domingo, 4 de junho de 2023

“Filipe Marques conquista a medalha de prata no Campeonato da Europa de Paratriatlo”


Com uma performance notável, o atleta português Filipe Marques brilhou hoje em Madrid no Campeonato da Europa de Paratriatlo, garantindo a 2ª posição na categoria PTS5. O Campeonato da Europa de Paratriatlo é uma das competições mais prestigiadas no calendário desportivo, reunindo os melhores atletas paralímpicos do continente.

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, o segmento de natação viria a ser cancelado, numa decisão da organização para proteger a integridade dos atletas diante de condições adversas da água.


Filipe Marques, em entrevista após a prova, expressou sua satisfação pelo resultado alcançado, apesar do cancelamento do segmento de natação, tendo declarado: “Preferia que tivesse havido segmento de natação, ainda assim, apesar da alteração de última hora, mantive-me focado na prova e estou muito feliz com a medalha conquistada no Campeonato Europeu”.

Este resultado alcançado pelo Filipe Marques no Campeonato da Europa deixa boas indicações para as próximas competições e para o processo de qualificação para os Jogos Paralímpico.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Duarte Domingues fecha Volta a Portugal do Futuro líder da Juventude e no 4.º lugar da Geral”


Fotos: Inês Calvo Fotografia

Duarte Domingues, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, é o vencedor da Geral da Juventude da 30.ª edição da Volta a Portugal do Futuro, que terminou hoje, em Águeda, onde está a sede da estrutura. Após concluir a 4.ª Etapa, o corredor terminou a prova com a 4.ª posição da Geral, onde 14 segundos o separaram de João Silva (Kelly / Simoldes / UDO), que conquistou a vitória final.

Este domingo disputou-se a última etapa da competição que é direcionada aos Sub-23, em circuito, ao longo de 136,9 km entre a Murtosa (Torreira) e a Capital da Bicicleta, a cidade de Águeda. Houve três Metas Volantes na meta (Avenida 25 de Abril) e três Prémios de Montanha de 4.ª categoria, em Belazaima do Chão. 


Houve várias movimentações iniciais, como seria de esperar, mas foi depois dos 70 km que se formou uma fuga com 15 corredores, que chegou até à meta. Faltavam apenas 2 km para o risco, um dos fugitivos sonhou mais alto, atacou e venceu. Foi Tiano Silva (Santa Maria da Feira / Segmento d’Época / Reol), que assim ergueu os braços em Águeda. Depois de chegarem os elementos da fuga, com quase um minuto de diferença surgia o pelotão, onde vinha integrado Duarte Domingues, que terminou a 53 segundos do vencedor do dia, na 46.ª posição, não surtindo alterações na Geral.


     

“Era a última etapa e uma última oportunidade para poder dar a volta na Classificação Geral. O ritmo de corrida era bom e houve muitas movimentações durante a prova, tentei estar presente na maior parte delas, mas havia muita perseguição atrás e no final mantive a minha posição. Foram uns bons quatro dias de competição, estou feliz com os resultados e só tenho de agradecer à equipa pelo apoio incansável que me deram nesta prova”, rematou Duarte Domingues. 


Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, fez um balanço bem positivo da prova, referindo que “foi uma excelente Volta a Portugal do Futuro por parte do Duarte Domingues e foi alcançado o nosso objetivo, que era estar em destaque na prova, o que não é fácil apenas com um atleta, mas o Duarte superou a prova. Foi o melhor jovem da competição, termina em 4.º lugar da Geral e demonstrou uma grande superioridade enquanto atleta. Merece muito este momento de destaque da parte dele e tenho a certeza de que o Duarte terá um ano brilhante pela frente”. 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

30.ª VOLTA A PORTUGAL DO FUTURO 

4.ª ETAPA: Murtosa (Torreira) – Águeda» 136,9 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA 

 

1.º Tiano Silva (Santa Maria da Feira / Segmento d’Época / Reol), 03h09m33s 

2.º Diogo Saleiro (Fonte Nova-Felgueiras), a 03s  

3.º Tiago Ferreira (Portos Windmob), mt 

46.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 53s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 4.ª Etapa)

 

1.º João Silva (Kelly / Simoldes / UDO), 13h36m35s  

2.º Vicente Rojas Naranjo (Supermercados Froiz), a 09s  

3.º Daniel Jiménez Martinez (Supermercados Froiz), a 10s 

4.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 14s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE 

 

1.º Thomas Lightfoot (Maglia Tecnosylva - Bembibre), 42 Pontos 

6.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 25 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL 

 

1.º Diogo Saleiro (Fonte Nova-Felgueiras), 21 Pontos 

3.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 13 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA 

 

1.º Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 13h36m49s 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Arnaud Démare vence Clássica de Bruxelas”


Ciclista francês superiorizou-se na meta e venceu ao sprint num grupo reduzido que chegou isolado

 

Por: Lusa

Foto: Arnaud Démare Instagram

O ciclista francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) venceu este domingo a Clássica de Bruxelas, superiorizando-se ao dinamarquês Tobias Lund Andresen (DSM) e ao belga Jordi Meeus (BORA-hansgrohe).

Démare superiorizou-se na meta e venceu ao sprint num grupo reduzido que chegou isolado, terminando os 207,1 quilómetros da prova belga com o tempo de 04:41.51 horas.

O português André Carvalho (Cofidis) também esteve presente e terminou a prova na 44.ª posição, a 33 segundos do vencedor.

Fonte: Record on-line

“Christophe Laporte vence primeira etapa e assume liderança do Critérium du Dauphiné”


Ciclista francês concluiu os 158 quilómetros em 03:43.30 horas

 

Por: Lusa

Foto: Team Jumbo-Visma Cycling Instagram

O francês Christophe Laporte (Jumbo-Visma) venceu este domingo a etapa inaugural do Critérium du Dauphiné, com partida e chegada a Chambon-sur-Lac, assumindo a liderança da corrida velocipédica francesa.

Laporte concluiu os 158 quilómetros em 03:43.30 horas, o mesmo registado pelos seus rivais no sprint, casos do italiano Matteo Trentin e do 'fugitivo' belga Rune Herregodts (Intermarché-Circus-Wanty), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Ao beneficiar das bonificações, Laporte lidera, com quatro segundos de vantagem sobre Trentin e seis sobre Herregodts, após a primeira das oito etapas da prova. A 10 segundos e na 24.ª posição segue o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), vencedor da Volta a França.

O português Nelson Oliveira (Movistar) terminou a etapa no 60.º posto, a 22 segundos do vencedor, ocupando o mesmo posto na classificação geral, mas a 32 segundos, enquanto Ivo Oliveira (UAE Emirates) gastou mais 09.36 minutos e terminou no 102.º posto, seguindo na mesma posição, a 09.46.

Na segunda-feira, o pelotão da 75.ª edição do Critérium du Dauphiné enfrenta 167,3 quilómetros, entre Brassac-les-Mines e La Chaise-Dieu, numa viagem com quatro contagens para o prémio de montanha, duas de terceira categoria e outras tantas de quarta.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de XCO Credibom”


Roberto Ferreira e Raquel Queirós festejam no Fundão

 

Por: Vasco Moreira

Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) foram os destaques principais da quarta prova da Taça de Portugal XCO Credibom, na 4.ª edição do XCO Fundão, ao vencerem nas respetivas categorias de elite masculina e feminina, este sábado.

Apesar dos triunfos na prova cronometrada realizada num circuito fechado com cerca de 4,2km de comprimento, o ranking da Taça de Portugal XCO Credibom, ao fim da quarta prova, é liderado por Mário Costa, na elite masculina, e Lara Lois (RG Bikes Scott Team), na elite feminina, com 122 e 120 pontos, respetivamente.

Na categoria de sub-23 feminina, Ana Santos (X-Sauce Factory Team) foi a mais rápida, sendo que nos juniores destacaram-se Alejandro Garcia (Ciclismo Galego Federacion) e Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) e nos cadetes Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB) e Lorena Patiño (Ciclismo Galego Federacion).


No paraciclismo, Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/ LusoPrint/ Monçãobike) terminou no primeiro lugar, tal como Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) e Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) em master 30, Rogério Matos (Rompe Trilhos / Ajpcar) e Irina Coelho (Freebike Shop / Bike Clube S. Brás) no master 40, Natália Mendes (Freebike Shop / Bike Clube S. Brás) – única participante - e António Sousa no master 50, e Luís Tomé (Korpo Activo / Penacova) no master 60.

Nota ainda para a Guilhabreu MTB, líder na classificação por equipas nesta prova e líder no ranking de equipas da Taça de Portugal XCO Credibom, com 100 pontos.

A quinta e última prova da Taça de Portugal XCO Credibom está agendada para os dias 23 e 24 de setembro, em Avis.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Parque Nacional Peneda-Gerês voltou a acolher iniciativa de sucesso”


Mais de um milhar fez a festa nos 10 anos do Gerês Granfondo

 

Fotos: © Bikeservice/Matias Novo/Tiago Ferreira

A única área protegida portuguesa classificada como Parque Nacional (Peneda-Gerês) acolheu este domingo, 4, o Reconco Gerês Granfondo, uma iniciativa que atingiu as 10 edições e que, assim, passa a figurar como o mais antigo evento desportivo deste género a ter lugar no nosso país. Participada por mais de um milhar de atletas divididos pelas três distâncias a concurso – Minifondo, Mediofondo e Granfondo, respetivamente, com 46, 96 e 150 km –, a prova desenrolou-se na áspera imensidão verde que faz do Gêres uma floresta singular a nível nacional.


Os trajetos desenhados pela organização levaram os participantes a contornar uma sucessão de rios e ribeiras que proporcionaram cenários arrebatadores aquando das passagens pelas albufeiras de algumas das barragens da região ou, quando não, pelas belíssimas pontes que se agigantam perante a fúria das águas que, por aquelas paragens, procuram leitos mais calmos.

Foi neste extenuante sobe e desce com destaque para as duras subidas finais localizadas em Pincães, Ermida e Fafião que se apuaram os vencedores desta edição comemorativa do Reconco Gerês Granfondo. O triunfo no Granfondo coube a Nuno Morgado (Brinox), que cortou isolado a meta instalada na vila do Gerês, com o registo de 4h14m04s. Pedro Merendeiro (Love Tiles) chegou 49 segundos depois e, para fechar o pódio, entrou Ruben Pais (Escola de Ciclismo de Oeiras/Reconco). A bielorrussa Iryna Kirnosenko (Team Optical) foi a mais forte na prova “rainha” e completou os 150 km em 5h28m11s. Ana Silva (Descobre Destreza) e Maria Silva (RCM) ocuparam, por esta ordem, o 2.º e 3.º lugares.


No Mediofondo, Nuno Torres (Secai/Gaia Bike) segurou parte da vantagem que amealhou nos quilómetros finais e, num último fôlego, garantiu o triunfo no regresso à Av. Manuel Francisco da Costa, com a marca de 2h53m10s. A perseguição dos homens da DBL Bike foi forte, mas não o suficiente para 'fechar' os 21 segundos de desvantagem com que concluíram a prova. Tiago Teixeira e Marco Costa foram, assim, 2.º e 3.º classificados, respetivamente.


Nas senhoras, o pódio foi ocupado pelo conjunto da Love Tiles formado, ordenadamente, por Ana Sobreira, Ana Frias e Sara Rosa, tendo a vencedora fixado o seu tempo em 3h38m47s.

Na distância mais curta, Fábio Abreu (Proteu) gastou 1h27m57s para chamar a si a vitória no Minifondo. Seguiram-se-lhe Marco Correia (Bolflex BTTeam) e Marco Domingos (Escola de Ciclismo de Oeiras/Reconco), respectivamente, a 50 segundos e 1m8s do vencedor.


Foi sensivelmente com estas diferenças que se encontraram os três melhores tempos femininos, mas com o cronómetro a marcar 1h55m04s para a vencedora, Ângela Santos (Gaia Bike). Diana Porto (Velo Clube de Bragança) foi 2.ª, enquanto que Diana Magalhães (Proteu) segurou a 3.ª posição.

O Reconco Gerês Granfondo é uma iniciativa com o apoio do Município de Terras do Bouro e organização da Bikeservice, dirigida pelo antigo ciclista profissional e vencedor da Volta a Portugal em 1981, Manuel Zeferino, que se destacou igualmente como director desportivo de várias equipas nacionais.

Fonte: Bikeservice








“João Silva venceu a Volta a Portugal do Futuro / Grande Prémio CMTV”


A Força de Acreditar

 

João Silva (Kelly/Simoldes/UDO) confirmou este domingo, em Águeda, a vitória na 30.ª Volta a Portugal do Futuro / 3.º Grande Prémio CMTV. Depois de conquistada a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde, na véspera, o corredor de 20 anos, natural de Gondomar, tinha nove segundos de vantagem que conservou na última etapa. Na chegada ganha por Tiano Silva (Santa Maria da Feira/Segmento d´Época/Reol), João Silva integrou o pelotão sem perder tempo para os principais adversários.

“A Camisola Amarela representa que o trabalho foi bem feito. Tinha um objetivo claro [a vitória] para esta corrida. Tem um sabor especial quando apontamos uma corrida e consegues ganhá-la com a ajuda da tua equipa”, referiu, João Silva, o novo vencedor da Volta a Portugal do Futuro / Grande Prémio CMTV.

 

Entre a Ria e o Atlântico

 

A etapa começou na Torreira, vila do município da Murtosa. Logo à saída percebeu-se que seria discutida em ritmo vertiginoso por causa das bonificações nas metas volantes que ainda poderiam decidir alguma coisa. Depois de muitas tentativas frustradas, 15 ciclistas conseguiram escapar do pelotão e a protagonizar a fuga do dia. As voltas ao circuito de Águeda não assustaram os escapados que, apesar de não terem ultrapassado os quatro minutos de vantagem, conseguiram manter sempre uma diferença interessante para o pelotão.


Os fugitivos entravaram nos últimos dez quilómetros com 1m40s sobre o grupo do líder, João Silva. Foi nos últimos quilómetros da etapa que apareceu o ataque de Tiano Silva (Santa Maria da Feira/Segmento d´Época/Reol). Surpreendidos, os companheiros de fuga não conseguiram fechar o espaço, mas viram de perto a chegada do vencedor. Acabaram a três segundos do jovem de 22 anos, nascido em Joanesburgo. O pelotão, onde estava inserido o Camisola Amarela, chegou 53 segundos depois, o que serviu para garantir a vitória de João Silva na classificação geral.

 

Portugueses voltam a dominar no Futuro

 

O português da Kelly/Simoldes/UDO venceu a Camisola Amarela Sociedade Ponto Verde com nove segundos de vantagem sobre Vicente Rojas e dez segundos para Daniel Jimenez, ambos da equipa Supermercados Froiz.

Thomas Lightfoot (Maglia Tecnosylva/Bembibre) venceu a Camisola Verde PSG-Segurança Privada (Pontos). O britânico ultrapassou Sergi Darder (High Level/Gsport/Grupo Tormo) totalizando 42 pontos, mais um que o espanhol.

Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) conquistou a Camisola Azul Exclusivagora que pertencia ao colega de equipa Pedro Pinto. Duarte Domingues (Glassdrive/Q8/Anicolor) foi o melhor dos jovens nascidos após 1 de janeiro de 2003 e venceu a Camisola Branca Jogos Santa Casa (Juventude). A formação espanhola, Supermercados Froiz, venceu a classificação por equipas.

Após a organização da principal prova do escalão sub23, a Podium Events já prepara afincadamente a próxima edição da Volta a Portugal em Bicicleta que este ano acontece entre 9 e 20 de agosto.

Fonte: Podium

“Taça de Portugal de Juniores”


José Moreira conquista Taça de Portugal de Juniores

 

Por: Vasco Moreira

José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) é o grande vencedor da Taça de Portugal de Juniores de Estrada. Na quarta e última prova da Taça, Joshua Callaly (DunasVale/Pereira&Gago) foi o ciclista mais rápido, mas o segundo lugar de José Moreira no Grande Prémio de Penafiel permitiu-lhe garantir a primeira posição do ranking final.


Joshua Callaly terminou a prova de 93,9 quilómetros em 02h32m36s, seguido de José Moreira, que corria em casa e chegou seis segundos depois, e de Afonso Gomes (Academia Efapel de Ciclismo), que chegou nove segundos mais tarde. Tiago Santos (Alcobaça CC - Crédito Agrícola), líder do ranking da Taça à entrada para a última prova, chegou na oitava posição, a 20 segundos do melhor tempo.

O segundo lugar permitiu a José Moreira amealhar 65 pontos, suficientes para garantir o primeiro lugar do ranking final da Taça de Portugal de Juniores, com os mesmos 175 pontos de Tiago Santos, mas com vantagem nos critérios de desempate, uma vez que é o único dos dois a ter conseguido um segundo lugar numa das provas. Manuel Marques (ABTF Betão - Bairrada), com 146 pontos, fechou o pódio do ranking.

Nota ainda de destaque para a ABTF Betão – Bairrada, que terminou na liderança do ranking por equipas da prova, com 85 pontos, à frente de Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, com 64 pontos, e Alcobaça CC - Crédito Agrícola, com 59 pontos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Marta Carvalho brilha na Taça de Espanha”


Por: Vasco Moreira

Marta Carvalho festejou este sábado a conquista da Taça de Espanha de juniores, em Estella, Navarra. A ciclista da Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade venceu na chegada ao sprint e coroou da melhor forma a participação das seleções jovens femininas na prova.

Na prova de juniores, uma etapa de 77,7 quilómetros com a subida ao alto de Grocin a quatro quilómetros da meta, Marta Carvalho foi a mais rápida, apesar da chuva intensa que não deu tréguas ao longo da corrida, com 2h08”12. Daniela Simão e Raquel Dias chegaram dez segundos depois e terminaram na 10.ª e 11.ª posições, respetivamente. Maria Santos chegou a 1m46s do melhor tempo, tendo terminado na 38.ª posição.


Na prova de cadetes, a dificuldade da montanha também se fez sentir, bem como a chuva permanente, acabando por ser Paula Ostiz a mais rápida, com 1h06’01. Maria Constança Marques, Leonor Casimiro e Emília Baía, as três portuguesas em prova, terminaram nas 45.ª, 49.ª e 53.ª posições, respetivamente.

“Foram corridas muito exigentes, com chuva permanente e muito risco, mas as ciclistas seguiram todas as instruções e a corrida saiu como tínhamos planeado. As nossas atletas mostraram grande potencial. Estamos felizes. Todas as atletas terminaram as corridas e não tivemos quedas”, analisou o selecionador José Luís Algarra.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Juniores em Palmeira”


Tiago Silva vence 3.ª Taça de Portugal de Juniores

 

Por: Vasco Moreira

Tiago Silva (Almodôvar - Formação Team Scav) foi o mais rápido na 3.ª Taça de Portugal de Juniores de estrada, em Palmeira, este sábado. Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), que terminou na quinta posição, subiu à liderança do ranking da prova.

O jovem ciclista da Almodôvar Formação Team Scav completou os 97 quilómetros do 20.º Circuito de Palmeira/Prémio Peixoto Alves em 2h49m20s, o mesmo tempo de Andrey André (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e menos 1m01s que Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta-Fontinhas ativa), que completaram o pódio.

Apesar do triunfo de Tiago Silva, foi Tiago Santos quem teve mais motivos para celebrar, uma vez que a quarta posição na etapa permitiu-lhe amealhar 55 pontos e saltar para a liderança do ranking da Taça de Portugal de Juniores.


O ciclista da Alcobaça CC/Crédito Agrícola segue agora no primeiro lugar, com 140 pontos, ao fim de três provas, à frente de Manuel Marques (ABTF Betão - Bairrada), com 135 pontos, e Andrey André, com 130. A uma etapa do final da Taça de Portugal, há ainda 13 ciclistas com possibilidade matemática de atingir o topo do ranking e conquistar o troféu.

Este domingo será o dia de todas as decisões, com quarta e última prova da Taça de Portugal de Juniores de Estrada, no Grande Prémio de Penafiel. A prova de 93,9 quilómetros tem partida marcada para as 11h e chegada prevista para as 13h28.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com