sexta-feira, 18 de março de 2022

“Triatlo Cinco dicas para quem quer aventurar-se no cross”


Rui Dolores é uma das grandes figuras portuguesas da variante cross. Para quem quer aventurar-se fora da “estrada”, aqui ficam as cinco dicas do homem de Grândola

 

1.Desenvolve a tua técnica em cima da bicicleta (ultrapassar obstáculos, pedalar em diferentes pisos, subidas e descidas que sintas dificuldade a ultrapassar);

2. Realiza treinos específicos de corrida com desnível para adaptação muscular tanto a subir como a descer;

3. Sempre que possível faz o reconhecimento do percurso. Define a escolha das tuas trajetórias não só para seres mais rápido mas, principalmente, para evitar avarias mecânicas que te impossibilitem de terminar a prova.

4. Encara uma prova de triatlo Cross como um desafio onde não irás apenas nadar, pedalar e correr num ritmo constante, mas também terás necessidade de superar alguns obstáculos ao longo do percurso.

5. Estás no meio da natureza. Desfruta do melhor que ela tem para nos oferecer e acima de tudo respeita-a.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Coimbra prepara prova internacional de ciclismo para junho”


Ainda no ciclismo, a autarquia está também a preparar a primeira volta à Bairrada, para setembro, em conjunto com a Federação Portuguesa e os concelhos daquela região

 

Foto: Twitter@VoltaPortugal

O município de Coimbra está a preparar uma prova internacional de ciclismo para junho, em conjunto com a Federações Internacional e Portuguesa, a contar para o calendário mundial, disse hoje à agência Lusa o vereador do desporto.

“A prova será, em princípio, na segunda quinzena de junho”, adiantou Carlos Lopes, no final da cerimónia de homenagem a quatro atletas do concelho que se distinguiram a nível nacional e internacional na maratona (Hermano Ferreira), no remo (Ricardo Paula) e na ginástica (João Carreira e Matilde Cruz).

Na sessão, que decorreu hoje de manhã nos Paços do Concelho, com a participação do presidente da Câmara, o responsável pela pasta do desporto salientou que a Câmara “tem muito orgulho no percurso dos atletas [homenageados], numa caminhada que não é fácil e exige muito esforço”.

Ainda no ciclismo, o autarca revelou que a autarquia está também a preparar a primeira volta à Bairrada, para setembro, em conjunto com a Federação Portuguesa e os concelhos daquela região.

Já este fim de semana, Coimbra acolhe a Taça Europeia de Juniores em judo, com a participação de cerca de 500 atletas, de 21 países europeus.

O vereador Carlos Lopes disse ainda que as obras no Pavilhão Mário Mexia deverão estar concluídas no final de abril, não tendo até à data registado nenhuma “derrapagem” no prazo previsto.

“Está tudo a decorrer como o previsto e esperamos ter também essa infraestrutura, que é importantíssima para Coimbra”, salientou.

O autarca com o pelouro do desporto anunciou também que, em junho, se vai realizar o Multisport Weekend Coimbra 2022, no Parque do Choupalinho, que envolve natação e triatlo.

“Estamos a trabalhar em várias frentes e à espreita das melhores oportunidades para dar a Coimbra provas de qualidade e trazer o desporto”, concluiu Carlos Lopes.

Fonte: Sapo on-line

“Negociação para Badajoz acolher início de etapa da Volta a Portugal está "bem encaminhada"


Por: AMG // JP

Joaquim Gomes confirmou hoje que “está tudo bem encaminhado” para que uma etapa da próxima Volta a Portugal em bicicleta parta da cidade espanhola de Badajoz, um dia depois de Elvas acolher uma chegada da prova.

“Confirmo que há cerca de dois meses estamos em negociação com a Câmara Municipal de Elvas, mas no âmbito do projeto Eurocidade, que envolve os municípios de Badajoz e Campo Maior. Inclusive, foram chamados também a participar outros municípios alentejanos, quer do Alentejo central, que podem ser alvo desta etapa, como do norte alentejano. E está tudo bem encaminhado para que se confirme esta etapa. Aliás, serão duas etapas: uma chegada a Elvas e uma partida de Badajoz”, avançou o diretor da prova ‘rainha’ do calendário nacional.

Em declarações aos jornalistas, em Ponte de Sor, Joaquim Gomes garantiu que “ainda não há acordos firmados sobre o tema”, mas considerou que, a confirmar-se a inclusão de Elvas e Badajoz no percurso da corrida que se disputa entre 04 e 15 de agosto, a presença do Alentejo na próxima edição da Volta a Portugal sairá “vincada, e de que maneira”.

O diretor da Volta reagia assim às declarações do presidente da Câmara Municipal de Elvas, que hoje, à partida da terceira etapa da Volta ao Alentejo, revelou que aquela cidade poderia acolher uma chegada da 83.ª edição, seguindo-se, no dia seguinte, uma partida da cidade fronteiriça de Badajoz, cidade que marcou presença no percurso da prova apenas em 1971.

“É interessante, porque há já algum tempo estamos a ver que a Volta a Portugal em bicicleta ocorre do rio Tejo para cima e isso não faz qualquer sentido. E nós, os autarcas da zona sul, vamos ter que ter uma palavra a dizer e, por isso mesmo, estamos a preparar que se dê aqui uma etapa da Volta a Portugal e, depois, que o arranque no dia seguinte seja feito do lado de lá da fronteira”, detalhou José Rondão Almeida.

O autarca indicou que “as negociações com o alcaide de Badajoz vão numa fase muito adiantada”, assim como com o seu “colega de Campo Maior”, Luís Rosinha, e “outros autarcas [de cidades] por onde a Volta vai passar”.

“Estamos convencidos de que somos capazes de criar as condições para ter aqui de facto a Volta a Portugal a ter uma etapa e, no dia seguinte, o arranque da próxima etapa na cidade de Badajoz este ano já”, concluiu.

Joaquim Gomes assumiu ainda que "se o senhor presidente teve essa afirmação", fica "satisfeito" e vai "considerando isso um voto de confiança para que essa intenção se possa concretizar".

A terceira etapa da 39.ª Volta ao Alentejo ligou hoje Elvas a Ponte de Sor, no total de 176,7 quilómetros, e foi vencida pelo venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), que bateu ao ‘sprint’ o seu compatriota e novo camisola amarela Orluis Aular (Caja Rural).

Fonte: Lusa

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados Leangel Linarez foi o mais forte na chegada a Ponte de Sor após grande trabalho da equipa na 3ª etapa Volta Alentejo”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou hoje a sua prestação na 3ª Etapa da Volta ao Alentejo, uma ligação de 179,3 quilómetros entre Elvas e Ponte de Sor. Um dia de muita alegria para a equipa, onde após um enorme trabalho da equipa, Leangel Linarez fechou o dia com chave de ouro e foi o mais forte no sprint final.

Na fase inicial da etapa, formaram-se vários grupos perigosos na frente da corrida e a equipa mostrou-se sempre muito atenta e esteve presente naqueles que eram os grupos de maior ameaça para a corrida. Após o grupo em fuga se ter consolidado, a equipa guardou todas as suas forças no apoio a Leangel Linarez e João Matias, eles que eram os homens mais protegidos.


Na aproximação à meta final, a equipa foi fiel ao plano delineado e assumiu a cabeça do pelotão nos últimos 2 quilómetros, fazendo uma aproximação soberba à última curva a cerca de 300 metros da linha de meta. Nesse momento, João Matias arrancou desde a roda de António Barbio e levou Leangel Linarez na melhor posição possível até ser lançado o sprint final. Um mano a mano muito intenso entre os venezuelanos Linarez e Aular, mas com o nosso corredor a levar a melhor e a conseguir assim a segunda vitória da temporada para a sua conta pessoal.


Mais um dia muito feliz para toda esta estrutura, mais uma vitória muito emotiva, onde recordamos sempre em cada momento o nosso mentor Pedro Silva, que esteja onde estiver seguramente está muito feliz. No final, Leangel Linarez extremamente feliz afirmava que “Em primeiro lugar agradecer a deus, a toda a equipa por me acompanhar até os quilómetros finais e poder sprintar da melhor maneira e rematar todo este grande trabalho da equipa. Estou muito contente com esta vitória que é das mais importantes da minha carreira até agora.”

A equipa fez uma vez mais um trabalho soberbo e foi recompensada por isso, uma vitória seguramente do coletivo que muito trabalhou e no final Leangel finalizou com chave de ouro.


A quarta etapa, a disputar no sábado, prevê-se determinante na definição da geral. Será um contrarrelógio de 8,4 quilómetros, com partida e chegada em Castelo de Vide. Antes das 18h00 saberemos se conseguirá segurar a camisola amarela. Espera-se que seja uma jornada capaz de marcar diferenças, mas mantendo a discussão ainda entreaberta para o dia seguinte.

 

Classificação Etapa

Elvas – Ponte de Sor: 179,3 Kms

 

1.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 3h58m53s 32.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

61.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 66.º Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 85.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

102.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 111.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m59s

 

Classificação Geral

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA), 12h33m37s

3.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 8s 15.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 20s

71.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 22s 73.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

82.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

92.º Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m20s 97.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 2m21s

 

Classificação Equipas

 

1.º Radio Popular/Paredes/Boavista, 25h46m11s 6.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, a 7s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados

“Glassdrive / Q8 / Anicolor prossegue na discussão da Volta ao Alentejo 3ª etapa”


Cumpriu-se hoje a 3.ª Etapa da 39.ª Volta ao Alentejo, com Luís Mendonça a ser o mais veloz da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, ao chegar na 8.ª posição a Ponte de Sor, onde estava a meta. Dia marcado pela presença de Héctor Sáez na fuga do dia, onde deu protagonismo à estrutura. Nas contas da Geral Individual é Fábio Costa que continua melhor posicionado, com o 11.º lugar e a 19s do líder, Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA). Está tudo em aberto até domingo, último dia da corrida. 

Esta sexta-feira, a tirada ligou Elvas a Ponte de Sor ao longo de 176,6 km rodados a alta velocidade. Héctor Sáez foi um dos protagonistas do dia, ao lançar a fuga em solitário, aos 39 km. Viriam a juntar-se dois compatriotas, da Burgos-BH, com o trio a permanecer largos quilómetros em cabeça de corrida, com uma diferença que quase chegou aos 02m30s. 

Quando ainda faltavam 54 km para a meta, o pelotão absorveu a fuga. Nesta sequência formou-se nova escapada, desta feita com um duo mas que não resistiu à perseguição do grupo principal, compacto nos derradeiros 10 km, na perspetiva de preparar uma chegada ao sprint. Após o trabalho da equipa para colocar Luís Mendonça, o sprinter seria o 8.º a cruzar o risco, com Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) a vencer a etapa. 

“Foi uma etapa em que se rolou de forma muito veloz, sobretudo no início da corrida, onde Héctor Sáez entrou na fuga do dia com mais dois companheiros de fuga. Na parte final também tentámos surpreender para a chegada, acabando por ser mais um dia salvo na Volta ao Alentejo. Ainda há muita corrida para jogar, sobretudo agora, no contrarrelógio individual de amanhã e na última etapa”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.

Este sábado a 4.ª Etapa vai trazer o tradicional contrarrelógio, com partida e chegada a Castelo de Vide. Os curtos, intensos e explosivos 8,4 km na serra sobranceira à vila serão decisivos para a definição do vencedor desta edição de “Alentejana”. (NOTA: Ordem de Saída dos corredores da equipa no final das Classificações) 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

39.ª VOLTA AO ALENTEJO

3.ª ETAPA: Elvas – Ponte de Sor» 176,6 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 3.ª ETAPA

 

1.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 03h58m33s 

2.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), mt 

3.º Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista), mt 

8.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

31.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

34.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

37.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

40.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

69.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

96.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 3.ª Etapa) 

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), 12h33m37s  

2.º Xabier Azparren (Euskatel- Euskadi), a 03s 

3.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 08s 

11.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 19s 

17.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 21s 

34.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 22s 

38.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

45.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

67.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

88.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 50s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Euskatel- Euskadi, 37h41m50s 

3.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 07s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERMELHA  

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), 63 Pontos 

11.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 8 Pontos 

16.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos 

24.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 3 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA 

 

1.º Rodrigo Caixas (L.A. ALUMÍNIOS-Credibom-Marcos Car), 12h33m53s 

5.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 12h33m59s 

 

 

ORDEM DE SAÍDA PARA O CONTRARRELÓGIO INDIVIDUAL DE AMANHû 4.ª ETAPA

 

16H01 Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor) 

16H22 Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor) 

16H44 António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor) 

16H51 Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor) 

16H55 Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor) 

17H12 Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor) 

17H20 Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor)

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Sprinters Venezuelanos Voam em Ponte de Sor na 3ª etapa da Volta ao Alentejo”


Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) venceu ao sprint a terceira etapa da 39ª Volta ao Alentejo Delta Cafés percorrida entre Elvas e a “Capital da Aeronáutica” portuguesa. Em Ponte de Sor, o venezuelano foi o mais forte na discussão ao sprint batendo em cima da linha de meta o compatriota Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) que recuperou a liderança da prova depois de já ter vencido a etapa inaugural. Mas para os comissários decidirem e atribuir a vitória foi preciso ver e rever o foto finish tal foi escassa a margem entre os dois.

O espanhol Xabier Azparren (Euskaltel-Euskadi), anterior comandante, baixou ao segundo lugar mantendo-se a diferença de três segundos entre os dois melhores classificados. A alentejana está ao rubro com o regresso do sistema de bonificações de tempo e o fim de semana promete duplicar as emoções a começar com o contrarrelógio deste sábado.


 

17 anos depois...Elvas

 

O terceiro dia de competição foi um dos mais rolantes encarado pelos homens das bicicletas quase como um ensaio para a luta que vão travar com o cronómetro em Castelo de Vide.

De Elvas, onde a Volta ao Alentejo não ia desde 2005, partiu um pelotão disposto a terminar cedo a etapa. A média horária das primeiras duas horas de corrida passou os 45 quilómetros hora. Foram as constantes fugas e a vontade de não desperdiçar os preciosos segundos de bonificação nas Metas Volantes que tornaram a etapa rápida. No fim, em Ponte de Sor, a média do vencedor e do grande grupo classificado com o tempo de Leangel Linarez pouco diferente iria baixando para os 44,4 quilómetros.

Tal como no dia anterior, a Rádio Popular-Paredes-Boavista viu novamente um dos seus corredores subir ao pódio. Na chegada agrupada, após 176,7 quilómetros, Daniel Freitas foi terceiro classificado e o melhor português na etapa.


Nas outras contas, as classificações para as diferentes camisolas, apenas se destaca a mudança de líder. Orluis Aular vestiu a Amarela Delta Cafés e manteve a Vermelha Correio da Manhã por ser o mais regular em prova e, por isso também o mais pontuado. Rodrigo Caixas (La Alumínios-Credibom-Marcos Car) de 21 anos continua portador de duas camisolas, a Verde Carclasse Jaguar da Montanha e a Branca CMTV da Juventude.

 

 

 

Fim de semana de decisões

 

O já há tradicional contrarrelógio em Castelo de Vide tem sido um dos pontos que tem ajudado nas últimas edições a definir o vencedor no Alentejo. São apenas oito quilómetros e meio, mas intensos e mais favoráveis a corredores explosivos onde se pode ganhar, mas sobretudo perder. O atual líder encara-o com alguma apreensão. “A primeira parte é um pouco dura e a segunda tem mais técnica, tenho de dar tudo pela Camisola (Amarela). Fomos conseguindo somar bonificações, mas o segundo classificado (Xabier Azparren) está muito próximo, por isso vou dar o meu melhor até ao final”.

Tiano da Silva, da equipa sul africana Protouch, será o primeiro corredor a partir pelas 15h30.

Fonte: Podium

“W52 – FC Porto está concluída a 3ª etapa da Volta ao Alentejo”


Mais uma etapa cumprida pelo pelotão na 39ª Volta ao Alentejo, desta feita com ligação entre Elvas e Ponte de Sor, uma etapa com 176,7 quilómetros.

A etapa começou logo a bom ritmo com a fuga a surgir apenas aos 40 quilómetros, um trio que chegou a ter 2 minutos e meio de vantagem.

Esta fuga durou até faltarem 50 quilómetros para a meta, quando o pelotão reagrupou num só grupo.

Com tanto quilometro para a meta surgiu nova fuga, um duo que foi apanhado a 10 quilómetros do final.

A partir daqui foi-se em pelotão compacto até à meta da reta, com uma queda a acontecer nos últimos quilómetros mas as equipas já estavam lançadas para o sprint.

Nesta etapa o mais forte foi Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e a liderança da Geral Individual voltou para Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA).

O primeiro ciclista da equipa a cortar a meta foi Samuel Caldeira, com o mesmo tempo do vencedor.

Amanhã cumpre-se o contrarrelógio individual da prova, 8,4 quilómetros que deverão fazer diferenças na classificação geral, onde ainda há 83 ciclistas a 22 segundos da liderança.

           

Classificação Etapa

 

23º Samuel Caldeira -mt

29º Daniel Mestre -mt

52º José Neves -mt

53º José Gonçalves -mt

55º Jorge Magalhães -mt

93º João Rodrigues -mt

100º Rui Vinhas -mt

 

Geral Individual após 3ª etapa

 

13º José Gonçalves +19s

35º Daniel Mestre +22s

36º Samuel Caldeira +22s

51º José Neves +22s

58º Jorge Magalhães +22s

63º João Rodrigues +22s

75º Rui Vinhas +22s

 

Geral Equipas

 

11º W52 – FC Porto +7s

Fonte: W52 – FC Porto

“Primeira etapa da taça de Portugal btt xcm é em Melgaço”


Acontece no dia 27 de março e as inscrições estão abertas até dia 23, em www.fpciclismo.pt 

 

Por: Sara Pereira

No próximo dia 27 de março, Melgaço acolhe a VI Maratona de BTT, primeira etapa da Taça de Portugal de XCM e pontuável para o Campeonato do Minho BTT XCM – Discover Melgaço. A prova, com partida e chegada no Centro de Estágios de Melgaço, prevê a inscrição nas categorias de competição e de paraciclismo.

Para esta edição estão contemplados percursos de Maratona com 81km e 50km: Maratona Elite | Taça de Portugal de XCM – Federados – 81km (Acumulado aproximado subida/descida – 2841m); e Maratona Curta | Taça de Portugal de XCM – Federados – 50 km (Acumulado aproximado subida/descida – 1887m). Os primeiros quilómetros após a partida (aproximadamente 6Km) serão efetuados por estrada e terão acompanhamento policial e de veículos da organização devidamente identificados, que irão monitorizar o grupo durante a extensão do percurso.


A iniciativa tem-se afirmado como um evento de referência, contribuindo para a promoção da prática desportiva. Por entre trilhos e caminhos rurais, a Maratona de BTT - Melgaço continua a assumir-se como uma excelente oportunidade para os atletas descobrirem o destino de natureza mais radical de Portugal.

O programa prevê a partida para a primeira corrida (todas as categorias Femininas e Paraciclismo) pelas 09h00. De seguida, às 09h15, para as Elites Masculinas. Todas as categorias Master Masculinas começarão a competir pelas 09h20. A cerimónia protocolar de entrega de prémios decorrerá pelas 15h00.

O Padock será no Centro de Estágios de Melgaço. O secretariado estará localizado junto ao local de Partida/Chegada, no Pavilhão Gimnodesportivo do Centro de Estágios de Melgaço para os atletas federados e de promoção. A entrega de prémios será no Centro de Estágios de Melgaço e todos os outros serviços serão junto ao secretariado. Os banhos e lavagem de bicicletas serão no Centro de Estágios de Melgaço Comendador Rui Solheiro.


A Maratona é promovida pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M em parceria com o Município de Melgaço, a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio de diversas entidades tais como a Cision, a POPP Agency, a Strong Speed, a Navega Rías Baixas, a Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, a Arrecadações da Quintã, a Polisport, a UnaSeguros, a Seg3 – Mediação de Seguros e a Bike – Tudo sobre o mundo do BTT.

As inscrições decorrem até ao dia 23 de março, em www.fpciclismo.pt. O programa, regulamento e todas as informações estão disponíveis nesse mesmo link (site da Federação Portuguesa de Ciclismo).

Melgaço: O destino de natureza mais radical de Portugal 18 de março de 2022

Fonte: Câmara Municipal Melgaço

“Milão-Sanremo p primeiro “Monumento” de ciclismo da temporada a não perder na Eurosport”


Por: Vasco Simões

A 113ª edição da corrida italiana vai para o ar no Eurosport 2 este sábado, a partir das 8:30 h, os comentários à prova ficam a cargo de Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici, Gonçalo Moreira e Frederico Bártolo.

É já este sábado, 19 de março, que se realiza a icónica corrida Milão – Sanremo, o 1.º ‘Monumento’ de ciclismo da temporada, e os fãs da modalidade vão poder acompanhar toda a ação em direto no Eurosport ao longo de emissão ‘maratona’ de 8 horas recheada de muita emoção.

Conhecida como a 'Clássica da Primavera’, a Milão – Sanremo é uma prova de apenas um dia ligando as duas cidades italianas ao longo de 293 quilómetros e uma das mais importantes clássicas do calendário. É conhecida igualmente por ‘Clássica da Primavera’, ‘Classicíssima’ ou ‘Clássica das Clássicas’. Os ciclistas deixam o frio do Norte, em Milão, rumo a Sul, para a famosa cidade situada na costa da Ligúria, que acolhe o festival da canção italiana. Pelo caminho, o pelotão passa por locais icónicos como o Passo del Turchino e zonas de ascensão decisivas como Cipressa ou o Poggio di Sanremo.

Ambas subidas marcarão a estratégia de ciclistas e equipas para o que se supõe ser um final decidido ao ‘sprint’. A última, Poggio di Sanremo, fica a apenas 9 quilómetros da meta e pode ser decisiva nas contas do pódio final. Nos últimos anos registaram-se triunfos de Jasper Stuyven (2021), Wout van Aert (2020), Julian Alaphilippe (2019), Vincenzo Nibali (2018) ou Michal Kwiatkowski (2017).

O 1.º ‘Monumento’ da época conta, como não podia deixar de ser, com a presença das principais figuras do pelotão internacional e as melhores equipas do World Tour da UCI. O nome de Tadej Pogacar surge no topo da lista de favoritos à conquista da prova, depois dos recentes triunfos do esloveno na Volta aos Emirados Árabes Unidos, Strade Bianche e Tirreno – Adriatico. Terá a concorrência feroz do compatriota Primoz Roglic, que ganhou a Paris – Nice, ou do belga Wout van Aert que triunfou na Omloop Het Nieuwsblad.

Quem vencerá a Milão – Sanremo 2022? A resposta é dada este sábado, 19 de março, e pode ver tudo em direto no Eurosport 2, a partir das 08:30h, numa emissão que promete muita ação. Os comentários à prova ficam a cargo da equipa de especialistas de ciclismo do canal Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici, Gonçalo Moreira e Frederico Bártolo.

 Fonte: Eurosport Portugal

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com