terça-feira, 9 de setembro de 2025

“Diretor da prova garante: «O nosso propósito é levar a Vuelta até Madrid»”


Protestos pró-Palestina têm colocado entraves à corrida

 

Foto: EPA

Javier Guillén, diretor da Volta à Espanha, deu a cara pela organização da corrida e para garantir que tudo está a ser feito para a corrida chegar ao fim, pese embora o facto de já por duas vezes a mesma ter sido neutralizada.

“Antes de tudo, tenho que dizer que a Vuelta não vai parar e que amanhã haverá partida. O nosso propósito é levar a corrida até Madrid", disse o diretor da prova aos jornalistas, após o final da 16.ª etapa, que terminou oito km antes devido aos protestos pró-Palestina que impediram a tirada de terminar numa contagem de montanha de segunda categoria.

Fonte: Record on-line

“Raquel Queirós às portas do top-20 no Mundial de XCC”


Atual Campeã Nacional conseguiu hoje um dos seus melhores resultados em Cross-Country Curto, terminando a final do Campeonato do Mundo de XCC em 21º lugar. A suíça Alessandra Keller festou o título em casa. Na final masculina, também realizada esta tarde, em Zermatt, Roberto Ferreira foi 37º classificado, a 36 segundos do vencedor, o francês Victor Koretzky, que repetiu o título de 2024.

Num caso e noutro, foram duas finais intensas e disputadas a um ritmo alucinante, num percurso desafiante e enquadrado por um cenário alpino de cortar a respiração.

Na corrida feminina, Alessandra Keller garantiu o seu primeiro título mundial da disciplina diante do seu público, depois de um duelo emocionante com a atual Campeã Europeia, a sueca Jenny Rissveds, decidido apenas nos metros finais.

Com uma corrida de trás para a frente - partiu da última linha da grelha -, Raquel Queirós foi recuperando prosseguindo volta após volta, para terminar no 21º lugar da geral, um do seus melhores resultados de sempre nesta especialidade.

Na vertente masculina, o título mundial decidiu-se literalmente nos últimos metros, depois de um sprint vigoroso de Victor Koretzky que surpreendeu Christopher Blevins mesmo em cima da meta. O norte-americano, vencedor das últimas quatro provas da Taça do Mundo, teve assim de contentar-se com o lugar intermédio do pódio, enquanto o francês festejou em Zermatt o seu segundo título mundial consecutivo.

Numa final emocionante e disputada a um ritmo intenso, Roberto Ferreira conseguiu recuperar várias posições logo no início e colar-se ao grupo principal, chegando a rodar entre os 30 primeiros. Na parte final, acusou o esforço e viria a terminar no 37º posto, a 36 segundos do vencedor.

 

E agora, o Mundial de XCO

 

 

 

O programa do Mundial de BTT, que decorre no cantão suíço do Valais até ao próximo domingo, 14 de setembro, prossegue agora com as provas de Cross-Country Olímpico (XCO), na região de Crans-Montana.

O percurso, que já serviu aos campeonatos suíços de BTT em 2023 e a uma etapa da Taça do Mundo de BTT em 2024, representa um verdadeiro desafio técnico e físico para os competidores.

Portugal estará representando nesta prova por seis corredores: Tomás Pais (Júnior), Beatriz Guerra e João Cruz (Sub-23), e Ana Santos, Raquel Queirós e Roberto Ferreira (Elites).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Etapa 16 da Vuelta 2025 acaba antes do tempo devido a protestos e fica tudo na mesma entre Almeida e Vingegaard”


Por questões de segurança, tempos finais da etapa foram tirados a 8 Km da meta, com os ciclistas a não subirem a subida final que fazia parte do percurso original da tirada. Colombiano Egan Bernal acabou por vencer

 

Foto: AFP

Os protestos de manifestantes pró-Palestina voltaram a condicionar a Vuelta 2025. Numa Etapa 16 em que se esperava que pudessem acontecer ataques entre os primeiros da classificação geral na parte final, os organizadores viram-se forçados a encurtar a tirada, colocando a meta 8 Km antes do que estava previsto, e assim não houve espaço para mexidas entre Jonas Vingegaard e João Almeida, que chegaram lado a lado.

O encurtar da etapa também mexeu com o que se passou na fuga da frente, de onde saíram os vencedores da tirada, dado que ao contrário do que aconteceu na Etapa 11, com chegada prevista para Bilbau, desta feita a organização optou por antecipar a chegada e declarar vencedor quem passasse na frente a 8 Km da chegada inicialmente prevista.

Egan Bernal e Mikel Landa, que integravam a 'fuga do dia', deixaram para trás os restantes colegas de fuga na penúltima subida e ganharam cerca de um minuto de avanço que, face ao encurtar da tirada, chegou e sobrou para chegarem isolados à 'nova meta' improvisada, onde Bernal a passou na frente de Landa.

Fonte:  Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com