domingo, 3 de outubro de 2021

“João Ferreira e Ana Filipa Santos vencem triatlo longo de Setúbal”


Prova foi disputada este domingo

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

João Ferreira e Ana Filipa Santos, ambos do CNATRIL, venceram este domingo a edição de 2021 do Setúbal Triathlon, impondo-se após os 1,9 quilómetros de natação, 90 de bicicleta e 21,097 de corrida.

O atleta do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa (CNATRIL) venceu pela quarta vez consecutiva a prova, disputada na distância de meio 'ironman', em 4:03.23 horas, impondo-se a Márcio Neves (Peniche AC) e a Miguel Arraiolos (Benfica), segundo e terceiro classificados, em 04:09.09 e 04:13.52, respetivamente.

A companheira de equipa Ana Filipa Santos levou a melhor no setor feminino, em 04:50.14 horas, destacando-se de Liliana Veríssimo (04:57.06), vencedora em 2020, e Liliana Alexandre (05:15.39), ambas do Olímpico de Oeiras, que terminaram nos restantes lugares do pódio da quinta edição da competição setubalense.

Fonte: Record on-line

“Cavendish vence ao sprint Sparkassen Münsterland na Alemanha”


Francês Alexis Renard foi segundo e dinamarquês Morten Hulgaard terceiro

 

Por: Lusa

Foto: Instagram

O ciclista britânico Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) venceu este domingo ao sprint a Sparkassen Münsterland, conquistando na Alemanha a sua 156.ª vitória.

Cavendish, recordista de vitórias em etapas da Volta a França, com as mesmas 34 do belga Eddy Merckx, concluiu os 188,5 quilómetros entre Enschede e Munster em 04:11.53 horas, menos um segundo do que o francês Alexis Renard (Israel Start-up Nation) e menos dois do que o dinamarquês Morten Hulgaard (Uno-X).

Aos 39 anos, o alemão André Greipel (Israel Start-up Nation) despediu-se do ciclismo com o 10.º lugar, a 01.33 minutos de Cavendish, encerrando a carreira com um total de 158 triunfos.

Fonte: Record on-line

“Italiano Sonny Colbrelli vence Paris-Roubaix na estreia”


Por: JP (RBA) // RPC

Fotos: Getty

O italiano Sonny Colbrelli (Bahrain-Victorius) venceu hoje a clássica Paris-Roubaix, na sua primeira participação, impondo-se ao ‘sprint’ ao belga Florian Vermeersch (Lotto Soudal) e ao holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix).

O campeão da Europa de fundo concluiu os 257,7 quilómetros da prova em 06:01.57 horas, o mesmo tempo dos seus companheiros de fuga e menos 44 segundos do que o seu compatriota Gianni Moscon (INEOS), que liderou isolado o ‘inferno do norte’ até sofrer um furo e duas quedas.


“Estou muito feliz. Foi um Roubaix lendário hoje, com chuva desde o início. Para a corrida, concentrei-me em van der Poel, mas Vermeersch quase nos surpreendeu. A 20 ou 25 metros da linha de chegada consegui passar. Este é o meu ano e esta foi a corrida dos meus sonhos”, disse o transalpino.

O triunfo de Sonny Colbrelli é o 12.º de um italiano e o primeiro desde 1999, quando se sagrou vencedor Andrea Tafi.


Numa 118.ª edição disputada sob chuva, a lama endureceu o percurso, Moscon destacou-se do pelotão a 50 quilómetros da chegada ao velódromo de Roubaix.

Apesar de ter sofrido um furo, que o obrigou a mudar de bicicleta, e um par de quedas, Moscon chegou a dispor de mais de um minuto de vantagem, mas foi alcançado a 14 quilómetros do fim, por Colbrelli, Vermeersch e Van der Poel.

Este trio chegou junto e disputou o triunfo – e a sucessão ao belga Philippe Gilbert, vencedor em 2019 da prova, que foi cancelada no ano passado devido à pandemia de covid-19.


Vermeersch tentou a sorte a pouco mais de três quilómetros da chegada, mas, só no circuito, Colbrelli assegurou a vitória ao ‘sprint’, a 34.ª da carreira e a oitava em 2021, quando conquistou o título europeu e a Volta ao Benelux.

Antes de Colbrelli, apenas o alemão Josef Fischer, em 1896, na edição inaugural, e o francês Jean Forestier, em 1955, conseguiram vencer a ‘rainha das clássicas’ na primeira participação.

André Carvalho (Cofidis) e Rui Oliveira (UAE–Emirates) foram os portugueses em prova, mas integraram um vasto lote de ciclistas que não a concluíram.

Fonte: Lusa
















“Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo em Almeirim”


Jovens regressam a Almeirim para a festa do ciclismo de formação

 

Por: Ana Nunes

Durante este fim de semana, e depois de um ano de interregno, os mais jovens regressaram ao concelho de Almeirim, para o Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo.

Mais de 500 ciclistas deslocaram-se de todo o país até ao concelho de Almeirim, para a maior festa do ciclismo de formação nacional. Acompanhados pelos responsáveis das respetivas escolas e familiares os jovens ciclistas tornaram a ter a possibilidade de conviverem neste evento tão especial, que em 2020 não se pôde realizar devido à situação pandémica.


Entre dia 2 e 3 de outubro, sábado e domingo, participaram neste Encontro Nacional de Escolas, jovens com idades compreendidas entre os 5 e 14 anos, pertencentes às categorias de Benjamim, Pupilo, Iniciado, Infantil e Juvenil.

Ao longo do fim de semana, os ciclistas competiram em provas de destreza, contrarrelógio e em linha, nas vertentes de estrada e BTT. Esta jornada, repleta de alegria e diversão, permitiu não só a aprendizagem e o convívio entre os jovens ciclistas, mas também a competição entre si.


Apesar de os resultados não serem o elemento mais importante deste evento desportivo, os resultados das vertentes de estrada e BTT, podem ser consultados através do link abaixo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano”


João Rodrigues e Maaris Meier conquistam a vitória em Castelo de Vide

 

Por: Ana Nunes

João Rodrigues (Maiatos) venceu a prova de elite masculina da 3.ª Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, em Castelo de Vide e é líder do ranking. Já Maaris Meier (Maiatos) conquistou a prova feminina, aumentando assim a vantagem na geral.

A terceira prova da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano disputou-se hoje em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, com João Rodrigues (Maiatos) a conquistar a vitória, após Rafael Sousa (Maiatos) ter sido desclassificado por auxílio irregular.

Com esta vitória, João Rodrigues subiu ao primeiro lugar do ranking geral da competição. Gonçalo Barros (BTT Enduro Terras de Bouro) terminou na segunda posição, a 18 segundos do vencedor. Fábio Gil (Casa do Povo de Abrunheira) terminou a 31 segundos do líder e fechou o pódio em terceiro.

No setor feminino, Maaris Meier (Maiatos) tornou a vencer, desta feita com apenas 4 segundos de vantagem sobre a segunda classificada, Sophie Bagnall (Gravity Bc), o que lhe permitiu aumentar a vantagem no ranking geral. Já Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) fechou na terceira posição, a 45 segundos da vencedora.


Em juniores masculinos, André Fernandes (Caniço Riders) continua imparável, somando mais uma vitória na Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano. O corredor venceu com uma vantagem confortável de 1m12s sobre Leonel Manteigas (Casa do Povo de Abrunheira), que fechou na segunda posição. António Machado (BTT Enduro Terras de Bouro) foi terceiro, a 1m35s.

Em cadetes masculinos foi Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) a vencer, com 37 segundos de vantagem sobre Marco Fernandes (Clube BTT Matosinhos) e 44 segundos sobre Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira), que concluíram a prova em segundo e terceiro, respetivamente.

Nas categorias de veteranos, Gonçalo Gaspar voltou a destacar-se em masters 30 e em masters 40 foi Bruno Marinho (BTT Enduro Terras de Bouro) a vencer a prova. Na categoria de masters 50 o vencedor foi Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira) e em masters 60 António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira) mais uma vez, a dominar. No setor feminino foi Vivianne Saeczuk (BTT Pandilhas a Monte) a terminar na primeira posição.

Tiago Patrocínio (Escola Joaquim Agostinho/UDO) venceu em juvenis.

Nas bicicletas de assistência elétrica a vitória foi para Pedro Cândido (Movefree/ONfm/CM Torres Vedras).

A final da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano irá realizar-se em S. Brás de Alportel, nos dias 30 e 31 de outubro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de Maratona Btt-Xcm de Melgaço”


Ana Antunes e Roberto Ferreira lideram em Melgaço

 

Por: Ana Nunes

Ana Antunes (Ser e Parecer Publicidade-Cycling) e Roberto Ferreira (DMT Racing Team) venceram na categoria de elite, na 3.ª Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM), que se disputou neste fim de semana, em Melgaço.

A terceira prova da Taça de Portugal de Maratona Btt-Xcm viu Ana Antunes (Ser e Parecer Publicidade-Cycling) conquistar a vitória, após completar a prova em 2h44m54s. Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) foi a segunda classificada, a 7m49s da vencedora. Ilda Pereira (Casa Myzé Team) concluiu em terceiro lugar, a 8m29s.

No setor masculino foi Roberto Ferreira (DMT Racing Team) a destacar-se, numa corrida que se decidiu mesmo no cair do pano, após 81 quilómetros e 3h26m52s em competição. O corredor bateu Bruno Sancho (Korpo Ativo/Penacova) por apenas 1 segundo e Bruno Henriques (BTT Loulé/Elevis) por 1m32s.

Nas categorias de veteranos, Ana Barata (BTT Gardunha/Fundão/Create) venceu em masters 30 e, no setor masculino foi Filipe Ramos (Guilhabreu BTT) a levar a melhor. Em masters 35 o vencedor foi Ismael Graça (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante “O Forno”).


Em masters 40, a vitória foi para Raquel Santos (BTT Seia) e Nuno Inácio (BTT Gardunha/Fundão/Create), com António Ferreira (BTT Gardunha/Fundão/Create) a sair vitorioso na categoria de masters 45.

Filomena Paulo (Ródinhas/Santos Silva) e António Marques (BTT Seia) foram os melhores em masters 50, com Fernando Gonçalves (CTM-Vila Pouca/CEPSA/Casa Lima) a destacar-se em masters 55.

Na categoria de masters 60, Abílio Moreira (Trepanelas/Prifer) foi quem alcançou o primeiro posto.

Hugo Frade (SEARTEX Portugal/Edaetech) competiu a solo no paraciclismo, tendo terminado a prova em 4h05m10s.

A quarta e última prova da Taça de Portugal de Maratona Btt-Xcm irá disputar-se em Condeixa, nos dias 30 e 31 de outubro.

Fonte; Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com