segunda-feira, 4 de abril de 2022

“LIDL Setúbal Triathlon regressa domingo com inscrições esgotadas para a 6ª edição”


Por: Rita Eustáquio

Fotos: HMS Sports | Walter Branco e Paulo A. Lopes

A sexta edição do Lidl Setúbal Triathlon, evento organizado pela HMS Sports e Câmara Municipal de Setúbal, chega este domingo (10 de abril), com 950 triatletas que aceitaram o desafio constituído por 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.

As inscrições esgotaram no último dia de março com 800 triatletas individuais e 50 estafetas. Portugal é o país de origem de 91% dos inscritos, seguindo-se a Espanha (5%) e o Reino Unido. Os restantes países representados são os seguintes: Alemanha, Bélgica, Brasil, Croácia, Estados Unidos, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Holanda, Polónia, Suécia, Uruguai e Venezuela.

O evento é dirigido a pessoas com 18 ou mais anos e terá início, pelas 08h00, na praia do Parque Urbano de Albarquel (P.U.A.) para o segmento de natação. Seguem-se 90 km de ciclismo, divididos em quatro troços desenhados pela Av. Luísa Todi, Zona Industrial da Mitrena e a desafiante Serra da Arrábida. Por último, os triatletas terão de correr 21,1 km antes da consagração junto ao Auditório José Afonso.

O Lidl Setúbal Triathlon tem organização da HMS Sports e da Câmara Municipal de Setúbal e conta com o apoio do Lidl Portugal, Federação de Triatlo de Portugal, Specialized, OntriSports, Vitalis, Doublet, GoldNutrition e revista Triatl3ta.

 

PROGRAMA 6º LIDL SETÚBAL TRIATHLON

QUINTA-FEIRA, 7 DE ABRIL

 

21:00: Briefing técnico (online)

 

SEXTA-FEIRA, 8 DE ABRIL

 

14:00 19:00: Secretariado no Auditório José Afonso

 

SÁBADO, 9 DE ABRIL

 

09:00 - 19:00: Expo Race Village no Auditório José Afonso 09:00 - 18:00: Secretariado no Auditório José Afonso

09:00 – 11:00: Período de ambientação ao segmento de natação na Praia do P.U.A.

14:30 - 19:00: Check-in para o Setúbal Triathlon; verificação técnica (bicicleta e capacete) e colocação da bicicleta no Parque de Transição (Parque Urbano de Albarquel)

 

DOMINGO, 10 DE ABRIL

 

06:00 - 07:30: Colocação do capacete, nutrição e ajustes técnicos de última hora no Parque de Transição (não há colocação de bicicletas no domingo)

07:35: Hora limite de permanência de atletas no Parque de Transição 07:30 - 07:50: Aquecimento na Praia do P.U.A

07:55: Alinhamento dos atletas

08:00: Partida Elite

08:00:30s: Início Rolling Start

09:00: Abertura da Expo Race Village no Auditório José Afonso

13:00: Cerimónia de pódio para entrega de prémios aos vencedores absolutos e à equipa e estafeta vencedora (junto ao Auditório José Afonso)

16:30: Pódio Age-Groups

17:00: Encerramento da Expo Race Village no Auditório José Afonso

Fonte: HMS SPORTS CONSULTING

“Primoz Roglic vence contrarrelógio de abertura da Volta ao País Basco”


Por: SIF // AMG

O ciclista esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu hoje o contrarrelógio da primeira etapa da Volta ao País Basco, batendo dois homens da Quick-Step Alpha Vinyl, o belga Remco Evenepoel, segundo, e o francês Rémi Cavagna, terceiro.

O primeiro líder da ‘Itzulia’ de 2022 cumpriu os 7,5 quilómetros em Hondarribia em 9.48 minutos, ‘voando’ a quase 46 quilómetros por hora (45,980) para gastar cinco segundos menos do que Evenepoel e 16 em relação a Cavagna.

O campeão olímpico de contrarrelógio, de 32 anos, já conquistou a prova em 2018 e 2021, e em ambas as vitórias triunfou no ‘crono’ da corrida de uma semana, procurando agora prosseguir a boa forma após o triunfo no Paris-Nice.

Evenepoel, outro dos favoritos à vitória final, foi o que se aproximou mais, com os britânicos Geraint Thomas e Adam Yates, da INEOS, respetivamente em quarto e quinto, a 18, o mesmo tempo também de Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe), sexto.

À porta do ‘top 10’, em 13.º, ficou o especialista português Nelson Oliveira (Movistar), a 25 segundos, enquanto Ruben Guerreiro (EF Education-Easy Post), outro candidato à geral, figura no 34.º posto, a 35. André Carvalho (Cofidis) foi 133.º.

Na terça-feira, a segunda etapa, e primeira em pelotão, liga Leitza a Viana em 207,6 quilómetros, com três contagens de montanha, duas de terceira categoria e uma de segunda.

Fonte: Lusa

“Volta a Portugal e CMTV lançam Campeões do Futuro”


Começa esta quinta-feira, 7 de abril, a mais importante prova portuguesa de ciclismo para o escalão Sub23, a Volta a Portugal do Futuro. Este ano a competição desenrola-se em simultâneo com o 2º Grande Prémio CMTV numa renovada parceria abrangente entre a Podium Events e o grupo Cofina representado pelos jornais Correio da Manhã e Record e televisão CMTV, órgãos de comunicação que vão dar ampla cobertura ao evento como media Partner da competição.  Até domingo, 19 equipas vão percorrer quatro etapas e um total de 545,6 quilómetros. A partida será dada em Caldas da Rainha e a última meta será em Castelo Branco.

Para Joaquim Gomes, diretor da prova e vencedor da primeira edição da Volta a Portugal do Futuro, em 1993, estamos perante uma das melhores edições da prova dos últimos anos.  “Se desportivamente as 19 equipas presentes representam a garantia de uma acesa competição, o território escolhido para o desenrolar da mesma, que nem postal ilustrado da região centro, terá no Santuário de São. Macário, em São Pedro do Sul, numa das mais difíceis montanhas do país, o palco de excelência para distinguir os mais promissores do pelotão sub23”.

 

O Percurso da Competição

1ª Etapa || 7 abril – Caldas da Rainha – Abrantes| 130,9 Km

 

A etapa inaugural da 29ª Volta a Portugal do Futuro / 2º Grande Prémio CMTV vai sair de Caldas da Rainha (Av. General Pedro Cardoso) às 12h (todas as etapas vão começar à mesma hora). Os quase 131 quilómetros de competição serão marcados pelos Prémios de Montanha na Nazaré (4ª categoria) e Alto de Alvados (3ª cat.) enquanto as Metas Volantes de Martingança, Batalha e Constância vão dar segundos de bonificação que podem ser importantes para atribuir a primeira liderança da prova quando a etapa terminar em Abrantes (Av. Dr. Francisco Sá Carneiro), pouco depois das 15h30.

 

2ª Etapa || 8 abril – Lousã – Águeda | 141,1 Km

 

O Parque Municipal de Exposições da Lousã vai acolher nesta sexta-feira a juventude da caravana logo pelas 10h30. A partida simbólica acontece apenas ao meio dia quando se começar a pedalar em direção à Capital das Duas Rodas. Após a saída da Lousã vai surgir a primeira de três contagens de montanha na passagem por Miranda do Corvo. Ainda na primeira parte da etapa, na zona do Luso, vão aparecer outras duas subidas consecutivas. Nesta etapa há Metas Volantes em Vila Nova de Poiares, Cantanhede e Oliveira do Bairro. A chegada a Águeda como manda a tradição é feita na avenida 25 de abril junto aos bombeiros, pouco antes das 16 horas.

 

3ª Etapa || 9 abril – Ovar (Cortegaça) – São Pedro do Sul (Serra São Macário)

 

Com a chegada do fim de semana surgem as grandes dificuldades ou não fosse esta etapa considerada “rainha”, uma vez que tem tudo para revelar e ordenar na classificação os melhores valores em prova. O dia mais curto, mas teoricamente o mais difícil, tem 122,9 quilómetros e terá partida em Cortegaça, freguesia de Ovar. As subidas mais ingremes estão reservadas para o final da etapa, mas haverá outras de terceira categoria sensivelmente a meio da corrida que podem, desde logo, fracionar o pelotão. A passagem por Sever do Vouga costuma ser complicada e desta vez é seguida pelo Prémio de Montanha de Arcozelo das Maias. As importantes bonificações das Metas Volantes vão estar em Estarreja, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul antes de se começar a subir a Serra de São Macário. Os últimos nove quilómetros são particularmente difíceis e podem resolver a competição porque a chegada, cerca das 15h30, coincide com uma contagem de primeira categoria a 1118 metros de altitude e as diferenças de tempo entre corredores vão com certeza ditar parte do escalonamento final da classificação.

 

4ª Etapa || 10 abril – Gouveia – Castelo Branco | 150,7 Km

 

A derradeira etapa da 29ª Volta a Portugal do Futuro / 2º Grande Prémio CMTV tem concentração marcada para as piscinas municipais de Gouveia de onde o jovem pelotão vai partir às 12 horas em direção a Castelo Branco. Os favoritos a vencerem a prova deverão já ocupar as primeiras posições, mas terão de ter muita atenção a este último dia de corrida. Depois de deixarem Gouveia é preciso trepar a Serra da Estrela até às Penhas Douradas. São 17 quilómetros até se atingir o Prémio de Montanha de segunda categoria. Quem ficar para trás dificilmente vai conseguir recuperar, até porque mais à frente a Serra da Gardunha (3ª cat) representa outro obstáculo. As últimas bonificações antes da chegada estão distribuídas nas Metas Volantes de Belmonte, Caria e Fundão. À semelhança da Volta a Portugal da categoria Elite quando chega à cidade albicastrense também os Sub 23 vão terminar a etapa no emblemático empedrado da avenida Nuno Alvares no centro de Castelo   Branco cerca das 16 horas.

 

As Equipas Participantes

 

Vão alinhar na 29ª Volta Portugal do Futuro / 2º Grande Prémio CMTV 18 equipas entre formações portuguesas e cinco conjuntos vindos de Espanha num total de 117 corredores.

1          ABTF / Feirense

2          ACDC Trofa

3          Alenquer GDM / Sobralcar

4          Almodôvar / Delta Cafés / Crédito Agrícola

5          Aluminios Cortizo (ESP)

6          Equipo ESSAX (ESP)

7          Fortunna/Maia

8          Galega Ciclismo (ESP)

9          Glassdrive / Q8 / Anicolor

10       JV Perfis

11       Kelly / Simoldes/ UDO

12       LA Alumínios

13       Porminho Team sub23

14       Rádio Popular / Paredes / Boavista

15       Santa Maria da Feira

16       Supermercados Froiz (ESP)

17       Team Extremadura (ESP)

18       W52 - FC Porto

 

Durante a 29ª Volta Portugal do Futuro / 2º Grande Prémio CMTV os jovens campeões vão competir em quatro classificações distintas. A vitória individual ou liderança à geral será representada pela Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde. Quem vencer a Classificação Geral por Pontos vestirá a Camisola Verde CMTV, o Rei da Montanha vai envergar a Camisola Azul PSG e ao mais novo entre os mais jovens (nascidos até 1 de janeiro de 2002) será entregue a Camisola Branca Exclusivagora.

 

Lista de Vencedores

 

1ª edição       1993      Joaquim Gomes   POR   Recer- Boavista

10ª edição     2002   Pablo Pedro  ESP    Gondomar CC

20ª edição     2012   Rafael Silva  POR   Liberty Seguros-Stª Mª Feira

28ª edição     2021   André Domingues   POR   Efapel

A 29ª Volta Portugal do Futuro / 2º Grande Prémio CMTV tem o apoio dos municípios de Caldas da Rainha, Abrantes, Lousã, Águeda, Ovar (Cortegaça), São Pedro do Sul (São Macário), Gouveia e Castelo Branco. São patrocinadores: Sociedade Ponto Verde, CMTV, PSG, Exclusivagora, Lusíadas Saúde, Carclasse, Vitalis, Delta Cafés, Thule, Cube, Doublet, Pacto, Infraestruturas de Portugal e Centro de Informação Geoespacial do Exército

Fonte: Poidium

“Equipa ciclismo CRP Ribafria termina em 3º lugar na Volta ao Douro”


A equipa de ciclismo Grupo Parapedra – Dinazo – Riomagic que representa o CRP Ribafria, deslocou-se ao Douro, para participarem na Volta ao Douro 2022.

Prova federada, composta por 3 etapas em linha e onde marcaram presença cerca 130 atletas de 18 equipas nacionais.

A equipa do CRP Ribafria deslocou-se a esta prova com 8 atletas da sua formação (João Letras, Jorge Letras, Gonçalo Filipe, João Camocho, Pedro Dias, Paulo Simões, Helder Pereira e Humberto Pereira).


A primeira etapa no dia 2 de abril, entre Favaios e Mesão Frio, decorreu sempre a um ritmo elevado, e com uma chegada depois de uma subida, onde a equipa do CRP Ribafria viria a terminar com 2 atletas nos 10 primeiros lugares, João Letras em 5º e Paulo Simões em 6º, tendo Paulo Simões passado a envergar a camisola laranja, líder M40.

A segunda etapa, teve início pelas 16 horas do mesmo dia, com saída de Mesão Frio e chegada a Armamar. O início foi novamente a um ritmo elevado, com a equipa do CRP Ribafria a atacar desde início, conseguindo vencer a meta volante da etapa e o primeiro prémio de montanha. A chegada desta vez foi em alto, a qual teve início numa dura subida de 8 km de distância, que mais uma vez fracionou o pelotão, reduzindo o grupo de atletas pela discussão da vitória de etapa a 12 elementos. Paulo Simões do CRP Ribafria cortou a meta em 2º lugar e João Letras em 7º Lugar. João letras conquistou e vestiu a camisola verde, líder das metas volantes e Paulo Simões continuou com a laranja, líder M40..


A última etapa e a mais dura da volta ao Douro, com uma distância de cerca de 110km, decorreu no dia 3 de abril, com início pelas 10 horas em Sabrosa e chegada a S. J. da Pesqueira. A equipa do CRP Ribafria controlou o pelotão nos primeiros 10 km, até a meta volante da etapa, com João Letras a vencer a mesma. Após a passagem da meta volante, deu-se uma fuga de 4 atletas que alcançaram uma diferença de cerca de 1m30s para o pelotão.

A equipa do CRP Ribafria em clara desvantagem de situação de corrida, assumiu a perseguição aos fugitivos, a qual foi anulada a faltar cerca de 30 km para a meta.


Nos últimos quilómetros finais, houve vários ataques e contra-ataques, da equipa do CRP Ribafria e da equipa líder, com um atleta no último quilómetro a conseguir ganhar uns segundos de vantagem e a cortar a meta isolado. João letras foi o 3º classificado da etapa.

No final da Volta ao Douro, a equipa do CRP Ribafria – Grupo Parapedra / Dinazoo / Riomagic terminou no 3º lugar por equipas, colocou 2 atletas nos 10 primeiros lugares, 5º e 6º lugar da geral, venceu a camisola Verde, venceu a camisola Laranja e obteve o 3º lugar de elites.


Não conseguimos vencer na geral, mas os nossos atletas dignificaram a nossa camisola, estando sempre na luta e em destaque na competição.

Endereçamos os parabéns a todos os vencedores que estavam muito fortes.

Fonte: Equipa de Ciclismo-Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP Ribafria

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados Gonçalo Carvalho fecha os 10 primeiros e Bruno Silva terminou de Verde”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou a sua prestação na Clássica de Viana do Castelo, uma ligação de 150,2 quilómetros entre Barroselas e Viana do Castelo. Uma verdadeira clássica do Norte, com os últimos 50 quilómetros a serem feitos num verdadeiro carrossel entre subidas, pavê e sterrato.

Corrida que começou bastante rápida logo com duas metas volantes nos primeiros 30 quilómetros. Logo aos 9 quilómetros Leangel Linarez levou de vencida a primeira meta volante do dia e alguns quilómetros mais à frente foi Bruno Silva a partir na ofensiva, com a companhia de Nuno Meireles. Os dois entenderam-se na perfeição e acabaram por ganhar uma vantagem máxima de cerca de 6 minutos.


Entre si dividiram as despesas na frente e Bruno Silva venceu as outras duas Metas Volantes da prova, assegurando assim no final a conquista da Camisola Verde, símbolo de líder da Classificação das Metas Volantes. Um dia onde Bruno Silva partiu na aventura, rolou durante diversos quilómetros na frente e foi recompensado por isso.

No pelotão, a equipa fez um grande trabalho de aproximação à subida de Santa Luzia, e deixou os seus líderes Gonçalo Carvalho e António Barbio bem colocados para a abordagem da subida. Alguns percalços mecânicos com Gonçalo Amado e Pedro Pinto que furaram em alturas decisivas, e não mais conseguiram entrar na frente da corrida.


No grupo da frente após a primeira passagem pelo sterrato, ficávamos com Gonçalo Carvalho numa altura em que o grupo tinha pouco mais de 10 unidades. Gonçalo resistiu e inclusive tentou a sua sorte atacando no alto da subida e também já dentro dos últimos 5 quilómetros nos últimos setores de pavé. Atitude muito agressiva do nosso corredor que no final acabou por ser o 10º classificado na etapa, uma boa prestação.

No final o diretor desportivo Xavier Silva mostrava-se satisfeito “Foi uma clássica onde a equipa esteve bem, conseguimos colocar um homem no pódio e houve uma união muto grande e um trabalho de entreajuda para que no final o Gonçalo conseguisse terminar na 10ª posição.”


 

Classificação Etapa

Barroselas – Viana do Castelo: 150,3 Km

 

1.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), 3h49m13s

10.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m44s

28.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 11m10s

32.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 12m19s

 

 

44.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 15m02s

DNF António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados)

DNF Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) DNF Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados)

 

Classificação Metas Volantes

 

1.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 11 pts

 

Classificação Equipas

 

1.º Efapel Cycling, 11h31m06s

7.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, a 19m23s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Clube de Natação de Torres Novas no Duatlo de Grândola”


Clube de Natação de Torres Novas na liderança da Taça de Portugal e Nacional de Duatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novas venceu no sábado dois de abril, em masculinos, o Duatlo de Grândola, naquela que foi a 3ª etapa da Taça de Portugal de Triatlo, disputada em formato de contrarrelógio individual, enquanto a equipa feminina alcançou o 2º lugar. O Clube de Natação de Torres Novas está na liderança da Taça de Portugal de Triatlo, e no Campeonato Nacional de Duatlo por clubes, depois de disputada também a 3ª etapa em formato de estafetas por género, no domingo, 3/abril, alcançando coletivamente o 2º lugar em masculinos e o 3º em femininos.


Individualmente, o destaque vai para

 Tiago Fonseca que subiu ao pódio no 2lugar, na prova masculina de duatlo em contrarrelógio da taça de Portugal, e no setor feminino para Joana Oliveira e Beatriz Ferreira que alcançaram os 3º e 4ºlugares respetivamente, Catarina Moutinho o 13º lugar (1ªjunior) e Mafalda Leirião o 25º lugar (1ªcadete).

Ainda na prova masculina, 3 atletas do Clube Natação torrejano integraram o TOP 10, Luis Moleiro foi 7º classificado, Gonçalo Oliveira 8º e Guilherme Pires 9º, fechando a equipa vencedora do Duatlo de Grândola, enquanto João Nuno Batista foi 12º (1ºcadete), Afonso do Canto 19º e André Duarte 21º.


No domingo, as equipas de estafetas nos dois géneros, do Clube de Natação de Torres Novas tiveram uma forte concorrência do Benfica e Olímpico de Oeiras, na 3ªetapa do campeonato nacional de duatlo por clubes, mas com o 2º lugar obtido no setor masculino com a equipa composta por João Nuno Batista, Gonçalo Oliveira e Tiago Fonseca, e o 3º lugar alcançado pela equipa feminina constituída por Joana Miranda, Beatriz Ferreira e Joana Oliveira, ambas as equipas encontram-se a uma etapa do final, na liderança do campeonato nacional de duatlo por clubes. Em 4º lugar, ficou ainda uma segunda equipa de estafetas do clube torrejano, constituída por Guilherme Pires, Luis Moleiro e Gustavo do Canto.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas na Taça da Europa de triatlo e Campeonato Mediterrânio em Melilla Espanha”


Ricardo Batista de bronze em Melilla

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Ricardo Batista na sua primeira prova internacional fora de Portugal, em 2022, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mediterrânico e foi simultaneamente 4ºclassificado na Taça da Europa de Triatlo que se realizou em Melilla, Espanha no domingo, 3/abril.

Depois do 9ºlugar alcançado na Taça da Europa realizada na Quarteira no fim de semana passado, Ricardo Batista deslocou-se até Melilla, para participar em mais uma Taça da Europa de Triatlo, que devido às más condições do mar, obrigou a organização a alterar a prova inicialmente prevista como triatlo para um duatlo sprint.

O atleta do Clube de Natação de Torres Novas não se sentiu inibido por esta alteração, e demonstrando uma boa forma física, nomeadamente no segmento de 20kms de ciclismo, que liderou durante bastante tempo, permitiu-lhe entrar bem posicionado para o último segmento de corrida, alcançando mais um excelente resultado numa prova internacional, e mais uma medalha de bronze para juntar ao seu currículo.

Maria Tomé foi outra atleta do Clube de Natação torrejano, a participar pela seleção nacional de triatlo em Melilla, nesta competição europeia, que depois do excelente 4º lugar na taça da europa na Quarteira, não se adaptou da melhor forma ao vento forte que se fazia sentir, e terminou no 26º lugar.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com