domingo, 8 de setembro de 2024

“Pedro Pinto mais forte nas 12 Voltas à Gafa”


Pedro Pinto (Efapel Cycling) triunfou hoje na última prova do calendário português de estrada, as 12 Voltas à Gafa, disputada no concelho do Bombarral, ao longo de 127,4 quilómetros, resultantes de uma dúzia de voltas ao circuito local.

A equipa chefiada por José Azevedo esteve em grande plano na tarde deste domingo. Além do triunfo, com Pedro Pinto, conseguiu a segunda posição, através de um ciclista que estava a correr em casa, o bombarralense Tiago Antunes.

Numa corrida que partiu completamente o pelotão. Pedro Pinto cortou a meta isolado, com 28 segundos de vantagem sobre Tiago Antunes. O terceiro, a 33 segundos, foi Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO).

O melhor sub-23 foi Gabriel Baptista (Sabgal-Anicolor), o vencedor do maior número de voltas foi Gonçaço Carvalho (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), a volta mais rápida pertenceu a Joaquim Silva (Efapel Cycling) e Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) impôs-se nas metas volantes. Por equipas triunfou a Efapel Cycling.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Maria Tomé quinta na Taça do Mundo de Karlovy Vary”


Corrida foi vencida pela holandesa Maya Kingma

 

Por:Lusa

Fotos: Maria Tomé/Instagram/Arquivo

A portuguesa Maria Tomé terminou hoje no quinto lugar a etapa de Karlovy Vary da Taça do Mundo de triatlo, com Miguel Tiago Silva a alcançar o melhor resultado masculino na prova checa.

Maria Tomé gastou 02:08.40 horas para completar os 1.500 metros de natação, 40,8 quilómetros de bicicleta e 10 quilómetros de corrida, numa corrida vencida pela holandesa Maya Kingma, em 02:05.23.


A checa Petra Kurikova terminou na segunda posição (02:07.23), destacando-se da norte-americana Gina Sereno (02:07.51).

Na mesma prova, Madalena Amaral Almeida terminou no 21.º posto, em 02:16.27, após ter sido penalizada em 15 segundos durante o segmento da corrida.

Nos elites masculinos, Miguel Tiago Silva foi sétimo, em 01:55.12 horas, a menos de um minuto do vencedor, o norte-americano John Reed (01:54.24).

O norueguês Casper Stornes (01:54.33) e o espanhol Kevi González (01:54.49) arrebataram os outros lugares do pódio checo.

Fonte: Record on-line

“Primoz Roglic vence Volta a Espanha pela quarta vez”


Esloveno consagrado este domingo em Madrid

 

Por: Record

Foto: EPA

Primoz Roglic, de 34 anos, foi consagrado este domingo em Madrid como vencedor da Volta a Espanha, naquela que é a sua quarta vitória na prova, depois dos triunfos em 2019, 2020 e 2021. O ciclista da Red Bull soma ainda um título num outra Grande Volta, o Giro de 2023, onde João Almeida (Emirates) terminou em terceiro, com Geraint Thomas (INEOS) em segundo.

A Volta a Espanha terminou este domingo com um contrarrelógio de 24.6 quilómetros e pese embora ter pairado no ar a remota hipótese de haver um volte face quanto ao vencedor, em virtude do vírus que atacou alguns ciclistas e elementos do staff da Red Bull, a verdade é que Roglic passou imune a estes problemas de saúde.

 

A etapa foi ganha pelo suíço Stefan Küng (Groupama), com 31 segundos sobre Roglic.

 

A grande incógnita na última etapa reside até em quem acompanharia Primiz Roglic no pódio e por que ordem. À partida para o contrarrelógio, apenas nove segundos separavam Ben O'Connor (Decathlon), segundo de Enric Mas (Movistar), terceiro, sendo que o quarto da geral, Richard Carapaz (EF) estava a 49 segundos do terceiro posto. No final, o australino, que andou 13 dias na liderança, conseguiu segurar o título de 'vice', com o espanhol a manter também o teceiro lugar.

As restantes camisolas em disputa, duas foram ganhas por australianos: Kaden Groves (Alpecin), dos pontos, e Jay Vine (Emirates), da montanha. Já o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl) cotou-se como o melhor jovem, enquanto a UAE Emirates levou ainda o troféu de melhor equipa.

 

Esta Volta a Espanha fica ainda marcada pela ligação a Portugal pelas boas e más notícias

 

As boas é que a prova teve o seu início, com três etapas, em solo lusitano, numa oportunidade para os amantes do ciclismo tomarem contacto de perto com o pelotão de uma Grande Volta, a má, porque João Almeida, que era apontado como um dos favoritos à vitória, abandonou na nona etapa devido à Covid-19.

Também Rui Costa (EF) foi obrigado a desistir, mas devido a queda na quinta tirada. Resistiu Nelson Oliveira (Movistar), a terminar a sua 21.ª Grande Volta, ou seja, todas em que participou chegou ao fim. Agora em 76.º.

Fonte: Record on-line

“Mathias Bregnhoj é oitavo e acaba como o melhor da Sabgal-Anicolor na Volta à Grã-Bretanha”


Ciclista da equipa portuguesa ficou no top10 numa prova vencida pelo britânico Stephen Williams

 

Por: Lusa

Foto: Mathias Bregnhoj/Instagram/Arquivo

O dinamarquês Mathias Bregnhoj terminou este domingo, na oitava posição, a Volta à Grã-Bretanha e foi o melhor ciclista da equipa portuguesa Sabgal-Anicolor na prova vencida pelo britânico Stephen Williams (Israel-Premier Tech).

O esloveno Matevz Govekar (Bahrain-Victorious) venceu ao sprint a derradeira etapa, gastando 3:22.18 horas para cumprir os 158,4 quilómetros entre Lowestoft e Felixstowe, o mesmo tempo do dinamarquês Rasmus Pedersen, da equipa de desenvolvimento da AG2R La Mondiale, e do britânico Bem Swift (INEOS).

O britânico Oliver Rees foi o melhor da Sabgal-Anicolor na etapa, na 27.ª posição, com o mesmo tempo, enquanto Duarte Domingues, da mesma equipa, foi o melhor português, em 89.º, a 7.52 minutos do vencedor.

Na geral, Stephen Williams terminou com 16 segundos de avanço sobre o britânico Oscar Onley (dsm-firmenich PostNL) e 36 sobre o francês Tom Donnenwirth, da equipa de desenvolvimento da AG2R La Mondiale.

Mathias Bregnhoj terminou na 18.ª posição, a 1.58 minutos de Williams, com Domingos Duarte a ser 72.º, a 34.54.

Fonte: Record on-line

“VIII Circuito ciclismo da União Ciclismo do Alentejo”


A equipa de ciclismo do Centro Recreativo e Popular da Ribafria, Grupo Parapedra –Dinazoo – Riomagic, da Benedita, participou no sábado, dia 07 de setembro, no VIII Circuito ciclismo da União Ciclismo do Alentejo (UCA) em Évora.

O circuito foi composto por 15 voltas de 4 km, perfazendo um total de 60 km.

A equipa do CRP Ribafria participou nesta prova com 5 unidades da sua formação, João Letras, Jorge Letras, Raul Ribeiro, Paulo Simões e Ricardo Sequeira.


Foi uma corrida rápida e onde a equipa tentou sempre atacar para isolar atletas numa fuga, a qual se veio a dar a passagem da 6ª volta, e onde se destacou do pelotão um grupo de seis atletas, onde estavam inseridos 2 atletas do CRP Ribafria (Ricardo Sequeira e Jorge Letras) ...

Com a fuga dos seis elementos já com alguma vantagem, a passagem da 8ª volta surgiu no ataque no pelotão de um adversário, ao qual se juntou o João Letras e os dois conseguiram fazer a “ponte” para a fuga, ficando então a fuga composta por oito atletas, sendo três deles do CRP Ribafria.

No grupo da fuga os atletas trabalhavam para aumentar a distância para o pelotão, enquanto na fuga os outros dois elementos tentavam controlar o pelotão.

A faltarem sete voltas para o pelotão, a fuga ficou reduzida a seis atletas, devido a uma queda de dois adversários, mas que não alterou o ritmo de corrida.


A faltarem quatro voltas para o final, dois atletas do CRP Ribafria (Jorge Letras e Ricardo Sequeira), tentaram através de vários ataques isolarem-se da fuga, mas foram sempre anulados pelos adversários de fuga.

A corrida viria a acabar ao Sprint, com João Letras a impor-se sobre os seus colegas de fuga e a cortar a meta em 1º lugar.

Jorge Letras e Ricardo Sequeira cortaram a meta em 5º e 6º lugar.

João Letras venceu também no escalão elites, e Jorge Letras no escalão M 35. Ricardo Sequeira foi o 2º M 35 e Paulo Simões o 3º M45.


A direção do CRP Ribafria e da equipa de ciclismo, em articulação com a junta de freguesia da Benedita, já iniciaram os trabalhos para a realização do 1 Grande Prémio de Ciclismo da Benedita, que se irá realizar no próximo dia 21 de setembro.

Coletivamente a equipa foi a grande vencedora e conquistou o 1º lugar.

Neste momento a direção da do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic continua a trabalhar na época 2025, tendo já definido todas as saídas de atletas da equipa e entradas de novos reforços.

Fonte: Grupo Parapedra –Dinazoo – Riomagic

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com