terça-feira, 17 de dezembro de 2024

“RP - Paredes - Boavista - O imperador César Fonte apadrinhará uma das maiores promessas do ciclismo luso: Lucas Lopes”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

José Santos vai para mais um ano ao leme da equipa da Radio Popular - Paredes - Boavista e em 2025 apresentará um mão cheia de caras novas para atacar o calendário velocipédico para colmatar outras tantas saídas.

Não sendo uma das equipas com maior investimento do ciclismo nacional, José Santos fez contratações que poderemos considerar excitantes, mas já lá vamos. Primeiro abordemos as saídas. Francisco Penñuela é um dos homens que deixará saudades. Foi dos melhores homens da equipa em 2024, tendo feito 2º lugar na classificação gera da Volta ao Alentejo e vencido a etapa que terminou em Paredes da Volta a Portugal, após um sprint magistral. Peñuela assinou por 2 temporadas pela formação espanhola da Caja Rural - Seguros RGA, que perdeu ciclistas importantes e veio pescar bons talentos a Portugal.

De saída da equipa estão também André Soares e Tiago Nunes, que ainda não têm contrato para 2025 e Hugo Nunes que correrá com as cores da Credibom - LA Aluminios- Marcos Car na próxima temporada. Transitam para o próximo ano os jovens João Martins, Tiago Leal, Helder Gonçalves, Daniel Dias e o espanhol Raul Rota que serão capitaneados pelo experiente imperador de Viana do Castelo, César Fonte, que aos 38 anos vai para a sua 15ª época ao mais alto nível.

 

Lucas e Durães, uma dupla de luxo

 

O plantel da Radio Popular - Paredes - Boavista terá 11 ciclistas em 2025, mais um que esta temporada, e vamos começar por falar do jovem que consideramos ter uma margem de progressão enorme e que concerteza irá dar que falar num futuro próximo. Lucas Lopes. Chegado da espanhola Supermercados Froiz, Lucas Lopes fez uma temporada de 2024 ao mais alto nível, vencendo a classificação geral da Volta a Salamanca, 2º à Geral na Volta à Galiza, 1º no Gran Premio Concello De Porriño, 6º na Bidasoa Itzulia, 7º na Volta a Portugal do Futuro e 12º lugar no Tour de l'Avenir e na Volta à Extremadura. Nos campeonatos nacionais de Sub-23 tornou-se vice-campeão nacional na corrida de estrada e fez 4º lugar na prova de contrarrelógio individual. É um cartão de visita, no que diz respeito a resultados, de fazer crescer água na boca, que nos faz ficar expectáveis para 2025 relativamente ao ciclista natural da Povoa do Varzim.

Rafael Durães chega da Paredes - Fortunna e teve uma série de bons resultados em 2024, que o ajudaram a dar o salto. É o actual campeão nacional de estrada de juniores, ficando em 5º lugar no contrarrelógio individual. Obteve um 2º lugar à geral no GP do Minho (onde acabou todas as etapas dentro do Top-10), e fazendo Top-10 em várias corridas ao longo da época. Gonçalo Amado regressa a uma casa que já conhece, após ter passado as 3 ultimas épocas na equipa de Mortágua treinada por Gustavo Veloso, e espera regressar ao nível de outros anos, após os azares que lhe têm batido à porta ultimamente, com uma queda na Volta a Castilla e Leon que acabou com a sua época de 2023 e já no inicio desta temporada, uma queda na Volta ao Algarve, tornou-lhe as coisas difíceis e só conseguiria voltar em pleno à competição no final da temporada, fazendo 3º lugar no Circuito da Moita, antes de participar no GP Jornal de Noticias.

Encerram as contratações da equipa o jovem de 20 anos Afonso Lopes, depois de 2 anos na equipa de Sub-23 Porminho e o espanhol Alberto Alvarez de 23 anos, proveniente da equipa Extremadura - Pebetero.

 

Plantel da Rádio Popular - Paredes - Boavista para 2025

 

1          Alberto Alvarez        23

2          Gonçalo Amado 30

3          Daniel Dias 23

4          Rafael Durães 18

5          César Fonte 38

6          Hélder Gonçalves 24

7          Tiago Leal 25

8          Afonso Lopes 20

9          Lucas Lope 21

10       João Martins 20

11        Raúl Rota 25

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/rp-paredes-boavista-o-imperador-csar-fonte-apadrinhar-uma-das-maiores-promessas-do-ciclismo-luso-lucas-lopes

“A 1ª etapa da O Gran Camiño ligará as cidades da Maia e Matosinhos a 26 de fevereiro”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com/

A edição de 2025 da prova O Gran Camiño que se realiza na Galiza, disputar-se-á de 26 de fevereiro e 2 de março e como já é sabido terá uma etapa disputada em território português, sendo agora divulgado que a 1ª etapa ligará as cidades da Maia e Matosinhos.

Ezequiel Mosquera, director da prova espanhola, esteve à conversa com a agência Lusa após ter sido feita a apresentação "Temos um fio condutor que une Portugal e a Galiza, que é o caminho de Santiago. Daí partiu o nome, a ideia e a visão. É uma prova jovem, com muita juventude, entrámos num calendário que não é fácil, mas de forma muito rápida, e sair da fronteira era o passo seguinte. Portugal deu-nos esta oportunidade, Maia, Matosinhos e o Norte, de sair para fora e vai ser parte da nossa identidade no futuro", disse.

A corrida tem vindo a crescer de ano para ano, Jonas Vingegaard venceu a corrida este ano, e Mosquera faz uma avaliação da mesma, reiterando que O Gran Camiño deve auspiciar subir ao escalão UCI ProSeries, dada a qualidade que tem vindo a apresentar e à cada vez maior procura por parte das grandes equipas do escalão máximo do ciclismo. "Com toda a humildade do mundo, achamos que a categoria nos fica pequena, por tudo o que o evento representa, pela dimensão transnacional, pelos vencedores que já teve. Para nós, é inevitável, conseguimos de alguma forma o mais difícil, dar dimensão global a uma prova muito jovem e é preciso que esteja paralela a uma dimensão desportiva. É um prejuízo a todos os níveis"

Não fez revelações relativamente ao alinhamento que estará presente à partida a 26 de fevereiro, mas adiantou que o mesmo " está a momentos de fechar". As equipas portuguesas costumam marcar uma forte presença na corrida, mas o melhor resultado obtido por um ciclista luso corre por uma equipa do World Tour "O ciclismo português, sem ter muita quantidade, tem uma qualidade muito boa, grandes ciclistas. No caso do Ruben Guerreiro, em 2023, 'disparou' nesta prova, não sei se estará para o próximo ano na partida, mas quem estiver, estará no 'top'", disse Mosquera.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/a-1a-etapa-da-o-gran-camino-ligara-as-cidades-da-maia-e-matosinhos-a-26-de-fevereiro

“Agenda de Ciclismo”


Velódromo Nacional recebe Taça de Portugal de Pista

 

Por: Vasco Moreira

A época de pista continua a toda a velocidade no calendário nacional. Após os dois Troféus Internacionais que marcaram o último fim de semana, o próximo será de Taça de Portugal, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

O sábado (21 de dezembro) será dedicado às categorias de juvenis (quilómetro e scratch), cadetes (corrida por pontos, eliminação e scratch) e juniores (corrida por pontos, eliminação e scratch), tanto masculinos como femininos.

As corridas começam às 9h30 e o programa estende-se até às 19h30, hora para a qual estão agendadas as cerimónias de pódio. Pelo meio, haverá uma pausa entre as 13h20 e as 14h20.

No dia seguinte, domingo (22 de dezembro), terá lugar nova etapa da Taça de Portugal, desta feita dedicada às categorias de masters (corrida por pontos, eliminação e scratch), paraciclismo (scratch e perseguição individual) e elites amadores (corrida por pontos, eliminação e scratch).

A competição irá decorrer entre as 10h e as 18h, já incluindo cerimónias protocolares, repetindo-se a pausa de uma hora às 13h20.

Os dois eventos são abertos ao público, sendo a entrada no Velódromo Nacional totalmente gratuita.

 

Mais eventos oficiais

 

22 de dezembro: Campeonato Ciclocrosse AC Porto, Vila Boa de Quires e Maureles

22 de dezembro: 3.ª Superliga Ciclocrosse AC Porto, Vila Boa de Quires e Maureles

22 de dezembro: IV Passeio BTT Natal Solidário        , Boa Nova, Torre de Moncorvo

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com