segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

“Último Campeonato Mundial UCI do ano em Abu Dhabi”


Último Campeonato Mundial UCI do ano em Abu Dhabi

 

A temporada de 2024 das competições de BMX Freestyle e trials terminará em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, durante o Campeonato Mundial de Ciclismo Urbano da UCI, realizado de 18 a 21 de dezembro. No mesmo local que sediou com sucesso a edição de 2022, os campeões de ambas as disciplinas competirão pelas icônicas camisas arco-íris da UCI, as últimas a serem premiadas em 2024.

Os ciclistas selecionados para representar seus países no Campeonato Mundial de Trials da UCI lutarão pelos títulos em cinco percursos desafiadores, cada um com um cenário diferente. Os novos campeões mundiais da UCI serão coroados nas categorias feminina, masculina de 20", masculina Um evento de equipe mista, cada um com um mínimo de três atletas por nação, também está no programa.

No BMX Freestyle, dois formatos serão apresentados: Park e Flatland. Os especialistas em Flatland competirão na plataforma oval comprovada, enquanto seus colegas do Park se apresentarão em um percurso recém-projetado. A competição promete ser espetacular!

O Campeonato Mundial de Ciclismo Urbano da UCI viajou pelo mundo ao longo dos anos. As três primeiras edições (2017–2019) foram realizadas em Chengdu, China, depois, após uma pausa devido à pandemia de COVID-19, o evento mudou-se para Montpellier, França, em 2021. Em 2022, as camisetas arco-íris foram premiadas em Abu Dhabi antes que os atletas viajassem para Glasgow, Escócia (Reino Unido), em 2023, para o primeiro Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI, onde as várias disciplinas do ciclismo se reuniram para ver seus campeões mundiais da UCI coroados. Em 2024, as estrelas das seletivas e do BMX Freestyle retornarão aos Emirados Árabes Unidos para fechar o ano em grande estilo.

 

Trials: campeões que retornam

 

Nas provas, os atuais campeões mundiais da UCI são a alemã Nina Reichenbach (Elite Feminina), o espanhol Alejandro Montalvo (Elite Masculina 20%), o britânico Jack Carthy (Masculino Elite 26") e Oliver Weightman (Masculino Júnior 20") e o espanhol Daniel Cegarra (Masculino Júnior 26"). Todos virão a Abu Dhabi para dar o seu melhor.

 

BMX Freestyle Park: principais concorrentes

 

No BMX Freestyle Park, Kieran Reilly (GBR) teve a honra de vestir a camisa arco-íris por um ano inteiro. O medalhista de prata dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 não diminuiu o ritmo e tentará garantir uma vaga na final do top 12 na noite de sábado. Seu concorrente mais feroz provavelmente será Rim Nakamura (JPN), que conquistou o título mundial da UCI em Abu Dhabi em 2022.

França, Grã-Bretanha e Japão garantiram o máximo de seis vagas para a competição masculina de Park, mas os ciclistas dos Estados Unidos, Austrália e Argentina não devem ser esquecidos. O medalhista de ouro olímpico de Tóquio 2020, Logan Martin (AUS) e Jose Torres (ARG), que conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, também sabem como vencer no mais alto nível.

China, Estados Unidos e Grã-Bretanha são as nações mais bem classificadas no parque feminino e podem enviar no máximo seis atletas para o Campeonato Mundial da UCI deste ano. A China trará seis de suas estrelas, cada uma delas uma forte candidata ao pódio em Abu Dhabi em 21 de dezembro. O nível do Park feminino disparou nos últimos anos, e será fascinante ver qual será o nível do vencedor este ano. Hannah Roberts (EUA), várias vezes campeã mundial da UCI, fará o possível para adicionar mais uma vitória ao seu recorde.

 

BMX Freestyle Flatland: os favoritos dos pilotos japoneses

 

Aude Cassagne (FRA) e Yu Shoji (JPN) tentarão defender seus títulos do Campeonato Mundial da UCI a partir de 2023 em um evento altamente competitivo de BMX Freestyle Flatland.

O campeão mundial da UCI de 2021, Matthias Dandois (FRA), pretende recuperar o título, mas enfrentará um grupo formidável de competidores japoneses. Dandois, recentemente coroado Campeão Europeu em Luxemburgo, terminará sua carreira em dezembro no Campeonato Mundial da UCI.

A disputa pelo título está aberta na Flatland feminina, mas as ciclistas japonesas são as favoritas. Nina Suzuki, de 16 anos, venceu todas as três rodadas da Copa do Mundo UCI BMX Freestyle Flatland este ano e será difícil de bater.

Depois do início dos treinos no início da semana e das eliminatórias, as finais terão lugar na sexta-feira, 20 de Dezembro, e no sábado, 21 de Dezembro.

Fonte: UCI-União Ciclística Internacional

“Um duplo revés obriga a triatleta Gurutze Frades a dar uma pausa na sua carreira”


Há momentos na vida em que a competição, o treino e os objetivos desportivos ficam em segundo plano, a saúde, no seu sentido mais amplo, passa a ser prioridade absoluta, e é exatamente isso que a veterana triatleta basca Gurutze Frades está vivendo.

A atleta comunicou publicamente a situação delicada que atravessa, um duplo golpe que a obriga a fazer uma pausa na sua carreira de sucesso, infelizmente, a recente cirurgia a que foi submetido foi acompanhada pela morte de seu pai.

 

Um problema de saúde que exigia intervenção

 

Após a sua participação no Campeonato do Mundo IRONMAN em Nice, no final de setembro, Gurutze Frades foi submetida a exames ginecológicos que revelaram um crescimento significativo de um mioma uterino que já havia sido diagnosticado anteriormente.

Este mioma lhe causou desconforto ao longo da época, sem dúvida afetando o seu desempenho, apesar disso, ela demonstrou o seu grande profissionalismo ao terminar sempre entre nos dez primeiros, nas três competições que disputou antes do Campeonato do Mundo de Nice.

A gravidade da situação tornou necessária uma cirurgia de emergência e finalmente foi realizada uma cesariana devido ao tamanho do mioma, através das suas redes sociais, a triatleta deu a notícia, explicando que o pós-operatório está lhe causando dores físicas, somando-se às dores emocionais que já sentia.

 

Um duro golpe emocional foi a morte de seu pai

 

Como se a situação médica já não fosse complicada o suficiente, Gurutze teve que enfrentar a morte de seu pai na mesma semana. Uma perda irreparável que acrescentou profunda dor emocional ao seu já delicado estado de saúde.

Em mensagem publicada na sua conta do Instagram, Gurutze Frades expressou a sua dor e gratidão pelo apoio recebido, “a dor pode ser sentida de diferentes maneiras e neste momento estou sofrendo tanto emocional quanto fisicamente.

Esta semana, depois de muitos dias e muitas semanas, o meu pai faleceu depois de muita luta devido a uma operação em que tudo deu errado, dias horríveis e angustiantes para ele e para todos nós que o amávamos, a dor emocional que sinto é indescritível, e a dor é enorme, ele me deixou com um vazio enorme e já sinto muita falta dele.

Mas, às vezes as coisas podem ficar um pouco mais complicadas, depois do Ironman de Nice, fizeram alguns exames ginecológicos onde um mioma detetado no útero há muito tempo havia crescido muito.

 Ao longo do ano isso me deu muitos problemas, essa semana fiz uma intervenção para retirá-lo, o mioma era tão grande que tive que fazer uma cesariana para removê-lo, portanto, a dor física foi adicionada à dor emocional.

Não sei quanto tempo levará para se recuperar, espero que com o tempo as coisas fiquem mais calmas, muito obrigado a todos vocês que pelo apoio neste momento”.

 

O triatlo fica agora em pausa

 

Perante esta situação, Gurutze Frades vê-se obrigada a interromper a sua carreira desportiva, a recuperação física e, sobretudo, o processo de luto pela perda de meu pai exigem tempo e calma.

Gurutze Frades é uma veterana do circuito nacional e internacional e uma figura muito querida no mundo do triatlo, o seu profissionalismo, o seu espírito lutador, e a sua proximidade fizeram dela uma referência para muitas atletas, temos a certeza de que ela retornará à competição mais forte do que nunca.

“Primoz Roglic confirma Giro d’Itália e Tour de França para a época de 2025”


O ciclista esloveno vencedor do Giro em 2023 confirmou que estará de volta à competição italiana na temporada 2025 e que vai tentar sua primeira vitória no Tour de França

 

O ciclista esloveno Primoz Roglic da equipa da Red Bull Bora Hansgrohe, campeão do Giro d’Itália em 2023, vai disputar o Giro em 2025 e retornar ao Tour de França, que teve que abandonar em três edições seguidas por causa das quedas, já a Volta a Espanha, conquistada quatro vezes, deve esperar.

“Foi uma decisão simples, queria voltar para a Itália, depois de um ano de ausência após a minha vitória em 2023″, explicou Roglic, “normalmente, termino sempre as minhas épocas com a Volta a Espanha, mas, desta vez, decidimos apostar tudo no começo, no Giro”, continuou o ciclista esloveno de 35 anos.

“Depois vem o Tour, e estar no segundo Grand Tour também foi uma decisão fácil, seria uma pena eu não estar lá, uma quinta vitória geral na Volta a Espanha, sim, eu teria me contentado com isso, mas farei a Volta a Espanha novamente em algum momento; é bom fazer algo diferente para variar.”

Primoz Roglic falou com a imprensa em Mallorca, Espanha, no “Midia Day” da equipa, e confirmou que a sua temporada começará na Volta ao Algarve, em Portugal, onde venceu em 2017, de 19 a 23 de fevereiro, depois, deve disputar a Volta da Catalunha, de 24 a 30 de março, o colombiano Daniel Martínez será seu principal companheiro.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com