domingo, 26 de março de 2017

“Volta à Catalunha: Alejandro Valverde repete triunfo de 2009”

Ciclista da Movistar venceu a derradeira etapa, o que já conseguira por duas vezes nesta edição

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista espanhol Alejandro Valverde (Movistar) venceu este domingo, pela segunda vez na sua carreira, a Volta à Catalunha, após superiorizar-se ao 'sprint' na sétima e última etapa. Valverde, que já tinha vencido a prova catalã em 2009, repetiu a proeza, confirmando o triunfo com a terceira vitória em etapas nesta edição.
Na última tirada, com partida e chegada em Barcelona, Alejandro Valverde completou os 132,7 quilómetros em 3h 08m 50s, o mesmo tempo dos outros dois ciclistas que completaram o pódio na tirada: o colombiano Jarlinson Pantano (Trek-Segafredo) e o francês Arthur Vichot (FDJ).

Ricardo Vilela (Manzana Postobon) voltou a ser o melhor dos três portugueses na corrida, ao terminar a etapa em 45.º lugar, a 1.04 minutos do vencedor.
José Mendes (Bora-Hansgrhe) acabou no 60.º lugar, a 3.57 minutos de Valverde, enquanto Nélson Oliveira, colega de equipa do espanhol na Movistar, acabou na posição 85, a 5.31 minutos.
Na geral, Ricardo Vilela foi,de longe, o melhor português, com o 26.º lugar final, a 26.16 minutos de Valverde. José Mendes foi 80.º. a 1:00.02, enquanto Nélson Oliveira acabou em 84.º, a 1.07.30 do colega de equipa.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal Feminina”

Fiona Hunter-johnston domina no Algarve

A britânica Fiona Hunter-Johnston (Fusion Fierlan RT) dominou a jornada dupla de arranque da Taça de Portugal Feminina, vencendo em Loulé e em Albufeira, nas duas primeiras corridas pontuáveis, no sábado e no domingo, respetivamente.

A ciclista britânica foi a mais forte no final da tarde de sábado, na pista Bexiga Peres, Loulé, e repetiu a superioridade na manhã deste domingo, em Albufeira, onde se realizou a segunda corrida da Taça de Portugal Feminina.

A competição de elite deste domingo somou 73,8 quilómetros, que o grupo dianteiro de quatro corredoras completou em 2h25m42s. Fiona Hunter-johnston triunfou diante de duas ciclistas da equipa da casa 5Quintas/Município de Albufeira, Irina Coelho e Liliana Jesus, segunda e terceira.

Fiona Hunter-johnston sai do fim-de-semana algarvio confortavelmente no topo da classificação geral de elite, com 100 pontos. A segunda classificada, com 45 pontos, é Irina Coelho.

A júnior Maria Martins (Bairrada) também começou a edição de 2017 da Taça de Portugal Feminina com duplo triunfo. Hoje, na prova de 59 quilómetros, a medalhada no Europeu de pista do ano passado bateu ao sprint Marta Branco (Maiatos/Reabnorte). A terceira classificada, a 18 segundos, foi Raquel Silva (5Quinas/Município de Albufeira).

A competição de cadetes adivinha-se mais renhida. No sábado, na pista de Loulé, impôs-se Joana Pereira (5Quinas/Município de Albufeira). No dia seguinte, nas estradas de Albufeira, os 44,3 quilómetros de corrida terminaram com triunfo de Daniela Campos (5Quinas/Município de Albufeira). Nas contas da geral da Taça, as duas corredoras estão empatadas no topo, somando 85 pontos.

Elisete Sousa (5Quinas/Município de Albufeira) fez a dobradinha nas duas corridas deste fim-de-semana na categoria master. Coletivamente, também a formação de Albufeira somou dois triunfos e lidera o ranking por equipas ao fim das duas primeiras das cinco provas que constituem a Taça de Portugal Feminina em 2017.

Fonte: FPC

“Taça de Portugal de Downhill – Internacional Aldeias do Xisto”

Lousã foi Aldeia de glória para os velozes gauleses

A Lousã assistiu hoje ao mesmo filme que se vira, há uma semana, na Pampilhosa da Serra, com os franceses da Commençal Vallnord a dominarem a Taça de Portugal de Downhill (DHI). Rémi Thirion ganhou entre os homens e Nicole Myriam foi a mais veloz no setor feminino, assumindo ambos o comando da geral de elite.

Numa pista endurecida pela lama, a armada estrangeira, além de numerosa, demonstrou imensa qualidade neste DHI Internacional Aldeias do Xisto. Rémi Thirion voltou a vencer, uma semana depois de triunfar na Pampilhosa da Serra. Hoje nem começou da melhor forma, sendo segundo classificado na manga de qualificação. No entanto, puxou pelos galões na final, terminando a manga decisiva em 4’15’’870. Bateu o britânico Matthew Simmonds (Madison Saracen Factory Team) por 1,261 segundos. O terceiro foi o gaulês Pierron Amaury (Avenir Cyclist Cusset), mais rápido na descida de qualificação, mas 3,095 segundos mais lento do que o vencedor na final.

A corrida deste domingo marca o final da fase mais internacional da Taça de DHI, colocando dois forasteiros no topo de uma classificação pautada pelo equilíbrio. Rémi Thirion ascendeu ao comando da geral, com 490 pontos, apenas mais seis do que o anterior primeiro classificado, Matthew Simmonds.

Entre a elite feminina a vencedora da Lousã também foi a mesma corredora que conseguira destacar-se há uma semana, a campeã nacional francesa Nicole Myriam. A corredora da Commençal Vallnord não deu a menor hipótese à concorrência, fazendo o pleno. Foi a mais rápida na qualificação e na final, que concluiu em 5’33’’207. No segundo posto, a longínquos 48,017 segundos colocou-se Julia Blanca (Vadebicis Mondraker). A terceira classificada, a 53,643 segundos foi a portuguesa Margarida Bandeira (Montanha Clube/Louzapark).

A vitória neste domingo valeu a Nicole Myriam a conquista da liderança da geral da Taça de Portugal, substituindo no topo a campeã portuguesa Filipa Peres (MS Racing Portugal), que caiu na manga inicial e já não disputou a final. Nicole Myriam soma 500 pontos. É seguida por Julia Blanca, com 476.

Nas camadas jovens, Matt Walker (Madison Saracen Factory Team) impôs-se em juniores e Gonçalo Bandeira (Montanha Clube/Louzapark) ganhou em cadetes. Entre os veteranos destacaram-se o master 30 Daniel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo), o master 40 Miguel Pintos (Galicia en la Bici La Berga) e o master 50 José Salgueiro (MCF Xdream Município S. Brás). Ana Martins (Penacova DH/UD Lorvanense) foi a única master feminina em prova.

Fonte: FPC

“Atualização do Canal NP-TV com o “Vídeo “15º Peregrinação e Bênção Nacional Ciclistas.2017”

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar o seu canal de televisão “Notícias do Pedal-TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o “Vídeo “15º Peregrinação e Bênção Nacional Ciclistas.2017”


Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a programação. Podem ver ainda através do seguinte link: https://kanal.pt/lista-canais/comunicao-social/lisboa/vila-franca-de-xira/?display=grid&order=updated 

Desejamos que passem e recordem bons momentos.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com