domingo, 19 de novembro de 2023

“Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro, no 7º passeio de bicicletas antigas no Granho 2023”


Por: José Morais com Martinho Anastácio

Fotos: Martinho Anastácio

Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro conta quase com um quarto de século de existência, normalmente organiza e participa em passeios de cicloturismo, desta vez alguns elementos do grupo firam até Granho para participar num passeio totalmente diferente, o 7º passeio de bicicletas antigas.

Pelas 7,30 horas da manhã alguns elementos predispuseram-se a participar neste passeio, fizeram-se á estrada, vestido a rigor, como era pedido pela organização, na sua chegada à sede do Granho, os mesmos foram presenteados com um farto pequeno-almoço, e foram presenteados com lembranças, entre elas encontrava-se um prato de barro estilo alentejano.


Entretanto iam chegando mais participantes, ciclistas com bicicletas de vários modelos, com décadas de fabrico, máquinas raras, mas belas de se verem a rolar. Pelas 10 horas era dada a partida, com passagem por vários pontos da localidade, passado alguns quilómetros, existiu uma paragem para um lanche partilhado, em que cada um leva algo e coloca na mesa.

Com algum nevoeiro pela manhã, o sol apareceu para compor a beleza do evento, feitos à estrada novamente para mais uns quilómetros a baixa velocidade, já que estas máquinas não são para competir, mas sim, para desfilar e desfrutar as pedaladas, e dá-se então uma última paragem antes do almoço, uma paragem numa casa de um Sr. Empresário, local muito simpático, mas que colabora com as actividades locais, abrindo as portas do seu espaço que pode na minha opinião ser chamado de casa museu, para o visitarmos, onde nos cedeu mais um farto lanche.


São de pessoas assim que as localidades precisam, as peças expostas que tem na sua casa são realmente antigas, e algumas muito raras, tudo limpinho e imaculado, o que mostra a sua dedicação, e onde os participantes deste passeio puderam deslumbrar-se com as mesmas.

Porque as horas passam, foi tempo de nos fazermos de novo à estrada em direção à sede, onde pôr volta das 13 horas esperava um belo almoço cortesia da organização a todos os participantes.

Foi uma manhã bem passada, num evento diferente, mas que faz falta ser divulgado, onde ficam os parabéns à organização pela arte de bem receber, e não poderia deixar de passar em branco um ciclista muito especial, o José Rafael, conhecido pelo “Zé do Barrete”, ou “Salvaterra”, que também participou neste belo passeio.

Ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Podem visualizar fotos deste evento em: https://photos.google.com/share/AF1QipMlNPTv0gzOJQRbZDjxDvVWf2k55zbHpxv6Kbq8-2dXAQ_KjDwjRWftl5goBBu70Q?hl=pt-PT&key=WFVCc1Q1RHEzNjViOUpGYkFyN2FhNWhocXpVRlBB






“Aprovado o plano de atividades e orçamento da Federação Portuguesa de Ciclismo para 2024”


O Plano de Atividades e Orçamento da Federação Portuguesa de Ciclismo para 2024 foi aprovado por maioria, este sábado, pela Assembleia Geral, reunida presencialmente na sede da federação, em Lisboa.

O documento passou com apenas uma abstenção, tendo merecido a concordância da maioria dos delegados. O orçamento global para 2024 é de €4.737.686,57, tendo sofrido uma redução de 3,6% do volume total relativamente aos valores em vigor durante o ano de 2023.

“A época de 2024 tem o toque apaixonante de um ano olímpico. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são o principal objetivo de todo o mundo desportivo e assim será também para o ciclismo e para a Federação Portuguesa de Ciclismo. As Seleções Nacionais estarão, assim, no centro das prioridades do ciclismo português”, começou por escrever Delmino Pereira na mensagem de abertura do documento.

“Se os Jogos Olímpicos simbolizam o sonho de todos os desportistas, a base da modalidade tem de ser seduzida por esse sonho e tem de ser alargada. É nesse sentido que será concretizado um plano voltado para o ciclismo jovem. Pretende-se reorganizar o programa desportivo, tornando-o mais aberto, divertido e interligado. O objetivo é criar formas de valorizar o ciclismo jovem, facilitando a ligação entre o ciclismo nos estabelecimentos de ensino e as escolas de ciclismo e também melhorar o acompanhamento na passagem das escolas para a categoria de cadetes, antecâmara do alto rendimento”, continuou o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, acrescentando que “a meta de fortalecer o ciclismo jovem exige apoio e orientação federativos, mas também um forte compromisso de toda a comunidade de base”.

“Será, pois, um ano exigente. Tanto mais que o crescimento da modalidade exige valores de financiamento difíceis de alcançar, num tempo em que ainda sofremos os efeitos da pandemia, em que se registou um claro aumento dos custos de organização de eventos e em que vivemos tempos de incerteza política. São tempos difíceis, mas apaixonantes. O nosso compromisso é continuar a desenvolver o ciclismo em Portugal, tentando vencer as contrariedades e exaltar as conquistas desportivas que, certamente, teremos em 2024”, concluiu Delmino Pereira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


“Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom Paços de Ferreira”


Ana Santos e João Cruz mais fortes em Paços de Ferreira

 

Por: Vasco Moreira

Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foram os destaques principais da quarta prova pontuável da Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom, que decorreu este sábado, em Paços de Ferreira, tendo vencido as respetivas corridas de elites.

Na corrida de elites femininas, Ana Santos destacou-se com um tempo de 42”48’157, à frente de Carla Fernandez (Rio Miera-Cantabria Deporte), segunda classificada a 01”43’00, e Joana Monteiro, terceira a 02”05’153. Ana Santos foi também a mais forte entre as sub-23, à frente de Beatriz Sousa (Guilhabreu MTB) e Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), e reforçou o estatuto de líder do ranking da Taça entre as elites femininas e as sub-23, com 136 pontos.


Já entre os elites masculinos, João Cruz foi o mais forte, tendo terminado a corrida em 56”27’296, menos 00”29’533 que Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB), segundo classificado, e menos 00”55’549 que Mário Costa, terceiro. João Cruz, que também venceu entre os sub-23, à frente de Rafael Sousa (Guilhabreu MTB) e Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube), assumiu ainda a liderança do ranking de elites masculinos, com 150 pontos. No ranking dos sub-23, Rafael Sousa mantém o primeiro lugar.

Nos juniores, João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) foi o mais rápido na prova masculina, com 39”18’667, à frente de Diogo Pinguinha (BTT Loulé/Elevis) e Duarte Galvão (Aguias Alpiarça/Triumtermica/Remax), e manteve-se no topo do ranking. Na prova feminina, Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB), em estreia na presente edição da Taça, destacou-se com 38”20’985, tendo superado Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que segurou a liderança do ranking apesar do segundo lugar, e Daniela Isidoro (Baloise WB Ladies), que fechou o pódio de uma corrida que contou apenas com três participantes desta categoria.


Já em cadetes, Beatriz Rodrigues (Águias Alpiarça/Triumtermica) superou a colega de equipa Bárbara Cunha e Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB) na prova feminina, com 23”48’829. Ainda assim, Rita Fontinhas segue no topo do ranking. Entre os cadetes masculinos, venceu Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB), com 26”39’663, à frente de João Vigário (DOMARSA/Santa Cruz/Bicicastro), atual líder do ranking, e de Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos).

Entre os masters masculinos, Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) venceu em master 30 e cimentou a liderança no ranking, tal como Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) em master 40 e António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) em master 50. Já em master 60, Manuel Bugallo (Biciosos Rias Baixas) foi o mais rápido, mas é Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), segundo na prova de hoje, quem segue na frente do ranking.


Por sua vez, entre as masters femininas, Ana Barata foi a mais forte em master 30 e cimentou a liderança do ranking, situação repetida com Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) em master 50, categoria na qual competiu sem oposição. Já em master 40, venceu Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás), mas é Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech), segunda nesta prova, que segue no topo do ranking.

Nota final para os juvenis Carlos Silva (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Inês Fonseca (Águias Alpiarça/Triumtermica), que venceram as respetivas provas masculina e feminina da categoria.

A Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom continua já este domingo, com a quinta e penúltima prova pontuável da edição de 2023, no Parque Corgo, em Vila Real. O programa de corridas irá decorrer entre as 9h20 e as 11h45 (hora de início da última corrida), estando a cerimónia protocolar e entrega de prémios prevista para as 13h15.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com