sábado, 6 de dezembro de 2025

"Podia rolar 100, 150 quilómetros com ele..." A lenda do ciclismo que gostaria de treinar com Mathieu van der Poel”


Por: Miguel Marques

Uma geração antes de nomes como Mathieu van der Poel e Wout van Aert, Zdenek Stybar dominou o ciclocrosse e assinou uma transição soberba para a estrada, onde foi um dos melhores nas clássicas do empedrado. Reformado em 2023, já não segue o tipo de plano de treino que cumpria quando competia, mas continua a acompanhar a modalidade e as suas estrelas de muito perto.

Stybar tornou-se profissional em 2006 e durante muitos anos foi um dos maiores rivais de Sven Nys. Nas épocas de 2022-2023 e 2023-2024, contudo, ainda alinhou no mesmo pelotão que Thibau Nys, nos derradeiros anos da sua carreira. Para Stybar, que viveu na Bélgica durante a carreira e respirou a cultura desportiva do país, isso teve um significado especial.

“Gosto muito de ver o Thibau assim. Conheço-o desde que tinha dois anos. Já fazia descidas muito cedo e pensávamos: bem, isto não vai correr bem”, disse Stybar ao In de Leiderstrui. Nys júnior corre agora no topo da disciplina, após se sagrar Campeão da Europa no ano passado, em Pontevedra; e lidera atualmente a Taça do Mundo depois de vencer as duas primeiras rondas em Tabor - no país natal de Stybar, a Chéquia - e também em Flamanville.

Stybar aprecia acompanhar o belga, a quem está ligado há duas décadas. Com a qualidade dos resultados que apresenta, é possível que um dia consiga replicar a carreira de Sven Nys. “É também muito divertido seguir a sua carreira, tanto no ciclocrosse como na estrada. E é ótimo poder partilhá-la com o pai. É um sonho, por isso dá mesmo gosto acompanhar”.

 

Stybar gostaria de treinar com van der Poel

 

Stybar correu muitos anos na Quick-Step, passando o auge da carreira na equipa entre 2011 e 2022. Venceu corridas como a Strade Bianche, Omloop het Nieuwsblad, E3 Saxo Classic, Renewi Tour, bem como etapas na Volta a França e na Volta a Espanha. Mediu forças com nomes como Peter Sagan e Philippe Gilbert e, já nos últimos anos, com Wout van Aert e Mathieu van der Poel, tanto na lama como no empedrado da Bélgica e de França.

Admite que ainda gostaria de sair para treinar com o neerlandês, com quem sobretudo competiu na estrada, já que se afastou bastante do ciclocrosse após a época 2013-2014, precisamente antes da ascensão dos dois rivais geracionais. “Ainda podia ir dar uma volta com o Mathieu. Claro que em subida não conseguiria, mas ainda podia rolar 100, 150 quilómetros com ele. Não teria receio disso. Ficaria de rastos no fim, mas conseguiria perfeitamente pedalar com ele”.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/podia-rolar-100-150-quilometros-com-ele-a-lenda-do-ciclismo-que-gostaria-de-treinar-com-mathieu-van-der-poel

“Pogacar conquista Velo d'Or com João Almeida a fazer as honras da Emirates”


Cerimónia que premiou sem surpresas o esloveno decorreu em Paris

 

Por: Por Marco Martins

Foto: EPA

Sem surpresa alguma, Tadej Pogacar venceu esta noite o Velo d'Or, troféu atribuído pela revista francesa da especialidade, 'Velo Magazine' e que se assemelha em tudo ao que é entregue no futebol, a Bola de Ouro. Em femininos, foi distinguida a francesa Pauline Ferrand-Prévot (Visma).

O ciclista da Emirates, recorde-se, venceu o Tour pela quarta vez, sagrando-se ainda campeão da Europa e do Mundo, além de somar outras importantes vitórias. Trata-se da terceira vez, segunda seguida, que é distinguido com este troféu

E pelo facto de o seu domínio ter sido transversal, ou seja, em provas por etapas e corrida de um dia, o esloveno foi também premiado como o Troféu Eddy Merckx, que distingue precisamente quem se destaca nas provas de um dia. Em femininos, a distinção coube à holandesa Lorena Wiebes


Como melhor equipa, e igualmente como seria expectável, a UAE Emirates foi a vencedora, após uma temporada em que bateu o recorde de triunfos.

E coube a João Almeida subir ao palco para falar sobre a equipa, na ausência de Tadej Poacar. "Somos uma família, é uma honra fazer parte desta equipa. Tentamos fazer o melhor sempre. Vou continuar a trabalhar para mais. Quero ganhar mais corridas, apesar do nível cada vez mais alto. Esse é o meu objetivo", disse o ciclista português, que fazia parte também da lista dos finalistas a candidato ao 'Velo d'Or'.

Em Paris, onde decorreu a cerimónia, João Almeida fez-se acompanhar da namorada Rita e no final em declarações a Record disse: "Foi uma boa experiência estar aqui presente pela primeira vez. Estava nomeado, foi bom estar aqui para estes prémios de relevo no ciclismo", disse, para depois falar sobre o rei da noite.

"Tadej é exemplar, talvez o melhor de sempre e vencedor claro destes prémios. Fez uma época incrível, mais uma, e ganhou quase tudo. É complicado ganhar os dois troféus, mas ele é bom em qualquer terreno. A Volta a França tem muito peso na votação do 'Vélo d'Or', e no Troféu Eddy Merckx são as clássicas, mas ele também venceu monumentos, então acaba por ser normal".

Já Kévin Vauquelin e Pauline Ferrand-Prévot foram eleitos os melhores ciclistas franceses.

A cerimónia homenageou ainda os ciclistas que este ano decidiram encerrar a carreira, entre eles o português Rui Costa.

Refira-se que Record é o único órgão de comunicação social português que participa na votação dos melhores do ano.

Fonte: Record on-line

“Theodor Obholzer assina com a Anicolor / Tien 21 em 2026”

O ciclista Theodor Obholzer assinou para a época de 2026 com a Equipa Profissional de Ciclismo Anicolor / Tien 21.

Segundo o diretor desportivo, Rúben Pereira, o Theodor “é um ciclista ainda com margem de evolução, é um jovem que esteve estes dois últimos anos a competir em Portugal. É um ciclista que irá fazer parte do nosso bloco dos homens rápidos.”

É inglês e tem 26 anos (02/07/1999). Nas suas competições de 2025 destacam-se o 3º lugar na 3ª etapa e 6º lugar na 2ª etapa da Volta ao Alentejo, 6º lugar na 2ª etapa da Tour of Sharjah e o 16º lugar na Clássica de Santo Thyrso.

"Gostei muito de competir em Portugal nas últimas duas épocas e estou entusiasmado por dar um passo em frente e poder disputar algumas corridas novas e empolgantes com a equipa na próxima época" afirma Theodor Obholzer.

Pode saber mais em:  https://www.procyclingstats.com/rider/theodor-obholzer//

Fonte: Fullracing

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com