sexta-feira, 9 de novembro de 2018

“Azores Islands Triathlon 2018”

Realizou-se dia 3 novembro o Campeonato Nacional Individual de Triatlo e o CN de Clubes Triatlo de Longa Distância.

Com um número de pessoas acima das expetativas para este tipo de prova, foi Vanessa Pereira, individual, que se sagrou Campeã Nacional Individual de Longa Distância (4km de natação, 120km de ciclismo e 30km de corrida) ao vencer o IX Azores Islands Triathlon que se realizou em São Miguel no passado dia 3 de novembro, com o tempo de 07:42:39.  Céu Coelho, do Sporting Clube de Espinho, foi vice-campeã da distância ao terminar a competição em 07:54:34 e Liliana Veríssimo, do Núcleo do Sporting da Golegã, subiu ao 3º lugar do pódio com 07:55:06.

Na competição masculina José Estrangeiro, do CNATRIL Triatlo conquistou o título de Campeão Nacional Individual de Longa Distância, seguido de João Ferreira, do Estoril Praia Triatlo, que foi vice-campeão com a marca de 06:32:44. Na terceira posição ficou Sérgio Marques, do CNATRIL Triatlo, com 06:35:53.

O Estoril Praia Triatlo venceu competição feminina por clubes, seguido da Associação Académica de São Mamede. Na prova masculina a primeira posição foi para o CNATRIL Triatlo, seguido do Estoril Praia Triatlo e do CPArmada.

«Esta distância, diferente dos anos anteriores, foi escolhida com o duplo objetivo de efetuar o Campeonato Ibérico na distância longa da ETU e fazer uma prova Portugal com o Campeonato Nacional», explica Fernando Correia, vice-presidente para o quadro de competições da FTP. O percurso de natação foi realizado na marinha, com águas calmas, o que permitiu um trajeto rápido. O segmento de ciclismo era duro, com um declive significativo, com dificuldades acrescidas pelas condições climatéricas que se apresentaram nesse dia, principalmente na parte final do percurso em que o denso nevoeiro e a chuva dificultaram a prestação dos atletas, num trajeto que era por si só já difícil por incluir algumas estradas rurais estreitas e com trânsito aberto. Quanto à corrida era maioritariamente plana.

Campeã Nacional Individual de Triatlo na Distância Longa

A vencedora da prova, Vanessa Pereira, conta-nos que desde que a prova foi anunciada há um ano que demonstrou o desejo de a fazer, dado que seria nos Açores, numa altura em que o corpo pede descanso e numa distância que lhe ‘agrada muito’.

«A natação foi feita em 3 voltas, num total de 4km, que na minha opinião tornou esta longa hora menos monótona.» O percurso do ciclismo foi, tal como para outros triatletas, a parte mais difícil de superar. «Durante o ciclismo o mau tempo apareceu e foi marcado por chuva e nevoeiro que não me deixaram pedalar, e sim travar com medo de cair.» E Vanessa acrescenta que ‘foi uma pena pois com sol teria outro encanto’. «No percurso de duas voltas do ciclismo, cada uma de 60km, assentou que nem uma luva na gestão do esforço.»

Vanessa entrou com uma vantagem tranquila na corrida, o que lhe permitiu desfrutar das quatro voltas daquele segmento, fazendo os 30km a motivar outros atletas. «O melhor deste percurso é que não é monótono, uma vez que estamos sempre a ver atletas».

Segundo a opinião da triatleta, esta é uma prova «com muito potencial que precisa de investimento e melhorias, como por exemplo um percurso de ciclismo em estradas principais que tenham melhor pavimento e talvez parcerias com entidades que tornassem a prova mais acessível para os atletas.»

O Campeão Nacional Individual de Triatlo de Distância Longa

Quanto ao vencedor da prova, José Estrangeiro, terminou com a sensação de objetivo cumprido que era vencer individual e principalmente coletivamente para o clube se mantivesse na luta pelo título. «Senti-me bastante bem na natação, consegui impor logo um bom ritmo desde o início, selecionar um grupo. Saí da água com vantagem de 1’30’’ para o João Ferreira.» Estrangeiro conta-nos que apesar de ter ganho algum tempo na primeira volta do ciclismo, na segunda foi obrigado a gerir o esforço, já que as sensações não foram as melhores. «Acabei por sair do ciclismo apenas com 1’20’’ para João Ferreira (o segundo em prova). Na corrida optei por começar num ritmo controlado, já que eram 30km e sabia que ia ser bastante duro, à espera que o João me alcançasse; ele acabou por ganhar algum tempo nos primeiros três quilómetros, mas depois a partir daí comecei a ganhar tempo, cheguei a ter uma vantagem de três ou quatro minutos e a partir daí foi a gerir até ao fim, apesar de neste segmento também não me ter sentido nas melhores condições.»

O triatleta do CNATRIL Triatlo conta que a chuva e o nevoeiro dificultaram um pouco o trajeto do ciclismo que percorria algumas estradas mais secundárias, o que não facilitou a vida aos atletas. No entanto, José Estrangeiro faz um saldo positivo:

«Foi uma boa prova, é uma distância boa de se fazer, que já requer alguma maturidade e experiência, o que constitui um desafio para todos os atletas. Foi uma aposta ganha na minha opinião», conclui.

Segue-se a última prova da época e última etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo de Longa Distância que irá realizar-se no dia 18 de novembro no IV Triatlo Longo de Vilamoura.

Fonte: FTP

“Henrique Casimiro renova contrato com a Efapel”

O ciclista português está na Efapel desde 2016

O ciclista português Henrique Casimiro, 10.º classificado na Volta a Portugal, renovou o contrato com a Efapel, anunciou hoje a equipa de Ovar, em comunicado.

Na Efapel desde 2016, o alentejano, de 32 anos, diz que a renovação "vem apenas materializar a enorme vontade de ambas as partes em seguir unidas neste grande projeto, muito antes do término da presente época".

"De certa forma para mim é seguir junto da família que aqui criámos. E uma vez mais sentir todo o apoio de toda a estrutura Efapel e perceber que consideram a minha continuidade fundamental para manter o 'núcleo duro' da equipa", referiu, citado pela equipa.

Henrique Casimiro junta-se a Sérgio Paulinho entre principais ciclistas que já renovaram com a equipa, que contratou ainda Jóni Brandão, que estava na Sporting-Tavira.

Fonte: Sapo on-line

“Sporting-Tavira confirma José Mendes e César Martingil”

Dupla junta-se a um elenco que já conta com Tiago Machado

Por: Fábio Lima

O Sporting-Tavira anunciou esta sexta-feira as contratações de José Mendes e César Martingil. Os dois ciclistas, de 33 e 23 anos, respetivamente, são os terceiros reforços sonantes dos leões, depois da chegada de Tiago Machado.

Chegado ao Sporting vindo dos espanhóis do Burgos-BH, José Mendes mostrou-se "bastante motivado" pelo regresso a Portugal, enaltecendo o facto de o fazer "num clube como o Sporting/Tavira, que é muito importante". "Na estrada vamos notar o apoio da massa adepta leonina e vai ser uma motivação para os momentos mais difíceis e para lutarmos pelas vitórias", declarou o ciclista luso, campeão nacional de 2016.

Já César Martingil chega a Alvalade proveniente da Liberty Seguros/Carglass, afirmou sentir "um enorme orgulho por vestir a camisola verde e branca em 2019", isto numa equipa que considera ter "futuro". "Venham para a estrada esta temporada, pois eu prometo vitórias", concluiu.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com