetivas de quatro ciclistas, 12 camaras de pista e uma motocicleta derny para a especialidade de Keirin, o que permite acesso único a ângulos e momentos que normalmente estão indisponíveis. Os espetadores vão ter igualmente a oportunidade de utilizar a função de marcador de tempo para navegar facilmente entre os momentos imperdíveis da noite.

Grandes figuras mundiais do ciclismo de pista como Harrie Lavreysen (Países Baixos), Ellesse Andrews (Nova Zelândia), Emma Finucane (Grã-Bretanha), Katie Archibald (Grã-Bretanha) e Matthew Richardson marcam presença nesta 4.ª edição da Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI na que participam igualmente uma série de campeões olímpicos e campeões do mundo.

Acompanhe toda a ação da Liga dos Campeões seja nas provas de velocidade ou de resistência com 72 dos melhores ciclistas do mundo, prontos para um espetáculo do mais alto nível a partir desta sexta-feira no velódromo Apeldoorn.

A WBD é a “Casa do Ciclismo” na Europa e conta com a mais ampla oferta de ciclismo seja de estrada, pista, ciclocrosse, BTT ou BMX, com mais de 300 dias de corridas em direto por ano. Em 2024, a WBD produziu cobertura ininterrupta das corridas mais importantes do mundo através das suas plataformas de streaming Discovery+ e Max, além de completa cobertura linear de televisão com 4.000 horas em direto em 19 idiomas no Eurosport, bem como 500 programas produzidos localmente ao longo da temporada.

 

O calendário da Liga dos Campeões da UCI de 2024 inclui:

 

• Jornada 1: Saint-Quentin-en-Yvelines, França em 23 de novembro

• Jornada 2: Apeldoorn, Países Baixos - 29 de novembro

• Jornada 3: Apeldoorn, Países Baixos - 30 de novembro

• Jornada 4: Londres, Reino Unido - 6 de dezembro

• Jornada 5: Londres, Reino Unido - 7 de dezembro

Fonte: Eurosport

“Pedro Silva está de regresso à Sabgal / Anicolor”


Segue o anúncio do sexto corredor da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2025, que é mais um regresso feliz à estrutura

 

Por: Marta Varandas

Foto: Pedro Correia

Pedro Silva: Um ano depois, o jovem corredor de Barcelos regressa a casa para alinhar ao serviço da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2025. Um ciclista rápido, com uma boa ponta final em chegadas ao sprint, mas também com capacidade para passar bem nas subidas, o que o torna versátil em diferentes tipos de terreno. Será mais um importante reforço, voltando a assumir um papel importante dentro da estrutura que tem sede em Águeda, que deposita muita confiança neste corredor.

Pedro Silva é mais um regresso feliz à Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, em 2025, após ter estado fora um ano, ao serviço da ABTF - Betão Feirense. Continua a revelar imensa qualidade, sendo considerado um dos melhores jovens da sua geração. Trata-se de um corredor que vai voltar a assumir um papel importante dentro da estrutura que tem sede em Águeda, que deposita muita confiança neste corredor.

Pedro Miguel Fernandes da Silva tem 23 anos (07/07/2001) e é natural de Barcelos. Tem feito o seu percurso de forma consistente, sendo um atleta que continua com muita margem de evolução. Dono de um bom sprint, assume-se como um todo-o-terreno. É um ciclista rápido, com uma boa ponta final em chegadas ao sprint, mas também tem capacidade para passar bem nas subidas, o que o torna versátil em diferentes tipos de terreno.

Do seu palmarés já fazem parte resultados de relevo, a começar pela vitória esta época na 2.ª Etapa do 33.º Grande Prémio Jornal de Notícias, competição que terminou com a Camisola Verde, da Geral dos Pontos. Em 2023 ergueu os braços pela primeira vez como corredor profissional, ao vencer ao sprint a 2.ª Etapa do 32.º Grande Prémio JN. Recorde-se que em 2022 foi o primeiro Camisola Amarela da 29.ª Volta a Portugal do Futuro, ao vencer a 1.ª Etapa e discutiu a competição até ao fim, terminando líder da Geral dos Pontos – Camisola Verde e na 4.ª posição da Geral. Recuando até 2019, neste ano sagrou-se Campeão Nacional de Fundo em Juniores e também venceu a Taça de Portugal de Juniores no mesmo ano.

“Regressar a esta equipa é retomar um caminho de conquistas. Para 2025, espero lutar por vitórias, dar o meu melhor e contribuir para o sucesso da Sabgal / Anicolor em cada corrida”, disse Pedro Silva.

Fonte: FULLRACING

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com