segunda-feira, 15 de julho de 2019

“Já se inscreveu…É já no próximo fim-de-semana”

18º Bodo da Bicicletas/14 Horas a Pedalar 2019

Por: José Morais

Inicialmente “14 Horas a Pedalar”, este ano com nova denominação a do “Bodo das Bicicletas”, que se vai realizar pelo 18º ano, é a festa das bicicletas em Pombal, evento único realizado no país.

O Bodo das Bicicletas está agendado para os dias 20 e 21 de julho, este ano com muitas novidades, promete mais um ano ser um grande evento, onde a bicicleta será Rainha, a organização está a cargo do Clube de Cicloturismo de Pombal, e conta com os apoios da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Pombal.

Muitas pedaladas, muita animação, faz parte do programa, cerca de quatro centenas de participantes são esperados para pedalar, num circuito fechado com cerca de 400 metros, onde alem das pedaladas, se irão apresentar ainda diversos tipos de bicicletas, algumas muito originais, para animar a festa.


O programa é o seguinte:

Sábado pelas 15:00 - Abertura do Bodo das Bicicletas

16:00 - Abertura do Bar

20:00 - Confirmação de Inscrições

22:00 - Início 14 Horas a Pedalar

22:15 - Apresentação das 14HP à cidade (Passeio Noturno)

22:20 - Ginástica Acrobática (ACROPOMBAL)

23:30 - Regresso do Pelotão 14HP ao Circuito

23:45 - Baile - VÂNIA MARISA

00:00 - Início Grande Prémio 14 Horas a Pedalar

00:30 - Arruada Musical

02:00 - Caldo Verde

08:00 - Momento Energético

09:00 - Fim do Grande Prémio 14 Horas a Pedalar

10:00 - Passeio Domingueiro

12:00 - Fim 14 Horas a Pedalar

12:15 - Entrega de Prémios e Lembranças

13:30 - Almoço Volante

15:00 - Rodinhas (Patins; Skates; Trotinetes; Hoverboards; Bikes)

Domingo pelas 17:00 - Fim do Bodo das Bicicletas

Nota: O programa pode sofrer alterações.


Informações e inscrições:

Telefone: 968 130 525 - E-mail: cicloturismopombal@gmail.com

Venha participar neste grande evento nacional, a festa das bicicletas, marque presença, faça como nós, que mais um ano marcaremos presença para reportagem completa do evento, antes, durante e no final do mesmo, com a promessa de muitos diretos deste importante evento de bicicletas, a Revista Notícia do Pedal recomenda.

“Intercaimabike no Bragança Granfondo”

No passado dia 14/07/2019, o atleta do Intercaimabike/RPBikeshop, Paulo Almeida, participou na edição 2019 do Bragança Granfondo, realizada na cidade de Bragança, com organização Bikeservice.

Bragança Granfondo contou com 3 distâncias à escolha; Minifondo, Mediofondo e Granfondo, este último escolhido pelo atleta Paulo Almeida, com um percurso de 137kms e 2577 metros de acumulado positivo, com um traçado que percorreu o Parque Nacional de Montesinho, com paisagens deslumbrantes e muito calor desde a partida à chegada.

Percurso com um sobe e desce constante, com algumas potentes subidas que mais pareciam paredes, que aliadas ao calor que se fazia sentir, aumentaram a dificuldade para todos os participantes. O Paulo Almeida fez uma prova gerida, para tentar acabar abaixo das 5 horas, com objetivo conseguido.



Resultado do atleta no Granfondo:

-134º da Geral e 53º Master A

-4:51h com velocidade média de 28.2Km/h

Secretariado, apoio mecânico, marcações do percurso e reforço líquido e sólido muito boas, com uma boa Organização em geral, a repetir.

O nosso agradecimento aos patrocinadores.

Fonte: Intercaimabike



 

“Wout van Aert vence 10.ª etapa do Tour e Julian Alaphilippe reforça a liderança”

Ciclista belga cumpriu os 217,5 quilómetros entre Saint-Flour e Albi em 4:49.39 horas

Por: Lusa

Foto: Reuters

O belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) venceu esta segunda-feira ao 'sprint' a 10.ª etapa da Volta a França em bicicleta, em que o vento provocou cortes no pelotão, beneficiando o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick Step), que reforçou a liderança.

Van Aert, de 24 anos, cumpriu os 217,5 quilómetros entre Saint-Flour e Albi em 4:49.39 horas, batendo sobre a meta o italiano Elia Viviani (Deceuninck-Quick Step) e o australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Aos 24 anos, Van Aert deu a terceira vitória em etapa à Jumbo-Visma, que venceu os dois primeiros dias, primeiro pelo holandês Mike Teunissen e depois no segundo dia, um contrarrelógio por equipas. Esta época, o campeão belga de contrarrelógio venceu duas etapas no Critério do Dauphiné, dando uma resposta que agora culminou num triunfo na 'Grande Boucle', o 11.º da carreira profissional.

"Não posso acreditar que bati aqueles ciclistas tão rápidos no 'sprint'. Está acima de tudo. Tenho andado a sentir o peso da corrida nos últimos 10 dias, e ganho na minha primeira tentativa", explicou, no final da tirada.

Num final "nervoso", conseguiu manter-se na frente e, sem o 'sprinter' holandês e companheiro de equipa Dylan Groenewegen, teve a sua oportunidade, que conseguiu por "sair muito cedo" para a tentativa, num final em que "um centímetro chegou para bater Viviani".

Num dia que se esperava sem 'história' na luta pela geral, o vento provocou cortes que o próprio Alaphilippe, ao liderar a seleção do pelotão, tratou de fazer contar para a geral, afastando favoritos como o francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), o espanhol Mikel Landa (Movistar) ou o neozelandês George Bennett (Jumbo-Visma), entre outros.

O dia provocou mais estragos para os nomes que hoje perderam tempo do que a primeira etapa de alta montanha, no sexto dia em La Planche des Belles Filles, afastando também nomes como o italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), antigo camisola amarela e líder da juventude, ou o cazaque Alexey Lutsenko (Astana).

Alaphilippe lidera agora com uma vantagem de 1.12 minutos sobre o vencedor de 2018, o britânico Geraint Thomas (INEOS), e o colombiano Egan Bernal (INEOS), terceiro a 1.16.

O holandês Steven Kruiswijk (Jumbo-Visma) é quarto a 1.27, tomando a posição do colega de equipa Bennett, enquanto o britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott), o colombiano Nairo Quintana (Movistar), o espanhol Enric Mas (Deceuninck-Quick Step) e o irlandês Dan Martin (UAE Emirates) entraram no 'top 10'.

Os três portugueses em prova voltaram a ter um dia discreto, com Nelson Oliveira (Movistar), que ajudou Mikel Landa a minimizar as perdas, a subir ao 83.º posto, Rui Costa (UAE Emirates) a cair para 55.º e José Gonçalves a alcançar o 118.º.

Na terça-feira, cumpre-se o primeiro dia de descanso do 'Tour', que vai ser retomado na quarta-feira, com uma ligação de 167 quilómetros entre Albi e Toulouse.

Fonte: Record on-line

“13ª maratona BTT LAAC/5ª Etapa da Taça de Portugal de XCM”

Por: Nuno Almeida

O atleta Intercaimabike Nuno Almeida, participou este domingo, dia 14/07, nos 70 kms da 13ª maratona BTT LAAC/5ª Etapa da Taça de Portugal de XCM, na vila de Aguada de Cima, concelho de Águeda, onde os atletas se distribuíram pelos percursos 25kms / 45kms e maratona elite 85kms.

Num inicio de manhã marcado com um céu enublado e uma temperatura amena, realizou-se a partida pelas 9:30h, onde com um arranque bastante rápido, também devido a um percurso sem elevações, rapidamente se chegou à cidade de Águeda, e depois iniciando-se a subida longa sensivelmente ao km 21, que se viria a prolongar até ao Km41. Na segunda parte do percurso estavam reservados trilhos com bastante descida, uma pista de downhill, alguns singletracks e estradões que conduziram os atletas até à meta.


Resultado obtido

- Nuno Almeida obteve o 2º lugar de pódio Master 45 na Maratona 70kms com 1500mD+ em 3:51h

Agradecimento especial aos nossos patrocinadores

Fonte: Intercaimabike





 

“Taça do Mundo de Elites em Tiszaujvaros (Hungria)”

RICARDO BATISTA BRILHANTE na Taça do Mundo na Hungria

Por: Paulo Vieira

RICARDO BATISTA alcançou mais um resultado BRILHANTE na Taça do Mundo de Elites que se disputou este fim-de-semana, em Tiszaujvaros na Hungria. RICARDO BATISTA, o atleta mais jovem em prova (ainda júnior), obteve o 19ºlugar numa competição que faz parte de um circuito mundial, onde só podem participar atletas bem posicionados no ranking internacional.

No sábado realizaram-se 3 eliminatórias de apuramento para uma final realizada no domingo à tarde. RICARDO BATISTA foi 8ºclassificado na sua eliminatória, o que lhe deu apuramento direto para a final. No domingo, depois de 750m de natação bastante difíceis devido ao local aonde realizou este segmento (lago de dimensões reduzidas), RICARDO BATISTA realizou as 8 voltas de ciclismo que totalizaram 20kms, integrado sempre no grupo que liderou a prova até à corrida de 5kms. RICARDO BATISTA, realizou novamente uma prova cheia de atitude, o que lhe permitiu alcançar o 4ºmelhor tempo no ciclismo, sendo a corrida o segmento que fez a diferença.

Ainda no sábado, e depois do excelente resultado (5ºlugar) alcançado na TAÇA DA EUROPA “Premium” de Elites em Holten na Holanda, há 15 dias atrás, MADALENA ALMEIDA não conseguiu o apuramento para a final, alcançando apenas o 20ºlugar na sua eliminatória realizada no sábado.

 

TRIATLO JOVEM DE ABRANTES (6ªetapa nacional)

ESCOLA TRIATLO DE TORRES NOVAS CONQUISTA 3ºLUGAR NO CAMPEONATO NACIONAL JOVEM 2019

A derradeira etapa do CAMPEONATO NACIONAL JOVEM DE TRIATLO 2019, disputou-se no Parque Aquapolis em Abrantes, no passado sábado à tarde, 13 de julho, e a ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS confirmou o 3ºLUGAR entre 36 equipas participantes neste Campeonato Jovem. Relembre-se que desde 2011, a Escola de Triatlo torrejana tem vindo a manter a sua regularidade no Campeonato Nacional Jovem, sendo uma referência nacional no triatlo jovem, já se sagrou por 4 vezes Vice-Campeã Nacional e alcançou o título de Campeã Nacional em 2013.

No ano em que celebra o seu 10ºaniversário, a ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS confirma mais uma vez o excelente trabalho desenvolvido pela equipa técnica liderada por PAULO ANTUNES, não esquecendo os restantes técnicos que completam esta equipa, MARCO SOUSA, RICARDO DO CANTO e CRISTIANO MARQUES.

Relativamente à prova em Abrantes, esta desenrolou-se em regime de estafetas sendo os atletas integrados em dois agrupamentos, o primeiro com atletas Benjamins e Infantis e o segundo com Iniciados e Juvenis. Os jovens triatletas percorreram distâncias que variaram entre os 50m de natação, 1km de ciclismo e 400m de corrida, e os 200m de natação, 4kms de ciclismo e 1km de corrida.

A Escola de Triatlo torrejana esteve presente com 10 equipas de estafetas, das quais destacamos no 1ºagrupamento, o 3ºlugar, da equipa masculina constituída por Mateus Nacimento, Simão Vieira e Afonso Saramago, e em femininos, o 5ºlugar da equipa constituída por Francisca Leirião, Maria Sousa e Noémi Silva. No 2ºagrupamento, o melhor resultado foi o 6ºlugar, alcançado pela equipa feminina constituída por Matilde Moita, Joana Silva e Mafalda Leirião, enquanto em masculinos, a equipa constituída por Francisco Borges, Vasco Santos e Francisco Carvalho terminaram na 9ªposição.

No final desta etapa jovem, disputou-se ainda a 2ªetapa do Circuito Super-Sprint, com uma boa presença dos juvenis torrejanos. Em Juvenis, João Nuno Batista conquistou o 4ºlugar à geral, Gustavo do Canto o 6º, Pedro Afonso Razões o 8º, José Tadeia o 10º, Martim Salvador o 14º e André Neves o 16º, enquanto no setor feminino, a atleta júnior Joana Miranda subiu ao pódio no 3ºlugar. Ainda em Veteranos, Marco Sousa também marcou presença, alcançando o 12ºlugar, e por equipas, o Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas subiu ao pódio no 2ºlugar.

No domingo, ainda em Abrantes, Leandro Brito foi 27ºclassificado à geral no Duatlo Cross (10º no grupo de idades 35-39 anos), uma prova com um segmento de 20kms de BTT e 2 segmentos de corrida com 5.000m iniciais e 2.500m no final, realizados no Parque de S.Lourenço.

 

GONÇALO MARTINS no IRONMAN VITORIA-GASTEIZ

Em Espanha, mais concretamente em Vitória, GONÇALO MARTINS participou numa prova de IRONMAN (3.800m/natação, 180kms/ciclismo e 42,2kms/corrida), alcançando o 68ºlugar entre 289 atletas no seu grupo de idades 35-39 anos, sendo 221º num total de 1578 participantes, e realizando um tempo de 10h05m30s.

A próxima prova realiza-se no norte de Portugal, em Entre-os-Rios, e será a 3ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo por Clubes, competição que é liderada pelo Clube de Natação de Torres Novas e Olímpico de Oeiras.

Fonte: ESCOLA DE TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com